Ministro alemão quer aceder às mensagens cifradas do WhatsApp e outros serviços

20 Comentários

Há muito que os governos e as agências de segurança tentam que as mensagens instantâneas deixem de ser seguras. Por norma escudam-se na necessidade de segurança para que estas medidas sejam removidas.

Uma nova tentativa está a tomar forma, desta vez dentro do governo alemão. A proposta é ainda preliminar, mas o ministro alemão do Interior quer acabar com as cifra das mensagens e ter acesso a elas.

Ministro alemão mensagens cifradas privacidade

De acordo com o jornal Der Spiegel, o governo alemão para eliminar a proteção de apps como o WhatsApp, Telegram ou outras bem conhecidas.

Ministro alemão quer acabar com as mensagens cifradas

Em concreto, pretendem que os mecanismos de proteção e privacidade dos serviços de mensagens instantâneas sejam abolidos. Como resultado, teriam acesso às mensagens em claro.

Quem encabeça este movimento é o ministro do Interior, Horst Seehofer, que quer esta medida implementada o mais depressa possível. Em causa ficam serviços como o WhatsApp ou o Telegram.

Ministro alemão mensagens cifradas privacidade
Horst Seehofer, Ministro do Interior do Governo Alemão

Como estes serviços baseiam a sua segurança nestas medidas de cifra entre os utilizadores, teriam de alterar profundamente as suas ofertas. Só assim conseguiriam abrir estes canais e aceder aos dados.

As empresas vão de certeza opor-se a esta medida

Claro que as empresas vão estar contra esta medida, mas aparentemente a posição do governo alemão vai ser firme. Quem não cumprir com estas medidas não poderá operar no país de imediato.

Claro que a maioria das empresas deverá estar contra esta medida, uma vez que coloca em causa os seus serviços e aplicações, bem como poderá criar situações de abuso.

Ministro alemão mensagens cifradas privacidade

Por agora esta é ainda só uma ideia, mas Horst Seehofer deverá procurar alterar a lei alemã. A ideia é que estas medidas constem e que sejam implementadas com urgência.

Em causa vai ficar a privacidade dos utilizadores

Esta não é a primeira vez que os países tentam forçar estas empresas a criar estes backdoors. O seu acesso deverá ser condicionado, mas podem ser criadas situações de abusos ou de excessão.

Resta também saber como vão reagir os restantes países da União Europeia. Esta poderá ser uma medida que mais vão tomar, caso o modelo alemão venha a tomar forma e seja um sucesso. Em causa fica a privacidade dos utilizadores, algo que não deveria ser colocado em jogo.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manuel
    Manuel

    Não têm nada que ter acesso às mensagens!

  2. Avatar de PGomes
    PGomes

    Mais um alemão armado em chefe da Gestapo.
    Já chegou o Heinrich Himmler para este tipo de pessoas.

  3. Avatar de MACnista
    MACnista

    Coitato, olha ó alemãozinho, para ti tenho conselho (mete mais tabaco nisso)!!!!!!!!!!!

  4. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Para surgir uma aflição do nada deve ser para ver as conversas que a ex-mulher anda a ter com os outros.

  5. Avatar de Fulano
    Fulano

    Acho bem em certos casos específicos. É bom saber o que conhecidos terroristas, traficantes, redes de pedofilia e afins dizem entre si. É só usar o meio neurônio que têm para perceber que isto é uma forma do Governo Federal da Alemanha descobrir as teias da máfia turca e muçulmana no geral que estão debaixo de fogo do Governo desde o início do ano.

    1. Avatar de EL Nino
      EL Nino

      @Fulano N

      Achas que as redes de crime organizado, terroristas, traficantes, redes de pedofilia sao ingeuas ao ponto de trocarem informacoes assim ?????

      1. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        Porque não deveram eles usarem aplicações como o Telegram? Faz encriptação ponto a ponto que torna virtualmente impossível as comunicações serem intercetadas ou achas que estas redes têm grandes equipas de IT para desenvolverem aplicações próprias e dão suporte aos utilizadores?
        Eu não digo que um cabecilha de uma organização por exemplo terrorista seja apanhado a falar no Whatsapp ou Telegram mas muitas das pessoas abaixo, principalmente aquelas que recrutam não vejo melhores aplicações para passar a mensagem. Se souberem que as comunicações podem ser intercetadas certamente que o número de mensagens irá diminuir, e se isso os forcarem a irem para plataformas mais clandestinas para evitar as autoridades é na mesma positivo porque torna mais difícil comunicar e tentar aliciar pessoas para a causa.

        Obviamente que haverá sempre o risco de abuso por parte das autoridades mas se é possível colocar telefones, sms ou emails sobre escuta por questões de segurança, e apesar dos abusos que ocorreram esporadicamente, toda a gente entende que muitas vezes só assim é que se conseguem apanhar os criminosos porque raio é que se há de permitir alternativas que impedem as autoridades de fazerem o seu trabalho. Porque é que um Telegram/Whatsapp/Mensenger merecem estar protegidos das autoridades e as minhas SMS ou chamadas não? Das duas uma, ou se proíbe todo o tipo de escutas para qualquer tipo de comunicação ou tem que se dar meios às autoridades para escutarem nas plataformas que as pessoas comunicam, não faz sentido o meio termo.

        1. Avatar de Hugo Araujo
          Hugo Araujo

          Por essa ordem de ideias também acha bem que acedam á sua webcam e ao microfone do seu computador para o vigiar…e devia ser proibido tapar a camara para não boicotar o trabalho das autoridades…

          1. Avatar de Paulo Martins
            Paulo Martins

            Não exageremos, qual é a diferença entre uma SMS e uma mensagem de WhatsApp? Entre uma chamada de telemóvel normal e uma chamada de voz entre WhatsApp?
            Porque é que há mecanismo legais para aceder a um e não ao outro?

          2. Avatar de Hugo Araujo
            Hugo Araujo

            A diferença é que as SMS e as chamadas telefónicas foram desenvolvidas sem um sistema de protecção de dados por limitaçōes de tecnologia e não porque foi definida uma lei que não o podiam fazer para que podessem ser vigiadas…são sistemas obsoletos hoje em dia e as organizaçōes simplesmente exploram essas limitaçōes para chegar aos seus fins.
            Obviamente com o avanço tecnológico, existem agora alternativas mais seguras, e o que está aqui em causa é governos a quererem obrigar a que haja falhas de segurança propositadas para conseguir aceder a esses dados.

    2. Avatar de luis borges
      luis borges

      Conheces o Ring? (Jami)

    3. Avatar de Zé Duarte
      Zé Duarte

      Também deve acreditar no Pai Natal. Achas mesmo que eles só iam usar isso para apanhar mafiosos.

  6. Avatar de Joselito
    Joselito

    Fazer isso, é a coisa mais simples do mundo! Essas notícias servem apenas para os incautos acharem-se seguros e continuarem a usar as mesmas aplicações!

    1. Avatar de BC
      BC

      Mais simples do mundo? Então faz aí, que o pessoal quer ver. Nós esperamos.

  7. Avatar de Pintor
    Pintor

    Os Alemães a serem alemães não chegou às duas guerras que criaram e os milhões eu mataram?

    1. Avatar de PGomes
      PGomes

      talvez seja preciso lembrar que a 1º Grande Guerra foi causada pela Hungria.
      não foi pela Alemanha.
      A Alemanha, bem como muitos outros países, foram arrastados para a guerra por um sistema complexo de alianças.

  8. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Mas que mania de quererem intrometer-se na vida dos seus patrões, mas ninguém mete estes funcionários em sentido?

  9. Avatar de Eu
    Eu

    Há muito tempo que o Whatsapp tem “uma backdoor”.. onde está a admiração? Privacidade na internet? ainda vivem no mundo cor de rosa? Ah muito que o ministério publico usa mensagens “cifradas” como provas de acções
    Este artigo é demasiado tendencioso e superficial…

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Portanto, usando a premissa de que já se faz (ilegalmente e certamente em contexto completamente diferente), deve permitir-se que se aprove, para que se possa fazer legalmente, em todos os contextos.

      Lógica circular no seu melhor.