Como é que o uso de smartphone está a mudar o esqueleto humano?

19 Comentários

Que a utilização da tecnologia está a mudar a forma como interagimos com o mundo, não existem dúvidas. Também não existem dúvidas de que alguns problemas de saúde, alterações de postura, advém desta utilização excessiva.

Agora, um estudo recente vai mais além. O corpo humano parece estar a desenvolver um osso acima do pescoço devido à forma como estamos a olhar para os smartphones.

Como é que o uso de smartphone está a mudar o esqueleto humano?


As transformações do corpo com a evolução da tecnologia

Há muito que podemos olhar para o nosso corpo e perceber que a utilização dos smartphones está a “dar cabo” da nossa postura. Pescoço curvado, dores na coluna, cotovelos mais estreitos e até dedos mindinhos tortos, são algumas das transformações mais evidentes.

Agora, um estudo publicado em 2018 começou a ser citado pela imprensa internacional e revela algo perturbador. Aparentemente, segundo o estudo, o esqueleto humano começa a apresentar uma transformação substancial acima do pescoço.

Como é que o uso de smartphone está a mudar o esqueleto humano?

E não, não estamos a falar do simples pescoço curvado. Estamos a falar se uma saliência óssea que está a surgir no crânio de algumas pessoas de forma a dar mais força àquela área do corpo, tal como revelámos ontem.

Segundo este estudo, a cabeça humana, que pesa cerca de 4,5 quilos, exige mais força do pescoço sempre que é usado o smartphone numa posição vulgar. Talvez por isso, se comece a detetar esta tal deformação.

Raio-X de um homem de 28 anos de idade. A seta aponta para uma saliência óssea no crânio.

Esta alteração, referida como exostose proeminente, foi detetada em 218 pessoas entre os 18 e os 30 anos, cerca de 40% dos casos analisados. Além disso, cerca de 10% destas pessoas, já apresentavam um osso com mais de 2 centímetros. O maior osso contava com 3,6 cm e pertencia a um homem.

Outro dado relevante está relacionado com o sexo. Foi nos homens que esta alteração mais foi detetada. Em cerca de 67%.

O esqueleto e as suas transformações

Ao longo da evolução humana, o mundo assistiu a transformações do corpo humano. O corpo foi-se adaptando a diferentes estilos de vida e hoje parece, então, que estamos a assistir a mais uma alteração.

O desenvolvimento desta saliência óssea poderá ser resultado do nosso novo estilo de vida. Contudo, há que ter atenção, que os resultados do estudo não são conclusivos.

Não é possível encontrar uma correlação entre esta alteração e a utilização excessiva da tecnologia, com base nos dados apresentados.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de DL
    DL

    Isso é treta, ja tenho esse osso à muito tempo, só tive telefone as 18, e nem smartphone era…

    1. Avatar de Cesar
      Cesar

      Concordo plenamente. Também eu o tenho há muitos anos desde pequenino nas alturas que nem telemóvel tinha.
      Lembraram-se agora de ver isto e pensam que é relacionado com os telemóveis. No entanto nunca ninguém se deu trabalho de descobrir isto porque os exames são feitos e ninguém documenta nada. Estes marmelos lembraram-se de juntar malta nova e deduzir que isto é fruto dos telemóveis. Que juntem aí pessoal com mais de 40 ou 50 anos, ou até mesmo mais, que nem sequer têm smartphones e vão encontrar o mesmo osso.

  2. Avatar de Joao
    Joao

    Tenho isso desde pequeno e na minha família há mais pessoas com isso e quando eram novas não tinham telemóvel…

  3. Avatar de Rui
    Rui

    A última posição é muito semelhante à primeira, estamos a voltar às origens só falta o pelo

  4. Avatar de Biba o Norte
    Biba o Norte

    Eu já ando a trepar muito antes de ter telemóvel e nunca me cresceu um osso para suportar o peso 😉

  5. Avatar de J. C. Lopes
    J. C. Lopes

    desde que me lembro, e já tenho 56 anos, que tenho esse osso.

  6. Avatar de Tiago Alves
    Tiago Alves

    O último parágrafo diz tudo sobre a notícia:
    “Não é possível encontrar uma correlação entre esta alteração e a utilização excessiva da tecnologia, com base nos dados apresentados.”

  7. Avatar de LFC
    LFC

    Supostamente as evoluções são em milhares de anos… e estes (não me refiro ao PPLware) acham que em 20-30anos existem estas mudanças…

  8. Avatar de D. Madeira
    D. Madeira

    O dedo mindinho é verdade. Pois falo por experiência própria. meu dedo da mão direita passou a ter uma artrose e notei que começou com o suporte do telefone em cima do dedo. Já parei com esse vício.

  9. Avatar de RM
    RM

    A evolução é lenta e são precisos pelo menos milhares de anos para haver alterações. Não é assim ?

    1. Avatar de Ricardo Silva
      Ricardo Silva

      Nao, nao é.. Em algumas geraçoes apenas pode ser alterado… como no mundo animal comprova

  10. Avatar de Margarida Gois
    Margarida Gois

    Acho que essse desenvolvimento nao se deve apenas ao telemovel… passamos anos e anos na escola com o pescoco para baixo, carregar pesos tudo isso faz com que haja essa adaptacoa

  11. Avatar de Panter
    Panter

    Hei-de ser sempre o azarado! Pois tenho 60 anos e na minha juventude quando não havia estes “aparelhos”, tinha o osso direito, agora que existem estas “malditas” tenho-o frouxo!…

  12. Avatar de Mário
    Mário

    O meu é bem maior que esse, passando mesmo por quisto.

  13. Avatar de met
    met

    Essa protuberância não é um novo osso. É uma protuberância num osso. Para considerarem isso um novo osso, tinham que considerar a recuperação de um osso partido um novo osso.
    Espero que se lembrem como funciona a evolução, o processo através do qual aparecem numa população novas características. É preciso haver uma seleção de indivíduos que obtêm vantagens reprodutivas dessas características. Uma protuberância atrás da cabeça não vai fazer ninguém mais bonito

  14. Avatar de Marco Paulo
    Marco Paulo

    Muito engraçado estas pseudo-ciências e artimanhas para enganar parvalhão. E então no passado não muito distante e em Portugal? Agricultores que passaram décadas a lavrar as suas terras de enxadas na mão e cruzei-me com eles já todos curvos da coluna vertebral e nunca escutei ninguém afirmar que desenvolveram um novo osso nas suas colunas vertebrais? Ah! Pois! Esqueci!? Trabalho árduo não faz mal, é bem feito e somente smartphones fazem mal. Mete nojo este tipo de barretes.

  15. Avatar de Rodrigo Dias
    Rodrigo Dias

    As transformaçoes evolutivas não se notam em centenas ou milhares de anos, mas em cenrenas de milhares oi até milhões de anos. A teoria da evolução das espécies de Charles Darwin é clara nesse assunto.

  16. Avatar de Redin
    Redin

    Concordo com a maioria dos comentários.
    Então onde andam, ou o que andaram esses estudiosos a fazer quando a humanidade tem a mesma postura à séculos desde a simples utilização de um livro a outras bem mais complicadas.
    E como já disse aqui a RM e tem todo o sentido… essa evolução não iria aparecer assim tão evidente ao fim de 2 ou 3 décadas.
    Vá-se lá saber como se subsidia um estudo assim… BS