Tesla vai produzir as suas baterias e pondera minerar os metais necessários

23 Comentários

Mesmo sendo uma empresa que está na vanguarda da tecnologia, a Tesla depende dos seus parceiros e fornecedores. São estes que produzem parte dos seus carros, com tecnologia que a empresa não detém.

Um desses componentes essenciais são as baterias. A Tesla garantiu agora que vai passar a produzir as suas baterias e pondera mesmo entrar no negócio de minerar os metais necessários.

Tesla baterias metais minerar

Nos dias de hoje, a produção de baterias para a Tesla é feita na Gigafactory 1, em parte pela Panasonic. Esta empresa tem as suas linhas de produção dentro desta fábrica e trabalha sobretudo para a Tesla.

Tesla quer passar a construir as suas baterias

Mesmo com esta proximidade, a empresa de Elon Musk está preocupada com o futuro e com os estrangulamentos na produção que possam surgir. Para resolver esta situação, quer agora dar um passo importante. Irá passar a produzir as suas baterias, deixando de depender de terceiros.

Esta informação foi avançada pelo próprio Elon Musk na última reunião de acionistas. A estrutura e o know-how a usar já existe e fazem inegavelmente parte da compra de tecnologia da Maxwell que a empresa fez. Entretanto resta apenas colocá-la no terreno.

Pondera entrar no negócio de mineração de metais

A Tesla quer ir ainda mais longe. A empresa pensa que poderá ter a necessidade de se envolver no próprio processo de mineração dos elementos a usar. Ainda não existe nada em concreto, mas este tema foi avançado na reunião de acionistas. A Tesla atualmente já se envolve nas negociações com as empresas mineiras.

A empresa está preocupada com a escassez de metais no futuro próximo e, por isso, quer tomar uma posição que lhe permita controlar os processos. Com estas duas medidas, garantirá assim que estará presente nos momentos certos e que os domina.

Com o aumentar da produção e com a introdução de novos veículos, a Tesla tem novos desafios em mãos. Esta parece ser a resposta da empresa às preocupações recentes, tomado as suas posições normais. É norma a empresa assumir o controlo quando os fornecedores não conseguem dar resposta.

Tesla confirma que terá em breve carros elétricos com 640 quilómetros de autonomia

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Beatriz Gosta
    Beatriz Gosta

    O pplware mudou-se para o brasil?
    minerar ou minar?

    1. Avatar de Vítor M.

      Bom dia Beatriz. Vamos então ver se é ou não como diz. https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/minerar

      Parece que afinal é minerar 😉

      Bom fim de semana,

      1. Avatar de Filipe B
        Filipe B

        É por estas que sempre achei o acordo ortográfico uma palhaçada. Tanta discussão com pormenores e ainda temos tantas dúvidas no uso básico das palavras…

        Também achava que era minar…

        https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/os-verbos-minar-e-minerar/22846

  2. Avatar de Rui
    Rui

    A Tesla vai cavar um buraco ainda maior! A Tesla precisa de parceiros e não de se isolar, isto só mostra que passados estes anos todos a Tesla não aprendeu nada sobre o mercado automóvel, vão estourar como uma castanha!

    1. Avatar de fvmb
      fvmb

      É verdade que eles têm de fazer parcerias para uma maior vantagem, mas a Tesla não vai estourar!

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Claro que vai, sem parceiros vão gastar muito mais dinheiro a desenvolver novos componentes isto numa companhia que já não ganha nenhum é muito grave, a Tesla devia de contratar executivos que percebessem de automóveis

        1. Avatar de Sérgio
          Sérgio

          É importante ler bem as notícias.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Foi bem lida, não se preocupe

        2. Avatar de Nuno25
          Nuno25

          Envia o teu CV.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Não trabalho para empresas de segunda e com finanças duvidosas!

    2. Avatar de Mapril Gouveia Oliveira
      Mapril Gouveia Oliveira

      São as políticas do Trump a fazer ricochete.

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Isso ou está 1 passo á frente da concorrencia.
      Se eles forem lideres do Mercado das baterias (e seus minerais) o mercado automóvel terá de comprar os components a eles.

      Convém lembrar que hoje em dia a maioria das guerras estão relacionadas com o controlo do petróleo, no futuro irá ser outra coisa provavelmente os minerais para as baterias.

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        E será assim tão fácil conseguir um “lugar ao sol” no mercado da exploração de minério hoje em dia?
        Não me parece…

        Já nem falo do investimento brutal necessário para iniciar a exploração de minério.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Se fosse fácil e sem necessidade de investimento qualquer um fazia.

          1. Avatar de Cortano
            Cortano

            Acho que não conheces minimamente o mercado e o mundo da extração de minérios.

            É muito mais “cartelizada” e obscura que o petróleo.

      2. Avatar de Alex
        Alex

        Uma das razões da compra da Maxwell seria as patentes dos acumuladores de energia elétrica. Provavelmente estará um passo à frente das baterias de lítio, com outros materiais a ter papel de destaque.

    4. Avatar de Farad
      Farad

      Meu brother tá ruim de empreendedorismo ein!! Conhece a história de Francesco Matarazzo?

  3. Avatar de gigbola
    gigbola

    Quem tudo quer tudo perde….

  4. Avatar de Cortano
    Cortano

    A pergunta que se coloca é:
    Quem é que teve esta ideia, em especial a de entrar no mercado da exploração de minério?
    Se foi Elon Musk tem desculpa…

    “A empresa está preocupada com a escassez de metais no futuro próximo”
    Se nesta fase já existe esta preocupação então claramente que os eléctricos como existem hoje estão condenados a morrerem num curto prazo.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Hoje em dia a maioria das guerras estão relacionadas com o controlo do petróleo. Basta alguem querer aumentar ou controlar o seu preco e levam logo com a bomba da democracia. No futuro irá ser outra coisa

      Isto é só uma jogada inteligente, a Tesla não quer estar estar dependente dos mercados, senão alguém se lembra de aumentar os metais em 100% e a Tesla não tinha outra opcão senão pagar.

      Basta perceber minimamente de como funciona, os Mercado para saber que “escassez de metais no futuro próximo” = o preco irá aumentar .

  5. Avatar de Pikopiko
    Pikopiko

    Não concordo, acho que estão a fazer correto, ser próprio produtor sempre é mais vantajoso do que estar dependente de alguem, bem jogado.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      +1
      Tentar arranjar parceiros foi o que fez com a Panasonic e os resultados estão a vista…
      Idem com a WV e a Samsung.

  6. Avatar de Aristoteles Socrates Onassis
    Aristoteles Socrates Onassis

    Leon Musk o homem que vê o futuro