Partilha de pastas/ficheiros no Ubuntu – Samba

24 Comentários

Já ouviram falar no Samba?…Não é o do Rio de Janeiro, apesar de esse também ser de muita qualidade (vai-se lá saber porquê…).

Para quem não sabe o Samba é um serviço que corre nos sistemas Linux (e em outros sistemas baseados em Unix) e que permite partilhar facilmente pastas e ficheiros entre outras máquinas também com Linux e com sistemas operativos Windows.


Vamos imaginar o seguinte cenário:
Temos duas máquinas com sistemas operativos distintos: uma com Ubuntu e outra com Windows, ligadas a uma rede.

Configurações de Rede:

Vamos então agora começar o passo de partilha de uma pasta no Ubuntu, para posteriormente acedermos via Windows:

PASSO 1: Criar um utilizador que irá aceder à pasta/ficheiro (OPCIONAL)

1- No Ubuntu: System –> Administration –> Users and groups

2 – Carregar em Add, e indicar qual o novo utilizador (ex: ppinto)

3 – Carregar em OK

NOTA: Este passo é opcional porque podemos usar um utilizador já existente !!

PASSO 2 – PARTILHAR PASTA
1 – Em cima da pasta a partilhar, botão do lado direito do rato e: Share folder

2 – Depois escolher: Share through: Windows networks SMB

Name: share (por exemplo)

Tirar o visto da checkbox: read only (para permitir gravar na pasta) e depois OK

3 – Depois nas propriedades da pasta, ir a Other e no file Access definir Read and Write


PASSO 3 – CONFIGURAR O SERVIÇO SAMBA

1 – Se ainda não tem o samba instalado, executar da shell o seguinte comando:
sudo apt-get install samba

2 – Após estar instalado vamos proceder a algumas configurações básicas no serviço. Para isso vamos abrir o ficheiro smb.conf onde se encontram as configurações do serviço samba. Para tal executar o seguinte comando:
sudo nano /etc/samba/smb.conf

(abrirá o editor nano com a informação contida no ficheiro smb.conf)

3 – Proceder às seguintes alterações nos seguintes parâmetros: (isto é apenas um exemplo, poderá fazer outras configurações)

WORKGROUP = PPLWARE
Security = user
..
[home]
Browseable=yes
writable=yes

Para gravar as alterações, pressionar CTRL+C em seguida escolher Y depois ENTER

4 – Criar uma password para o utilizador que vai aceder
sudo smbpasswd –a ppinto

Em seguida será pedido para o utilizador definir uma password e respectiva confirmação

5 – Para carregar as novas configurações vamos fazer um restart ao serviço SAMBA:
sudo /etc/init.d/samba restart

6 – Sair do terminal
quit

PASSO 4 – ACEDER À PARTILHA VIA WINDOWS
Para aceder à partilha via Windows, ir a iniciar  executar e escrever: \\192.168.0.2 que é nossa máquina em Ubuntu

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Oflodor
    Oflodor

    Muito interessante. Conhecem alguma para partilhar Net com Windows como host e Ubuntu como guest?

  2. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    Muito bom,e já agora,alguem disponivel para ajudar?…
    Como instalar no Ubuntu,a placa 3G HUAWEI TMN?
    Aquele abraço

  3. Avatar de luis
    luis

    @Oflodor

    Faz como se estivesses a partilhar a net com outro pc windows!

  4. Avatar de luis
    luis

    Atenção que no passo 4 tem um erro, o IP da maquina ubuntu é 196.168.0.1 e não o que está descrito lá! Pode levar os mais inexperientes a cometer erros!

  5. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    É isso mesmo Luís, obrigado..ja vamos proceder à alteração

    Pedro Pinto

  6. Avatar de Marco Dinis Santos

    @Shynkendo

    O Ubuntu Feisty Fawn já reconhece normalmente huawei. Só necessitas de ir às configurações de rede e escolher o modem correcto. Além disso terás também de saber qual o user e a pass… bem como o número a discar. no caso do kanguru (o que uso) o número é *99#, o user é o numero de telefone da placa e a pass o pin original.
    Se precisares de mais ajuda envia mail para marco dinis santos arroba gmail ponto com (para fugir aos crawlers dos spammers)

  7. Avatar de Oflodor
    Oflodor

    @luis

    Nunca pensei que fosse tão fácil. Obrigado!

  8. Avatar de luis
    luis

    E partilha a net sendo o linux host e o windows guest? Alguém dá umas dicas? 🙂

  9. Avatar de Nuno Amarante
    Nuno Amarante

    E já agora isto também funcionará para partilha de impressoras? No meu caso, vou ter uma impressora ligada a um PC com ubuntu e queria que os restantes computadores da rede conseguissem usar a impressora. Será semelhante a partilha da impressora?

  10. Avatar de Noémio Dória
    Noémio Dória

    Muito, muito bom

    Continua assim Pinto

    um abraço

  11. Avatar de Noémio Dória
    Noémio Dória

    Ja agora uma pergunta e se em vez de um workgroup for um dominio?

    abraço

  12. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Dória, aí tens de fazer com que ele se autentique via domínio:

    Dá uma vista de olhos aqui: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=5409

    Pedro Pinto

  13. Avatar de Noémio Dória
    Noémio Dória

    Muito obrigado!

    abraço

  14. Avatar de Nuno Amarante
    Nuno Amarante

    Encontrei aquilo que perguntei um pouco acima. Para os interessados:
    https://help.ubuntu.com/community/NetworkPrintingWithUbuntu

  15. Avatar de Vítor

    Boas, Pedro Pinto já agora, como se define as pastas de partilha para não pedir o user e senha em rede?

  16. Avatar de nando
    nando

    Muito boa explicação.
    À muitos anos que não mexia em linux e consegui fazer o que descreves-te.
    Obrigado.
    nando

  17. Avatar de Justino

    Vitor,

    Só tens de user a directiva security = share em vez de security = user (tem implicações de segurança).

    Cumps,

    Justino

  18. Avatar de ze maria

    NERD’s !!
    Orlando n ves um boi disto!

  19. Avatar de toze moranguito

    Obrigado por esta explicação mas eu fiquei na mesma

  20. Avatar de ze donuts
    ze donuts

    gostei muito deste site mas fiquei a nora

  21. Avatar de silvino matarruas
    silvino matarruas

    o meu pc tem 1 terabytes de disco e 5 placas graficas 8800 GTI 500CAVALOS V12 ,processador quadcore.
    podem me dizer se este pc e bom?

  22. Avatar de tony brilhantina
    tony brilhantina

    tao como esta ai o tempo?

  23. Avatar de André
    André

    Eu n consigo… da-me este erro:

    ‘net usershare’ returned error 255: net usershare: cannot open usershare directory /var/lib/samba/usershares. Error Permissão negada
    You do not have permission to create a usershare. Ask your administrator to grant you permissions to create a share.