Esqueça os browsers que tem no seu Android! Chegou o Firefox Fenix

25 Comentários

Um browser (navegador) é provavelmente a ferramenta mais importante de qualquer sistema operativo. Neste segmento (dos browsers) existem várias soluções, no entanto, o Google Chrome é o mais popular e provavelmente um dos mais completos.

Recentemente a Mozilla anunciou que estava a trabalhar no Firefox Fenix e hoje disponibilizou a versão Preview.

Esqueça os browsers que tem no seu Android! Chegou o Firefox Fenix


O Firefox é um dos principais browsers usados no universo Android. Tal como o Google Chrome, este browser consegue cativar os utilizadores e garantir uma excelente experiência de utilização e navegação.

A Mozilla quer tornar-se ainda mais forte no segmento Android e está a trabalhar no Firefox Fenix. A partir de hoje já podem experimentar a versão Preview.

Firefox Preview alias Fenix

O Firefox Preview vem com o motor GeckoView, que garante a melhor fluidez deste browser. Além disto, a Mozilla refere que este é um browser que garante a melhor segurança e privacidade da informação. Comparativamente ao Firefox, o Fenix oferece uma interface mais simples, robusta e com uma melhor organização.

Esqueça os browsers que tem no seu Android! Chegou o Firefox Fenix

Como obter o Firefox Preview

Para obter o Firefox Preview deve seguir os seguintes passos:

  • Juntar-se ao grupo Fenix Nightly do Google Groups
  • Converte-se num tester do Firefox Preview
    • (https://play.google.com/apps/testing/org.mozilla.fenix).
  • Obter o Firefox Preview da Google Play.

Por agora esta é apenas uma versão Preview (considerada beta) e em breve a Mozilla deverá lançar a versão final. O Fenix é open source e todos os trabalhos podem ser acompanhados via GitHub.

Leia também…

Mozilla prepara-se para abandonar o Firefox no Android e abraçar o Fenix

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Danilo
    Danilo

    Será que terá força pra bater de frente com o Chrome?

    Dois pontos positivos a favor do Firefox:
    – Não usa motor Blink (seu diferencial frente a uma cópia de browsers baseados no Chromium)
    – Completa game de extensões que podem ser instaladas na versão para smartphone, enquanto o Chrome não possibilita o mesmo.

    1. Avatar de zedoido
      zedoido

      Quanto mais extensoes colocares no Browser, mais lento este fica e mais infos envia para esses programadores.
      No maximo, não sao necessárias mais do 4 extensoes para o Firefox.
      Para alem disso, quase todas as extensoes existentes sao puro lixo.
      O segredo passa por uma boa analise ao about:config e exercer as modificaçoes necessárias ai mesmo.

      1. Avatar de Danilo
        Danilo

        E quem disse aqui que vais colocar inúmeras extensões? No Chrome nem tens essa possibilidade, aí tens de ter root, bancar o hacker e criar seu próprio hosts, utilizar browsers que roubam suas informações tipo Opera, Brave e Samsung Browser (que vem com adblockers) ou então terás que instalar um app chamada Blokada ou AdAway (isto porque estou a me limitar a falar em adblockers).
        E ficas a usar o Chrome e ficas limitado. Se te preocupas tanto com “dados enviados para os donos das extensões” deverias ficar bem mais ao usar um browser como Chrome e seus derivados. Lembra-te da Google!

        1. Avatar de zedoido
          zedoido

          Danilo, por descuido meu, eu nao escrevi para o mercado de smartphones, mas sim para o ambiente desktop. Mas no meu smartphone uso Firefox e chega conjuntamente com 3 extensoes e nao tenho bicharada.

          1. Avatar de Danilo
            Danilo

            Ah ok, mas me refiro apenas a smartphones.

  2. Avatar de Lucia
    Lucia

    Chrome é da Google e Android é da Google. Todos os Androids (se não a maioria) vem com Chrome pré-instalado.
    Pessoas que usam Android em sua maioria são leigos, logo não sabem da existência de outros browsers, mantém o Chrome instalado = Aumentando o domínio do Google.

  3. Avatar de Miguel Simoes
    Miguel Simoes

    “Um browser (navegador) é provavelmente a ferramenta mais importante de qualquer sistema operativo” – Ri-me

    1. Avatar de zedoido
      zedoido

      Se virmos um brower como uma arvore de natal com 40 extensoes, nao deve andar muito longe da verdade!!!!

    2. Avatar de Danilo
      Danilo

      Mas é verdade, o browser que te dará acesso a internet, aos sítios.
      Se não queres acesso a internet, não pagues pela mesmo e use teu computador para brincar com Paint.

    3. Avatar de Nuno Dias
      Nuno Dias

      +1
      Não diria a mais importante mas sim a mais utilizada.

    4. Avatar de james
      james

      Ele deve usar telnet, irc.

  4. Avatar de Raposao
    Raposao

    chrome é feito por uma empresa com foco em publicidade

    firefox é feito por uma empresa com foco em… browser!

    1. Avatar de zedoido
      zedoido

      Concordo em parte com a afirmaçao sobre o Firefox e ate estou muito a vontade, porque e o meu unico browser.

      No entanto, o Firefox envia dados para analise a Goggle, vejamos:

      browser.newtabpage.pinned;[{“url”:”https://google.com”,”label”:”@google”,”searchTopSite”:true}]

      browser.safebrowsing.provider.google.advisoryName;Google Safe Browsing

      browser.safebrowsing.provider.google.reportURL;https://safebrowsing.google.com/safebrowsing/diagnostic?client=%NAME%&hl=%LOCALE%&site=

      browser.safebrowsing.provider.google4.updateURL;https://safebrowsing.googleapis.com/v4/threatListUpdates:fetch?$ct=application/x-protobuf&key=%GOOGLE_SAFEBROWSING_API_KEY%&$httpMethod=POST

      gecko.handlerService.schemes.mailto.1.uriTemplate;https://mail.google.com/mail/?extsrc=mailto&url=%s

      etc., etc.

      Firefox, continua a ser um EXCELENTE browser, contudo carece de bastantes modificaçoes em termos de corresponder a uma navegaçao mais “limpa”.

      1. Avatar de Danilo
        Danilo

        Existem versões do Firefox sem isto, como Waterfox e Basilisk. Já se quiseres usar os produtos do Google com máximo de privacidade tens o Bromite e Ungoogled Chromium.

        1. Avatar de zedoido
          zedoido

          Sim, eu conheço, no entanto eu estava por lapso a debater para o ambiente desktop.
          Mas vamos lá continuar…

          Waterfox, como sabes é uma versão que tem por base o Firefox ESR, em que uma das suas mais valias, é precisamente permitir a utilização de addons que nos dias de hoje não são permitidos utilizar nas versões mais recentes do Firefox Quantum.

          Depois o Waterfox, não é totalmente imune a privacidade, queres ver:

          extensions.legacy.exceptions;testpilot@cliqz.com,@testpilot-containers,jid1-NeEaf3sAHdKHPA@jetpack,@activity-streams,pulse@mozilla.com,@testpilot-addon,@min-vid,tabcentertest1@mozilla.com,snoozetabs@mozilla.com,speaktome@mozilla.com,hoverpad@mozilla.com

          NOTA: repara em ( testpilot@cliqz.com ), isto quer dizer se não sabes, que todo o histórico quer do Waterfox bem como do Quantum são enviados para a Cliqz, sendo que o mesmo é idêntico no Firefox Quantum, ora repara:

          extensions.legacy.exceptions;testpilot@cliqz.com,@testpilot-containers,jid1-NeEaf3sAHdKHPA@jetpack,@activity-streams,pulse@mozilla.com,@testpilot-addon,@min-vid,tabcentertest1@mozilla.com,snoozetabs@mozilla.com,speaktome@mozilla.com,hoverpad@mozilla.com

          Se quiseres ler mais (https://blog.mozilla.org/press-uk/2016/08/23/mozilla-makes-strategic-investment-in-cliqz-to-enable-privacy-focused-search-innovation/)

          No fundo estamos perante uma “nova tecnologia” denominada Human Web (https://gist.github.com/solso/423a1104a9e3c1e3b8d7c9ca14e885e5)

          Repara agora com o escrevi no post para o Firefox Quantum e agora para o Waterfox

          services.sync.prefs.sync.browser.newtabpage.pinned;true

          browser.safebrowsing.provider.google.advisoryName;Google Safe Browsing.

          browser.safebrowsing.provider.google.reportURL;https://safebrowsing.google.com/safebrowsing/diagnostic?client=%NAME%&hl=%LOCALE%&site=

          browser.safebrowsing.provider.google.updateURL;https://safebrowsing.google.com/safebrowsing/downloads?client=SAFEBROWSING_ID&appver=%MAJOR_VERSION%&pver=2.2&key=%GOOGLE_API_KEY%

          browser.safebrowsing.provider.google4.updateURL;https://safebrowsing.googleapis.com/v4/threatListUpdates:fetch?$ct=application/x-protobuf&key=%GOOGLE_API_KEY%&$httpMethod=POST

          gecko.handlerService.schemes.mailto.1.uriTemplate;https://mail.google.com/mail/?extsrc=mailto&url=%s

          Depois, porque é que a search engine default do Waterfox é o Bing é não por exemplo o DuckDuckGo ou o Ecosia ou StartPage, pensa nisso também.

          Olha a ordem no about:config relativamente ao tema (search engine):

          browser.search.order.1;Bing
          browser.search.order.2;Qwant
          browser.search.order.3;DuckDuckGo

          Afinal Danilo, nem o Waterfox escapa por isto não devemos acreditar em todo o que lemos em web sites, nem em tudo o que os programadores no dão como prova de isençao!

          Podia dar-te mais exemplos em como o Waterfox não é bem aquilo que diz ser.

          Depois temos um problema bastante importante em quase todos os forks, são as actualizações de segurança e nesse capitulo, o Waterfox sofre desse mal.

          Danilo, são as minhas argumentações baseadas em factos reais, por isso valem o que quiserem, mas a mim o Waterfox não me convence.

          1. Avatar de Junior
            Junior

            Ele não falou apenas do Waterfox.
            E se queres tanta segurança e privacidade desligue-te da Internet e vai viver na selva, mas cuidado para que os satélites não te vejam.

        2. Avatar de Danilo
          Danilo

          Onde conseguiste estes dados? Pode passar o sítio?

          1. Avatar de zedoido
            zedoido

            Danilo, são alguns anos de dedicação e estudo relacionados com o Firefox e o Tor Browser (são os meus 2 únicos) e conseguir que estes 2 web browsers sejam bastante melhores no quesito Segurança, Privacidade e Anonimato o mais possível.

            Caso desejes aprofundar mais o tema, vais ter de o fazer por ti mesmo, lendo:

            https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Mozilla/Firefox/The_about_protocol

            http://kb.mozillazine.org/About:config_entries

            https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Mozilla/Preferences/Mozilla_networking_preferences

            http://kb.mozillazine.org/Category:Security_and_privacy-related_preferences

            Depois fica ao teu critério estudar mais e mais, ficando sempre atento a todas as novas versões do Firefox, existem alterações mais ou menos óbvias e outras obscuras nestes procedimentos.

            Por último, então não é que o Tor Browser, também não é assim tão seguro como dizem ser?!

            Vais pesquisar no Tor por beacon em about:config, e lá vais encontrar o valor=true, devia estar “false”…., mas tens mais algumas falhas e algumas delas são as mesmas do Firefox!

            Mas afinal o que é o beacon? É um recurso que permite a qualquer web site, enviar data de rastreio, mesmo que tenhas terminado a visita a esse mesmo web site!!!!

            Um bom ponto de partida, assim muito apressadamente, é simplesmente implementares no Firefox algumas das directivas apresentadas em about:config oriundas do Tor Browser, mas…cuidado com o que vais alterar, na medida em que algumas dessas directivas não devem ser alteradas (exemplo: tudo relacionado com as definições nativas do Tor).

            Lamento, não te poder dizer muito mais por esta via, é melhor não criar “mais ruído”!

      2. Avatar de james
        james

        E se utiliza Windows , a microsoft recebe alguns dados…
        Se utilizas Mac, Ios , a apple recebe dados…

  5. Avatar de zedoido
    zedoido

    Um bom artigo, era mesmo, falarem sobre os melhoramentos a ser introduzidos no Firefox directamente ao about:config, e gastarem menos tempo a falarem sobre addons da treta!!

  6. Avatar de Blue Beast
    Blue Beast

    Já tenho o Firefox Fenix já há um bom tempo.Tal como tenho também o Reference Browser,também da Mozilla,há já um par de meses.É o que dar andar em fóruns como no Reddit e ver o que se anda a passar. 🙂

  7. Avatar de RR
    RR

    Se seguir os vossos apelos no que toca a browsers julgo que terei que mudar de programa a cada duas semanas. Tenham lá um pouco mais de contenção com os títulos sff…

  8. Avatar de Junior
    Junior

    Já me inscrevi.
    Só acho wow o Firefox não devia usar o Google Groups pra isso… Motivo óbvios.

    1. Avatar de SS
      SS

      “Motivos óbvios”, quais?

      1. Avatar de Junior
        Junior

        Justamente por que a Google tem um browser próprio chamado Google Chrome. E o Google já domina muito a internet, sendo o Firefox opensource deveria usar alguma plataforma que também fossem opensource e não se render as vontades do Google.