Dica: Proteja-se e pare de enviar dados de navegação do Edge para a Microsoft

7 Comentários

O novo Edge tem estado a mostrar-se como um potencial substituto do Chrome. Com uma base similar, a Microsoft conseguiu ganhar desempenho ao remover muitos dos serviços da Google.

Claro que lhe deu algumas das suas opções próprias e isso é bem visível. Uma delas é a recolha de dados de utilização, algo que a maioria não quer. Por isso, veja como pode parar de enviar dados de navegação do Edge para a Microsoft.

Edge Microsoft browser navegação Internet

Nos últimos anos, a Microsoft tem sido muito criticada por recolher dados dos utilizadores nos seus sistemas. A marca parece que tem aqui um foco e transpôs isso também para o novo Edge.

Claro que quem não quer esta recolha tem uma forma simples de a parar e manter desligada. É isso que vamos explicar de seguida, para terem mais privacidade. Ao mesmo tempo, deixam de enviar dados de navegação para a Microsoft.

Aceder às definições do novo browsers da Microsoft

Como seria esperado, este controlo está dentro da área de configuração do Edge. Por isso, abram o menu do browser, os 3 pontos, e procurem a opção Settings.

Edge Microsoft browser navegação Internet

Depois, dentro das definições, procurem e escolham o separador Privacy and Services, na lista apresentada do lado esquerdo do browser. Escolham-no para avançarem no processo.

Desligar o envio dos dados de navegação do Edge

Aí dentro podem encontrar a opção Send info about websites you visit to Microsoft, que devem desativar para que deixem de ser enviados dados de navegação.

Edge Microsoft browser navegação Internet

Uma segunda opção, denominada Send crash reports and data about how you use the browser, pode também ser desligada para garantir a privacidade do utilizador. Não precisam gravar para que estas novas opções sejam assumidas pelo browser.

Ao desligarem estas opções, estão a garantir que todos os dados de navegação na Internet ficam no vosso browser e não passam para a Microsoft. Falamos de sites visitados e outros dados sensíveis.

Dica: Como importar os seus dados do Chrome ou Firefox para o novo Edge

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Oscar
    Oscar

    Qual a versão do Edge nas imagens porque o meu é diferente, mais simplificado e essa opção não está ativa.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      É o novo Edge da microsoft.

  2. Avatar de Daniel
    Daniel

    Quem quer se proteger de telemetria e se incomoda de ter seus dados enviados a querida MS deveria pensar duas vezes antes de usar o Windows.
    Ao invés de ficarem baixando software de terceiros, alterando hosts (que são modificados pela MS), modificando o regedit (que também é modificado pela MS) deveria se ater a largar esse SO.
    Quem liga pra privacidade a esse ponto, e também se preocupa com segurança, deveria passar bem longe de Windows. Não importa a versão, digo o mesmo para o Edge, baseado no Chromium.
    Além de passar seus dados a MS, também passar ao Google usando o Edge.

  3. Avatar de Barta
    Barta

    Onde posso descarregar o novo Edge?

  4. Avatar de bola
    bola

    Quase todos os “major” browsers têm esse tipo de opções, e este ainda está em desenvolvimento é normal que tenha ativo.

    O Firefox por exemplo que muitos apregoam tem as mesmas opções ativas por omissão.

  5. Avatar de Manu
    Manu

    Ainda estou para ver qual o browser ou OS que não faz telemetria, desconfio que até devem dar prioridade à “fiscalização” dos que se pretendem anónimos… É o preço a pagar pelo uso da tecnologia conectada nos nossos tempos.