Os estudantes do ensino superior continuam a preferir utilizar um Mac a um PC

61 Comentários

A escolha de um computador deve ter em conta vários fatores. Neste campo as áreas de escolha são óbvias e colocam frente a frente a Apple e os fabricantes que usam o Windows.

Claro que a compra nem sempre pode ser a que foi eleita na escolha.Aqui, fica agora provado que os estudantes do ensino superior continuam a preferir um Mac a um PC.

Mac PC estudantes ensino superior

Os mais recentes dados recolhidos mostram que a Apple é ainda a marca de eleição para a maioria dos utilizadores. O estudo realizado pela Jamf, focado no mercado do ensino superior, confirmou algo que é a opinião generalizada.

71% dos estudantes universitários preferem um Mac

Da amostra feita, podemos ver que a grande maioria tem ou gostaria de ter um Mac. São 71% dos inquiridos a ter esta opinião. Dentro deste grupo, contamos com 40% que já tem e usa um Mac e 31% que mesmo não usando um Mac preferia de ter um.

Mac PC estudantes ensino superior

Do lado oposto, temos 60% a usar um PC, mas que não está totalmente satisfeito. Este número reflete-se nos apenas 29% de inquiridos que usam e preferem estar com um PC. A razão mais usada para não ser feita a mudança é o preço dos Mac, o que foi respondido por 51% dos utilizadores.

As razões apontadas para as escolhas do Mac ou do PC

Os inquiridos neste  estudo apresentaram várias razões para as suas escolhas. 59% referiu a facilidade de uso, 57% apontou a sua durabilidade e 49% citou a sincronização com outros dispositivos. Há ainda 64% que indicaram gostar da marca e 60% preferiram o estilo e design dos Mac.

Mac PC estudantes ensino superior

No caso dos PCs as razões foram muito menos detalhadas. O estudo refere apenas que 51% dos utilizadores fez a sua escolha baseada no preço a que pode comprar estas máquinas.

Este estudo resultou de inquéritos a 2500 estudantes do ensino superior em 5 países. Confirma uma realidade que a maioria tem noção e que é também a de outras áreas da sociedade. Apesar de serem os mais desejados, muitas vezes o preço é o grande limitador para a adesão

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rui
    rui

    Eu também já preferi mac, mas as máquinas são como os políticos. Todas falham, por isso agora prefiro windows por ser mais fácil substituir alguns defeitos que possam surgir.

    1. Avatar de joao
      joao

      Estudos falaciosos LOL

  2. Avatar de Simão
    Simão

    As 2 opções mais votadas dizem tudo na minha opinião.
    Gosto pela marca e estilo/desenho.

    Claro que se pode gostar de uma marca e do design do equipamento, mas quando eu comprei um PC/Portátil em primeiro vi o preço versus performance do equipamento para a utilização que queria.

    1. Avatar de Victor
      Victor

      Ia dizer isso. Tudo pelo status, um PC seja com Windows seja com Linux não fica aquém de um Mac

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    O Windows, em especial o Windows 10, tem sido um pesadelo para imensas pessoas por causa das actualizações de funcionalidades que tantos problemas têm provocado, porque de resto muitos dos problemas dos PCs é quererem comprar o modelo mais básico e esperarem dele a mesma rapidez de um MAC… mas sem gastar o mesmo… porque a gastar o mesmo obtêm modelos rápidos e duráveis como os MACs.
    A sincronização realmente pode ser um problema porque a Microsoft não foi bem sucedida com a versão para smartphones.
    O design, em termos de máquinas Windows existem literalmente milhares de modelos, mas é na área do computadores para jogadores que a criatividade parece estar mais presente… porque é quem parece estar mais disposto a gastar a sério.

  4. Avatar de Mateus Pinto
    Mateus Pinto

    Os estudantes do superior preferem Mac por ser chique.

    Mac e PC são ambos ótimos e em ambos é possível ter um hardware potente (mais ainda num PC) e de alta qualidade. Eu tenho várias máquinas, todas Windows e quando a instalação do Windows não deu problemas (ou o update) então não dão nenhum problema.

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      ….demonstração de dinheiro ….

      1. Avatar de MarioM
        MarioM

        Eles já antes de estarem na Universidade gostam muito de viver de aparências.
        e depois da universidade essa cultura continua , vivem de aparências.

    2. Avatar de Mario
      Mario

      Por ser chique, por custar caro (pra dizer pra todos que eles tem dinheiro pra comprar produtos caros), por status e para transparecer superioridade.
      O macOS não passa de um BSD modificado a preço de ouro.

  5. Avatar de Olhos azuis
    Olhos azuis

    Os Macs são bons porque são leves, agora para quem quer jogar de vez em quando, usar aplicações bem pesadas, etc, fora a programação, programas etc que se dão no ensino superior o melhor é Windows, porque está tudo focado no Ambiente Microsoft.
    Macs são bonitos mas demasiado caros para o que oferecem.
    Um bom pc i7 já se consegue com 800€

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Isso não é (totalmente) verdade. Quase todos os programas existem para as duas plataformas, ou então existem alternativas e em Mac são por norma mais eficientes.

      1. Avatar de AP
        AP

        LOL, sim, Tó, leva lá a bicicleta.

  6. Avatar de AndLop
    AndLop

    Hm acho piada que as duas razões mais apontadas para escolher o Mac (mas podia ser outro qualquer, antes que me peguem fogo) tenham a ver com aparência e elitismo. Ou seja, o que realmente importa na escolha de um bom computador tem uma percentagem mais pequena. Mostra bem como muitas pessoas vivem a sua vida (principalmente a camada mais jovem que é sobre a escolha dessa mesma camada que o artigo fala), por aparência, não é precisso ser bom, basta parecer!

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Verdade e o pior é que quem quer um Mac tem de pagar essas tretas à conta da valorização que outros dão a isso.

    2. Avatar de Mario
      Mario

      Sim, puro status, elitismo, se achar chique e querer demonstrar superioridades a outrem por adquirir produtos simples a preço de ouro.

  7. Avatar de pedro rolla
    pedro rolla

    O mais engraçado é ver volta e meia estudantes e Professores universitários a instalar o windows em dual boot com o SO do mac ou a meterem maquinas virtuais com windows…Quem compra mac hoje em dia é pura e simplesmente para se armar aos cucus.É dinheiro jogado ao lixo.

    1. Avatar de maxgiger
      maxgiger

      E tens toda a razão. tenho uma professora do ensino superior que tem um mac e pouco sabe mexer nele. Como tenho conhecimentos de informática, até me chegou a pedir ajuda em alguns momentos, mas como apenas tenho conhecimentos no Windows, só consigo ajudar em alguma coisa.
      Por vezes lá vem o windows, pois o mac em sala de aula fica mais difícil para trabalhar.

    2. Avatar de Ze
      Ze

      Isto acontece porque existe software que so funciona em windows. Em vez de terem maquinas virtuais instalam o Windows em dual boot. Quando precisam do software usam o Windows e de resto usam o macOS.

    3. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      A tua afirmação de tão redutora é simplesmente estúpida.

    4. Avatar de Mario
      Mario

      Já vi até macOS rodando Linux…
      Isso demonstrar que macOS é apenas puro status que funcionalidades.

  8. Avatar de pedro
    pedro

    cambada de cagões … infelizmente deve ser a classe mais vulnerável ao bom marketing da apple !!! a plataforma windows é mais universal e é multimarca, o hardware é mais flexível e fácil de substituir, as correcções e bugs de software são mais feitas com maior periodiciadade e não dependentes de 1 única empresa …. enfim, e isto num país que tem dos mais baixos rendimentos per capita da Europa !!!!

    1. Avatar de AndLop
      AndLop

      pedro tem mais calma e lê o artigo todo por favor. Embora tenha de concordar contigo am algumas coisas, no artigo diz que o estudo foi feito em 5 países, não referindo quais por isso nem sequer sabes se Portugal está incluído.

  9. Avatar de Bob
    Bob

    Ambos são um “PC”…..
    Eu prefiro uma máquina sem o disco e memória soldada, como o meu Mac mini…. mas uso de tudo.
    MacOS, Linux, Windows… tudo tem o seu lugar 🙂

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      É assim mesmo.

  10. Avatar de Frederico
    Frederico

    Continua-se a baralhar HW e SW…
    Por causa das coisas, uso o melhor dos 2 mundos: um laptopPC (HW muito mais barato) com macOS (de longe o melhor SO)!

    1. Avatar de Grabiel Allon
      Grabiel Allon

      Não percebi… o que é HW e SW final?

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Hardware e Software

  11. Avatar de Casuístico
    Casuístico

    Interessante, o resultado desta pesquisa. Windows é mais barato, com possibilidades de trocas e reparos mais fáceis. Porém, se as pesquisas dizem….Saudações.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Estamos a falar de portáteis , os reparos são iguais.

      Abc

  12. Avatar de Jorge
    Jorge

    Esquecem-se de dizer que este estudo é baseado no mercado americano. Posso estar enganado mas tenho dúvidas que os pais dos alunos universitários em Portugal que se calhar na sua maioria tem dificuldades em pagar propinas, livros, etc, tenham dinheiro para comprar Macs aos filhos….

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      “Este estudo resultou de inquéritos a 2500 estudantes do ensino superior em 5 países. ”

      O mercado americano é 5 países ?

      Abc

    2. Avatar de Ricardo Monteiro
      Ricardo Monteiro

      Diz lá 5 países mas nos somos altamente influenciado SportsTracker hábitos americanos, franceses, alemães e espanhóis no consumo de gadgets e cada vez mais pelos chineses.

  13. Avatar de jedi
    jedi

    Era importante saber quais são os 5 país . Por causa do poder de compra.

    Uma coisa é ser no USA outra coisa é ser na Roménia ou Grecia.

  14. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    Nos estados unidos, talvez.

    Cá, coitados, a trocar e a ir à garantia 3 em três meses porque estão sem teclas a trabalhar lol.

  15. Avatar de Peace
    Peace

    Mais um estudo de $%#&$. Tendencioso e parece encomendado, ou feito apenas para a empresa ser falada. Claro que preferem Mac, os papás pagam e eles podem mostrar aos amigos. Até parece que um pc tb não é facil de usar e não existem pcs com um bom design.

    1. Avatar de Ricardo Monteiro
      Ricardo Monteiro

      Poça poça se vai contra a tua ideia é logo tendencioso. Estás a ser tendencioso. O design é aquele que todos copiam certo?

  16. Avatar de Ricardo Monteiro
    Ricardo Monteiro

    Se perguntar a qualquer estudante se quer um Mac ou um qualquer outro portátil de caras quer um Mac. Aqui o efeito é o design, o status e a vaidade particular de usar um computador bom, na opinião do mundo.

    Quem compra passa a uma opinião de durabilidade e estabilidade. O efeito vaidade passou, até lhe colou dezenas de autocolantes.

    Com 5 anos a opinião de eficiente mantém-se, o Mac é rápido, estável e ele já não se lembra da última vez que o formatou. Vírus, malware e outras cenas dessas não estão no vocabulário dele.

    8 anos depois, já há muito tempo fora da escola, o Mac ainda recebe atualizações e é o computador de trabalho. Não é o status, não é a vaidade e impreco compensou porra.

    Factos na primeira pessoa.

    1. Avatar de Ricardo Monteiro
      Ricardo Monteiro

      O preço compensou…

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Os portáteis com windows também recebem atualizações passados 8 anos…o windows 7 recebeu atualizações durante mais de 10 anos…

    2. Avatar de R
      R

      Considero os seus argumentos válidos, mas tenho um laptop há mais de 5 anos e sempre a funcionar bem. Há quase 1 ano meses coloquei um SSD e fiz upgrade para W10. E por muito menos dinheiro.
      Na minha opinião (e sem conhecer o SO), o MAC acaba por ser à prova de estúpidos porque restringe e é mais fechado. E esta limitação acaba por ser uma vantagem para a maioria porque acaba por ser mais fiável.
      O Windows é mais sujeito a reinstalações – o seu grande ponto negativo (embora melhor), é a degradação causada pelas actualizações.

      1. Avatar de R
        R

        *embora já esteja melhor
        Nota: outro grande problema é o lixo que as marcas instalam. Instalei o Windows “limpo” quando comprei e só instalei novamente (“limpo”) quando fiz upgrade para W10

    3. Avatar de MarioM
      MarioM

      Eu tenho um Thinkpad de 2007 e não me queixo já vai com o Windows 10 portanto isso é tudo tangas.

  17. Avatar de ZédoPovo
    ZédoPovo

    Sou programador numa empresa onde trabalho todos os dias da semana num Apple iMac 21,5” i5-2,3GHz e continuo a achar que Windows é incomparavelmente melhor. Tenho um máquina e portátil com Windows 10 devidamente configurado (só atualiza quando eu quero, por exemplo) e prefiro mil vezes o Windows para trabalhar. A única coisa “melhor” no Mac vs Windows, para mim, é o terminal (uso o iTerm2). Quanto ao resto, ZERO: Prefiro o HeidiSQL ao SequelPro, o MAMP não chega aos pés do Laragon, etc., etc. Poderia explanar mais o raciocínio. E até a questão do terminal está em vias de ser alterada substancialmente pela Microsoft.
    https://devblogs.microsoft.com/commandline/introducing-windows-terminal/

    1. Avatar de LG
      LG

      Também sou programador e durate o estágio puseram me a trabalhar num Mac. Não tinha muita razão de queixa mas faltava-me alguma flexibilidade entre sistemas dentro da empresa que não tinha a compatibilidade a 100% a funcionar. Depois mudei para uma empresa maior que tinha uma parceira com a Microsoft. Mail/Calendário Exchange, Office 365, Hardware de qualidade etc… Tudo funcionava sem problemas. Não era preciso ser um cânio para uma Xerox enorme na rede. MacOS? Sim foi giro mas estabilidade e como solução empresarial? N E V E R

      Mas se eu fosse um designer gráfico, talvez preferisse um MacOS 😉

      1. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        Isso do design é um mito. Um bom ecrã sim, faz diferença. Um designer, teoricamente, não vai trabalhar num ecrã de 13 ou 15″. Windows ou MacOS é indiferente – a ferramenta não faz o designer, e praticamente todo o software existe para as duas plataformas (salvo raríssimas excepções que são facilmente contornáveis). Sobra o bom ecrã.

  18. Avatar de xpto
    xpto

    As percentagens demonstram realmente a imcapacidade do povo de escolher algo funcional. Como sempre o que procuram e o estatuto e nao a performance.

  19. Avatar de TiGaSPT
    TiGaSPT

    Sou estudante universitário e prefiro PC, para alem de tar habituado a windows, nunca gostei de Mac, têm preços exagerados para o hardware que têm

    1. Avatar de jedi
      jedi

      Nao podes ou nao deves dizer que nao gosta de uma coisa que nunca tiveste e nunca usaste diariamente.

      Outra coisa coisa é dizer que são caros, o que é verdade para a nossa realidade. 😉

  20. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Dizer que toda a gente que prefere Mac por estilo ou mostrar aos outros devia ser proibido multado e não poder votar nas eleições

    1. Avatar de Joao
      Joao

      O comuna sempre contra a verdade. Parabéns parasita da sociedade.

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Porque? Disse a verdade?
        Pergunta à maioria dos programadores e vê o que preferem!
        Não digo que haja gente que seja para estilo, agora dizer toda a gente…

  21. Avatar de Jorge
    Jorge

    Preferem um Mac?
    e depois nao tem dinheiro para alugar casa ou pagar propinas

  22. Avatar de Adamastor
    Adamastor

    “Jamf helps organizations succeed with Apple. By enabling IT to empower end users, we bring the legendary Apple experience to businesses, education and government organizations.” Está tudo dito. Mais propaganda veiculada aqui no pplware.

    1. Avatar de LG
      LG

      LOL! Boa! Mais uma capanha que um estudo 😉

  23. Avatar de Douglas
    Douglas

    Creio q depois da 1 experiência com um mac a maioria das pessoas vão querer um mac. Pois antes era usuário dell com uma puta máquina e troquei meu dell gamer por um MacBook Pro versão inicial e ligo no 1 uso já vi a discrepância, o sistema muito mas rapido pra uso de ferramentas como o Android Studio que é bem pesado no mac muito rápido a abertura. Olhe que no dell tinha um ssd m.2 e não tem comparação.
    Para quem querer uma máquina para jogos não recomendado mac, mas para qualquer outra funcionalidade super recomendo!

  24. Avatar de Douglas
    Douglas

    Creio q depois da 1 experiência com um mac a maioria das pessoas vão querer um mac. Pois antes era usuário dell com uma puta máquina e troquei meu dell gamer por um MacBook Pro versão inicial e ligo no 1 uso já vi a discrepância, o sistema muito mas rapido pra uso de ferramentas como o Android Studio que é bem pesado no mac muito rápido a abertura. Olhe que no dell tinha um ssd m.2 e não tem comparação.
    Para quem querer uma máquina para jogos não recomendado mac, mas para qualquer outra funcionalidade super recomendo!

  25. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    Em países menos ricos como o nosso, os computadores Mac simplesmente não compensam – pois, são caros e têm uma pior relação qualidade-preço.

    Se não gostam do Windows e vêm no Mac OS um sistema operativo superior (que é, claramente, em relação ao Windows) têm uma outra variante da família de sistemas operativos UNIX (a que pertence o Mac OS) que é o GNU/Linux. O qual, não é tão polido quanto o Mac OS, sim, e pode não ter tantos programas específicos, mas que dá para tudo o que é essencial.

    (Com cada vez menos dinheiro de sobra que têm os estudantes, hoje em dia – em Portugal e não só – é de considerar seriamente esta última alternativa. Que, para além de mais barata, tem toda uma ideologia bela por trás.)

  26. Avatar de Frederico
    Frederico

    É muito relativo. E depende muito do tipo de utilização. Edição de video/som/imagem um apple fica a anos luz de um windows. Os programas nativos correm bem, sao estaveis e dao confiança ao utilizador.

  27. Avatar de Mario
    Mario

    Resumindo, quem usa ou quer um Mac tem bom gosto, gosta de ter status (a Maçã), acha que os produtos tem maior durabilidade e que o sistema é mais simples e fácil de usar.
    Enquanto os amantes do PC só veem um motivo para usá-lo: preço barato.

  28. Avatar de Diogo Santos
    Diogo Santos

    se pcs com windows fossem todos mais caros que mac iam querer ter tudo windows.. têm de se demostrar superiores..

  29. Avatar de Tecnical
    Tecnical

    Querem um MAC, mas depois precisam de aplicações que so correm em Windows… Vá-se lá perceber…