Netbeans 7 – A melhor ferramenta para programação?

88 Comentários

Disponível para download e com suporte para Java 7

No meu tempo de estudante de licenciatura, se havia ferramenta que eu detestava era o Netbeans. Naquela altura era uma ferramenta muito pesada, pouco robusta e apenas dava para programar em Java. Recentemente tive a necessidade de instalar o Netbeans para programar em PHP e fiquei simplesmente surpreendido!

No passado dia 18 de Abril, a Oracle lançou o Netbeans 7.

netbeans_000


O Netbeans é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento Java. Entre muitas melhorias, esta versão dará suporte às plataformas PHP, JavaScript e Ajax, Ruby e Ruby em Rails, Groovy e C/C++.

O Netbeans 7 apresenta algumas melhorias comparativamente a versões anteriores e das quais destacamos:

  • Suporte para o Java 7
  • Melhorias a nível do editor
  • Suporte para HTML5
  • Suporte para quebras de linha
  • Suporte para Git 1.7.х
  • Melhor integração com bases de dados Oracle

Pode consultar todas as novidades do Netbeans 7 aqui

netbeans_00

O NetBeans tem um interface bem organizado e disponibiliza um conjunto de funções que permitem aos programadores desenvolver aplicações de alto nível. Considerando que a linguagem de programação Java é uma das mais usadas actualmente (ver aqui), o Netbeans torna-se um excelente IDE para desenvolvimento.

Para finalizar deixamos uma pequena questão: Netbeans ou Eclipse?

Licença: CDDL e GPL
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download: Escolha aqui a versão (Java, C/C++, PHP)
Homepage: NetBeans

Partilhar:
Tags:

Comentários

88

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    Já usei o Netbeans, mas se é para utilizar IDE, então prefiro o Eclipse sem duvida. No entanto tenho que admitir que so o uso para java, já que para o resto (c, c++, python, etc) utilizo apenas vim e o compilador/interpretador da linguagem.

    cumps

    1. Avatar de la_marca
      la_marca

      Eclipse, sem dúvida!

    2. Avatar de lulwut
      lulwut

      Pela minha experiência, o que o Eclipse tem em quantidade, o Netbeans tem em qualidade.

    3. Avatar de Skipper
      Skipper

      tambem prefiro o eclipse, mas vou experimentar essa nova versão para dar uma olhadinha.
      Cumps

  2. Avatar de luis
    luis

    Uso para c++:)

  3. Avatar de Tiago Sousa
    Tiago Sousa

    Eu falo por mim e utilizo sempre o vim para qualquer linguagem de programaçao que precise de utilizar. O Vim é opensource extremamente configuravel e super leve.

    http://www.vim.org/ 😛

    1. Avatar de Bruno Gil
      Bruno Gil

      Deves fazer cada aplicação…

      1. Avatar de luis
        luis

        lol

        De facto o vim é um edito bastante poderoso, mas acho que usar para tudo… é um pouco exagerado.

        Para aplicações complexas, um IDE é absolutamente indispensável.

  4. Avatar de NeMewSys
    NeMewSys

    Uso o notepad.exe

    1. Avatar de Kkicks
      Kkicks

      Ao menos escolhias o notepad++

      Mas o netbeans é uma grande escolha

    2. Avatar de Mixer
      Mixer

      Ehehehe fizeste me rir ! XDDD

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      O notepad?

      Bom mesmo é o vi (e não o vim) ou o edlin!

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        Ah o vi é bom e o vim não.. pode se saber porque?

        Vim = Vi Improved

        cumps

        1. Avatar de lmx
          lmx

          Boas..
          o Vi sem duvida é melhor que o VIM, porque?das voltas que dei naquilo, deixou a desejar, muito mais difícil de utilizar…de não esquecer o propósito pela qual foi criado…criar um VI para Windows…por melhor que se tentasse ia sempre sair algo ao lado.
          Mas é uma opção valida,mas…o VI ha-de ser sempre o VI…

          cmps

          1. Avatar de Guilherme de Sousa
            Guilherme de Sousa

            what? configuraste realmente o vim para dizer isso? Ninguém esta a falar do gvim que esse sim funciona em windows… o vim é em tudo igual ao vi mas com acrescentos.. Possivelmente não virá com a mesma config por default, isso sinceramente não sei pois tenho a minha que transporto para todas as maquinas que instalo.. mas sinceramente parece me um comentário de alguém que realmente não sabe o que diz, até porque o vi/vim não é um editor em que se dá ‘umas voltas’ e se vê o potencial dele.. não é por acaso que existem MANUAIS para o mesmo, coisa que duvido que existam para outros editores de texto.

            cumps

          2. Avatar de Ricardo Elias
            Ricardo Elias

            lmx: “de não esquecer o propósito pela qual foi criado…criar um VI para Windows…”

            wikipedia:
            “Vim is a text editor originally released by Bram Moolenaar in 1991 for the AMIGA computer (based on an earlier editor, Stevie, for the Atari ST, created by Tim Thompson, Tony Andrews and G.R. (Fred) Walter). ”

            A unica vantagem do ‘vi’ e’ ser menor do que o ‘vim’, o que serve bem para o editor defeito do Sistema Operativo, nas alturas em que necessita-se de um editor simples para resolver pequenos problemas ou para pequenas configuracoes do SO.

            Nao vejo como o VIM seja mais dificil de utilizar do que o VI se o VIM replica tudo o que o VI faz e disponibiliza varias simplificacoes… mas talvez seja o problema de pensares que o VIM tem alguma coisa a haver com o Windows…

            PS: acho que o Carlos estava a gozar. Comparar o netbeans (notepad++, etc) com o notepad e’ quase o mesmo que dizer que o VI e’ bom mas o VIM e’ mau!

            Fiquem Bem!

  5. Avatar de dave
    dave

    Tenho que exprimentar,

    estou agarrado ao eclipse a muito tempo :s

  6. Avatar de Tadeu Lima
    Tadeu Lima

    Uso para Java e está milhas à frente do Eclipse(usava anteriormente)! Recomendo sem duvida nenhuma!

    1. Avatar de João Horta
      João Horta

      Totally Agree!

  7. Avatar de SirNeo
    SirNeo

    NetBeans para php 5.3, maravilha

  8. Avatar de Jorge
    Jorge

    Para mim a grande mais valia e ponto forte do Netbeans não é o IDE propriamente dito, mas sim a plataforma RCP.

    1. Avatar de roliveira
      roliveira

      Camarada. O RCP é originário do projecto eclipse. Para tua informação o próprio eclipse é desenvolvido em RCP 😉

  9. Avatar de Jose
    Jose

    Uso Notepad++ e Microsoft Visual Studio.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Boas…
      Credo..!!

      cmps

  10. Avatar de Daniel
    Daniel

    Apesar de apenas ter experiência em C++, acho-o bastante superior ao eclipse. Especialmente pelas facilidades de formatação automática do código e da capacidade bem mais avançada do auto-completar (especialmente quando se usa iteradores para ponteiros). No entanto, acho que esta nova versão tem ainda algumas arestas a limar.

    Alguém sabe se se consegue actualizar o netbeans para versões posteriores sem ter de instalar de novo?

    Já agora, para quem diz que usa Vim, estou curioso se alguma vez experimentaram utiliza-lo com projectos de alguma dimensão. Isto porque a capacidade de criar um build automático, auto-completar, refractoring, etc, não a consigo ver no Vim, por mais addons que se lhe coloquem…Alguém tem uns tutoriais para me mostrar que estou enganado? 😛

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      O vim é um editor de texto.. nem mais nem menos que isso.

      Quanto ao auto-complete sim possui.. relativamente a build automatico obviamente que nao o tem já que é “apenas” um editor de texto.

      Para esses fins tens makefiles.

      cumps

      1. Avatar de Shogun

        Este pessoal académico acham-se os maiores por usarem apenas um editor de texto e um compilador, esse tipo de coisas no mundo real n sao nd produtivas, a realidade e k um ide facilita e muito o trabalho e qd estamos a falar de prazos apertados como na vida real e equipas de varios elementos, e fazer manutencao, vims e companhia perdem todo o seu espaco.

        1. Avatar de Guilherme de Sousa
          Guilherme de Sousa

          Claro.. nem é o que o Linus usa no seu dia a dia nem nada.. mas também.. que projecto é esse de fazer um kernel.. coisa pequena não é?

          Se calhar, ‘este pessoal académico’ como dizes, apesar de verde vai acabar por ter uma qualidade de código um bocadinho superior exactamente por não estar formatado para utilizar geradores de código que são hoje em dia os IDE’s..

          cumps

          1. Avatar de SysInternals
            SysInternals

            Amigo…Deixa lá de tentar ser um pseudointelectual de faculdade e deixa la de ler as revistinhas do underground q aqui há mais gente que mexe em Kernels em empresas q estao no mercado a 20 anos e são lideres no que fazem e todos usam IDE.E essa tanga de te comparares ao Linus é igual a comparares o teu codigo ao dele…tem tanta relação como o editor q usam.Sabe antes programar e o editor é secundario.A isso chama-se evolução.Antes VI hoje IDE.Ou se acompanha ou se torna obsuleto.Ah e já agora,há uns “piscozinhos” que podes não seleccionar para o IDE nao gerar código…acho que devias tentar.

            PS:Há igualmente um livro muito bom…IDE FOR DUMMIES,essencial para quando saires da faculdade.

    2. Avatar de Zarluk
      Zarluk

      A menos que o Eclipse tenha evoluído MUITO nestes últimos dois anos, ou que estejas dependente de plugins que só existam para o Eclipse, o Netbeans é muito superior.

      Quanto ao vi, usei-o intensivamente durante 10 anos e só posso dizer bem. Quanto ao refactoring, usava-se uma mistura do ‘find’ com o ‘grep’ e o ‘sed+awk’ 😀

  11. Avatar de Viper
    Viper

    Netbeans uso para PHP, para Java uso Eclipse.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Já agora, o que usas para o desenvolvimento da parte gráfica?

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        Para interfaces swing o eclipse tem o plugin “visual editor”. É o que costumo utilizar e sinceramente não tenho nada a apontar.

        cumps

      2. Avatar de jgonca
        jgonca

        Para interfaces gráficas, eu prefiro utilizar código puro e duro já que podemos controlar tudo. Com esses editores, depois existem sempre partes do código que o IDE não deixa alterar e isso não me agrada lá muito. 🙂

        1. Avatar de Nuno Gonçalves
          Nuno Gonçalves

          Isso é mentira, o IDE deixa alterares tudo, tu e que não exploraste neste caso o Mantis do Netbeans como deve ser

          1. Avatar de Nuno Gonçalves
            Nuno Gonçalves

            Matisse desculpa

      3. Avatar de António Mendes
        António Mendes

        Cheguei a usar o editor do Netbeans 6.8, mas relativamente aos layouts, grande dor de cabeça. Comecei a fazer por código e de tanto bater com a cabeça já consigo fazer bem.

        1. Avatar de Nuno Gonçalves
          Nuno Gonçalves

          É muito mais facil usar o editor do Netbeans, a curva de aprendizagem pode demorar um cadinho, mas depois compensa imenso

  12. Avatar de Cláudio Esperança
    Cláudio Esperança

    Utilizei o Eclipse durante muitos anos, mas à umas semanas dei uma hipótese ao NetBeans e estou agradavelmente surpreendido. Ainda estou a explorar todas as capacidades do IDE, mas nos projectos PHP e java que tenho em mãos neste momento esta ferramenta têm-se mostrado muito eficaz e com um memory footprint mais pequeno para projectos da mesma dimensão com que trabalhava no Eclipse.

    Recomendo!

  13. Avatar de Pit
    Pit

    Qt Creator forever!

    1. Avatar de Gomes
      Gomes

      já o utilizei para “brincar” e gostei bastante mas só sá para javascript/c++ ou estou enganado?

      Aplicações fantásticas e agora com a extensão para o photoshop ou gimp as interfaces são feitas automaticamente só desenhas

  14. Avatar de Diogo
    Diogo

    Ainda sou novo nessa area de programação e digo esse NetBeans faz praticamente tudo so dizida a primeira letra e ele ja parece as tag, isso para quem da inicio na area de programação atrapalha. Vc não aprende a tag !

    1. Avatar de Ighor
      Ighor

      A apresentaçao de tag’s e uma facilidade que o editor proporciona ao programador.

      Como e obvio, programar nao e saber as tag’s/codigo de uma linguagem.

      Para todos aqueles que dizem que programam no vim/vi, espero que voces estejam a dizer isso so para parecer bem, ou que nunca tenham trabalhado com um projecto de grande porte.
      Pq se voce tem uma ferramenta de auxilio na codificaçao de uma linguagem, obvio que sem exageros, sao para ser utilizadas, caso contrario nao se teria inventado as linguagens de alto nivel ( c++ / java e etc ).
      por isso se vcs sao os bons, e programam em vi, entao comecem a descer o nivel e vao programar em assembly, ja que voces nao precisam de auxilio.

      Em relaçao ao NetBeans, acho uma ferramenta muito poderosa,
      Ja utilizei o Eclipse, porem nao deixo o NetBeans.

      1. Avatar de Sérgio Monteiro
        Sérgio Monteiro

        nao podia concordar mais contigo…bom comment 🙂

  15. Avatar de Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira

    Porque não uma comparação entre o eclipse e o netbeans?? acho que ia ser interessante…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Uma boa ideia para um próximo artigo 🙂

      1. Avatar de Pedro Marques
        Pedro Marques

        Era mesmo uma excelente ideia … desde que seja completamente imparcial 😛

  16. Avatar de Daniel Rodrigues
    Daniel Rodrigues

    É o que uso para Desenvolvimento Web. Oferece uma rica ajuda para HTML e em PHP tem-se portado bem até ver. Ainda tenho o 6.9.1 mas vou já instalar a nova versão.
    Nunca usei para Java e até já ouvi dizer que o Eclipse é bom nesse campo, mas como não faço aplicações complexas nesta linguagem tenho programado no Notepad.
    C++ só Visual Studio.

    1. Avatar de Daniel Rodrigues
      Daniel Rodrigues

      Já agora, para C não há nada melhor que o Geany 🙂

      1. Avatar de LM
        LM

        Para C e nao so!
        Mas o que interessa mesmo ‘e ser rapido a programar pq tempo ‘e dinheiro.

    2. Avatar de lmx
      lmx

      Boas…
      Credo,
      o VS para c/C++…???
      se me disseres que usas para c#,visual basic,ms stuff ok concordo, agora para c/c++…

      cmps

      1. Avatar de iCorrect
        iCorrect

        Sim, VS paraC/C++. Qual é problema? Das poucas vezes que tive de programar C/C++ usei o VS, que é o meu IDE de escolha para quase tudo.

        Para Java uso o eclipse. Em tempos usei o NetBeans e não gostei nem um bocadinho.

  17. Avatar de TheSmartOne
    TheSmartOne

    Uso-o todo o simples dia, é fantástico, tem os seus bugs (mas, quem não os tem?)… Tem tudo, faz tudo, diz tudo, é uma excelente ferramenta não só para profissionais como para iniciantes.

  18. Avatar de No.soul
    No.soul

    Ainda no 6.7.1 porque uso o JOGL e desde essa versão que não é suportado o OpenGL pack :S
    Mas o suporte para HTML5 muito bom sem duvida!

  19. Avatar de petersaints

    O meu IDE de eleição sem dúvida. Se for para coisas Microsoft também gosto do Visual Studio 2008 e 2010. Agora o Eclipse só para situações específicas (como Android por exemplo) porque aquilo é um conjunto de tralha num só pacote que raramente funciona muito bem sem dar problemas.

    1. Avatar de Jeudí Prando

      netbeans tambem trabalha com programacao para android, pesquisa no google que voce vai acabar largando de mao o eclipse… rss

  20. Avatar de pmgm
    pmgm

    Estou na faculdade e neste momento tenho um modulo bluethooh em circuito que tem de comunicar com o meu telemovel, uso este mesmo programa para a tarefa, é incrivel a área que ele cobre na proramação e os SDK’s que saem em acrecento frequentemente.
    Muito Bom post Keep up the good work

  21. Avatar de DCA
    DCA

    “No meu tempo de estudante de licenciatura, se havia ferramenta que eu detestava era o Netbeans. Naquela altura era uma ferramenta muito pesada, pouco robusta e apenas dava para programar em Java.”

    Tal e qual! No meu primeiro ano logo a usar o Netbeans e tive de comprar um computador mais ou menos porque o antigo arrastava-se para o abrir! Oh bons velhos tempos…a dar logo JAVA e no segundo semestre VB (isto ficou-me entalado devido à dificuldade de uma e outra).

  22. Avatar de Jeudí Prando

    pra ser/ficar muito bom, basta um dia ter sido muito ruim…
    acho que isso resume muita coisa

  23. Avatar de Alexandre Alves
    Alexandre Alves

    Para desenvolvimeno Java/JSP/Ruby -> Netbeans
    Android -> Eclipse (só pq não existe um plugin decente para netbeans) 🙂

  24. Avatar de FG
    FG

    Alguém sabe se este suporta módulo de UML? Desde a versão 6.7 (se não estou em erro) que este foi descontinuado…

    1. Avatar de Dino
      Dino

      Ola 😉 tenho uma boa ideia para o próximo artigo que tal criarem um artigo que ajuda novos programadores a configurar o netbeans para c ?

      ou o eclipse 😉

  25. Avatar de FG
    FG

    Alguém sabe se este suporta módulo de UML? Desde a versão 6.7 (se não estou em erro) que este foi descontinuado… uso a versão 6.9.1 neste momento, e embora consiga uma build que funciona, não me faz reverse engeneering

    1. Avatar de JGomes

      Suporta o Visual Paradigm mas este tem licença paga. A versão gratuita ainda tem bastantes funcionalidades disponíveis mas eu diria que não passa de Crippleware.

      Cumprimentos

  26. Avatar de Paulo Costa
    Paulo Costa

    Adoro o Netbeans! Já usei bastante Eclipse, mas sempre preferi o Netbeans… Nem sem bem porquê! 🙂

  27. Avatar de Tiago Ribeiro
    Tiago Ribeiro

    eu tambem tou a utilizar o netbeans na univ, será que me conseguem tirar uma duvida?
    no windows se eu pegar num ficheiro .java dado pelo professor posso adicionar ao projecto mas no mac ja não consigo, sabem se posso fazer alguma coisa?

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Vai à martelada. Crias uma classe nova no projecto e podias o código x)

  28. Avatar de Dust Bunny
    Dust Bunny

    Para programar (principalmente php) uso o netbeans. Mas para fazer debug de php tenho de usar o eclipse porque o zenddebugger não é suportado pelo netbeans e o xdebug é um cancro…

    Ou seja, dois IDEs abertos em simultâneo 🙂

  29. Avatar de Dino
    Dino

    Bom Dia ; eu já instalei uma vez o Netbeans mas nunca consegui por aquilo a compilar em c , não é muito amigo do utilizador torna -se um pouco confuso , pelo que li pela net é preciso instalar algo a parte para que se possa programar em c mas não é fácil

    1. Avatar de JGomes

      Em windows precisas de instalar o compilador a parte e configurar as opções para o utilizar.

      Em linux se o compilador já estiver instalado, funciona logo imediatamente “out of the box”

  30. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu sempre usei o netbeans. Uso-o para programação em C e Java para a faculdade. E adoro-o.

    1. Avatar de Nuno Gonçalves
      Nuno Gonçalves

      Para C/C++ nada melhor que o Netbeans, e entao Java é uma maravilha. Mas o netbeans acho que em comparação com o eclipse tem mais haver com o ambiente de desenvolvimento, poix o netbeans na minha opiniao comporta-se melhor em Linux, ja o eclipse porta-se bem em qualquer S.O

      1. Avatar de Nuno Gonçalves
        Nuno Gonçalves

        E mais uma cena po ppl que fala em Vim e Notepad.exe e Notepad++. Isso não são IDES, um IDE é um ambiente de desenvolvimento integrado, o que quer dizer que não precisa de pré configurações, 3rd party software, nem mais nada. É auto suficiente.

  31. Avatar de João
    João

    Atenção, não é “Ruby em Rails”, mas sim “Ruby on Rails” ou simplesmente “Rails”.

  32. Avatar de José Ramalho
    José Ramalho

    Também já fui louco ao ponto de apenas utilizar Vim, nessa altura não tinha noção do que era construir uma aplicação complicada e elaborada.

    Os IDE’s não servem apenas para construir programas de “olá mundo”.

    Hoje em dia, tenho utilizado Visual Studio, pois tenho programado em tecnologias microsoft, mas se for para programar qualquer outra linguagem, se tiver suporte Netbeans, é Netbeans que utilizo!
    O Eclipse já era…

  33. Avatar de wolfytuga

    Olá,

    Bem, eu não sou muito fã de Eclipse nem de Netbeans. Mas à falta de melhor, optaria por Netbeans, tendo apenas uma questão, dá para configurar onde o programa vai buscar as variáveis e funções definidas em «header files» para outro compilador que não o habitual GCC. Isto porquê? Porque eu trabalho mais ao nível de Sistemas Embutidos e não em PC ou Web. E quando tenho de desenhar interfaces no PC, dá para configurar para trabalhar com Vala?

    Cumps.

  34. Avatar de José Gomes
    José Gomes

    Boas Pessoal,
    Alguem me pode ajudar. tenho o Netbeans para Mac OS e quero programar em C mas estou com problemas com a configuração dos “compilers”. Alguem pode ajudar com a configuração?

    Cumps.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Boas..
      c/c++??Code::Blocks

      cmps

  35. Avatar de lmx
    lmx

    Boas..
    há já alguns anos que uso netbeans, na altura o melhor no eclipse era mesmo o code completion, muito rápido.
    O netbeans ganha em modularidade e facilidade de utilização, perde no code completion de forma brutal, e na velocidade…muito pesado mesmo, acho que em vez de adicionarem funcionalidades, deveriam lançar uma versão com poucas inovações, que se notassem e aplicassem mais tempo na performance…embora eu saiba que não existem as duas coisas …para termos funcionalidade, temos que ter “peso”, mas…
    Em uma maquina boa recomendo NetBeans().já agora alguém sabe como instalar os javadocs??tinha a versão do 7 beta instalada, mas falhava, e fiz um rollback, mas agora fiquei sem javadocs… 🙁

    cmps

    cmps

    1. Avatar de fs
      fs

      Em java usei muito o netbeans já tentei usar o eclipse mas desisti. a memoria que usava junto com outras ferramentas era muito pesado para a maquina.
      Agora se querem um IDE a sério… IntellijIdea.
      Podem falar o que quiserem do eclipse que faz isto e faz aquilo e quase só falta a batata frita… muito do que se vê hoje no eclipse (e que muitos dizem ser melhor que o netbeans) já eu via no Idea à cerca de 8 anos atrás. Sim 8 anos, quando na altura o netbeans ainda era um coisa aberrante e asquerosa, já o idea voava com um fluidez nunca vista.

  36. Avatar de EDSON
    EDSON

    Galera, seguinte, programação é que nem mulher, cada um tem a sua e a detesta, mas não larga por X motivos. IDE pra programar é a mesma coisa, todas tem suas vantagens, seus defeitos etc.. etc.. Mas a melhor IDE ou linguagem é aquela que vc domina melhor, tem melhor afinidade, eu aprendei na Netbeans e acho ela perfeita, tem alguns programadores dizem ser impossivel fazer algumas coisas nela, mas eu faço sem problemas, não que eu seja radical, mas questão de afinidade mesmo, eu ja tentei algumas vezes usar o Eclipse, mas eu fico meio perdido na ferramenta. Mas vamos ver pelo seguinte, dizem que algumas tecnicas de programação ja morreu, como via editor, mas eu sei de programadores profissionais, e em fabrica de software que usar um simples editor de texto, nada de IDE alguma, outros dizem que algumas linguagens de programação morreram, mas conheço alguns colegas de profissão que andam de Hilux zera e programa em clipper, meu proferror de mestrado é Funcionario do Bradesco a 27 anos, e programa em Cobol, pq 70 dos aplicativos deles roda em cobol. Então isso é muito relativo, pq eu vejo alguns caras escrevendo diariamente em site, e foruns que alguns programadores dizem que programa em C, C++, Java, PHP, etc.. mas quanto vc programa realmente nessas linguagens, 10 %, 20%, eu sei que tem muitos que não programa 40% numa linguagem, e dizem formadores de opinões, Eu tenho 11 anos que estou com java, se disserem que eu domino 80% da linguagem, fico muito agradecido. O melhor profissional é quele que domina 100% a ferramenta de desenvolvimento. Para ele jamais haverá obstáculos algum. Eu por exemplo, programo todos os meus aplicativos para windows em um Macintosh, rodando o Snow Leopard, para evitar qualquer trojan ou virus atrapalhar o desenvolvimento dos meus softwares, e eu ouvia, muito dizer, é impossivel de se fazer programa windows no macintosh. Então eu sou a prova que tudo é possivel, desde que tenha afinidade na ferramenta.

    Abraços a todos

  37. Avatar de Roberto
    Roberto

    Pessoal, sobre o netbeans.Olha oque eu achei

    http://www.devmedia.com.br/space.asp?id=211786

  38. Avatar de Tylër
    Tylër

    NetBeans, uso e recomendo (no ubuntu linux).
    Quem puder pagar, use Visual Studio para windows.