Google bloqueia acesso da Huawei ao Android e smartphones são vítimas do embargo dos EUA

91 Comentários

Os EUA estão numa cruzada contra a Huawei e os seus produtos. Justifica as suas ações em receio de roubo de informação, mas até agora ainda não conseguiu provar qualquer ação que isso indique.

A posição mais forte veio na passada semana com um embargo aos produtos chineses, algo que era já esperado. Como resultado desta ação, a Google bloqueou o acesso da Huawei ao Android e os smartphones da marca tornaram-se a primeira desta guerra.

Huawei Android EUA embargo Google

Depois do embargo ordenado por Donald Trump às compras de equipamento chinês, muitas empresas dos EUA iniciaram processos para o cumprir. A mais recente foi a Google, que agora anunciou que a Huawei deixou de ter acesso ao Android e a todos os serviços da empresa.

A Google bloqueou a Huawei

Isto significa que a empresa chinesa deixa de imediato de ter acesso a qualquer tecnologia que a Google esteja a desenvolver. Este bloqueio não se limita a software, como o Android, pois vai mais longe e abraça também serviços e hardware da gigante das pesquisas.

Huawei Android EUA embargo Google

O impacto no Android

Na prática, esta nova medida impede que a Huawei deixe de ter acesso ao Android. Não apenas ao sistema operativo como um todo, mas a novas versões que surjam e a atualizações que vejam a ser lançadas entretanto.

Também o acesso a serviços e aplicações vai ser controlado, ficando barrado na próxima versão do Android. A Play Store, um ponto chave para as apps, vai ser barrado aos equipamentos da Huawei.

Huawei Android EUA embargo Google

A resposta pode ser contra os EUA

Ainda não se sabe que serviços e que aplicações vão ser afetadas por esta medida. A Google está ainda a avaliar internamente até onde terá de ir com esta proibição, mas espera-se que tenha impacto grande no que toca à presença da Huawei no mercado.

Este é um dos primeiros impactos que o embargo à Huawei irá ter nos EUA. Neste caso vai mais longe que o país, afetando a empresa de forma global. A Huawei tinha em desenvolvimento o seu sistema operativo e agora parece ser a hora de o colocar em campo.

Trump declara emergência nacional para banir equipamento e aponta o dedo à Huawei

Comentários

91

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pic
    pic

    rip huawei

    iphone
    iphone
    iphone
    iphone
    iphone

    🙂

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      RIP iPhone na China?

    2. Avatar de Arlindo
      Arlindo

      RIP iPhone porque os chineses facilmente mandam fechar as fábricas de produção de componentes a baixo custo da Apple.

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Os chineses não vão fazer isso porque isso é muito dinheiro a entrar. Quanto muito banem as vendas dos iPhones lá, para evitar o dinheiro sair 🙂

    3. Avatar de Joao
      Joao

      Rip android e rip eua da trumpa

  2. Avatar de João C
    João C

    Boas, eu tenho um Honor 5X com três anos e não espero qualquer tipo de atualização mas as aplicações da Google vão deixar de funcionar? Gmail e afins? Obrigado.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Só se aplica aos próximos smartphones. Tudo o que está a funcionar vai-se manter ativo.

      1. Avatar de LA
        LA

        Não foi isso que escreveste no artigo, o bacano!!

        1. Avatar de Eduardo
          Eduardo

          O Bacano!!!!!???????

          1. Avatar de LA
            LA

            Sim, ó bacano. Porquê, julgas-te melhor que os outros?

      2. Avatar de Diogo Freitas
        Diogo Freitas

        E se eu comprar por exemplo um huawei p20 pro que já foi feito anteriormente mas que ainda não foi comprado vem com por exemplo a play store e isso? Desculpem a ignorância

        1. Avatar de Tim
          Tim

          Significa que tens na mesma o Android, mas sem actualizações… Os restantes equipamentos a sair é que não terão acesso ao Android.
          Huawei terá de colocar seu sistema operativo

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Para já não, mas vai ser o próximo passo se a guerra continuar, irá ser tudo bloqueado em aparelhos da Huawei.

  3. Avatar de Oscar Monteiro
    Oscar Monteiro

    “Na prática, esta nova medida impede que a Huawei deixe de ter acesso ao Android”

  4. Avatar de António Medeiros Correia
    António Medeiros Correia

    Huawei Store

  5. Avatar de Louro
    Louro

    Bem…

    Ou seja, o trump sem provas de nada decide que a huawei está bloqueada e impede a mesma de usar produtos de empresas americanas?

    Também não percebi, o Android não é open source? Como é que a Google bloqueia o acesso a um sistema operativo que supostamente é aberto(argumento dos fanboys do Android contra o ios).

    Esperemos que quem não saia prejudicado, não sejam os consumidores que compraram huawei.

    1. Avatar de Sapoide
      Sapoide

      o OS é open source mas a play store, youtube, gmail etc.. sao apps a parte da google e pode barrar o acesso as mesmas para nao serem usadas no huawei.

      1. Avatar de Rui Machado
        Rui Machado

        Já ouviste falar em MIUI? já ouviste falar em Cyanogen ? Já ouviste falar em Lineage OS? Não usa google para nada e é bem mais agradavel, nada impede a Huawei de fazer o mesmo, a parte menos importante do Android são as aplicações da google.

        1. Avatar de SSilva
          SSilva

          Já ouviste falar em YouTube? É da Google. Se for barrado como app da google será complicado. Para muitas pessoas hoje o Youtube, Google Maps e Gmail são apps fundamentais seja em que sistema operativo for.

    2. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      É código aberto, mas isso não quer dizer que não tenha regras de utilização.

    3. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      O Android usado pelos fabricantes não é o AOSP .

      Abc

    4. Avatar de Thiago Salles
      Thiago Salles

      Open source não quer dizer que não exista regras de uso.

    5. Avatar de BlackFerdyPT
      BlackFerdyPT

      O Android é uma mistura de código-fonte livre (a parte do “Android Open Source Project”, ou “AOSP”) com algum código-fonte proprietário da Google.

      E, a parte livre do Android (AOSP) usa a “Licença Apache”, que é uma licença que permite a livre redistribuição e modificação do código-fonte para qualquer propósito – e que é uma licença aprovada até pela Free Software Foundation, como sendo verdadeiramente “livre”.

      A única coisa que a Google pode impedir a Huawei de fazer, é usar a parte de código-fonte proprietário e a marca “Android” – o que, em termos práticos, se traduz em proibir a Huawei de usar o Android, tal como o conhecemos (mas, não a sua substancial componente de código-fonte livre, sob um outro nome qualquer).

      Por isso, a Huawei pode até simplesmente fazer um “fork”/derivação do Android, criando um novo sistema operativo baseado na parte livre do Android (e continuar a fazê-lo, ao longo dos anos, a não ser que a Google altere as licenças do AOSP).

      Há até um projecto que, seguindo esta metodologia (e indo buscar ainda mais algum código-fonte livre, criado por um outro “fork” do Android) já conseguiu até criar uma variante do Android com código-fonte totalmente livre, chamada Replicant.

      Por isso, se quiser a Huawei seguir por este caminho, o seu trabalho não será muito – pois, a maior parte do trabalho (ou a base de tal sistema operativo) irá sempre ser feito pela Google e disponibilizado através do AOSP.

      O projecto Replicant tem funcionado com muitíssima pouca gente e só através de donativos. E, uma empresa como a Huawei tem dinheiro para fazer um projecto muito maior – se quiser seguir por este caminho, isto é.

      1. Avatar de Pedro Sousa
        Pedro Sousa

        Mas continuariam sem poder correr as apps e serviços da google…
        Logo, maps, waze, YouTube, gmail, gdrive, gcam, google id, etc… são para esquecer…

  6. Avatar de Rui Moritz
    Rui Moritz

    A Huawei não “tinha”… tem em desenvolvimento o seu sistema operativo e agora parece ser a hora de o colocar em campo.

  7. Avatar de AJMS
    AJMS

    Trumpalhadas, venha de lá o sistema da Huawei, ser vasculhado por yankies ou chinocas vai tudo dar ao mesmo.

  8. Avatar de SS
    SS

    Realmente a Huawei deve estar muito preocupada com o mercado dos USA, como se o mercado dos USA fosse algo, quando comparado com o mercado Chines e Indiano. Quem vai perder será sempre os USA e depois ainda tem o AOSP se quiser dar banhada para a Google.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Não tem.
      Vai ler os contractos.

      Abc

      1. Avatar de SS
        SS

        Meu caro, a Huawai deve estar muito preocupada com o que pensa a Goggle!?
        Preocupados devem estar os USA e toda a sua economia, se a China deixar de financiar a divida dos USA, lá se vai o monopolio para o limbo.

  9. Avatar de Marco
    Marco

    Então não vai haver mais actualizações para os modelos já lançados como o mate 20 pro?

  10. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Aposto que este ban só dura enquanto durar a guerra comercial com a China, assim que existir acordo, este bloqueio é milagrosamente levantado. A Huawei é uma empresa estratégica para a China, e o Trump sabe que essa ordem presidencial irá afetar a empresa, e consequentemente a China.

  11. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    E ainda falta a Qualcomm ….

    Abc

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      A Huawei ja tem sua própria linha de processadores Kirin, acho que neste ponto não faz muita diferença para Huawei. Além do mais.. grande parte dos componentes eletronicos da Qualcomm sao produzidos na China..

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Podem é por outras empresas bloqueadas tb..

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Empresas chinesas (OPPO, one+, xiaomi)

  12. Avatar de Vitor
    Vitor

    Como o Android enquanto SO é um software livre e qualquer empresa o pode utilizar sem dar “cavaco” à Google ou ao Trump só espero que a Huawei lance uma atualização para os seus “aparelhos” que permita desinstalar as apps e software de publicidade da Google sem que os ditos sofram qualquer perda de perfomance. Como já não utilizo qualquer app “ligada” a eles iria com mais algum espaço de armazenamento no smartphone…

    1. Avatar de Pedro F. Sousa
      Pedro F. Sousa

      Será que acreditas mesmo nisso?
      Então não há uma licença que tem de ser respeitada?
      Esta malta fala sem saber o que diz…

      1. Avatar de Rui Machado
        Rui Machado

        Pelos vistos TU é que nao sabes do que falas.
        Android e baseado em open source, NINGUEM é dono do codigo.
        Por esse motivo QUALQUER empresa ou cidadão pode usar o codigo fonte.
        A unica coisa que a huawei pode ser impedida de usar serão os aplicativos desenvolvidos pela google, convenhamos que não se perde grande coisa, nao faltam melhores programas de email e outros e tambem já existem lojas de aplicacoes que podem substituir o market.

        Eu se fosse americano estava bem mais preocupado com o facto de os Chineses poderem retaliar com uma guerra economica. Os americanos possuem um grande exercito mas economicamente são o País mais falido do mundo já a China detêm grande parte da divida americana e querendo pode pôr a America de rastos.

        Ainda se vira o feitiço contra o feiticeiro.

  13. Avatar de Paulo
    Paulo

    Tem de haver alguma prova como é óbvio. Com a xiaomi e as outras marcas chinesas muito boas não acontece tal. Algo se passou e passa com a Huawei.

    1. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      Não se pode comparar Huawei , com a Xiaomi, Oneplus,…
      A Huawei não e apenas smartphones, ele deve ser umas das principais fornecedores de tudo o que esteja ligado a redes, desde antenas a roteadores entre outras.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      O que se passou e passa é que a Huawei sempre foi péssima. Lá por ter as suas cameras XPTO da “Leica” toda a gente fica fascinada. Contudo é de uma qualidade péssima! Portanto para mim não me espanta nada! Desta forma pode ser que a Xiaomi tenha o destaque que merece!

      1. Avatar de RPG
        RPG

        Andas totalmente a dormir lol.. um exemplo claro e recente disso, é o 5G por exemplo.. aliás, se isso tivesse ponta de verdade, como se justificaria todo este medo do Trump/USA face ao arrebatador crescimento tanto da Huawei como da China? Isto em nada vai impedir o crescimento da Huawei, nem eles estão preocupados.

      2. Avatar de pedro
        pedro

        comparar a Copydiomi com a huawey…

      3. Avatar de Francisco
        Francisco

        Tenho a certeza que nunca experimentou um Huawei. Tenho um P20 pro e o meu filho um P30 pro. Qualquer deles é melhor que qualquer
        iPhone ou Samsung. Segundo que falo. Já tive essas marcas.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          500 por cento de acordo, era fã em telemóveis da Samsung e quando experimentei um Huawei nunca mais quis experimentar outra marca.
          Aliás já experimentei iPhone e simplesmente para mim é uma grande m….

  14. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    Se, em consequência disto, a Huawei produzir um sistema operativo alternativo ao Android que seja também “aberto” (i.e. maioritariamente de código-fonte livre)… Óptimo!

    É da maneira que iremos ter mais uma alternativa para os nossos smartphones – e consequentes (possíveis) modificações (como já faz a comunidade chinesa com o Android, na forma da ROM “Mokee” – que acho que até corre melhor do que a LineageOS).

    E, é da maneira que deixaremos possivelmente de ter de usar um sistema operativo feito por uma empresa de fachada da CIA. (Preocupam-me muito mais os estadunidenses do que os chineses, em termos de intromissão nos meus smartphones e também no meu país.)

    Que venha então um novo sistema operativo chinês para telemóveis. E, já agora, que os russos avancem também com o seu projecto próprio, de fazer um sistema operativo baseado no Sailfish OS (que é muito mais interessante do que o Android).

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Seria legal mesmo mais variedade.. mas to preucupado com os serviços da play store, google, gmail e etc

      1. Avatar de BlackFerdyPT
        BlackFerdyPT

        Enquanto utilizador, há uma maneira de contornar o problema, se a Play Store for bloqueada num smartphone Huawei…

        Existem lojas alternativas à Play Store, onde se podem também descarregar produtos da Google (como o “Google Play Services”, por exemplo).

        E, quanto a uma conta no Gmail, esta pode ser acedida através de um qualquer outro cliente de correio electrónico.

    2. Avatar de Vitor
      Vitor

      Seria legal mesmo mais variedade.. mas to preucupado com os serviços da play store, google, gmail e etc

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        Preocupado porquê?! A Google pode “proibir” a Huawei de utilizar as apps dos seus produtos ou a loja de aplicações…não pode proibir ninguém do acesso aos seus serviços através de um browser! E como as apps da Google só servem para coletar informações e hábitos de navegação dos utilizadores para serem posteriormente vendidos…nada de grave!

  15. Avatar de LA
    LA

    Tenho uma duvida: Vai haver atualizações para os modelos já existentes? E a Playstore? Também continua nestes casos?

  16. Avatar de Nuno
    Nuno

    Eu recentemente adquiri um Huawei e fico muito surpreso não pela medida, pois foi dada por quem foi, mas sim o impacto da mesma para utilizadores fora do Estados Unidos, baseado no que li até agora. Só os EUA é que estão autorizados a espionar e ver todas as nossas comunicações pois todos os serviços que utilizamos são daquele País. É mais uma cena de mostrarem o seu poder e de saber mos o quanto estamos sujeitos.

  17. Avatar de Tony
    Tony

    É mau para o Android (e Google) que agora irá ter um novo concorrente. A Huawei tem internamente um novo sistema operativo com a uma loja de apps própria. O Android vai certamente perder mercado, em especial na Asia.

    A decisão deve-se em facto de a Huawei “ser” uma empresa do governo chinês e com um país (onde existe uma ditadura) como a China todo o cuidado é pouco.

  18. Avatar de Mrcc
    Mrcc

    Então para esclarecer umas coisas,

    As empresas têm de pagar a Google uma licença para poder vender o seu sistema Android comercialmente, as mesmas podem modificar o sistema, dentro dos parâmetros estabelecidos pela google

    Se a notícia for real, isto quer dizer que assim que for encontrado um erro crítico e ou uma porta de acesso no sistema Android , os telemóveis da Huawei são um alvo parado porque não vão receber as actualizações de segurança.

    E sim, produtos novos que estão para ser lançados e ainda não têm licença acabou, já não podem receber Android.

    Claro que tudo pode ser contornado, existe sempre formas de dar a volta ao sistema, estou curioso com esta situação, tenho un telemóvel da Huawei mas não estou muito preocupado

  19. Avatar de Pintor
    Pintor

    Tenho um Nokia 3210 para mim é igual.

  20. Avatar de Liliana Soares
    Liliana Soares

    E os Asus?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Não é uma empresa chinesa.

  21. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    In the guardian.com

    Huawei Technologies will immediately lose access to updates for the Android operating system while the next version of its smartphones outside China will lose access to popular applications and services including the Google Play store and the Gmail app.

  22. Avatar de Fabio
    Fabio

    Legal, tenho um Honor 6x e pelo jeito meu celular vai ser afetado (pelos apps que serão bloqueados), VTNC Trump

  23. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    Sou eu o único a achar que isto, a longo prazo, é um “tiro no próprio pé”?

    Isto irá causar problemas de início, é certo – mas, esses problemas irão ser obviamente solucionados/ultrapassados – e, depois disso, perde a Google um enorme mercado à conta disto (e, consequentemente, o seu quase-monopólio).

    Já para não falar de que, isto vai causar ressentimento (relativamente à Google) entre os utilizadores de smartphones da Huawei (que são imensos) e também do Android, em geral, que poderão começar a evitar este sistema operativo.

    A Google pode ainda tentar causar problemas, ao futuro sistema operativo da Huawei, tentando fazer com que as aplicações desenvolvidas para o Android tenham de ser cada vez mais específicas – i.e. que tenham de funcionar especificamente com o “Google Play Services” e outras componentes proprietárias – fazendo, consequentemente, com que tais aplicações sejam mais incompatíveis com o sistema operativo da Huawei (que, quase certamente, também deverá ser da família UNIX)…

    Mas, não há tantos casos, bem-sucedidos, de portabilidade para outros sistemas operativos? E também, por exemplo, de desenvolvedores que fazem logo aplicações para Android e iOS, ao mesmo tempo (i.e. para mais do que um sistema operativo) sem problemas?

    E, se a Huawei decidir simplesmente fazer um “fork” do Android baseado no AOSP, o trabalho de portabilidade de cada aplicação não deverá ser nada por aí além… Até se a Huawei fizer como faz o ReactOS em relação ao Windows – e criar equivalentes ao “Google Play Services” e afins.

    E, com a Huawei a crescer, a Xiaomi e outras marcas chinesas a crescer… E, marcas de outros países a poderem ficar com receio de que lhes venha a acontecer o mesmo…

    Quem é que irá ter o sistema operativo com maior fatia de mercado, no futuro?

  24. Avatar de Bruno
    Bruno

    Jaha unsanos disseram que a apple também retinha dados dos utilizadores e guardava localizacoes. Todos os sistemas o fazem. So como a huawei esta. Acrescer imenso e tem bons equipamentos querem arranjar maneira de barrar. Aseguur sera a xiaomi uma empresa tsmbem a crescer muito rapido no mercado.

  25. Avatar de Marqs
    Marqs

    Americanos Burros, a Google é que se vai lixar em primeira linha, “Quase todas as Marcas consumidoras de Android estão fora dos Estados Unidos a maioria na China. Eis o que vai acontecer…depois disto todas vão querer desenvolver um SÓ próprio, e a Goggle vai guardar na Prateleira o Android, daqui a uns anos, pois todas as marcas vão deixar de querer ficar dependentes da Google, não lhes vá acontecer o mesmo, e com isto a Google vai perder milhões. Para o consumidor no imediato vai ser mau mas no futuro vai ser melhor, pois vão ter mais opções de escolha.

  26. Avatar de N1ldo
    N1ldo

    Na prática, esta nova medida impede que a Huawei deixe de ter acesso ao Android. Não apenas ao sistema operativo como um todo, mas a novas versões que surjam e a atualizações que vejam a ser lançadas entretanto.

    MENTIRA…
    O Sistema Android é open source, qualquer um pode usar como bem entender.

  27. Avatar de Gusmão
    Gusmão

    Já sei que vão gostar do que vou escrever, mas mesmo assim aqui vai.

    Primeiro este tipo de “guerras” comerciais não são nada de novo, a Huawei é uma empresa que é fortemente subsidiada pelo governo Chinês, assim como outras empresas o são por outros governos, como eu disse nada de novo…

    Este assunto pouco tem com a Huawei em si, passa pela balança comercial que pende largamente a favor dos Chineses, por possíveis questões de segurança, força na estratégia político-militar mundial (advinha-se um exo China/Rússia muito forte) e os EUA estão a tentar vencer estas questões para que possam manter um lugar cimeiro na “esfera” Mundial…

    Cada país usa as “armas” que tem e como pode, a Europa é que está um pouco parada neste “xadrez” Mundial e provavelmente quando acordar será tarde demais…

  28. Avatar de Edilson Miguel
    Edilson Miguel

    Os americanos são campadas de invejosos. querem travar a qualquer custo o sucesso comercial dos Chineses, É sabido que são eles os maiores espiões do mundo. Caso PRISMA, a própria google nos espia dia e noite.
    Agora que a Huawei está lutar para ser a numero 1 lá vem mais trumpalhadas para tentar impedir a todo custo ascensão comerciar da China. hatters

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Mas não querem ser espiados pelos chineses. É um direito deles, e tem os meios para o evitar. Podem?

  29. Avatar de Vitor Madeira
    Vitor Madeira

    O autor do texto deveria saber que o Android é um sistema operativo de código livre e aberto pelo que os equipamentos Huawei não perdem acesso ao sistema operativo.

    Podem contudo ver todos os serviços de software dependentes da Google (Play Store, etc.) ficarrem barrados.

    1. Avatar de Fixo
      Fixo

      Isso é o que tu pensas.
      Estás-te a referir ao Android AOSP – que dá apenas para um smartphone muito básico.
      O outro Android é o GMS – com os Google Mobile Services e APIs fundamentais do iPhone – com código proprietário sujeito a licenciamento da Google.
      A meu ver, se o Departamento/Ministério do Comércio dos EUA colocou a Huawei na lista negra isso impede qualquer empresa dos EUA a ceder-lhe hardware e software, o que inclui as licenças de software da parte, fundamental, do Android que vai além do Android AOSP.
      Ah, pois é – o código do Android só é livre em parte.

      1. Avatar de Fixo
        Fixo

        … APIs fundamentais do Android (não do iPhone) 🙂

      2. Avatar de Pedro Fonseca
        Pedro Fonseca

        O AOSP não tem nada a ver com smartphones básicos. O AOSP e o programa open source da Google, que desenvolve o android sem nada da Google, ou seja apenas mesmo o SO. Como disseste o GMS, tem sim as ferramentas, apps e APIs da Google. E para as fabricantes poderem usar o GMS precisam do licenciamento da Google (não tenho a certeza mas acho que não e pago) para poderem vender os smartphones com os GMS.

  30. Avatar de Nuno Rodrigues
    Nuno Rodrigues

    Eu tenho 2 tablets e 1 smartphone . Vai afectar ! A nível de actualização / apps e firmware !

    1. Avatar de LA
      LA

      A nivel de apps não. A nível de atualização, sim.

  31. Avatar de Aníbal
    Aníbal

    Parece-me uma medida muito mais para pressionar o resto do mundo e que praticamente não afecta os EUA, visto que a Huawei nos Estados Unidos é quase insignificante. O que não acontece na Europa e na Ásia.

  32. Avatar de RM
    RM

    Com a sua capacidade de inovar, a criação de um sistema alternativo ao Android terá um forte impacto na Google e USA.
    O pouco que posso fazer é recusar adquirir qualquer produto com origem nos USA.

  33. Avatar de Odb
    Odb

    Lembram-se , o quanto os russos foram criticados ao criarem uma alternativa a Internet? E olhem o que esta acontecendo com a Huawei…
    Pois é, afinal, os russos tinham razão!

  34. Avatar de Fixo
    Fixo

    A decisão não foi da Google (e já há mais empresas).

    O Departamento/Ministério do Comércio dos EUA colocou a Huawei na lista negra. Isso impede as empresas americanas de ceder hardware e software à Huawei e a 70 empresas a ela ligadas.

  35. Avatar de Huawei user
    Huawei user

    Boas. Tenho um smartphone desta marca. E agora? Vou poder continuar a utilizar o meu aparelho, mesmo sem atualizações? Ou terei de trocar de telemóvel?
    Abc

  36. Avatar de N1ldo
    N1ldo

    Pros chineses não muda nada, afinal por lá não tem mesmo nenhum serviço Google pré instalado.

  37. Avatar de António Júlio Samorinha
    António Júlio Samorinha

    Quem vai perder é a Google. Há outros motores de busca alternativos. Quanto ao Android a própria Huawei jé tem um sistema operativo próprio. O Trampas está a dar cabo disto tudo, mas quem se vai tramar é ele e infelizmente os americanos, coitados!

  38. Avatar de MarioM
    MarioM

    Acho que a Google bloqueo-se a ela própria.
    Na UE muita gente vai começar a falar em alternativas ao gmail e ao Google puseram se a jeito .

  39. Avatar de Lucia
    Lucia

    Olá.
    Alguém me pode esclarecer uma dúvida?
    Recentemente comprei o p20 mate lite.
    Isto vai prejudicar os equipamentos já presentes no mercado ou só os próximos? E de que maneira? Isto é, mesmo que deixemos de ter acesso à playstore as aplicações que já estão no telemóvel continuam no telemóvel, mesmo que isso implique não poderem ser atualizadas, correto?

    Obrigada.

  40. Avatar de Lucia
    Lucia

    Olá.
    Alguém me pode esclarecer uma dúvida?
    Recentemente comprei o p20 mate lite.
    Isto vai prejudicar os equipamentos já presentes no mercado ou só os próximos? E de que maneira? Isto é, mesmo que deixemos de ter acesso à playstore as aplicações que já estão no telemóvel continuam no telemóvel, mesmo que isso implique não poderem ser atualizadas, correto?

    Obrigada.

  41. Avatar de Miguel Gandara
    Miguel Gandara

    Também afecta a Europa? Ou apenas os USA?

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Europa é um campo aberto.
      Lá pode de tudo.
      kkk

  42. Avatar de Marco
    Marco

    E se deixarmos de usar a Google e Apple? Será que o Trump ia gostar? 😀

  43. Avatar de Hugo
    Hugo

    Ja esta na hora de criar concurrentes ao android e ios. À anos que sao sempre os mesmos, hoje em dia quando queremos comprar um telemovel vamos comprar pela capacidade da maquina fotografica nao pelo sistema que aquilo tem, porque o mercado de telemoveis é todo igual

  44. Avatar de Marco
    Marco

    Calma pessoal, é uma questão de tempo ou o trampasfurdio muda de ideias ou no pior das hipóteses com as eleições o calhau salta fora e o mundo respira de alívio.

  45. Avatar de Luis Fonseca
    Luis Fonseca

    Eu tenho um Huawei P smart e cai na asneira de fazer uma atualização do sistema (android) supostamente recomendado, resultado o “Trump-virus” instalou-se e já não me deixa instalar novos programas na App Store, ficando aguardando a instalação sem baixar a aplicação. Não parece ter afectado outros serviços da google, mas também cancelei as actualizações de qualquer serviço da google para evitar mais transtornos até que a politica de trump mude. Pois aparentemente parece que que neste caso não se deve instalar novas actualizações pois elas contem código que procuram identificar o equipamento para fins de bloqueio posteriores. Neste caso afecta a Huawei, mas isto é o inicio (a primeira semente) de uma ação de tomada de controlo futuro, pois todos os outros equipamentos podem também serem sujeitos a restrições. O EUA tem medo do que também podem e sabem fazer, pois em termos de espionagem são peritos no assunto. É pena a Europa ser preguiçosa e não implementar o seus próprios dispositivos incluindo sistemas operativos.

  46. Avatar de Iracema Amaral
    Iracema Amaral

    Entao e ficamos com os telefones inutilizados? Pergunto isto porqueadquiri um recentemente e tive que por o sistema de fabrica e nunca mais fiz nada do tlm,simplesmente nao me aceita o endereço eletronico nem as palavra passe.?