Jovem de 13 anos quis surpreender a Apple e por pouco evitou a prisão

21 Comentários

Há várias formas de conseguir um emprego numa gigante tecnológica como a Apple. Ainda que um simples CV possa estar já em desuso, o que estaria disposto a fazer para trabalhar numa grande empresa? Sobretudo num local onde a privacidade dos iPhones, os smartphones iOS e todo o ecossistema é uma das traves mestras.

Tentaria, por exemplo, aceder sem autorização ou hackear essa mesma empresa?

Apple jovem smartphones iOS hack


A via mais convencional seria apostar tudo na educação e num brilhante percurso académico. Já, por outro lado, existem outras formas de conseguir o emprego de sonho, ou pelo menos um estágio na Apple. Ora, no caso de um adolescente australiano a via escolhida foi deveras ousada, mas não sem precedentes.

O adolescente que quis surpreender a Apple

De acordo com o seu testemunho, as suas ações foram motivadas por um caso similar em que a Apple acabou por empregar um cidadão europeu que fez essencialmente o mesmo. Aceder indevidamente ou hackear a fabricante de smartphones iOS, os iPhones procurados e cobiçados em todo o mundo.

O caso em apreço foi noticiado pela ABC News que avança todos os detalhes. Contudo, importa ter em conta que não houve dolo propriamente dito. O jovem adolescente agiu para chamar a atenção da Apple e, verdade seja dita, conseguiu isso mesmo, mas nem tudo correu conforme o previsto.

Ainda que o jovem tenha admitido prontamente e confessado as suas ações, o enquadramento legal da Austrália não foi tão leniente. Aquela que para o jovem era a clara oportunidade para ser descoberto, acabou por lhe valer uma multa de 500 dólares australianos, cerca de 346 dólares norte-americanos ou 308 euros.

 

13 anos à data do hack à fabricante de smartphones iOS

Acompanhando a multa está um regime probatório que essencialmente o manterá sob vigilância durante 9 meses. Por outras palavras, terá que manter um bom comportamento durante este período, ou enfrentará consequências mais severas. Relembramos ainda que o jovem não agiu sozinho, tendo um cúmplice.

O seu parceiro nesta aventura já havia sido identificado pelas autoridades australianas em 2018. Por outro lado, o jovem de 13 anos só agora é que passou pelas malhas da justiça, sendo agora conhecida a sentença do tribunal encarregue do caso. O facto de ter confessado o sucedido também abonaria a decisão do magistrado.

O juiz teve em consideração a tenra idade do jovem e considerou que desde o sucedido, este tem utilizado as suas “proezas” tecnológicas para bons fins. Mais ainda, este menor demonstrou a sua vontade em prosseguir uma carreira académica na área da segurança digital, bem como na criminologia.

 

O jovem mostrou arrependimento e evitou a prisão

O jovem não ficou muito satisfeito ao ver a Apple no seu cadastro, e não no seu currículo. Por outro lado, a fabricante de smartphones iOS não comentou o caso. Limitou-se a comentar com a ABC News que manterá uma vigilância ativa com vista a assegurar a integridade e segurança dos seus servidores e redes.

Agora, o futuro está nas suas mãos. Com uma devida aposta na formação académica, talvez consiga vir a trabalhar junto da Apple.

macOS tem falha de segurança grave no Gatekeeper que Apple ainda não resolveu

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de eu
    eu

    Se é assim tão bom, devia criar algo para comercializar um dia por conta própria ou com o apoio de um pequeno investidor em vez do sonho ser de vassalo da Apple.
    Fonix, o sonho é trabalhar para os outros !
    Pode ser um hacker esperto mas não será assim tão ambicioso.

    É incrível o que as pessoas fazem e até algumas empresas com concursos para “trabalharem para eles”.

    1. Avatar de Nii
      Nii

      Em qual das partes do texto não leste que o jovem tem 13anos?

      1. Avatar de eu
        eu

        Em qual das partes do meu comentário não leste “um dia”.

      2. Avatar de eu
        eu

        E tu com 13 anos, também praticavas crimes informáticos (ou não informáticos) ?

  2. Avatar de Joãozito
    Joãozito

    Eu, com 13 anos ainda brincava às escondidas e com carrinhos…

  3. Avatar de darth
    darth

    prisao com 13 anos? na australia?

  4. Avatar de Cortano
    Cortano

    “Aceder indevidamente ou hackear a fabricante de smartphones iOS, os iPhones procurados e cobiçados em todo o mundo.”

    Além desta frase ser irrelevante para o artigo, está mal construída.

  5. Avatar de Nuno
    Nuno

    Gostei da parte “os iPhones procurados e cobiçados em todo o mundo”.

    1. Avatar de PTdoNorte
      PTdoNorte

      mesmo…
      hahaha

    2. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      É a parcialidade do PPLW…

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          1. Market share de vendas não tem nada a ver com o assunto em causa
          2. Samsung e Huawei, pelos vistos, são mais cobiçados
          3. O artigo afinal é sobre o quê?! O miudo que se armou em experto ou sobre quais os tlms mais vendidos?!
          4. Vender mais não quer dizer que seja uma coisa cobiçada, há outros fatores em consideração
          5. A frase é desnecessária ao artigo e só denota falta de imparcialidade

          1. Avatar de dIOGO
            dIOGO

            geração mimimi, mesquinho e à procura de algo por onde se pegar 😀 pplware, não liguem a estes patos

          2. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Estás a justificar o oposto do que tu pensas.

            Cobiçado, é tal como disseste, não a que vende mais necessariamente. É a mais cobiçada, a que se quer alcançar.

            Ora isso não significa a melhor, ou a mais cara. Significa aquela que tem mais pessoas a cobiçar algo que não tem e que aspira ter. Não significa todas as pessoas. Significa a maioria das que cobiçam. E isso, seja por que motivos for é a Apple.

            Se achas que não, okay. Estás numa realidade à parte e incongruente com o que tu próprio e muitos outros aqui estão constantemente a atacar, pessoas que cobiçam e defendem Apple, que, segundo os vossos argumentos, não o fazem para outras marcas e parece, segundo vós , ser caso exclusivo referente à Apple. E que nem é.

          3. Avatar de Cortano
            Cortano

            @sujeito: já foi… como podes ver nas vendas premium, já não é.

        2. Avatar de jonhy
          jonhy

          Rui, não leves a mal e desculpa dizer-te mas o artigo fala no segmento premium e não na Apple!

          1. Avatar de Rui Bacelar

            Tens toda a razão caro jonhy, mas que outra marca representa na perfeição o segmento premium senão a Apple? Ou…qual é a primeira fabricante em que pensamos automaticamente quando imaginamos um smartphone caro?

  6. Avatar de Silvio Lins
    Silvio Lins

    Se eu hackear o PPWARE eu consigo uma vaga no sitio?

    1. Avatar de fak
      fak

      consegues a vaga num sitio, mas no pplware não é de certeza.

  7. Avatar de Gui
    Gui

    Eu deixei um iphone xs max para ir para um oneplus. Terei eu deixado um telemóvel muito cobiçado na gaveta??

    Da que pensar