ANACOM vai devolver 46 milhões de euros ao Estado

7 Comentários

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) tem como função a regulação do sector das comunicações com o objetivo de assegurar na sua plenitude o desenvolvimento sustentado do sector, a promoção e defesa da concorrência e a proteção dos direitos e interesses dos consumidores e dos outros utilizadores.

Em 2018 a Autoridade Nacional conseguiu reduzir significativamente custos e agora vai devolver 46 milhões de euros ao Estado.

ANACOM vai devolver 46 milhões de euros ao Estado

Segundo um comunicado publicado no site oficial,

…a ANACOM prosseguiu uma gestão rigorosa na contenção da despesa, nomeadamente a relativa às despesas com a aquisição de bens e serviços que regista um decréscimo de 33% nos últimos sete anos, traduzindo-se numa poupança de cerca de 4 milhões de euros. Em 2018, os gastos totais, descontando o reforço da provisão para processos judiciais em curso, no valor de 14,3 milhões de euros, registaram uma redução de 3%”

No período em análise, o investimento registou um aumento de 3%, totalizando 2,5 milhões de euros, com os investimentos em sistemas e tecnologias de informação a absorverem a maior fatia, cerca de 70% do total.

ANACOM vai devolver 46 milhões de euros ao Estado

Em 2018, os rendimentos, essencialmente associados às taxas de espectro e às taxas de regulação, atingiram 98 milhões de euros, mais 8% do que no exercício anterior.

De relembrar ainda que a ANACOM propôs ao Governo uma redução de 50% do valor das taxas de espectro para incentivar a utilização de feixes hertzianos em detrimento de cabos em traçado aéreo em zonas do País mais suscetíveis a catástrofes naturais. Esta redução do valor das taxas representa uma poupança de 3,5 milhões de euros para os operadores.

Dos resultados líquidos, 40,5 milhões de euros serão entregues ao Estado, a que acresce a contribuição da ANACOM à Autoridade da Concorrência (AdC) no valor de 5,6 milhões de euros, pelo que o valor total entregue ao Estado pela ANACOM totaliza 46 milhões.

Saber mais: Relatório e Contas de 2018

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de A.M.
    A.M.

    Boa eu quero a minha parte!

    1. Avatar de Jo
      Jo

      É para reparar o carro ao Santana

      1. Avatar de A.M.
        A.M.

        Nah ele vai querer um novo, este os airbagas nem abrem!

  2. Avatar de Fixo
    Fixo

    “Devolver” ao Estado quer dizer que tinha recebido do Estado (e agora devolve).

    É “entrega” ao Estado, de taxas cobradas pela ANACOM, depois de deduzidas as despesas da ANACOM (ver pág. 32 do Relatório e Contas). São pagas pelas empresas de comunicações, mas como qualquer “boa” taxa está incluída expressamente (ou diluída) na fatura paga pelo utilizador

    Sem receio de errar, mudava o título para: “ANACOM entrega ao Estado 46 milhões de euros de taxas cobradas aos utilizadores de serviços de comunicações”.

    Meus amigos – pagam ao Estado os impostos que veem (como o IRS) os que podem não ver mas sabem que existe (como o IVA) e mais as “taxas, taxinhas e taxonas”.

  3. Avatar de Dan
    Dan

    Bom ver que nos últimos anos a ANACOM não só conseguiu começar a fazer o seu trabalho como consegue que sobre dinheiro, é ver a diferença que faz os serviços públicos em mãos mais competentes

  4. Avatar de Alvega
    Alvega

    ” incentivar a utilização de feixes hertzianos em detrimento de cabos em traçado aéreo em zonas do País mais suscetíveis a catástrofes naturais”,…humm..humm, estou a falar de impulso, mas acho que isto sao feixes de microondas, se o meu raciocínio estiver certo, e andar ai pelos 30Ghz, é “pólvora” para os seres humanos, se já hoje temos suspeitas dos malefícios para a saúde humana em termos de “alegadas” doenças provocadas pela radiação de ondas que saturam já o espectro, vir defender mais ….talvez eu esteja a ver o filme todo errado. Admito que nao procurei, mas deixo o meu ponto de vista.

  5. Avatar de Alvega
    Alvega

    Desculpem, vou voltar ao assunto, os feixes Hertzianos, funcionam em linha de vista, ou eu estou a ver mal, ou algo nao bate certo, pois se é suposto isso ser para o interior do Pais, onde a orografia é conhecida e acentuada, das 2, tres, ou é um “forrobodó” de antenas e estruturas associadas por tudo quanto é sitio para permitir a cobertura das vastas zonas (provavelmente, alguém já espera uns contratos de fornecimento), ou entao é mais um daqueles SOUND-BYTE, para encher o olho do “pagode”.