Mesmo com o Edge Chromium, a Microsoft não vai matar o Internet Explorer

13 Comentários

A aventura da Microsoft no campo dos browsers tem tido vários episódios ao longo dos anos. Se o seu browser mais visível e mais conhecido é o Internet Explorer, o Edge veio dar um novo fôlego a esta área.

Com todas estas alterações esperava-se que o browser base da Microsoft desaparecesse, mas isto nunca aconteceu. A Microsoft confirmou agora que o Internet Explorer não vai desaparecer tão cedo.

Internet Explorer Edge Microsoft browser

Têm surgido grandes mudanças no universo da Microsoft, em especial no que toca a browsers. A empresa tem experimentado muito e a chegada do Edge baseado no Chromium foi a prova disso mesmo. Este novo browser veio mudar a forma como a empresa se envolve.

A Microsoft não vai matar o Internet Explorer?

Esperava-se que o seu browsers de vários anos fosse descontinuado. O trabalho de manter as 3 versões do seu browser será demasiado para a Microsoft e a empresa deveria focar-se apenas na sua mais recente criação. Era este o caminho lógico.

Mas, num recente AMA no Reddit em que a equipa de desenvolvimento do Edge, surgiram algumas novidades. A pergunta de um utilizador era clara e procurava saber o que iria acontecer ao Internet Explorer com a chegada do IE mode ao novo browser.

Internet Explorer Edge Microsoft browser

A resposta foi clara e mostra, conforme pode ser visto que a empresa vai manter o Internet Explorer. Do que foi indicado, e confirmado, este suporte será mantido por vários anos. Os mesmos em que o suporte da atual versão do Windows existir.

O Edge não vai ser o fim deste browser

Apesar de não serem reveladas as causas, provavelmente estará associado à quota de mercado que ainda tem. O Internet Explorer é ainda o browser mais usado da Microsoft. Muitas empresas mantêm a sua utilização de forma diária no seus colaboradores.

Pode não ser a forma mais correta, mas o Internet Explorer vai assim continuar a ser uma presença garantida no Windows 10. Mesmo com 2 browsers da linha Edge, a Microsoft continua a apostar nesta sua oferta.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vitor
    Vitor

    Para mim faz sentido essa decisão…embora eu tenha deixado de utilizar o IE desde o lançamento do Edge nunca sequer me passou pela cabeça proceder à sua desinstalação.Está num “cantinho” muito “quieto” sem pesar nem incomodar na utilização do SO.Agora sou utilizador do “Edge Chromium” mas o IE vai continuar por aqui…quem sabe ainda pode vir a ser útil…

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Muito bem.Concordo com tudo o que disse.O Internet Explorer 11 faz-me falta em muitas coisas.Também vejo essa necessidade de o manter.Que bom. 🙂

  2. Avatar de fc
    fc

    Não era de esperar que o Internet Explorer desaparecesse pois existe muita intranet empresarial que foi desenvolvida especificamente para ele. A Microsoft irá tentando manter a segurança do mesmo sem novas funcionalidades. E conquistar mercado com o outro browser.

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      Muita coisa do Windows é mantida e pesa no sistema por causa do mercado empresarial e apps antigas.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Nem mais.
      Só os geeks é que estavam à espera que o IE fosse à vida.
      Quem trabalha ou trabalhou em qualquer grande empresa por esse país fora sabe que têm uma aplicação manhosa, mas geralmente importante relacionada com a contabilidade, que só funciona no IE.
      Como o modo IE apenas utiliza o web control do IE dentro do interface do Edge, obviamente o IE tem de continuar a existir.

      1. Avatar de Mateus Pinto
        Mateus Pinto

        A pergunta é como o governo não obriga todo o software a mudar para versões seguras e atuais. O IE é tão atual como o Fiat 500 original …

        1. Avatar de ademirt
          ademirt

          Precisa de orçamento $$$ ->> esta é questão chave.

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Ainda bem que não mata, porque por incrível que pareça há serviços web do estado que só funcionam no Internet Explorer!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      É isso mesmo!
      Quando publicam opiniões deviam saber as necessidades que existem no mercado.
      Se por um lado, existem intranets que funcionam sobre o IE, há serviços das Finanças que obrigam a usar browsers que suportem java machine.
      Quais as alternativas?

    2. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      E se fosse só no estado.
      Há muito tempo que vejo inúmeras instituições do estado a pedir desenvolvimentos web em que especificam explicitamente que o IE é secundário, sendo prioritários Chrome, Firefox, Safari e EDGE.

      Mas nas empresas, onde se dá um foco muito alto ao custo das alterações, existem aplicações web, que chegam a ter 20 anos, criadas de raiz para o IE e que têm sido mantidas e evoluídas em termos funcionais mas nunca em termos tecnológicos, com javascript que só funciona no IE, controlos ActiveX…

      Sempre que se fala em modernizar estas aplicações a primeira pergunta é qual o custo e quanto será o tempo de desenvolvimento.
      Em alguns casos já compensa mais criar aplicações novas de raiz.

  4. Avatar de Carlos Mariano
    Carlos Mariano

    Mas porque carga de água haveria a Microsoft de matar o IE11, mesmo introduzindo o Enterprise mode…..

  5. Avatar de Redin
    Redin

    Surgiu muito recentemente aqui no PPlware uma notícia que dizia ser perigoso manter o IE mesmo que não fosse utilizado devido a que pode ser utilizado acesso ao HTM antigo com páginas criadas para o efeito de criar comprometimento nos sistemas.
    Em todos os equipamentos que mexo, desactivo imediatamente.

    1. Avatar de Redin
      Redin

      “A mais recente parece ter chegado agora, com uma falha a afetar este browser, sem que seja preciso que este browser esteja a ser usado. É uma falha grave… ”
      https://pplware.sitedev.pt/browsers/falha-seguranca-internet-explorer-microsoft/