Onde está a privacidade? Estudo revela que apps do iPhone enviam dados dos utilizadores

39 Comentários

A Apple sempre fez questão de revelar a importância que a privacidade dos utilizadores tem. Foram vários os momentos em que lutou de forma firme contra o acesso a estes dados. Estes casos aconteceram mesmo em situações complicadas.

Segundo um estudo agora apresentado, afinal as apps que correm no iPhone estão a recolher e enviar dados dos utilizadores. O destino são os programadores e as empresas que as criaram, sendo os dados muitas vezes sensíveis.

Apple iPhone privacidade trackers apps

É certo e sabido que a Apple tem políticas de privacidade muito firmes e que impedem a recolha de dados. A sua ideia é proteger os utilizadores e garantir que estes estão protegidos. Contudo, como revelou um estudo do jornal The Washington Post, esta não é uma realidade.

As apps do iPhone recolhem e enviam dados

A análise que o jornalista Geoffrey Fowler fez em conjunto com a empresa de privacidade Disconnect revelou que 5400 trackers estão a recolher e a enviar dados para as suas origens. Estas informações vão desde dados de análise das apps até a informação como os endereços IP ou a localização GPS, entre muitas outras.

Para detetar estas informação, Fowler usou uma app da Disconnect que avalia as ligações do iPhone e os dados que este envia. A análise destes dados mostrou depois uma realidade que vai contra o que é advogado pela Apple.

Apple iPhone privacidade trackers apps

Claro que se sabe que estes trackers recolhem informação nas apps, mas não desta forma. A informação avaliada mostrou que é muitas vezes pessoal e personalizada demais, não existindo uma forma de ativar um modo anónimo para que esta recolha não exista. A recolha e o envio muitas vezes ocorre sem que a app esteja a ser usada.

As apps identificadas são usadas por todos

A lista de apps apresentada é variada e de nomes bem conhecidos. Temos o Microsoft OneDrive, Mint, Nike, Spotify, The Weather Channel, DoorDash, Yelp, Citizen e até a do próprio Washington Post.

Todas estas empresas foram contactadas e a maioria revelou que esta recolha era um erro. Outras revelaram que necessitam desses dados para análise das apps e para apresentação de publicidade. Outras houve, que se limitaram a responder com as suas políticas de utilização.

Apple iPhone privacidade trackers apps

Como menciona Fowler na sua investigação, o uso de trackers não tem de ser negativo e pode ser útil. No entanto, na maioria dos casos, o utilizador não sabe para que fins estes dados são usados e se os mesmos são partilhados com terceiros.

A Apple já respondeu a este problema de privacidade

A Apple entretanto já respondeu a esta reportagem. Indicou que tanto o software como o hardware do iPhone estão desenvolvidos para protegerem os utilizadores. Para as situações das apps que recolhem dados, existem regras definidas nas políticas da App Store. Quando estas não são respeitadas, a Apple intervém de forma rápida.

Apesar de não haver forma de no iOS bloquear esta recolha, a mesma pode ser minimizada com o desligar das atualizações em segundo plano. Devem ainda ativar a opção Limitar seguimento nas definições de publicidade na área de privacidade.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pois
    pois

    “ahhh e tal, tenho um iphone, tenho total privacidade”

    1. Avatar de Polo
      Polo

      Se usa Internet não tem.. Mesmo com 3310 não sei não

  2. Avatar de AJCS
    AJCS

    Bom dia a todos, a todas e aos outros
    Num mundo dominado pela tecnologia não faz sentido ainda andarmos aqui a falar em privacidade.

    1. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      Acho que faz tudo o sentido falarmos cada vez mais em privacidade.
      Não é por vivermos num mundo ligado a tudo pela internet, que vamos dar de barato toda a nossa informação pessoal. Como em tudo, devem haver regras e devem haver opções para aceitarmos ou não o envio dessa mesma informação.

      1. Avatar de AJCS
        AJCS

        Concordo, mas vejo cada vez mais a privacidade como uma utopia difícil de alcançar.
        Há serviços muito úteis que usamos diariamente mas para funcionarem necessitam de saber algo sobre nós, até um telemóvel estúpido necessita de saber um que célula estou ligado, caso contrário não encaminha as chamadas e portanto não as recebo.
        Mas é o que é….

        1. Avatar de Rrrrrr
          Rrrrrr

          de acordo! por exemplo o google maps, que usa a nossa localizacao, regista os sitios onde estivemos para dar sugestoes no futuro, e que dependendo de onde estamos e usando a hora “normal” de saida do trabalho nos sugere o melhor trajecto. Sim, essa informacao é necessaria… mas é necessario essa informacao ser alojada nos servidores da google de forma “aberta” para que seja usada e abusada por eles e por 3os? acho que nao. Mas ai vem a parte do “entao e como geram dinheiro?” teria de ser a pagar pelas apps/servico. Neste momento o que é gratis é pago com a nossa privacidade.

          o que quero dizer é que ha a informacao necessaria para o bom funcionamento de determinada app.
          Depois ha a informacao que é recolhida sabe-se la porque, para depois ser vendida a outros e nos poderem catalogar/direcionar publicidade ou propaganda, ou num caso muito pior, duplicar a nossa identidade virtual.

      2. Avatar de Miguel Costa
        Miguel Costa

        O problema é que as Apps dependem da utilização da pessoa e do dinheiro que obtêm da publicidade… ou ainda é dos que acredita que há por aí milhões de programadores a fazer o trabalho de borla ou que a Apple oferece 5000000 milhões a quem disponibiliza apps na store do IOS?

        1. Avatar de Rrrrrr
          Rrrrrr

          acho que estás a confundir as coisas. Estás a confundir privacidade com informacao para publicidade, e estás a confundir iOS/Apple com todos os outros sistemas, mobile ou nao. Isto afecta todos os sistemas.
          Tens apps gratis e pagas. As pagas nao devem em teoria mostrar publicidade, porque já estás a pagar pelo servico.
          As que sao gratis sim, faz sentido, para daí terem dinheiro. Mas a informacao necessaria para te direcionar publicidade ou receber publicidade nao é assim tanta. Nao é preciso ter acesso as tuas fotos, registo de chamada, microfone, camera, ficheiros, e por ai fora, para receberes publicidade.
          Essa informacao extra eé que me parece o problema maior porque é usada indevidamente para ser vendida e tratada por outros e nao pela app que os recolhe… Enviar informacao necessarioa para o bom funcionamento da app, ou para te dar melhores recomendacoes faz todo o sentido. Nao faz sentido é enviar informacao que nao precisam apenas porque sim.

          mas deves ser daqueles que diz que nada tem a esconder e entao que nao tem mal 🙂

  3. Avatar de Rrrrrr
    Rrrrrr

    Obrigado pela dica!
    E adeus Spotify

  4. Avatar de beluga
    beluga

    E a própria Apple, não espia os seus utilizadores?
    Ahah, pois pois a Apple é uma santidade, basta o Tim Cook dizer que não que a gente toda acredita !!!

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      pois, e os Americanos não “snifam” o tráfego Europeu nem nada….

  5. Avatar de zedoido
    zedoido

    Ora então temos presente que são justamente, algumas aplicações, que sao intrusivas para o utilizador.
    E o SO, não?
    Ops, claro que não!!!

  6. Avatar de Casuístico
    Casuístico

    Mais um mito em privacidade que cai. Nada novo, nisso. Não existe privacidade na internet. A grande questão é saber qual software que rouba dados mais que os outros. Saudações.

  7. Avatar de Jota
    Jota

    Já por variadíssimas vezes que a Apple “gosta” de fazer os seus clientes de estúpidos!

  8. Avatar de Fulano
    Fulano

    O mais estranho é que o pplware andou durante anos a apagar comentários e a bloquear utilizadores que sempre afirmaram o óbvio.
    A Apple é como as outras empresas… utilizam os dados dos utilizadores para proveito próprio e para venda a terceiros.

    1. Avatar de security
      security

      Ponto 1: Deves ter lido apenas o título.
      Ponto 2: Apesar de não teres desculpa, o título induz em erro e leva ao click.

      Deveria ser algo do tipo:

      “Onde está a privacidade? Estudo revela que apps externas do iPhone/iPad enviam dados dos utilizadores”

      Levam a pensar que as apps nativas do mundo do copertino é que faz esta tarefa. E sim, também o fazem, segundo eles, caso aceitem enviar os seus dados de forma anónima para eles a fim de melhorarem os seus produtos. E, segundo eles (nunca fiando), não recolhem qualquer dado que permita identificar o utilizador. Se o fazem ou não, ainda não houve provas contrárias. Era interessante realmente saber se o fazem ou não.

      1. Avatar de Fulano
        Fulano

        Já percebi que acreditas no Pai Natal e no Coelhinho da Páscoa…

        1. Avatar de Jorge Carvalho
          Jorge Carvalho

          Achas que se eles o fizessem sem autorização do utilizador já não tinham chovido processos atrás de processos ? ou também vais no comboio com o Coelhinho ?
          O que eles sempre disserem é que se o utilizador disser que não ( vê-se quem nunca teve um , não viu a pergunta) eles não recolhem.
          Quando recebes/compras um novo e começas a configuração eles pergunta se podem recolher os dados anonimizados e tens a opção de dizer que não queres.

          O que este artigo trata é de apps de 3º e as pessoas tem que clicar em que aceitam que os seus dados sejam enviados. Jogos gratuitos então é mato e nem respeitem os 13 anos , mas isso é da responsabilidade de quem faz a app .

          Abc

        2. Avatar de Rrrrrr
          Rrrrrr

          deviamos arranjar um nome para pessoas como tu, que apenas manda postas para o ar a ver se cola, e que nao dá repostas com conteudo… é como o pessoal que fala ame projecto medo, fake news, contos de fada… Sao mais virados para o sensacionalismo que para a razao. “Trumpismo”, “Trumpista”, “Brexiter”… é nessa onda.

  9. Avatar de Samuel
    Samuel

    Usem um computador com Linux (excepto Ubuntu) para terem privacidade.

    1. Avatar de zedoido
      zedoido

      É melhor NÃO, podem ficar a gostar.

      1. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        😀 😀 😀 😀

        1. Avatar de zedoido
          zedoido

          Tens um sorriso bunitu!

    2. Avatar de security
      security

      Vai a um site qualquer nesse computador super seguro e vês onde fica a tua privacidade. Não é só o sistema operativo que te protege em termos de privacidade. Se meteres um Tor dificultas, mas é possível chegar ao endereço final.

    3. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      RTOFLLLLLLLL openware são ainda mais perigosos, pois qualquer programador sabe de 7000000 milhões de buracos que pode usar. A não ser que tenham conhecimentos para compilar uma versão, tanto dá usar Linux como Windows ou IOS.

      1. Avatar de Pedro Fonseca
        Pedro Fonseca

        Ou então não, visto que a comunidade ajuda a responder aos problemas de segurança. Lembro-me que quando saiu o patch do Spectre e Meltdown o kernel Linux recebeu a correção horas depois. Um software closed source dependes da entidade que o produz. Que pode não lançar as correções.

  10. Avatar de pic
    pic

    me mandam vosso email e senha se acham que privacidade ainda existe

  11. Avatar de rgj
    rgj

    Aonde andam aqueles que dizem que isto só acontece no Android?! Já sei…. Devem estar a comer uns sapos e não podem falar!!

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Mais um 🙂 … Estás a falar do quê ? o que é afirmado é que apps de terceiros o fazem , não o OS.
      O android que também uso esse nem pergunta se pode recolher os dados , faz logo assim que começas a configuração.
      Ou seja pagas pelo Telemovel , e ainda ofereces os teus dados… eu nada tenho a ver com quem acha que a privacidade dele não tem grande valor , mas pelo menos gostava de receber algo em troca já que sou forçado a ceder os meus dados. Algumas apps da google pelo menos são gratuitas por causa disso , agora o telemóvel custa dinheiro.
      Os Huawei ligam-se a servidores *.*:*.gov.cn porquê ?

      Abc

      Abc

      1. Avatar de rgj
        rgj

        Lá sabes tu o que a Apple recolhe ou deixa de recolher!.. Também pagas e bem pelo o iPhone é nem sequer és dono por exemplo das músicas que pagas no iTunes! E se não sabes do que falo, informa-te… Portanto, o melhor é estares calado. Cumprimentos

        1. Avatar de Jorge Carvalho
          Jorge Carvalho

          Brincalhão 🙂
          Afina eras apenas um troll.

          A musica do Google play é minha ? A do Spotify é minha ?

          Abc

  12. Avatar de Beatriz Gosta
    Beatriz Gosta

    Adeus a unica razão pela qual valia apena ter iOS

  13. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    “Apesar de não haver forma de no iOS bloquear esta recolha, a mesma pode ser minimizada com o desligar das atualizações em segundo plano. Devem ainda ativar a opção Limitar seguimento nas definições de publicidade na área de privacidade.”

    Penso que isto não tem nada a ver com a recolha de info pelas apps terceiras, mas sim da plataforma de publicidade apple,

    alguém confirma?

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      “plataforma de publicidade apple” ; que não existe ?
      O que o artigo refere é a possibilidade do iOS bloquear certas funcionalidades no safari para que os site não consigam fazer tracking

      Abc

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Abre no iOS, Privacidade -> Publicidade-> “Acercade Publicidade e Privacidade..” e lê o que lá está

        1. Avatar de Jorge Carvalho
          Jorge Carvalho

          A informação é usada pela Apple para distribuir anúncios mais relevantes na App Store e News. Os seus dados pessoais não são cedidos a terceiros.

          1. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            Refere lá Plataforma de publicidade da Apple

            E o ponto principal que quis dizer é que a dica aqui referida não tem nada a ver com a informação recolhida pelas apps terceiras mas sim pela Apple

    1. Avatar de Fixo
      Fixo

      Já agora, do que se está a falar é das apps usar indevidamente a permissão “atualizar em segundo plano” indevidamente.
      Resolve-se facilmente. Em Definições > Geral > Atualizar em segundo plano:
      – Desativar para todas as apps
      – Ou desativar para casa app.

      O que a Apple pode fazer é:
      – Obrigar cada app que use o “atualizar em segundo plano” z< pedir a permissão durante a instalação.
      – Se a app diz que não usa essa funcionalidade mas afinal a usa retirar-la da App Store.
      P.S. Só se está a falar de tracking para efeitos de publicidade. nada mais.