Instagram: Jovem suicida-se após questionar seguidores na rede social

30 Comentários

As redes sociais têm hoje um impacto forte nas sociedades! “Facilmente” se consegue manipular a opinião pública e, em muitos cenários, as redes sociais conseguem ter o efeito “mudança” para o bem e para o mal.

Recentemente uma jovem de 16 suicidou-se após questionar os seus seguidores no Instagram se devia morrer ou viver.

Instagram: Jovem suicida-se após questionar seguidores na rede social


O caso aconteceu na Malásia, no estado de Sarawak, e as autoridades estão a investigar o que terá levado uma jovem de 16 anos a suicidar-se. De acordo com as informações, a jovem colocou no Instagram uma sondagem onde questionava se devia morrer ou continuar a viver. Depois de obter mais respostas que indicavam para colocar fim à vida, a jovem acabou mesmo por fazê-lo.

Segundo dados da Polícia Local, o resultado do inquérito chegou a ter 69% dos seguidores a votarem a favor da morte e apenas 31% a favor de continuar a viver. No entanto, o inquérito terminou com 88% dos utilizadores a votarem a favor da vida.

Instagram: Jovem suicida-se após questionar seguidores na rede social

Ching Yee Wong, responsável pelas comunicações do Instagram já deu os sentimentos à família e referiu que a rede tem uma enorme responsabilidade no sentido de garantir a segurança dos utilizadores.

Wong alertou para que os utilizadores “façam uso das próprias ferramentas de denúncia do Instagram para entrar em contacto com os serviços de emergência quando se detectam comportamentos que coloque em risco a segurança dos utilizadores.”

É importante que os jovens, e sobretudo os seus responsáveis, se consciencializem dos perigos e riscos que as redes sociais podem trazer. Apesar de serem ferramentas importantes no nosso dia a dia, podem também perigosos e, como no caso, fatais, quando não são bem utilizadas.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lucia
    Lucia

    Quanto mais suicidas, menos suicidas

    1. Avatar de Tiago Santos
      Tiago Santos

      Old but gold

      1. Avatar de gui
        gui

        Constatação estatística temporária. Nada gold.

    2. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      E se fosse com algum seu ente querido (familiar ou amigo)?

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        A pessoa em questão já tinha decidido, não fosse assim era de outra maneira.
        Onde há vontade há um meio.

        Ninguém com juízo faz uma coisa por causa das redes sociais.

        1. Avatar de Anónimo
          Anónimo

          Não pode afirmar que já tinha decidido, porque não estava na cabeça dela.

          Qualquer pessoa em momento de desequilíbrio emocional pode estar particularmente vulnerável a qualquer evento. Neste caso o evento é particularmente gravoso, pois é o “mundo” (neste caso um grupo de uma rede social) a dizer que ela estava melhor morta.

  2. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    Bloqueiem as redes sociais a menores de idade.

    Até porque, nunca se sabe ao certo quem é que está do outro lado – e isto abre as portas para que adultos interajam indevidamente com menores de idade. (Querem que os vossos filhos interajam, em privado, com adultos desconhecidos? Vejam os casos que acabaram em rapto e desaparecimento de menores, que têm havido em Portugal e que começaram com interacções na Internet.)

    Toda a gente bem informada sabe que as redes sociais têm mais malefícios do que benefícios. Todos os estudos recentes apontam para que estas tornam as pessoas mais infelizes, por eliminarem a riqueza sensorial inerente ao convívio real (https://zap.aeiou.pt/jovens-solitarios-culpa-redes-sociais-246108 + https://health.usnews.com/wellness/mind/articles/2018-02-12/how-your-smartphone-may-be-making-you-unhappy).

    As gerações que nos precederem cresceram bem (e mais saudáveis, psicologicamente falando) sem as redes sociais na Internet – não tendo tido, obviamente, os problemas que estas redes sociais agora causam.

    Sabiam que os quadros mais qualificados (e inteligentes) de Silicon Valley proíbem os seus filhos de usar smartphones e afins? (https://nextshark.com/why-steve-jobs-didnt-let-his-kids-use-ipads-and-why-you-shouldnt-either/)

    Depois, enquanto adultos, todos irão ter *muuuito* tempo para fazerem o que quiserem na Internet…

    1. Avatar de pauloj
      pauloj

      O jovem tinha claramente problemas mentais e de auto-confiança, explica-me a responsabilidade da rede social, neste caso ?!

      Mais cedo ou mais tarde certamente cometeria suicídio, pois ninguém no seu perfeito juizo faria uma pergunta desse tipo muito menos concluir os resultados dessa mesm pergunta em suicidio, a menos que fosse uma piada!

      É muito fácil atribuir responsabilidades aos outros e nunca a nós proprios.

      Teraos os pais parte dessa responsabilidade e talvez os professores tb e alguns, sim acredito que sim, pois sao estes que acompanhavam o jovem.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        A rede social é que se incumbiu da responsabilidade. Agora pergunta-te, com que objectivo?

    2. Avatar de BlackFerdyPT
      BlackFerdyPT

      E, lembrem-se da história do “Baleia Azul” e semelhantes – que até em Portugal causou suicídios ou tentativas de.

      Navegar na Internet é como andar na rua. E, tal como a última, a primeira é um local (virtual) ou um meio que não é isento de perigos. E, da mesma maneira que se proíbem crianças de entrar em certos estabelecimentos públicos, devem as mesmas ser barradas de sítios na Internet que possam representar um perigo para as mesmas – nos quais se incluem redes sociais onde possam estar adultos.

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    Seleção natural. Com a ajuda de vários ignorantes pelo caminho.
    A humanidade está condenada.

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Problemas mentais/psicológicos graves não são selecção natural. Infelizmente ainda é um assunto tabu, quando a saúde mental é tão ou mais importante que a saúde física…

  4. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    A ideia dele já era suicidar-se, senão não perguntava!

    1. Avatar de AS
      AS

      +1
      A decisão estava tomada, apenas quis que fosse público.

  5. Avatar de Casuístico
    Casuístico

    Isso me faz lembrar de um conto de FC que li faz muito tempo. É bem triste que este mundo virtual que gera ilusões também leva a depressão e a atitudes drásticas. Mais lamentável ainda que pessoas votem incentivando que outra ponha fim a vida! Parece que a profecia de São João está em andamento. Humanidade burra e insensível, é o que vemos hoje. Triste. Saudações.

  6. Avatar de Bruno de Carvalho
    Bruno de Carvalho

    É de facto uma situação chata, mas enfim… a vida continua.

    1. Avatar de jonhy
      jonhy

      Not for her!

      1. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Parece que era apenas uma indireta ao (ver o nome associado ao comentário).

  7. Avatar de Grabiel Allon
    Grabiel Allon

    Isto só pode ser fake, ainda por cima acontece em sitios duvidosos, cheira-me a mito

  8. Avatar de Tomás Taveira
    Tomás Taveira

    A menor estava fragilizada,contudo,quem votou sim na aplicação,deve carregar para sempre o peso da morte dela.

    1. Avatar de Blue Beast
      Blue Beast

      Concordo consigo.

    2. Avatar de BlackFerdyPT
      BlackFerdyPT

      Quem faz uma coisa destas é porque não tem consciência. Quem faz uma coisa destas deve é ser severamente punido.

    3. Avatar de Regina
      Regina

      Concordo plenamente.

    4. Avatar de Regina
      Regina

      Concordo plenamente, não existe mais amor vc ao próximo, nem compaixão pelos fracos.

  9. Avatar de Blue Beast
    Blue Beast

    Estas novas gerações são muito instáveis a nível mental/sentimental.Sem fazer referência a este caso,o pessoal de agora é muito lingrinhas.

  10. Avatar de Malamen
    Malamen

    Seleção natural em funcionamento.

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      E se fosse com algum seu ente querido (familiar ou amigo)?

  11. Avatar de Me, myself and I
    Me, myself and I

    Como é que as pessoas podem ser assim tão estupidas?

  12. Avatar de Celeste de Rosa Freitas
    Celeste de Rosa Freitas

    Para começo de conversa, o uso de celular deve ter restrições e monitoramento para crianças e adolescentes. Isso os pais devem estar acompanhando atentamente, haja vista que o mundo virtual está ganhando cada vez mais espaço em nosso meio. Tendo um certo acompanhamento, estaremos prevenindo que algo ruim possa acontecer e ao mesmo tempo, cuidando dos nossos pequenos. Não podemos colocar a culpa nas pessoas por terem votado no “sim”. Talvez estas possam ter achado que fosse apenas brincadeira.

  13. Avatar de XD
    XD

    Duvido que esses 69% falaram isso olhando nos olhos dela , pela internet é fácil latir. Claramente ela precisava de ajuda e a maioria preferiu ver para crer , espero que tenham se entretido e estejam satisfeitos.