ANACOM vai fiscalizar temporariamente as atividades espaciais

12 Comentários

A Autoridade Espacial tem por missão regular, supervisionar e fiscalizar as atividades espaciais, sem prejuízo das atividades de fiscalização por parte de outras entidades no âmbito das respetivas atribuições e competências.

Enquanto não existe uma Autoridade Espacial, será a ANACOM a fiscalizar tudo o que se envia para o espaço.

ANACOM vai fiscalizar temporariamente as atividades espaciais


A ANACOM assume, transitoriamente, as atribuições e competências da Autoridade Espacial, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 16/2019, de 22 de janeiro. Nesse sentido, a ANACOM como Autoridade Espacial tem as seguintes atribuições:

Atribuições da Autoridade Espacial nas atividades espaciais

  • Manter a segurança das atividades espaciais;
  • Emitir certificados de qualificação prévia, atribuir licenças e proceder ao registo de objetos espaciais;
  • Cooperar com as outras entidades nacionais e internacionais com competências relevantes para o setor espacial;
  • Assegurar que não há discriminação no tratamento das entidades que desenvolvem atividades espaciais em circunstâncias análogas;
  • Elaborar regulamentos e dar instruções sobre práticas a ser seguidas para cumprimento do disposto no presente decreto-lei;
  • Fiscalizar o cumprimento das obrigações constantes do presente decreto-lei;
  • Instaurar e instruir processos contraordenacionais e, bem assim, aplicar as sanções previstas;
  • Quaisquer outras que sejam previstas nos respetivos estatutos, aquando da sua criação.

Infante: Satélite português de 10 milhões de euros em órbita em 2021

Autoridade Espacial deve também apreciar e decidir sobre quaisquer pedidos ou reclamações dos operadores, procurando resolver quaisquer litígios relacionados com as obrigações decorrentes do Decreto-Lei n.º 16/2019, entre entidades a elas sujeitas, sem prejuízo da possibilidade de recurso aos tribunais. 

ANACOM

Leia também…

PoSAT-1: O satélite português foi lançado há 25 anos

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    A anacom para fiscalizar no planeta vê-se à rasca quanto mais no espaço.

  2. Avatar de Roberto
    Roberto

    Não tem sentido. Tinha de ser trabalho para a força aérea

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Exceto que é da marinha.

  3. Avatar de Terra Plana
    Terra Plana

    Palha para incautos, só um OTÁRIO acredita nessas fantochadas de photoshop e CGI imagens geradas por computador. Até segunda ordem o planeta terra é plano ao nível das águas do mar.

    1. Avatar de Fulano
      Fulano

      Hoje quando acordaste viste um OTÁRIO? Não te preocupes, era apenas o teu reflexo no espelho…Vá, agora volta lá para a caverna e fica por lá, reduz-te à tua insignificância e desaparece.

      1. Avatar de Terra Plana
        Terra Plana

        Mais cego é aquele que não quer ver.

        1. Avatar de nervaise
          nervaise

          Mais cego és tu que tens 3 olhos e és cego de todos eles!

          1. Avatar de Terra Plana
            Terra Plana

            Acreditas nessas fantochadas?

    2. Avatar de Somebody
      Somebody

      “Até segunda ordem” AHAHAH!
      AHAHAH!
      E quem é que deu a primeira ordem? AHAHAH!

  4. Avatar de pedro
    pedro

    e eles sabem fiscalizar?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      +1
      Em principio devem ter formação mas acredito que não é a entidade certa para a função.

  5. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    A ANACOM? Heheh