Chegou o novo Mozilla Firefox 67! Vai ficar rendido à rapidez

42 Comentários

Mais um mês e mais uma versão do popular Mozilla Firefox! A empresa continua empenhada em oferecer ao utilizador final um browser completo, rápido e estável. A luta pelo primeiro lugar deste ranking, que é ocupado pelo Google Chrome, parece quase impossível, mas no futuro poderão existir novidades: a Microsoft está mais forte que nunca e a Mozilla não para.

Recentemente foi lançado o novo Mozilla Firefox 67! Vamos conhecer as novidades.

Chegou o novo Mozilla Firefox 67! Vai ficar rendido à rapidez


A Mozilla começou hoje a disponibilizar o novo Firefox 67. Esta versão, tal como já tínhamos revelado, passa a disponibilizar uma nova funcionalidade, baseada no Tor, para garantir a melhor privacidade dos utilizadores.

Chegou o novo Mozilla Firefox 67! Vai ficar rendido à rapidez

No entanto, a novidade em destaque é o suporte para WebRender (também denominado por Quantum Render) que, infelizmente, apenas estará disponível para utilizadores com o Windows 10 e com gráficas Nvidia. Esta opção pode ser ativada em gfx.webrender.all, colocando o valor a true.

Com o WebRender, queremos que as aplicações sejam executadas com uma velocidade de 60 frames por segundo (FPS), ou melhor, independentemente de quão grande seja o seu ecrã ou quanto da página esteja a mudar de frame para frame. E isso funciona. As páginas que são apresentadas a 15 FPS no Chrome ou no Firefox atual passarão para 60 FPS com o WebRender.

Nesta versão, a ferramenta de screenshots perdeu a opção de upload e há também novas funcionalidades no que diz respeito ao bloqueio de conteúdos, especialmente ao nível dos “Cryptominers” e “Fingerprinting”.

Se não conseguir atualizar diretamente do browser, experimente um dos seguintes links:

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jedi
    jedi

    Ainda nao está disponivel no links acima mencionados. Pelos menos no momento de escrita deste comentario.

  2. Avatar de Furtz
    Furtz

    ” Vai ficar rendido a rapidez” hahahahaha esses títulos……tsc tsc

      1. Avatar de Tiago Ferreira
        Tiago Ferreira

        +1

      2. Avatar de Doutorado
        Doutorado

        80% do mercado discorda da tua opiniao. O consumo excessivo de ram do firefox também. O firefox e tao bom que ninguem o usa hoje em dia por isso percebes muito disto sem duvida,

        1. Avatar de Alfie
          Alfie

          Queres dizer que sou ninguém?
          Finalmente sou qualquer coisa!

        2. Avatar de fak
          fak

          considerando que a mozilla é um vendedor ambulante numa aldeia comparada com a google em termos de dinheiro, o firefox está 5 estrelas, conseguindo ser concorrencia direta ao chrome, independentemente do marketshare.

          a vantagem do chrome é que a google mal lhe mexe, é um tweak ali, corrigir um bug aculá, aumentar a segurança até ao ponto que convém à google, etc, então torna-se um browser que é instalar e esquecer praticamente.

          é a unica vantagem do chrome…

          algo que me fez rir milhoes em março: “Google Chrome UPDATE: World’s most popular browser getting MAJOR change this year” – express.co.uk
          major… não passa de um adblock…
          browser mais parado no tempo que o chrome é impossivel.

        3. Avatar de Mario
          Mario

          E quem liga pra RAM? Todos os browsers atuais usam muita ram porque os sites, a internet, exige mais ram.
          Se tens um computador lixo, que se ferre. Computadores atuais tem em média de 6 a 8 GB de RAM. O meu tem 32 GB de RAM, o que eu menos me preocupo é com “ram”.
          Só os tolos e pessoas com computadores pré-históricos que vão se preocupar com isso. Mas pra isso tem solução, usem distros Linux minimalistas ou comprem um computador decente!

    1. Avatar de Christian
      Christian

      Chrome…

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Você só faz falar bem de Windows, de Apple, de Google e de Chrome.
      És apenas um maria-vai-com-as-outras, vives no mainstream, não consegues pensar fora da caixinha, “se todos usam, é porque é bom”.

  3. Avatar de Nuno Monteiro
    Nuno Monteiro

    Chrome a ser posto de lado, já a algum tempo que passei para o OPERA, de inicio não foi assim tão facil deixar o chrome mas depois pasosu a aser 100% OPERA, VPN incluida e muito mais rápido.

  4. Avatar de Tomás Taveira
    Tomás Taveira

    Não,ainda não chegou o novo Mozilla Firefox 67,se não está disponível nas actualizações,provavelmente é uma versão Beta.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Já, já chegou sim sr… Foi abrir o browser e ele atualizou na hora: 67.0 (64-bit)

      1. Avatar de Tomás Taveira
        Tomás Taveira

        Acabei de actualizar,demorou algumas horas a estar disponível.Também actualizei a Bios (UEFI) e a chipset da minha Crosshair VII Hero X470,já está preparada para a nova geração de Processadores Ryzen.

        1. Avatar de zedosbois
          zedosbois

          não respira

    2. Avatar de SergioM
      SergioM

      Acabei de atualizar diretamente pelo Firefox.

    3. Avatar de Daniel
      Daniel

      Nossa, já atualizei no Linux e no Ruindows ainda tá preso ao passado?
      Depois dizem que o Windows é o mais rápido em tudo e que quem usa Linux vive preso ao passado.

      Só riu!!!

      1. Avatar de james
        james

        “so ryu”

  5. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    e um link para o site do firefox onde estão as afirmacoes? ou para a pagina oficial da mozilla sobre a release?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Já sabes que podes acreditar em nós, mas de qualquer forma, aqui tens o que pediste: https://www.mozilla.org/en-US/firefox/67.0/releasenotes/

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Nos computadores modernos não se nota diferença, mas nos antigos o Chrome é muito mais rápido e estável… no Firefox, que uso frequentemente, se começar a visitar muitas páginas começa a bloquear por tudo e por nada, enquanto que no Chrome tal raramente acontece… mas lá está isto em computadores muito antigos, nos modernos parecem ambos rápidos… e esta conversa da velocidade não faz sentido porque já não se nota diferença de qualquer das formas.

  7. Avatar de cesar boaventura
    cesar boaventura

    deixei de usar o firefox desde a versao 58 e muita lentidao

    1. Avatar de fak
      fak

      tu para doutorado és muito imaturo…

      certeza que és mesmo doutorado? é que de um doutorado pensava que pelo menos iria fazer o trabalho de casa…

      dizes que já ninguém usa o firefox mas o firefox é o browser em 2º lugar no ranking do marketshare… se ninguém o usa-se, talvez não estivesse em 2º lugar… digo eu, não sei nada disto, não sou eu o doutorado… és tu…

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Esse cara é fake daquela Pia ou Luisa, tenho quase certeza. A forma de digitar é a mesma, as críticas, rasas e pra provocar flamewar. Me admira que a moderação deixe passar comentários como este, que NADA AGREGAM. Apenas geram conflitos. Se eu fosse o Pplware usaria o Facebook ou Disqus no comentário, assim seria fácil bloquear e saber quem é o engraçadinho que anda a postar trollagens. Mas parece que o Pplware adora uma polêmica pra levantar a popularidade do site e fazer criar mais comentários (mesmo que inúteis).

    2. Avatar de james
      james

      Doutorado, geralmente Nerd’s fazem leitura de notícias como esta , e ainda mais se tratando de um release de browser.

  8. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    O Firefox é óptimo para ver filmes e poupar o disco rígido!

    Experimentem ir a about:config e procurem por “readhead”. Mudem o valor predefinido (que é 60) para por exemplo 99999. Poderão ver o filme sem os irritantes travamentos. Além disso até permite usar um addon como o video speed controller que permite avançar no filme nas partes que são mais chatas.
    Isto é impossível de fazer no Chrome.

    Outras coisa que o Firefox permite é poupar o disco rigido: basta ir a about:config e procurar por sessions e acrescentar ao valor que está predefinido (salvo erro 15000) dois zeros. O tempo de intervalor de gravação da sessão no disco rigido aumenta o que o poupa o disco rigido. São gigabytes de poupança. Isto não se aplica aos discos de PC’s novos. Mas quem tem um PC antigo pode prolongar a vida do mesmo com este truque.
    Isto também é impossível de fazer no Chrome.

    Estes são dois grandes argumentos. Mas há mais coisas a explorar. O Firefox permite ainda pôr a cache na RAM poupando também o disco rígido. Aqui o Chrome também o permite.

    1. Avatar de fak
      fak

      deixo aqui a minha compilação de tweaks para about:config.
      recomendo verem todas, uma a uma, para mim isto é ideal, para vós pode não ser.
      uso estes tweaks todos e 0 problemas, deixa o firefox bastante mais rapido, tanto a iniciar como a navegar.

      – browser.sessionhistory.max_entries -> 10 —- reduz o historico para 10 sites.
      – nglayout.initialpaint.delay -> 0 —- o firefox apresenta as paginas só depois de fazer o download das mesmas, não há consumo de recursos enquanto a pagina não for descarregada, agilizando o firefox.
      – browser.cache.memory.enable – > 12288 —- só este tweak torna o firefox imensamente mais rápido.
      – browser.cache.disk.capacity -> 4096 —- limita a quantidade de chache, ou seja, reduz o consumo de ram.
      – config.trim_on_minimize -> true —- O firefox liberta a memoria quando é minimizado.
      – network.prefetch-next -> false —- pára o prefetch do firefox, o firefox faz prefetch de recursos para serem usados no futuro e em teoria agiliza o firefox, mas, quando algo é armazenado e não é usado, continua lá a consumir recursos, daí eu ter como false.
      – toolkit.cosmeticAnimations.enabled -> false —- desativa as animações do firefox, fica ainda mais rapido.
      – browser.sessionhistory.max_total_viewers -> 8 —- nos botões back/forward fica em ram apenas 8 sites, a partir dos 8 o firefox descarrega novamente a página. faz o firefox consumir ainda menos ram.
      – browser.download.animateNotifications -> False
      security.dialog_enable_delay -> 0
      network.prefetch-next -> False (só para quando a net é lenta)
      browser.newtabpage.activity-stream.feeds.telemetry -> false
      browser.newtabpage.activity-stream.telemetry -> false
      browser.ping-centre.telemetry -> false
      toolkit.telemetry.archive.enabled -> false
      toolkit.telemetry.bhrPing.enabled -> false
      toolkit.telemetry.enabled -> false
      toolkit.telemetry.firstShutdownPing.enabled -> false
      toolkit.telemetry.hybridContent.enabled -> false
      toolkit.telemetry.newProfilePing.enabled -> false
      toolkit.telemetry.reportingpolicy.firstRun -> false
      toolkit.telemetry.shutdownPingSender.enabled -> false
      toolkit.telemetry.unified -> false
      toolkit.telemetry.updatePing.enabled -> false —- desde o hifen até aqui, estes desativam animações e o pré-carregamento de páginas da net.

      umas extensões muito boas são auto tab discard, one tab e speed tweaks (já usei mas devido aos tweaks acho desnecessário). algo bastante melhor que extensoes é também usar bookmarklets, é mais seguro e torna o firefox mais estável, além de que já não há extensões a consumir ram permanentemente.

      1. Avatar de Luisa
        Luisa

        Onde aprendeste tudo isto, leste alguma matéria que ensina ou és hackudo?

        1. Avatar de james
          james

          ou Haduken ?

        2. Avatar de fak
          fak

          @Luísa

          fiz o que uma prof minha me dizia muito: fui pesquisar. não percebo patavina do que maioria do que anda no about:config faz, alguns são autoexplicativos, outros nem tanto…

          @Zedoido

          alguns estão desatualizados então, os tweaks foram fruto de pesquisas passadas, guardo isso tudo num bloco de notas no windows, fiz copy paste, apenas melhorei a leitura, mas como o about:config já é o mesmo desde antes do Quantum, não sabia que haviam alguns que se tornaram boolean, mas também não me preocupei muito já que disse para verem todos 1 a 1 para saberem melhor para que servem, porque alguns dos que estão aí vão mais além do que consumo de ram ou animações.

          1. Avatar de zedoido
            zedoido

            @fak, obrigado por reconheceres alguns erros nos teus tweaks, e mesmo com alguns erros, é de louvar a tua iniciativa, pelo interesse no about:config do Firefox.

            Realmente, quase todo o segredo em termos de melhoramentos, no que respeita a Segurança, Privacidade, Anonimato e Outro tipo de configuraçaoes, como seja o caso, da minimizaçao do impacto em termos de gastos de memoria RAM no SO em causa, passa por aí mesmo.

            Mas como és interessado, aí ficam mais uns “about” para estudares:

            about:about
            about:addons
            about:cache
            about:crashes
            about:memory
            about:networking
            about:preferences
            about:profiles
            about:telemetry

            etc., etc.

            Deves antes de tudo, realizar um backup ao profile corrente, o qual podes ver em:

            about:profiles, o qual se deve encontrar em /firefox (desculpa, nao uso MS Windows) e realizares a cópia e depois fazeres o paste desse directorio, mas com um nome totalmente diferente, ou se quiseres, colocas .bak no final desse ficheiro original.

            Assim, todas as alteraçoes, passam a ser realizadas no ficheiro original, e NUNCA no ficheiro xxxx.bak (pois este é cópia original), se algo der “torto”, podes repor facilmento o ficheiro original.

            Seguidamente, deves exxcluir tudo o que se encontra no ficheiro original, mantendo unicamente os teus favoritos e tudo o que necessitas.

            Outro ponto importante, existem umas extensoes tipo:

            formautofill@mozilla.org.xpi
            fxmonitor@mozilla.org.xpi
            screenshots@mozilla.org.xpi
            webcompat@mozilla.org.xpi
            webcompat-reporter@mozilla.org.xpi

            Estas extensoes, encontram-se escondidas, nem aparecer em algum “about”, mais não fazem que a recolha de dados, sempre que interagirmos, seja qual for a search engine. DEVEM ser removidas.

            NOTA: sempre que exista uma actualizaçao ao Firefox, ficas a saber que essas mesmas extensoes que no meu caso, ficam alocadas em /usr/lib/firefox/browser/features/, voltam sempre a serem repostas.

            Tens de eliminar novamente em modo manual.

            Boa aprendizagem

          2. Avatar de fak
            fak

            @Zedoido

            wow! muito obrigado pela informação, alguns já conhecia, como o about:cache, mas nunca lá mexi com medo de brikar o firefox… não sabia que era possivel fazer backups. about:profiles não existe no FF windows, no entanto, fui pesquisar e encontrei a pasta C:\\users\*user*\appdata\mozilla\firefox\profiles.

            vou ver se arranjo tempo de ver esses about todos e arranjar info de confiança para lá mexer.

            Obrigado pela info.

      2. Avatar de zedoido
        zedoido

        fak, esqueceste de dizer que em (nglayout.initialpaint.delay -> 0), essa mesma directiva, não existe por default no Firefox, contudo pode ser criada, sendo que o incremento, só é benéfico para todos os users que possuirem uma boa ligação de Banda Larga.

        (http://kb.mozillazine.org/Nglayout.initialpaint.delay), verifica especificamente em Caveats.

        No tocante às tuas restantes recomendaçoes, estão correctas, mas existe muito mais a melhorar.

        Aliás, eu vinha a debeter com o Danilo (https://pplware.sitedev.pt/internet/firefox-fenix-android/), mais a vertente para incrementar mais segurança ao Firefox.

        1. Avatar de zedoido
          zedoido

          Ops…correcção, existe um ERRO no teu tweak e que se encontra em:

          browser.cache.memory.enable – > 12288 —- só este tweak torna o firefox imensamente mais rápido.

          Esta directiva, NÃO permite a aceitaçao de valores decimais. O podes fazer é alterar o valor, para true ou false.

          Mais info em (http://kb.mozillazine.org/Browser.cache.memory.enable)

      3. Avatar de Luís Rodrigues
        Luís Rodrigues

        A minha questão é, quando o Firefox actualizar, não temos de meter esses comandos todos de novo?

        1. Avatar de Paulo Silva
          Paulo Silva

          Não quando atualizar não tens de colocar os comandos todos.
          Contudo se por algum motivo houver necessidade de “restaurar o firefox” ou reinstalo-lo é necessário fazer tudo de novo.
          Aproveito para atualizar o meu comentário em cima e dizer que nesta versão o tweek que se faz ao readahed limit de 60 para 99999 não funciona como em versões anteriores. Dantes em streaming ele carregava o filme todo em segundos o que eu achava muito bom. Agora o comportamento é ligeiramente diferente ainda assim é de experimentar…
          Recorri ao Waterfox e ao CLiQZ (que são versões anteriores do firefox) e também já não usam uma versão que faça o “download” de uma acentada do filme para que não haja travamentos.
          Caso queiram ver como isso funcionava podem ir ao site filehorse ou filehippo e utilizar uma versão anterior do Firefox para “turbinar” o video/filme em streaming.

          1. Avatar de Joao Ptt
            Joao Ptt

            about:config
            media.cache_readahead_limit

            não parece fazer diferença… mas realmente tem lá a opção.

  9. Avatar de Diniz
    Diniz

    Actualizado. Muito bom.

    1. Avatar de joselito
      joselito

      Você quis dizer – No Linux continua igual… e sendo assim chromium.

  10. Avatar de Claudio
    Claudio

    O Firefox é e sempre será o melhor navegador, o unico que faz concorrencia contra ele é o Chrome mas mesmo assim não chega a ser melhor que o Firefox. Toda a interface do Firedox é muito mais atrativa dinamica, rápida e de facil manuseio se comparando com o Chrome. Por isso que milhões de pessoas a volta do mundo continuam a usar o Firefox. Não uso mais nenhum navegador para além do Firefox, pelo menos até ao momento continua a ser o melhor e não o troco por outro.