Intel lança software para overclock! Tem um CPU compatível?

28 Comentários

A Intel anunciou recentemente o seu novo software Performance Maximizer, que tem como finalidade fazer overclock automaticamente e em segurança ao processador.

Desta forma evita-se que os utilizadores tenham de o fazer manualmente, através da BIOS, e todo o processo decorre dentro dos limites de segurança.

 Intel lança software para overclock! Tem um CPU compatível?


O Performance Maximizer visa aproveitar ao máximo todo o potencial do processador através de um overclock automático. A principal limitação é que apenas tem suporte para CPUs Intel com a terminação “K”, pois, apenas esta gama tem os seus multiplicadores totalmente desbloqueados.

 Intel lança software para overclock! Tem um CPU compatível?

De acordo com um comunicado oficial da Intel, esta ferramenta “torna mais fácil do que nunca ajustar, de forma personalizada e dinâmica, um processador desbloqueado da Intel com base em todo o potencial de performance individual”.

Não importa se o objetivo é aumentar a velocidade para ter uma melhor experiência nos jogos. O Intel Performance Maximizer é a mais recente forma e gratuita de oferecer esse desempenho adicional ao seu sistema.

 Intel lança software para overclock! Tem um CPU compatível?

Alguns representantes da Intel já afirmaram que se surgir alguma anomalia no processador devido a este método de overclock, a empresa prontamente irá disponibilizar um CPU de reposição, de forma gratuita, mesmo após os 3 anos de garantia fornecidos pela marca. No entanto, a substituição só pode ser solicitada uma única vez.

Performance Maximizer

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe Lage
    Filipe Lage

    Sugiro que seja atualizado o link para a página do utilitário em si ( https://downloadcenter.intel.com/download/28772/Intel-Performance-Maximizer ) em alternativa ao PDF das release notes que se encontra atualmente na fonte e no link do artigo.

  2. Avatar de alc
    alc

    onde está o link do software?

  3. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Só para grandes processadores,enfim… E eu ainda com o meu Intel® Core™ i5-4590 lançado há 5 anos e que bem tem que aguentar mais uns poucos.Tem que ser.Os processadores são caros.E se quiser um novo tenho que comprar uma nova motherboard(placa-mãe),para ser compatível com o processador.Este que eu tenho só é compatível com o socket LGA 1150.É um PC bem desactualizado eu sei,mas não há pilim,que é que eu vou fazer ?? 🙂

    1. Avatar de alc
      alc

      Uso este programa para overclocking de un intel I5 com 7 anos… De 2500ghz para 3000 sem sobrequecimento.

      ThrottleStop.exe

      1. Avatar de Jorge da Silva
        Jorge da Silva

        Tal e qual como meu. Mas eu uso para o efeito contrário, desabilitando o turbo da cpu e assim evitar throttling. Ganho estabilidade em jogos sem perda de fps e nada de aquecimentos.

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Dual core T4300 Master race aqui!!

    3. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      Se tens um i5 estás muito bem servido, a maioria dos problemas resolvem- se com um SSD e novo GPU. E se chega a altura de mudar de CPU, tens muita escolha na AMD a um preço inferior.

      Eu uso programas pesados e a maioria dos grátis usam o GPU, a maioria dos pagos (adobe) são caros e usam o CPU. Eu já cometi o erro de comprar programas de conversão e edição de vídeo e demoravam eternidades e leiam o cpu ao máximo; agora uso quase 100% de programas grátis e são muito mais rápidos e usam o GPU.

      Já cheguei a fazer algumas edições e conversões de vídeos no meu S9 e eram mais rápidas e com igual qualidade (ou superior) a alguns programas de Windows que usavam o GPU Intel com Quicksync num i7 ……

      Se usas adobe melhor gastares todo o dinheiro num mega CPU; se usas o software correto o teu CPU chega e sobra, só tens que investir num gpu.

  4. Avatar de Ray
    Ray

    Que droga hein, vão melhorar o que já é bom enquanto o meu que tem clock inicial de 1,60ghz precisa esquentar até virar Brasa pra lembrar que tá rodando algo que precisa de pelo menos o dobro disso

  5. Avatar de pedro
    pedro

    a Intel sempre na perseguição da AMD !!! haha

  6. Avatar de helder
    helder

    E eu com o meu core 2 duo e 6300.

    1. Avatar de Filipe Lage
      Filipe Lage

      Tenho um Q9550 que já não uso, com o mesmo socket (socket 775) se a tua board suportar.
      E tb tenho a board que já não uso… e as memorias…

  7. Avatar de Ask Me
    Ask Me

    Vou pensar bem se arrisco no meu 6700k

  8. Avatar de Jose Carlos Lourenco
    Jose Carlos Lourenco

    Eu acho que sou o pior com o cpu tenho um i7 3610qm haha 2.4 com o Turbo a 3.4 mas se fizer overclock só consigo até 3.5 no máximo e já uso 3 ventiladores sem overclock. Temperaturas médias são de 50° em cpu e gpu a 45. A jogar passam para 80° a cpu e a gpu a 99 hehe

    1. Avatar de AndLop
      AndLop

      Não tens ai qualquer coisa mal? Isso são temperaturas muito elevadas e lembra-te que o limite de segurança do cpu são 75º.
      Já tentaste manter o mesmo clock mas ir baixando a voltagem? O problema dos perfis já feitos de overclock é que usam voltagens muito mais altas do que na realidade é preciso, o que faz com que a temperatura aumente drásticamente.
      Este programa da Intel não serve absolutamente para nada no mundo do overclock, é apenas um UI para os perfis da bios, que ninguém utiliza (ou pelos menos não deviam de utilizr se quem ter uma coisa feita em condições e com muito mais fiabilidade).

      1. Avatar de Jose Carlos Lourenco
        Jose Carlos Lourenco

        Eu já o formatei a troca da massa térmica foi feita no ano passado e só reduziu 5graus. Tive que abrir 2 buracos de 5cm no Chassis do portátil. Um buraco é para a cpu e o outro para a gpu pois tenho 2 ventilacoes tenho o Asus g75vw. As Voltagens variam do que esteja a fazer nele. Também fiz em casa uma ventilação externa para ajudar o cpu a arrefecer e na gpu tenho outra klim cool a 4200rpm pois as Fans do PC rodam a 2800 a 3900 até chegam a fazer trothling nas Fans quando as temperaturas atingem o limite de 99graus

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    A ASUS junto com o 8700k já tem um aplicativo na BIOS para overclock seguro, de fábrica.

    1. Avatar de AndLop
      AndLop

      Atenção que, tal como eu disse em cima esses perfis não são fiáveis! Usam muita voltagem o que faz com que o cpu corra a temperaturas bastante mais elevadas. Consegues o mesmo valor de clock (ou ainda superior) com voltagens mais baixas e temperaturas bem mais baixas!!!
      Para além que sinceramente para quem tem uma processador recente (eu tenho um i7 9700k) neste momento acho que não há necessidade de overclock a menos que faças coisas mesmo muito pesadas. O meu 9700k com turbo boost faz 4.7 all cores e 4.9 single core a 1.27v (e estou com voltagem muito alta, é a de origem) e rodo o jogo mais pesado do momento que é o Metro: Exodus sem problema nenhum e a temperatura máxima ronda os 61º. Por isso não vejo necessidade para já de lhe fazer OC.

  10. Avatar de JCFB
    JCFB

    Ryzen ftw. Há mais de dois anos que existe o ryzen master para amd.
    Mas sinceramente continuo a preferir fazer OC pela bios

    1. Avatar de GB
      GB

      +1
      Até num Ryzen 1400 consegues dar OC, meanwhile o pessoal aqui abaixo que comprou um 9400F já está a pensar nas suas escolhas haha

  11. Avatar de Felipe
    Felipe

    Tenho um Intel inside com 2gb de ram, fico até triste…

  12. Avatar de Joao Pedro Moura
    Joao Pedro Moura

    Sempre gostei do Intel® Extreme Tuning Utility (Intel® XTU), usa-se mais para o undervolt nos portateis

  13. Avatar de Diego
    Diego

    so acho que eles deveria fazer over pro i5 9400f

    1. Avatar de GB
      GB

      É um F, não um K. É um CPU bloqueado e sem iGPU LOL
      Se queres um i5 com possibilidade de OC só tens o 9600K ou KF

  14. Avatar de Nuno
    Nuno

    Lol a jogar com temperaturas assim! Nunca vi o meu i5 9400F a essa temperatura, muito menos a gráfica a atingir tão exageradas temperaturas pois até à data nunca ultrapassou os 54 graus.

  15. Avatar de jose Carlos Lourenco
    jose Carlos Lourenco

    no programa ThrottleStop para fazer undervolt eu nao tenho essa opcao ” FIVR ” ja no ” Intel-Extreme-Tuning-Utility-Intel-XTU-” nem sei baixar as voltagens alguem me pode informar? sff. obrigado

    1. Avatar de jose Carlos Lourenco
      jose Carlos Lourenco

      nao tenho acesso as voltagens tambem no Intel(R) Extreme Tuning Utility. do da mesmo abaixar a potencia do tubo