O iOS 13 quer salvar a bateria do seu iPhone de forma inteligente

31 Comentários

O iOS 13, como temos dado a conhecer, trouxe muitas novidades, em várias áreas. A Apple em palco revelou muitas, que vão ter impacto direto nos utilizadores. Muitas ficaram por detalhar, mas estão presentes e prontas para ser usadas.

Uma delas, focada na bateria, quer salvar este componente do iPhone. Vai usar uma forma inteligente e prática, para gerir este componente, sem a intervenção do utilizador.

iPhone iOS 13 bateria carregamento Apple

São bem conhecidos os recentes problemas da Apple com as baterias do iPhone. Na tentativa de limitar problemas, acabou por criar uma barreira no desempenho do iPhone e receber muitas queixas dos utilizadores. O problema resolveu-se com uma atualização do iOS que deu o controlo aos utilizadores.

O iOS 13 vai proteger a bateria do iPhone

A Apple quer garantir a vida das baterias e, por isso, o iOS 13 tem uma novidade. Esta versão passa a contar com a opção carregamento otimizado da bateria, que vai garantir que o envelhecimento seja mais lento.

Na prática, o iOS passar a controlar a forma como o carregamento é feito. A bateria passa a ser carregada até aos 80%. Depois, apenas carrega o restante perto do momento de utilização, com base nos padrões de utilização.

iPhone iOS 13 bateria carregamento Apple

Esta ideia surge do comportamento das atuais baterias de iões de lítio. Estas tornam-se mais eficientes se a sua carga estiver acima dos 20% e abaixo dos 80%, principalmente se for carregada de forma mais lenta.

A Apple vai controlar o carregamento do iPhone

A grande mudança no iOS 13 é a gestão desta forma de carregamento. Se já mantinha esta carga mais demorada acima dos 80%, agora passa a determinar quando deve completar e acelerar a carga. Para isso, a nova versão do iOS vai aprender com os padrões de utilização do iPhone.

Claro que esta é uma opção que poderá ser desativada. A Apple aprendeu com o passado e certamente por isso agora dá mais poder aos utilizadores. Esta é uma novidade importante e que vai melhorar a vida útil das baterias do iPhone.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe
    Filipe

    Com o quê? Com o swipe keyboard que há em android há anos (e nunca ninguém quis saber)? Deve estar para aparecer a notícia a informar desta novidade no mundo da tecnologia.

    1. Avatar de SSilva
      SSilva

      Esse teu comentário revela muita ignorância da tua parte. Caso não saibas o Swiftkey por exemplo já existe para iOS à muito tempo.. Apenas está agora disponivel sem apps de terceiros. Muitas marcas usam apps de terceiros como teclado “nativo”, a Huawei por exemplo é uma delas.

      1. Avatar de smfc
        smfc

        ignorância é também escrever ‘a muito tempo’ sem ‘H’ Há de haver leva ‘H!!!!

        1. Avatar de SSilva
          SSilva

          Verdade heheh

  2. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    se a bateria já é pequena e curta entao agora a carregar só até 80% xD

    se a bateria é um componente de desgaste então devia ser susbtituivel

    1. Avatar de justme
      justme

      ao menos leste a noticia ou gostas de falar à toa? o iOS vai controlar o carregamento para que dos 80% aos 100% seja apenas feito momentos antes do mesmo ser removido do carregador, para isso o iOS vai aprender de que modo o carregamento é feito pelo utilizador e só carrega os 20% finais quando sabe que o mesmo está quase a ser removido do carregador!

    2. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Só carregar até aos 80% é feature. Na verdade o sistema vai dizer que carrega até aos 100, coisa que já acontece em muitos equipamentos. Uma bateria a 100% nunca está realmente a 100%. Com os 0% é igual. Desta forma gera-se menos stress nas cargas e prolonga-se a vida útil.

      Agora isto, parece mais uma forma de justificarem a fraca autonomia enquanto atiram areia para os olhos ao dizerem que estão a fazer algo que já é feito,

      1. Avatar de Mateus Pinto
        Mateus Pinto

        O que dizes não é totalmente a realidade. Os smartphones antes tinham 100% com 100% de bateria; desde há uns anos pelos escândalos e trocas de baterias, tem os 100% a uns 95% reais e os 5% restantes é como para evitar que o desgaste se denuncie logo; quando a bateria realmente perde capacidade, os termômetros sempre mostram 100%, mas mal tiras o carregador baixa logo.

        Antes A percentagem era mesmo a bateria, hoje em dia 100% = máximo da bateria (que pode ser 80% da capacidade desenhada).

      2. Avatar de security
        security

        Uau xD essa teoria é bastante complexa xD Lê ou relê o artigo.

      3. Avatar de Luís
        Luís

        Fraca autonomia?! O meu iPhone 8 dura me mais tempo do que o huawei de 3000am que tinha antes deste. O iOS faz gestão do consumo de forma muito mais eficaz que o android. É um facto. Por muito que as baterias dos android sejam enormes, vai durar sempre pouco pois o sistema operativo consome imenso

        1. Avatar de Não fui eu
          Não fui eu

          O meu iphone X, dura muito mais que o samsung S8, dois anos após a compra, a bateria do S8 é um problema, neste momento, já não dá para chegar a casa com carga, após 10 horas de trabalho, coisa que o iphone com o mesmo trato consegue sem problemas, isto das baterias é muito discutivel, se formos ver o tempo em durabilidade quando novo e ou já “bastante usado”, as coisas mudam substancialmente de figura!

        2. Avatar de Tiago Ventura
          Tiago Ventura

          se voçê passar de um android de gama com algum tempo de uso (2-3 anos) para um iphone logicamente que vai notar diferenças… agora, só para acender aqui um pouco a discussão, o meu wiko jerry tem 4 anos e a bateria dura 3 dias… em que planeta é que a bateria de um iphone dura assim tanto tempo?

          1. Avatar de Tiago Ventura
            Tiago Ventura

            *gama baixa

  3. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Quando se junta as palavras Apple e Bateria… fico logo desconfiado!

    1. Avatar de A tua mae
      A tua mae

      Ninguem te obrigada a ver a noticia ou a comprar o iDevice…

      1. Avatar de smfc
        smfc

        e alguém proíbe de comentar? XD

  4. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    todos os anos a memsa coisa, a Apple anuncia algo e aparecem logos os retardados do costume, não gostam não comprem mas parem de meter nojo

  5. Avatar de Mateus Pinto
    Mateus Pinto

    Os construtores andam a poupar nas baterias e muito poucas marcas gastam dinheiro com elas. No final a bateria é a “bomba relógio”…

    Eu com um S9+ estou muitíssimo bem, quando for necessário troco a bateria e tenho um smartphone e mini PC para muitos anos.

    1. Avatar de smfc
      smfc

      quanto faz de ecrã em média com o seu s9+? o meu já baixou um pouco, ao início fazia umas 7h30 e agora só já faz 5h30/ 6h… mas acho que mesmo assim é bom

  6. Avatar de Js
    Js

    Deixo aqui uma sugestão para um futuro post : Quais as melhores capas baterias para iPhone.
    Tenho um 6S e estou à procura de uma pois a bateria não me dura o dia todo para a minha utilização, e ando à procura de uma, mas ainda não encontrei a ideal. Considerem opções tendo em conta o custo/performance.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Já mudou a bateria interna? Se não, começaria por aí. Uma bateria de um 6S original já não deverá estar em condições perfeitas. No caso de já a ter mudado então aí sim procurar alternativas com capas externas ou carregadores portáteis.

    2. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      penso que agora ja vai tarde… mas ate final do ano que passou podia trocar a bateria do 6s numa loja da apple por 20 euros.
      Nao sei se essa campanha ainda está a decorrer.

    3. Avatar de Js
      Js

      Troquei precisamente nessa campanha. Mas ainda assim, a bateria é curta… isto porque uso muito os dados móveis e a localização, então gasto imensa bateria. Duas cargas por dia são necessárias infelizmente.

      1. Avatar de Não fui eu
        Não fui eu

        Se tem esse problema com uma bateria nova num 6s, imagine um S8 da samsung com dois anos e com menos autonomia que o seu, cumprimentos!

        1. Avatar de smfc
          smfc

          o problema é que a apple reduziu a performance propositadamente para os trolhas COMPRAREM outra que era igual ou pior!! s8 pior?? o meu 2º telemóvel é um S7 da samsung e ainda me faz 1 dia e meio ou 4h30m de ecrã…. é engraçado que os apple fan boys têm sempre ou ‘conhecem alguém com um samsung ou um outro android com com ‘problemas insólitos’ lol

  7. Avatar de eu mesmo
    eu mesmo

    “de forma inteligente”… é outro nível!

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Gastas 1000€ e só agr vai carregar de forma inteligente?!

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Vocês devem ter qq problema com coisas que custem mais de 600€. Deve ter a ver com ser o ordenado mínimo.

      1. Avatar de smfc
        smfc

        eu tenho aqui um paralelo da calçada que o vendo por 601€, queres comprar? já que o teu ordenado deve ser de 1 ou 2 milhões por mês, deves ser futebolista certamente!!
        posso pintar uma maçã se quiseres!!

  9. Avatar de Joao
    Joao

    Vamos ver é se não é engano outra vez aahhaahahah

  10. Avatar de RR
    RR

    pera.. mas isto já não existe no android há anos? Tenho isto no meu xperia há pelo menos 1 ano.. se não me falha a memória.. carrega até 80%.. depois pára de carregar.. depois por volta das 7h da manhã carrega até aos 100% para que quando eu sair de casa esteja a 100%.. isto para evitar ter a bataria a 100% a noite toda.. o que não seria bom para a bataria. Estou enganado?