China apresenta o comboio mais rápido do mundo que “anda no ar”

43 Comentários

A companhia de caminhos de ferro chinesa estatal da China (CRRC) apresentou recentemente ao mundo o protótipo do comboio que será, provavelmente, o mais rápido do mundo.

De acordo com o que foi já revelado, este comboio poderá atingir uma velocidade máxima de 600 Km/h… sem tocar no chão.

China apresenta o comboio mais rápido do mundo que "anda no ar"


Além da super velocidade que poderá atingir, este novo comboio destaca-se pela utilização de tecnologia de levitação magnética (maglev), que permite que o comboio se movimente sem ter qualquer contacto com o chão. A CRRC revelou também que o comboio será bastante leve, permitindo assim reduzir os custos de produção.

China apresenta o comboio mais rápido do mundo que "anda no ar"

De Beijing a Shanghai – mais de 1000 km em apenas 3,5 horas

Segundo a CRRC, o lançamento deste comboio deverá acontecer em 2021 e poderá ser um concorrente sério aos aviões, tendo em conta a velocidade de movimentação. Este será provavelmente o primeiro comboio com tecnologia maglev a operar uma longa distância no mundo.

Ding Sansan, responsável pelo projeto, referiu que “o novo comboio fará a viagem entre Pequim e Xangai em apenas três horas e meia”. O atual percurso demora, em média, cinco horas e meia. Se a viagem for realizada por via aérea, demora perto de duas horas e meia.

China apresenta o comboio mais rápido do mundo que "anda no ar"

Sabe-se que além da China, também o Japão está a testar esta tecnologia, tendo em prática um projeto que prevê a comercialização de um comboio maglev até 2027. A locomotiva japonesa também deverá chegar aos 600 km/h.

Leia também…

Vai apanhar transportes públicos? Consulte os horários e linhas com estas apps

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Malamen
    Malamen

    [ironia]Deve ter copiado isso dos EUA…[/ironia]

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      A primeira patente é americana por acaso 🙂
      de 1905 se não estou em erro.

      Abc

    2. Avatar de Renato Sousa
      Renato Sousa

      Se é um combóio que anda no ar, é um avião. Haha

      1. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        5* este comentário!!! 🙂

      2. Avatar de Anildo
        Anildo

        Isto não é totalmente andar no ar, é devido a força do magnetismo. Com dois ímãs pode fazer este teste. Une os dois ímãs. Se ficar presa são de polos diferentes. Se repeliram são do mesmo polo, e é a aí a ideia do comboio. Isto é uma explicação mediante os conhecimentos de magnetismo que eu tenho, não sou contra a sua ideia

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Os aviões só andam no ar devido à força do combustível que com a resistência do vento na parte inferior das asas criam uma força ascendente que os fazem voar.
          Portanto se o comboio anda no ar…. concordo… é um avião que voa a muito baixa altitude… 😀

  2. Avatar de Pedro R.
    Pedro R.

    Não é à toa que os americanos estão cheios de miúfa da China!…

    1. Avatar de BlackFerdyPT
      BlackFerdyPT

      Pois, não…

      Para quem não sabe, este não é sequer o primeiro comboio maglev que a China lança. E, já há uns anos que tem um a operar num dos aeroportos internacionais de Xangai, que atinge mais de 400 Km/h: https://www.youtube.com/watch?v=R_d4D5_4ovA

      (Mais uma prova da superioridade dos equipamentos chineses de qualidade…)

      Nos EUA e em Portugal, por outro lado, assistimos à degradação da infra-estrutura ferroviária.

      1. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        Nos Estados Unidos e em Portugal os comboios nunca foram um meio de transporte de destaque

        1. Avatar de BlackFerdyPT
          BlackFerdyPT

          Mas deviam ser (comboios e derivados, como os eléctricos) – pois, são um meio de transporte muito mais agradável, seguro, conveniente e barato, no que toca a tráfego urbano e interurbano. E, pelo menos nos EUA, o abandono do mesmo foi resultado de uma conspiração por parte dos fabricantes de automóveis (Bradford Snell, “The StreetCar Conspiracy”).

          Em consequência disto, temos agora os constantes entupimentos de trânsito, devido a batimentos entre automóveis, e também os congestionamentos, causados por muitos automóveis maioritariamente ocupados por uma única pessoa.

          Maior consumo de recursos naturais escassos, para dar mais dinheiro aos fabricantes de automóveis, e grande perda de qualidade de vida, passada, em boa parte, em constantes engarrafamentos de trânsito – e com menos dinheiro de sobra, que se gastou num automóvel.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Aqui tb há o lobby das auto estradas…. Imagina a mina de ouro que têm as concionarias…

  3. Avatar de nada sabem pitinhos
    nada sabem pitinhos

    todos sabemos que eua tenta roubar e já roubou algumas coisas a alguns mas antigas e copia e tenta copiar e muito mal imitado a todos de todo o planeta terra inteiro e vem um parvinho gozando . Outra o comboio mais rápido do planeta terra todo inteiro é da Índia e dá 606 kms por hora e segue-se da China o a 605 kms / hora depois talvez virão japoneses a 600 à hora e nada disso existe em “eua” que está trilhões anos pensamento luz e som atrás de todos do planeta terra inteiro em todas as áreas boas e úteis

    1. Avatar de zequinha
      zequinha

      Quem pensa que tudo sabe, nada sabe; já dizia a minha avó!
      Vai lá pesquisar sobre o Hyperloop da Tesla e da Virgin! 🙂

  4. Avatar de nada sabem pitinhos
    nada sabem pitinhos

    Tentativas de sanções, bloqueios, intervenções, revoluções coloridas, confiscos, ameaça militar, arrogância, altivez tudo falhado pois não é com vaidade,injustiça , mentiras , egocentrismo. egoísmo e falta de seriedade e com insensibilidade que se vai lá
    Essa formatação apolítica, incultural, irreligiosa cristã, não suportará, muito menos conterá a realidade multipolar da qual já se pode ouvir o prelúdio desses novos tempos.

    A orquestra se ajusta às batutas dos novos e muito antigos maestros=ÍNDIA E CHINA, não obstante e outro componente ainda se adaptarem à originalidade sinfónica.

    Uns e outros conspiram, mas nada resiste a evolução movida pela História e Geografia e Demografia etc de bom e útil eficiente e indispensável .

    É uma honra ver e ouvir a História e ser testemunha desses tempos.

    1. Avatar de zequinha
      zequinha

      Não dizes coisa com coisa! 🙂

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Os chineses aprendem com a Tesla! Não é o mais rápido do mundo, esse é desde 2007 o TGV, ao chegar quase a 600km/h nas linhas que já existiam na altura (574,8km/h). Provavelmente quando o comboio chinês vir a luz do dia, para bater um record de 14 anos (na altura), os franceses podem, se assim entenderem, puxar mais um bocado pelo TGV 🙂

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      a tesla?? quanto muito o hyperloop que apesar de ser o mesmo conceito de maglev nao é a mesma coisa o hyperloop é isto mas a viajar dentro de um túnel pressurizado, o maglev elimina o atrito das linhas o túnel elimina o atrito do ar mas pronto tambem é muito mais caro fazer tuneis pressurizados

      1. Avatar de GM
        GM

        Não é pressurizado, mas sim despressurizado, ou melhor, com baixa pressão, para reduzir o atrito provocado pelo ar.

      2. Avatar de Koso
        Koso

        as duas tecnologias mixadas seria um espanto!

  6. Avatar de dqdd
    dqdd

    comboios dos chineses aquela velocidade? nem que me pagassem!

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Tens que ver o mercado chinês para além da loja da esquina

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Sim, hortas regadas com esgoto tóxico e antibióticos proibidos nos animais… além de comida falsificada. Tudo isso não tem ali na loja da esquina.

    2. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      Os comboios são desenvolvidos pela Siemens

    3. Avatar de Vas0007
      Vas0007

      Deves ter copiado I’m tweet do Donal trampa…santa ignorancia estes americanofilos

  7. Avatar de Josué
    Josué

    O plano é criar a maior linha ferroviaria do mundo chegando até Portugal. Vai ser top!

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tanta gente aqui que tem uma adoração pela China…. vão para lá trabalhar, vão ter excelentes salários uma enorme proteção social em caso de doença ou desemprego…..é o país mais tecnológico e inovador do planeta terra. Todos os outros os tentam copiar….

    1. Avatar de Paulo L
      Paulo L

      Epá, deixa esse tipo de comentários para os forums políticos.
      Estamos a falar de tecnologia, e os chineses estão a dar cartas.

    2. Avatar de Miguel Dinis
      Miguel Dinis

      Deves mesmo.a China ao pé da Coreia do Sul está atrasada uns 10 anos. E isso dos salários é para meia dúzia. O povo e o operário recebe muito mal, e vive em condições de miséria. Atenção que China não é só Pequim e Shanghai…

    3. Avatar de Pedro R.
      Pedro R.

      Como é a proteção social nos States?

      1. Avatar de GM
        GM

        Deve ser “boa”.

    4. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Já para não falar da censura…

  9. Avatar de Pedro R.
    Pedro R.

    Ainda há quem pense que os produtos da China têm a velha (falta de) qualidade associada aos produtos da “loja do chinês”. Mas é preciso estar mais atento. Aqui nunca se fala da tecnologia do armamento mas esta é muito importante porque, apesar de pelos maus motivos, impulsiona outras tecnologias. Vejam a tecnologia de guerra da China! Pode ser que se surpreendam… E isto não é defender a China mas apenas procurar não andar a dormir.

    1. Avatar de Pedro R.
      Pedro R.

      Aliás, sou contra regimes políticos como o chinês.

  10. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    E, a vantagem destes maglev, não é apenas a velocidade – é também o grande conforto.

    Num comboio normal, como os que temos em Portugal, sentimos muitas vezes as pequenas pancadas dos verdugos nos carris e podemos ver o comboio a abanar (por vezes, até muito). Com um maglev, por não haver contacto deste tipo, é até possível ter moedas, smartphones e outros objectos equilibrados dentro do comboio e estes não caem: https://www.youtube.com/watch?v=fumYdO9XknE

    1. Avatar de BlackFerdyPT
      BlackFerdyPT

      Olha…

      Fui induzido em erro, por causa de um tweet que vi há uns meses – e acabei por dizer algo que não é verdade.

      O comboio dentro do qual se filma o anterior vídeo não é um maglev. É um comboio convencional, mas de tipo diferente, que é capaz de atingir praticamente as mesmas velocidades dos maglev – e que, devido à sua superior tecnologia, é muitíssimo mais confortável.

      Enganei-me no tipo de comboio – mas, ainda assim, acabei por ter conhecimento de mais uma prova da superioridade chinesa neste campo.

  11. Avatar de Fernando
    Fernando

    O japoneses têm um MagLev que atinge os 603 km/h há alguns anos. A linha é de curta distância .

      1. Avatar de Rui
        Rui

        A linha é regada ou é impressão minha?

  12. Avatar de sakura
    sakura

    igual a apple…….. melhoraram a tk da simsems.

  13. Avatar de Francisco Fogaça
    Francisco Fogaça

    Um comboio deste tipo está em funcionamento há já alguns anos, entre o aeroporto de Xangai e a cidade. Com bons resultados. é extremamente cómodo e silencioso. Já tive oportunidade de experimentar.

  14. Avatar de dajosova
    dajosova

    javalijavenho