Confirmado: Huawei OS será compatível com todas as aplicações Android

66 Comentários

A alternativa da Huawei ao sistema operativo da Google poderá executar todas as aplicações desenvolvidas para Android. Desse modo, o impacto para os atuais utilizadores será virtualmente nulo. Ao mesmo tempo, ficamos a conhecer o nome desta plataforma baseada no AOSP, Huawei OS, ou HongMeng.

A alternativa, agora confirmada, permitirá à gigante chinesa fintar a Google e todo o seu Android.

Huawei OS Android Google HongMeng


Ainda que este seja o plano B, e que a empresa esteja a fazer os possíveis para se manter com o Android, a necessidade para considerar um rumo alternativo é bastante real. Aliás, findo o prazo dilatório concedido à Huawei para garantir o suporte aos atuais dispositivos, empresas como a Google poder-lhe-ão ser barradas.

Sem a Google, o Huawei OS aparenta ser a solução!

É o mais recente capítulo na série de infortúnios que têm assolado esta empresa. Contudo, de acordo com as informações agora avançadas pela publicação HuaweiCentral, o seu sistema operativo suportará todas as aplicações que atualmente utilizamos nos nossos smartphones ou tablets Android.

Por outras palavras, a fabricante chinesa certificar-se-á que o utilizador continuará a ter uma experiência muito similar. Isto na hipótese in extremis de o Android ser-lhe efetiva e definitivamente barrado. Recordamos, a propósito, que o sistema do robô verde pertence à Google e por sua vez, esta pertence à Alphabet.

As novidades surgem pouco após termos avançado a iminência da apresentação e possível lançamento do Huawei OS, ou HongMeng. Entretanto, a publicação supracitada confirma que essa plataforma será perfeitamente compatível com as aplicações ou apps existentes.

Fintando o Android com o Huawei OS ou HongMeng

Para o efeito, a publicação cita fontes próximas do assunto, além da palavra de Yu Chengdong, CEO e responsável máximo pelo departamento de smartphones da empresa. É uma garantia, sobretudo para os consumidores, que provavelmente nada mudará. Aqui, claro, pelo menos à superfície.

O nome desta plataforma ainda é alvo de debate. No entanto, a mesma já estará a ser testada na China, junto de alguns utilizadores. Aí, a nomenclatura utilizada é HongMeng, ao passo que internacionalmente não seja um nome sonante. Com efeito, vemos o Huawei OS a ser repetido vezes sem conta pelas mesmas fontes.

Em suma, é provável que HongMeng OS seja o nome dado à versão em testes na China. Já para os mercados internacionais, é extremamente provável que o nome seja algo mais sonante, e familiar. Já numa última nota, este sistema operativo deverá ser disponibilizado a partir do outono, ou até à próxima primavera.

Será esta a garantia que os utilizadores precisam?

https://youtu.be/n1WuGyasl9U

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Seria a bofetada ideal à Google usar um SO da marca. Mesmo a Google facilitando a marca literalmente borrifava-se para a Google… 😆

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      Acredito que seja mesmo isso que vai acontecer..
      olha par a Apple… vês logo o que a Huawei vai fazer… sem depender so software dos americanos e com telemovies a um custo apetecível … e a implementar o mesmo nos seus portáteis vai ser o fim da bicada para os americanos…
      O presidente americano “pato” donald j trump “trampa” .. vai ter que se fazer homenzinho ou arrisca-se a ficar conhecido como o otário que incendiou uma “guerra” contra uma carrada de países porque pensam de forma diferente…

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Custo apetecível? Desde quando é que um Huawei P30 Pro tem um custo apetecível?

        1. Avatar de André Soares
          André Soares

          Eu também nao percebo porque tanta gente diz isso, p30 pro ,o mate 20 pro quando saiu era muito caro, os topos de gama da samsung o preço é muito identico a apple é um pouquinho mais caro,o que se pode apontar à apple é que depois do iphone 10 no ano a seguir trouxe uma copia do 10 ainda mais caro e um carregador de 5w que é ridículo

        2. Avatar de Mário Costa
          Mário Costa

          Comparando com as maçãs, é mais barato. Acresce a variedade das apps free tão do agrado dos utilizadores. Ah, e na China também se vendem muitos Iphone e Ipad… e se houver boicote à Apple? Tem a palavra o Trampa…

    2. Avatar de irlm
      irlm

      … de luva branca…
      grande resposta por parte da Huawei

    3. Avatar de Rui João
      Rui João

      Só falta é o melhor, os Google services. A huawei é lixo.

      1. Avatar de KodiakSwallows
        KodiakSwallows

        …Google Services não são necessários para o funcionamento total das apps que deles dependem!
        Há o NanoDroid-microG, MicroG-playstore-patched, AuroraStore, etc…
        O teu cérebro é lixo…

      2. Avatar de José
        José

        Nem mais ..

  2. Avatar de Tiago
    Tiago

    Vamos ver se estas medidas contra a Huawei não se vira o feitiço contra o feiticeiro ! Pode ter sido aberta a caixa de pandora ! Aguardemos para ver !

  3. Avatar de Pedro R.
    Pedro R.

    O Trump só sabe dar tiros nos pés! Sem o mercado chinês, iremos assistir a uma redução colossal das exportações de tecnologia americana com consequências negativas óbvias para a economia norte-americana. Ainda por cima, anda a insistir em supostas atividades de espionagem da Huawei, quando, desde as revelações do Edward Snowden, todos ficámos a saber que empresas como a Google, Apple, Microsoft, enviam todas as informações para a NSA. Enfim, grande hipócrita e enorme nabo! O problema é que todos sofreremos consequências dos atos desse homem. Apenas até às próximas presidenciais nos EUA, espero eu!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Sim, mas ele só se preocupa com a espionagem de fora, a dentro é que lhe interessa.

    2. Avatar de Tomás
      Tomás

      Sim e parece-te que os democratas não fazem o mesmo ? Nada vai mudar Democratas Republicanos vão fazer sempre a mesma coisa.

  4. Avatar de Gabriel Águas
    Gabriel Águas

    Isto pode ter sido mau para eles mas por outro lado até pode ser algo bom se for bem sucedido, e que inspire outras fabricantes a fazer o mesmo e libertarem-se do monopolio da google.
    Concorrencia so faz é bem, o melhor exemplo disso é a intel vs AMD.

  5. Avatar de Lucas
    Lucas

    O governo dos EUA cometeu o imenso erro.
    A Europa e a Ásia irão promover sistemas operativos em alta força para não ficar dependente de norte americanos loucos.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Cuidado se as fabricas e tecnologia não saem todas da China para o ocidente…criando empregos novamente para estas bandas ocidentais…e apenas os chineses fiquem com o mercado interno…isso sim. Intel, Qualcomm, Xilinx e Broadcom referiram que iriam parar de fornecer hardware. Já a Infineon alemã também já suspendeu fornecimento à huawei

      1. Avatar de Melanie
        Melanie

        Isso é porreiro e de onde acha que vem (mas deixará de vir) 80% da matéria prima usada por Intel Qualcomm Xilinx e Broadcom??
        Acha mesmo que os chineses não vão dar uma bofetada ao Sr. Trump?
        Sabe em que mãos está 70% da dívida pública dos EUA?

          1. Avatar de John Doe
            John Doe

            Apenas uma curiosidade:
            Se, no primeiro gráfico somares os USInvestors, os USGovernment, Federal Reserve e pensares como o dinheiro é “criado/inventado” por esta última (FED) e “emprestado” ao Government e aos, perdoem os exemplos, “Berardos” e “Salgados” que são os Investors, a dívida é meramente fictícia…
            Em relação ao artigo, a verdade é que quanto mais autónoma for uma empresa, melhor. O ideal é tudo isto se traduzir em maior concorrência e melhores serviços para o consumidor.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        As fábricas mais facilmente sao movidas para india e paises asiaticos que para o ocidente.
        E as marcas chinesas mudam de componentes “Americanos”para components chineses.

        Mas há quem diga que perder o Mercado chines é bom para as empresas Americanas

        1. Avatar de So7t
          So7t

          India, Vietnam, Filipinas, Paquistão … Estão a esfregar as mãos e todos eles com más relações com os chineses!!

          Aconselho vivamente a visualização deste vídeo… O autor salienta o fim da ausência de taxas alfandegárias como incentivo à exportação da economia Chinesa!!
          https://youtu.be/c1BLtYGyffc

  6. Avatar de Marco
    Marco

    Como user Huawei gostava que o OS da Huawei fosse para a frente, e otimizassem o mesmo como faz a Apple com os seus produtos.
    Independentemente das maluquices do Trump, dos avanços e recuos da Google quem ganhava era o consumidor Huawei, a própria Huawei que não dependia de OS’s de ninguém e como já foi dito era uma chapada de luva branca à Google, ao Trump e aos EUA, e uma demonstração de poder e autosuficiencia própria!

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Há também a questão do hardware… Intel, Qualcomm, Xilinx e Broadcom referiram que iriam parar de fornecer hardware. Já a Infineon alemã também já suspendeu fornecimento à huawei

      1. Avatar de Elkido
        Elkido

        A HUAWEI tem o seu próprio Hardware… processadores Hilsicon Kirin…. são autosuficientes…..a China é a maior fornecedora de hardware e Smartphones e gadjets e matérias primas do mundo….os Americanos é que se vão lixar…. até a maioria dos iPhones são fabricados na China…..a ver se substituem o maluco do Trump porque os EUA e o resto do mundo precisam da Huawei para fornecer hardware e Redes 5G baratas e as demais empresas Chinesas…. Eu só compro Smartphones Chineses da NET… são melhores e mais baratos

        1. Avatar de Vítor Rocha
          Vítor Rocha

          Os processadores da huawei e todos outros componentes usam componentes da intel e afins, não são totalmente autosuficientes. A maioria dos iphones são fabricados na china, o que torna a apple um cliente da china, se a china perde esse cliente é muito dinheiro que ficam a perder tb. Para a apple põe a suas fabricas na india (que é o que já começaram a fazer) e está tudo bem. O pior será se proibem a venda de iphones …

  7. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    uma coisa que me quer parecer é que com este presidente os EUA estão a cavar um poço ben fundo… não é só na tecnologia, mas noas ameaças que fazem a outros países …
    Só espero é que se der para o torto a sério.. que não arrastem toda a gente com eles.

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Trump é protecionista e defende os EUA primeiro. Mesmo que a huawei desenvolva outro SO, a questão não é somente essa. Intel, Qualcomm, Xilinx e Broadcom referiram que iriam parar de fornecer hardware. Já a Infineon alemã também já suspendeu fornecimento à huawei. A china tornou-se um gigante ao captar as tecnologias do ocidente, para as depois copiar e usar em proveito próprio. Podem copiar, mas desenvolver como faz o ocidente, duvido

    1. Avatar de RPG
      RPG

      Huawei tem a HiSilicon para produção de processadores e muitos outros CI, onde já podes ver por exemplo o famoso P20 PRO com processador deles (Kirin 970). Pode haver poucas empresas Chinesas a inovar como dizes, mas a Huawei certamente não é uma delas lol.. O Huawei Fold e o 5G são prova disso.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        A inovar, mas depois usa lentes da Leica, alemãs…

        1. Avatar de Mapril
          Mapril

          Lentes leica? Não, lentes chinesas, apenas pagam à leica para usar o seu logo

    2. Avatar de MMario
      MMario

      Não nos devemos esquecer que muito antes de qualquer País existir na Europa ou na America a China já existia e muitas invenções já têm milhares de anos descobertas na China anda muita gente a fazer dos Chineses parvos mas eles não o são vai suceder o contrario quando estiveres em velocidade de cruzeiro vão arrastar muitos.

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      E essas empresas sao as que mais tem a perder. Com a Huawei perdem um grande cliente, a Huawei facilmente arranja alternativas nao EUA, e quando isso acontecer existe o risco de outras chinesas marcas fazerem o mesmo.
      Parecendo que nao o Mercado chines é +- 30% do mercado mundial. 30% é um rombo enorme para qualquer empresa.

  9. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    Dado o actual mercado de aplicações (e podendo haver utilizadores exigentes, quanto à disponibilidade específica de algumas – e também quanto à variedade das mesmas) quase que era óbvio que a Huawei iria usar o AOSP, para manter (muito mais facilmente) a compatibilidade dos seus smartphones com as actuais aplicações Android.

    É a maneira mais simples de (pelo menos, por agora) resolver o problema… E depois, no futuro, logo se vê se se avança com uma alternativa realmente diferente, caso haja condições para um mercado de aplicações alternativas suficientemente bom.

    Espero até (i.e. estou a torcer para) que isto resulte no mesmo que aconteceu com o OpenOffice e o LibreOffice, por exemplo – em que o “fork” que surgiu por causa de tentativas de controlo acabou por ultrapassar o software original, em termos de popularidade.

  10. Avatar de Miguel Gandara
    Miguel Gandara

    Acho que seria uma excelente oportunidade para a lineageos se chegar à frente…

    1. Avatar de BlackFerdyPT
      BlackFerdyPT

      Os chineses já têm um sistema operativo equivalente, que é tão bom ou melhor do que o LineageOS, chamado Mokee: https://www.mokeedev.com/en/

      E, o que a Huawei irá então fazer é a mesma coisa que estes dois projectos fizeram, mas sob o controlo da última.

      Excelente oportunidade, para mim, seria para a Huawei (mais tarde) seguir o mesmo caminho que seguiu o governo russo – e produzir um sistema operativo baseado no Sailfish OS (https://www.theregister.co.uk/2016/12/07/russia_bid_mobile_self_sufficiency_sailfish/) – que é muito mais interessante do que o Android.

  11. Avatar de Napoléon Bonaparte
    Napoléon Bonaparte

    E acham que a Google vai deixar descarregar as apps da Play Store para equipamentos que correm sistema operativo Huawei?! Devem estar a brincar…!
    Mais vale a Huawei aproximar-se da Aptoid, que pode responder às necessidades deles, em vez de pensar que pode fintar a Google recorrendo à Play Store. Porque isto não vai acontecer, como é óbvio: tentam descarregar a app…
    E dá erro!

    1. Avatar de Nuno Monteiro
      Nuno Monteiro

      Se a própia google diz que o vai permitir onde está a duvida? A google é uma empresa privada que quer o melhor para ela, e perder o mercado chinês não é opção, já dizia o velho ditado, quando não aguentas junta-te a eles e é o que a google vai fazer, cumprindo as regras de trump mas de forma indireta mantem tudo “igual”. Isto é simplesmente uma chapada de luva branca a trump e EUA onde as própias empresas americanas estão contra as regras.
      Sinceramente acho que já devia ser tudo mais evoluido, as questões politicas só estragam este mundo, um novo sistema de dominio inter-paises era bem vindo…

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Não sei se sabes, mas no mercado chinês não existe Google Play Store, não é permitido. Ah pois, uma das maravilhas da China, a censura…

        1. Avatar de Nuno Monteiro
          Nuno Monteiro

          Em bastantes videos chineses aparece a dita playstore, vpn’s e root’s também são umas das maravilhas da china.

  12. Avatar de Daniel
    Daniel

    Eu fico a rir das pessoas que acham que só porque é Android precisa do Google. Acho que nunca ouviram falar de custom roms e de microG.
    Imaginem se soubessem das possibilidades sem o Google.
    Ficariam muito decepcionados por terem sido enganados por grande corporações.

    1. Avatar de Eddy Parera
      Eddy Parera

      Enganados não… As roms stock recebem atualizações de segurança todos os meses. São trabalhadas para o modelo intensivamente.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E donde provém as stocks ROMS? É tudo feito a partir de código AOSP da Google. Quer queiramos ou não, quem faz o grosso do trabalho é a Google. Não quer dizer que amanhã não se crie um fork do AOSP e se comece um desenvolvimento separado, e as marcas embarquem nisso. Mas por agora, o projecto Android da Google é muito poderoso, e nem a Samsung mudou para o Tizen como se falava.

  13. Avatar de Manuel Pereira
    Manuel Pereira

    Pode até conseguir executar APKs, mas como vão resolver as dependências de serviços como o Google Play Services e afins dos quais imensas Apps dependem?!

    Só se os Devs lançarem versões “especiais” o que coloco imensas dúvidas.

    1. Avatar de Eddy Parera
      Eddy Parera

      Um método de login através do novo sistema não precisa da google play para nada… Desde que os devs implementem isso nas apps.
      Como é óbvio, a Huawei vai disponibilizar essa api.

      É da mesma forma que muitos devs superaram as diferenças android vs ios, mantendo os dados na cloud e associando vários tipos de login para essa conta.

      Ao que parece, o novo OS é apenas um fork do Android e por isso vai facilitar a vida a quem desenvolve aplicações.

      Agora só falta o Trump proibir o mundo de fazer apps para a Huawei xD

      1. Avatar de joao
        joao

        nota-se que nao fazes apps.
        ja nao chega ter que fazer builds e gerir esses builds para 2 lojas (apple e google) ainda vem mais um a abrir uma loja? so se vai meter as apps nessa nova loja se der retorno e se o mercado assim o justificar. como as apps no lado da google dao pouco lucro se é que dao…..(o povo adora gastar 100 euros num jogo da bola mas para dar 1 euro numa app…ui ui). pessoalmente so meto la builds se o cliente o pedir e o pagar. as minhas apps pessoais, nope. nao estou para fomentar diversidade de lojas. nao é bom para ninguem. a amazon tinha a sua loja com as “mesmas” apps da google store….normalmente desactualizadas e em muito menor numero. o cliente so perde com isto.

    2. Avatar de barf
      barf

      Não vão. Por isso o BBOS não vingou. E era um ótimo sistema.

    3. Avatar de BlackFerdyPT
      BlackFerdyPT

      Em último caso, criam um equivalente ao “Google Play Services” (da mesma maneira que o projecto ReactOS faz o que é preciso, para que nele corram também os programas feitos para o Windows).

      E, se o Android, em reposta, começar a exigir que as aplicações para ele criadas só possam correr com um “Google Play Services” original instalado, havendo a mesma base AOSP no sistema operativo da Huawei, certamente que a portabilidade para o último não será difícil de se fazer (por quem também queira vender aplicações num mercado tão grande como é o dos smartphones da Huawei – da mesma maneira que o fazem para o, até mais pequeno, mercado dos iPhones).

      1. Avatar de joao
        joao

        a questao nao é ser facil ou dificil fazer o port…
        é mais uma loja para gerir….33% a mais do que existe actualmente. mais custos para o cliente e para a empresa que faz as apps. ninguem quer mais custos. o cliente tambem nao quer ver uma app com uma versao numa plataforma e chegar a outra ter outra versao mais antiga so pq a plataforma menor nao tem tanta actualizacao pq nao compensa ir la tantas vezes (amazon store)….
        o SO da blackberry foi um fracasso pq ninguem la metia apps que se justificava os custos embora o SO era superior ao android na altura.
        O da microsoft pior que era preciso uma equipe dedicada a fazer apps com um mercado de 1 a 3% quem é a empresa que investe nisso?
        agora com lojas a popular por cada marca ia ser bonito….

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        E até digo mais, isso vai ser uma loja usada pelos clientes Huawei e pouco mais, qual o incentivo que os programadores terão para lançar lá as suas apps? E se a Play Store é o que é, e já tem tido imensos problemas de apps manhosas e perigosas que passam os controlos de segurança, imagino na loja que a Huawei vai usar. E se não conseguir garantir que grandes apps como WhatsApp, Spotify, Facebook, Youtube. Para muitas pessoas não lhes interessa se a loja é da Google ou não, o que interessa é que tenha as apps que usam.

  14. Avatar de Elkido
    Elkido

    A HUAWEI é a empresa com mais patentes do mundo…. tem uma série de empresas de componentes dela…a Hilsicon é a que lhes fabrica os processadores e outros componentes….. é das empresas mais completas do mundo e é autosuficiente

    1. Avatar de jose
      jose

      Marca com mais patentes? Essa é para rir.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Marca essa que começou por copiar routers da Cisco…

    3. Avatar de Napoléon Bonaparte
      Napoléon Bonaparte

      Talvez seja antes a Hisilicon…

  15. Avatar de JMS
    JMS

    E serviços/ apps como Gmaps e Waze? Poderão ser acedidos? Como?

    Duvido que a google permita ou implemente estas apps nova store da Huawei.
    Não nos podemos esquecer da importância de alguns dos serviços da Google.
    Sendo o FB e Twiter tb americanas poderão (aos olhos desta nova lei) implementar as suas apps nesta nova loja? (wattsup incluído aqui)

    Estes são apenas algumas apps que poderão não existir neste novo ecossistema e que garantidamente deitaram por terra a viabilidade do mesmo.

  16. Avatar de Miguel
    Miguel

    Óbvio. Isto só vai fazer com que outras empresas comecem a abrir os olhos e tenham receio de estar dependentes da Google, ainda vamos assistir aos fabricantes criarem as suas versões AOSP, com possibilidade de instalar lojas tipo aptoide, com mais liberdade e independência da Google. O Trump vai dar um grande tiro nos pés. “América First”.

  17. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    O que é que uma coisa tem a ver com a outra? Apenas a Huawei (e talvez a ZTE) serão afetadas por este bloqueio. Marcas chinesas há aos pontapés, e continuam a ter acesso a tudo. Para a concorrência da Huawei é que devem estar de sorriso na cara. Para marcas como a OnePlus ou Xiaomi, ambas chinesas, se apanhassem uma boa fatia de clientes da Huawei até cantavam o fadinho.

  18. Avatar de Fteixeira
    Fteixeira

    LOLOLO agora sim, mais ng os para de vender dados LOL. Pessoalmente, acho que a nivel de protecção de dados, isto era o pior que podia acontecer. Se a google ainda fazia algum controlo para passar certificação, agora é mm tudo em frente.
    Para mim, é fim da marca.

    1. Avatar de pedro
      pedro

      vender dados sem autorização…. Estás a falar da google, claro, a maior parasita da rede…

  19. Avatar de Álvaro
    Álvaro

    O engraçado é que a huawei é a única marca chinesa alvo desta manobra. Ou seja, segundo o regime chinês, todas as empresas chinesas estão obrigadas a dar informações e outras aos serviços militares, secretos, etc. Mas a huawei como já começa a fazer mossa no share de vendas dos americanos, já dói, ainda por cima de um claro inimigo do país. Samsung ainda passava, sendo sul coreana, e sendo apenas uma. Agora sempre que alguma chinesa chegar lá a cima. Vai ser barrada por ser chinesa.

    Em relação ao huawei OS, se as Google apps forem bloqueadas lá, é igual ao litro.

    1. Avatar de bTN
      bTN

      “EUA preparam-se para adicionar Hikvision, Dahua e outras empresas chinesas à lista negra”
      “EUA preparam-se também para banir a DJi”

  20. Avatar de Roger
    Roger

    Tomara que esse novo OS não seja baseado em JAVA.Porque o mesmo, é cheio de falha de segurança.

    1. Avatar de Pedro Ribeiro
      Pedro Ribeiro

      Tipo Android?

  21. Avatar de bTN
    bTN

    A ARM (Britânica) também já cortou relações com a Huawei…o que não vai ser muito bom para a Huawei, porque eles usam o desenho dos cores para os seus Hisilicone

  22. Avatar de Kanu
    Kanu

    Que grande estalada sem mão. Esse Trump(a) até engole em seco, fique lá no seu canto sujo a tentar ser o dono do mundo. Venha lá esse OS a bombar… Nós é que devíamos boicotar os produtos Made in usa…. Não compro mais nada deles.

  23. Avatar de Jorge Cluni
    Jorge Cluni

    Mas para quem já tem um telemóvel Huawei (nomeadamente p30 lite) o que vai acontecer com as actualizações? Iremos continuar a ter updates? Tanto das aplicações como da própria emui?