Dica: Como reiniciar o Menu Iniciar na nova versão do Windows 10

13 Comentários

A atualização de maio de 2019 do Windows 10 trouxe muitas novidades. A maioria é bem visível, mas algumas foram feitas pela Microsoft em áreas poucos acessíveis e com pouca visibilidade.

Na verdade estas acabam por ser até mais importantes e mais sensíveis para o Windows 10. O Menu Iniciar foi um dos visados e agora pode ser gerido de forma mais simples. Vejam como podem reiniciar o Menu Iniciar nesta nova versão do Windows 10.

Windows 10 Menu Iniciar reiniciar Microsoft processo

Com a atualização de maio de 2019 do Windows 10 o bem conhecido Menu Iniciar foi alterado profundamente. Passou a contar com um processo específico e ficou assim liberto para ser controlado em caso de problemas graves.

Reiniciar o Menu Iniciar pelo Gestor de Tarefas

Esta liberdade do Menu Iniciar torna-o independente de qualquer outro processo ou de qualquer problema. Assim, caso necessitem, podem reiniciar o Menu Iniciar rapidamente. Chamem então o Gestor de Tarefas e escolham o separador Detalhes.

Windows 10 Menu Iniciar reiniciar Microsoft processo

Ai dentro, e na lista de processos disponíveis, devem encontrar um com o nome StartMenuExperienceHost.exe. Devem então pará-lo, quer com o carregar no botão Terminar tarefa quer com esta opção no menu de contexto.

Usar o DOS para tratar o Menu Iniciar bloqueado

Uma outra forma, provavelmente mas simples, é recorrendo ao DOS. Basta um simples comando, numa shell com permissões de administrador, para que este processo seja terminado e lançado novamente.

Windows 10 Menu Iniciar reiniciar Microsoft processo

O comando que vão usar é “taskkill /im StartMenuExperienceHost.exe /f” (sem as aspas). Assim que a mensagem de sucesso surgir, o processo do Menu Iniciar terá sido terminado e reiniciado.

Não é uma situação comum, mas por vezes até o Menu Iniciar terá problemas. Nesses casos, e com estas duas opções, vão poder resolver a situação, com um simples terminar de um processo. É esta a vantagem da decisão da Microsoft de criar um processo separado para o Menu Iniciar.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Podemos esclarecer de vez a diferença entre MS-DOS e linha de comandos?
    Embora na linha de comandos podemos correr vários comandos do MS-DOS, não são coisas diferentes?

    1. Avatar de Fusshy
      Fusshy

      MS-DOS é o antigo sistema da Microsoft, presente também em sistemas Windows até o XP, já linha de comando são comandos que são dados diretamente para o sistema sem passar pela GUI.
      Powershell é o novo sistema da Microsoft de contato com o Kernel, possui algumas features a mais e é teoricamente mais leve e responsivo. Os comandos de MS-DOS, parte deles funcionam em linha de comando (cmd) e tudo que funciona na linha de comando funciona no Powershell.
      Uma curiosidade é que comandos de cmd como o cd.., são comandos que vieram do MS-DOS desde sua primeira versão (antes de certo update o comando era: chdir, que também funciona atualmente no cmd).

  2. Avatar de Antonio Pinto
    Antonio Pinto

    Ainda não recebi a actualização pelo Windows update(tenho a versão 1809), é melhor esperar ou o que fazer?

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      E eu ainda nao recebi a minha encomenda feita ha 15 dias, é melhor esperar ou o que fazer?

      Comentario off-topic!

    2. Avatar de Joaquim Ribeiro
      Joaquim Ribeiro

      Vai a este site
      https://www.microsoft.com/pt-pt/software-download/windows10
      depois clica em actualizar agora e segue as instruções foi assim que eu fiz e deu tudo certo sem problemas

      1. Avatar de Draconiano_veritas
        Draconiano_veritas

        “Clica em atualizar”.
        Não existe essa opção.

        1. Avatar de Joaquim Ribeiro
          Joaquim Ribeiro

          Actualizar Agora

        2. Avatar de Joaquim Ribeiro
          Joaquim Ribeiro

          o Google Chrome assume com actualizar agora e não como atualizar agora

  3. Avatar de mc
    mc

    Vai á Ms buscar o ISO

  4. Avatar de Matheus teles
    Matheus teles

    Eu faço assim.. pelo gerenciador de tarefas eu paro o executar.exe e dígito de novo pra iniciar.. e resolve.

    1. Avatar de Maxim
      Maxim

      Explorer.exe kkk

  5. Avatar de EvoX
    EvoX

    “Usar o DOS para tratar o Menu Iniciar bloqueado” essa tá boa. Não se chama DOS mas sim linha de comandos.

  6. Avatar de Jairo Kaluanda
    Jairo Kaluanda

    Eu também preciso de um esclarecimento, foi me dado em um exame este ip 192.168.24.42/24, a questão era para calcular duas sub redes e 20 host e achar as mascara das sub redes.

    E achei a mascara 255.255.255.0 e a mascara da minha sub rede foi 255.255.255.192, mas o formador disse-me que está errado a mascara, que a mascara seria 255.255.255.224. preciso saber se a minha mascara está errada?