Trump declara emergência nacional para banir equipamento e aponta o dedo à Huawei

68 Comentários

Atualizado (16h15): Incluída uma declaração da Huawei sobre esta questão.

Os EUA e o seu presidente, Donald Trump, têm procurado por todos os meios banir a Huawei do seu país. As acusações de espionagem e de roubo de dados têm sido constantes, sem que nunca nada tenha sido provado.

Agora, e num passo até já esperado, a empresa chinesa foi finalmente colocada fora deste país. Os EUA declararam emergência nacional para o conseguirem, numa medida que parece desesperada.

Trump EUA China Huawei emergência

Apesar de ser uma novidade, já durante o dia de ontem se vinham a acumular os rumores. O presidente Trump estaria a preparar-se para banir das operadoras americanas todo o equipamento estrangeiro. Se esta seria uma ordem genérica, os seus alvos eram claros e bem definidos.

Trump assinou a ordem de emergência nacional

Pois essa ordem presidencial foi agora assinada e declara uma emergência nacional. Esta bane a compra e utilização de equipamentos de telecomunicações que possam apresentar um risco inaceitável para a segurança nacional.

Assim, o Departamento do Comercio tem agora plenos poderes para tomar todas as medidas necessárias para impedir que os operadores de telecomunicações usem equipamento estrangeiro. Esta entidade tem agora 150 dias para delinear as medidas necessárias para impor esta proibição.

Trump EUA China Huawei emergência

Apesar de não mencionar de forma clara a china, é este o país visado nesta proibição. Em particular empresas como a Huawei ou a ZTE ficam assim formalmente impedidas de implementar as suas soluções técnicas.

A Huawei é o alvo desta nova medida

A empresa que mais parece ser visada nesta nova emergência nacional dos EUA é mesmo a Huawei, que tem estado na mira das entidades governamentais norte americanas. A campanha tem sido intensa e tem até procurado convencer outros países a embarcar nesta proibição.

Esta parece focada em mostrar que é isenta e que não depende do governo chinês. Já provou que não aceita ordens diretas do seu país e está até pronta para assinar acordos de pacto de não-espionagem com os países onde está implantada.

Trump EUA China Huawei emergência

Mesmo com todas as provas a apontarem para que não existe qualquer situação anormal com os equipamentos da Huawei, os EUA insistem em provar que a empresa está dedicada a espiar os seus cidadãos e as suas empresas.

Uma medida contra a China e que afeta mais que os EUA

Até agora nada foi provado e provavelmente nunca o será. As questões estão também centradas na implementação do 5G, algo que ainda não aconteceu em muitos países, como resultado desta desconfiança.

Resta agora aguardar o impacto que esta medida terá nos restantes países. Até agora poucos têm acompanhado as medidas propostas pelos EUA e assim se deverá manter.

Atualização (16:15)

Declaração da Huawei sobre a ordem executiva do Presidente dos Estados Unidos a proibir empresas norte-americanas de usarem equipamentos de telecomunicações de empresas estrangeiras consideradas de risco:

A Huawei é líder na tecnologia 5G. Estamos totalmente disponíveis para trabalhar em conjunto com o Governo dos Estados Unidos da América no sentido de encontrar medidas que garantam a segurança dos produtos.

Restringir o negócio da Huawei nos Estados Unidos não tornará o país mais seguro ou mais forte. Pelo contrário, servirá apenas para limitar o país a alternativas inferiores e mais dispendiosas, conduzindo a um atraso na implementação do 5G e, eventualmente, prejudicando os interesses das empresas e consumidores.

Adicionalmente, acreditamos que a implementação de restrições irrazoáveis pode colidir com os direitos da empresa e levantar questões legais sérias.

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de EuTech
    EuTech

    trump e as suas “trumpisses” xD

  2. Avatar de Bruno F
    Bruno F

    Acho que todos os países espionam, principalmente os “states”. Em relação ás marcas, todas espionam também. Todas têm essa facilidade. Não há razões para alarmismo.
    Quem não quer ser espionado não pode comprar um Huawei…..nem um Samsung, nem um Apple..não pode ter um telemóvel portanto. Quem quer ter um, tem de se mentalizar que a marca não faz diferença, é tudo farinha do mesmo saco

    1. Avatar de Francisco m
      Francisco m

      Não é tudo farinha do mesmo saco, ainda não vi nada da huwaei com spyware ou backdoors.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Anda distraído!

    2. Avatar de Lucia
      Lucia

      Podes ter um telemóvel e criares seu SO

  3. Avatar de Moreira
    Moreira

    É pena é que não lhes fechem o comércio na maioria dos países no que toca a tecnologias, electricidade e afins. Que produzam para eles próprios, e se não venderem, quero ver onde fica a subsistência deles… Santa paciência, é este burro, depois o Bolsonaro. Agora vai aparecer outro destes onde e quando?

    1. Avatar de Jonas
      Jonas

      E triste quando vivemos em economias extremamente endividadas como a nossa ou a americana continuarmos a olhar para o lado e a comprar chines Indian ou nao importa de onde…a europa tem de preocupar se com os europeus e nao com 2 ou 3 billionarios que sao os unicos que ganham verdadeiramente com os negocios da China… A espionagem nao e o problema o problema e que enquanto aqui tudo e facil de entrar escepcao feita aos automoveis pois os alemaes gostam de mamar na china para se fazer negocio temos de lhes ensinar como se faz o producto que queremos la vender aqui e proibido a injeccao de dinheiro pelo estado nas empresas e na china caso huaway e outros o governo carrega com milhoes assim e facil mas o tuga so quer saber de ter o seu smartphone ultimo modelo para mostrar e o mais barato possivel..somos uns idiotas como sempre fomos idiotas desde que somos uma nacao por isso nao passamos da cepa torta nao se preocupem quando nao houver dinheiro porque tudo Vem da China os chineses vem nos resgatar..desculpem por o portugues mas e assim… Como o meu portugues sao as mentalidades dos europeus tristes.

      1. Avatar de Malamen
        Malamen

        Fala por ti… não me revejo em nada nesse teu comentário.

        1. Avatar de Andre Freitas
          Andre Freitas

          Para teres essa opinião só podes ser do bloco de esquerda!!!!!!
          Os piores chegos são os que não querem ver.
          enquanto tiver saúde e conseguir ver 1 palmo a frente adios xineses….

      2. Avatar de Jose
      3. Avatar de Luís Pacheco
        Luís Pacheco

        É muita palha…

  4. Avatar de Blue Beast
    Blue Beast

    “Emergência nacional” ?? Porquê ?? Tem medo da espionagem tecnológica que a Huawei faça ?? E os Estados Unidos não o fazem ?? Sinceramente… 😐

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Não me preocupo ser espiado pelos EUA. Eles são nossos aliados.
      Outra coisa é ser espiado pela ditadura comunista da China!
      Sinceramente!

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Qual a diferença?
        É como nuclear, Americanos estão sempre preocupados com os outros mas no entanto rebentaram com duas cidades matando milhões de uma vez só

      2. Avatar de Alfie
        Alfie

        Nossos? Só se forem teus, porque meus não são de certeza.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Vai para a Venezuela, China, etc. Se pensas assim, não fazes cá falta. Xau xau

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Que eu saiba os únicos estados comunistas são Cuba, Coreia do Norte e China (mas este só é Comuna no regime,na economia já nem tanto)…

            Já agora vamos ver se os EUA’s vão ou não atacar o Irão… lol For the Freedom! Democracy! and Petroil!

      3. Avatar de Francisco m
        Francisco m

        Ninguém nos estados unidos (ao contrario de em Portugal) jurou defender os teus direitos. A ser espiado prefiro ser espiados pelo governo português do que por um governo estrangeiro. Concordas?

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Mas se ambos são estrangeiros!?

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Concordaria se o governo do meu país não fosse socialista com apoio dos extremistas de esquerda. Assim sendo, até prefiro ser espiado pelos EUA

          1. Avatar de Martim Pereira
            Martim Pereira

            中国万岁. A china é um país que ajuda portugal e salva a nossa economia constantemente. Empresas portuguesas como a aptoide são aliadas com o governo chinês contra a espionagem de entidades euanas que querem destruir identidades de nações com aquela merda de lingua que chamam de inglês. Enquanto ouver portugal eu serei sempre pela china.

      4. Avatar de BlackFerdyPT
        BlackFerdyPT

        Aliados não fazem golpes nos países uns dos outros: http://paramimtantofaz.blogspot.com/2009/01/quem-vendeu-portugal.html

        Portugal é um mero estado-vassalo dos EUA, que alinha com estes porque tem de alinhar. Senão…

      5. Avatar de MMario
        MMario

        É verdade as vezes com certos amigos é melhor fazer negocio com os inimigos.
        Por acaso os ditos amigos foram aqueles que nos consideraram lixo e se estiveram a cagar para nós.
        Os ditos inimigos na altura que precisamos apareceram.

      6. Avatar de Jose
        Jose

        Ora, é isso mesmo. Os EUA não nos apontam misseis nucleares, os outros sim e, pelas costas tratam-nos como inimigos! Além disso, se na Europa ainda se goza de democracia e liberdade aos norte-americanos o devemos, a mais ninguém! Fenómeno curioso é ver os extremistas de direita ainda digerir a raiva pela derrota da 2ª G.M. e os de esquerda que têm ulceras nervosos devido à derrota na Guerra Fria, nadarem de mãos dadas para destruir o modo de vida Ocidental! A eles juntam-se os extremistas islâmicos! Olhem-me que gente? Os chineses andam numa deriva de se imporem ao Mundo. Não é à toa que já “compraram” a Zâmbia e instalaram 17 esquadras de polícia sua nesse país e até na África do Sul! Deve ser para acabar coma fome.

      7. Avatar de Tiago Marques
        Tiago Marques

        Desde quando é que os americanos são nossos aliados?? Se Portugal se torna-se uma grande potência económica e fosse contra os interesses económicos dos Estados Unidos, podes ter a certeza que em vez de serem empresas chinesas a serem acusadas e proibidas de negociar com eles, eram empresas portuguesas, se achas que podes chamar um lunático de aliado, só podes ser um lunático também.

  5. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Quando a maior ditadura do mundo controla a informação do mundo caminhamos para um sítio muito escuro

    1. Avatar de BlackFerdyPT
      BlackFerdyPT

      E, quem é que manda no Ocidente?

      São os governos, que já venderam quase todas as empresas estatais a privados? Ou, são os grandes interesses económicos que têm agora quase toda a Economia nas suas mãos?

      Alguém aqui, que não trabalhe para o Estado, elege os seus patrões?

      A dita Democracia é cada vez mais inexistente… Pois, toda a gente bem informada sabe que os principais partidos políticos, que têm ocupado os sucessivos governos, são claramente fantoches do Grande Capital.

      Democracia é apenas um chavão que se usa para enganar os alienados – e também para tentar justificar um golpe de estado, ocorrido há 45 anos, que serviu para nos meter no que é, em boa parte, um IV Reich.

      1. Avatar de Joselito
        Joselito

        “Grande Capital”?????, Kkkkkkk, vai pra Venezuela….

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Vai para a Venezuela! Que grande comentário. Vamos responder da mesma maneira! Vai para o Haiti, para as Honduras ou mesmo para a Argentina!

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Ou para África… Lol

          2. Avatar de Joselito
            Joselito

            Vai viver lá então… E vê se enxerga cm a tua esquerda opera… Kkkkk… Haiti (Aristide – Esquerda – Comuna – O q é teu é meu e o meu é meu), Honduras (Manuel Zelaya – Esquerda – Comuna – O q é teu é meu e o meu é meu), Argentina (Cristina Kirchner – Esquerda – O q é teu é meu e o meu é meu), vai é estudar grande ó comentarista!

          3. Avatar de Rui
            Rui

            Joselito, a crise da Argentina já veio antes dos Kirchner… E falsos esquerdistas não faltam pelo mundo fora… Lol Basta ver o PS aqui… Lol

        2. Avatar de Martim Pereira
          Martim Pereira

          Eua obrigam o inglês em todos. Quanto mais china e menos eua melhor porque china não obriga sua linguagem em ninguém (有汉字)
          Você está enganando as pessoas:
          Manuel Zelaia – Partido Nacional das Honduras (Direita) https://outraspalavras.net/descolonizacoes/honduras-a-ditadura-proxima-do-fim/

          Haiti é uma república presidencialista com um presidente eleito em uma assembleia nacional, é amplamente considerado de direita capitalista https://blackagendareport.com/content/haiti-capitalist-plunder-and-empty-promises corrupta https://time.com/5603660/haiti-capital-protests/?# autoritário https://www.efe.com/efe/english/portada/new-anti-government-protest-in-haiti-leaves-several-dead/50000260-3996633.
          primeiro ministro = Jean-Michel Lapin

          Argentina mauricio macri (centro-direita) http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/11/macri-e-eleito-presidente-da-argentina-e-poe-fim-12-anos-de-kirchnerismo.html

    2. Avatar de BlackFerdyPT
      BlackFerdyPT

      Uma ditadura, é certo.

      Mas, uma ditadura na qual é o Estado que controla (e com mão férrea) o Grande Capital – e não o contrário, como no Ocidente.

      E, uma ditadura na qual é realmente seguido o princípio do “bem-estar comum” e na qual os líderes de uma empresa privada que seja apanhada a prejudicar conscientemente os seus clientes podem ser executados (http://news.bbc.co.uk/2/hi/asia-pacific/8375638.stm).

      “Sítio muito escuro”, é o que já é parcialmente o Ocidente – com toda a sua decadência de vária ordem, corrupção e espionagem encoberta de cidadãos com finalidades sinistras – e ainda mais vai ficar, se continuar a enveredar pelo caminho que tem seguido.

      Concorde-se ou não com o mesmo, na China a espionagem é admitidamente feita para manter o regime vigente. Enquanto que, no Ocidente, sabem as pessoas melhor informadas que, a espionagem é feita maioritariamente para estudar populações inteiras (comunidade Facebook e afins) – para, com isso, descobrir melhores maneiras de manipular as pessoas (e denegrir as mesmas, até tê-las convertido em meros animais, desprovidos de princípios éticos ou morais – e estupidificá-las, ao ponto de serem incapazes de conceber, sequer, um qualquer acto de rebelião: https://www.wook.pt/livro/o-instituto-tavistock-daniel-estulin/14530212).

      “Muito escuro”, sem dúvida…

      1. Avatar de Joselito
        Joselito

        Ô jênio…. Isso aí: “descobrir melhores maneiras de manipular as pessoas (e denegrir as mesmas, até tê-las convertido em meros animais, desprovidos de princípios éticos ou morais – e estupidificá-las, ao ponto de serem incapazes de conceber, sequer, um qualquer acto de rebelião” se chama COMUNISMO, vai fazer rebelião lá na tua linda China!!!

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Os extremos são iguais… Como achas que o Hitler convenceu os alemães a fazer o que fizeram?¿…
          Gostava de ter visto Cuba sem um brutal embargo económico… Se calhar seria um exemplo mundial…

          1. Avatar de Jose
            Jose

            Seria? Como? Só os EUA embargam a ilha! Sempre negociaram com todos os outros. Ou “esquece” que o regime foi subsidiado e/ou suportado inicialmente pela URSS e hoje pela Venezuela?

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Achas mesmo que é um simples embargo?¿ A América ameaça com sanções severas com quem faz negociações com eles… Ficaram completamente isolados… A Venezuela nem tem para si quanto mais para os outros… Lol

    3. Avatar de Tiago Marques
      Tiago Marques

      Estás a falar dos Estados Unidos certo? Mas eles não são oficialmente uma ditadura… Digo isto porque quem quer controlar tudo são os estados unidos, espero que saibas isso pelo menos…

  6. Avatar de martins
    martins

    uiii quando a apple for proibida de vender na China… A China nao precisa de declarar nada para proibir vendas de alguma coisa.
    Ben por questões nao de espionagem mas de espiolhagem, Trump devia banir o android eh eh eh

  7. Avatar de goolo
    goolo

    quando é que o trump sai do poleiro mesmo??? que estes deve ser classificado como o pior presidente de sempre…

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Não tem nada a ver com Trump, outro boneco no lugar dele seria a mesma coisa

  8. Avatar de Cereais a
    Cereais a

    A China também proíbe muitas empresas lá como o Facebook e a Google, porque é que não fazem notícia disso. os EUA só estão a fazer o que a China faz.
    Porque e que a China se tornou numa potência vende vende vende e esquece de comprar. Nós aqui inventamos os produtos, lá copiam, utilizam esses e não os nossos, e ainda os vendem para aqui. Quem é o mau presidente Trump ou os nossos.

      1. Avatar de Cereais a
        Cereais a

        Enquanto Portugal exporta para a China 1.43B . A China exporta 2.38B. Esses 100 milhões a mais são uma boa notícia mas não invalida o que eu disse atrás.
        China tem a maior balança comercial do mundo 873 bilhões. Nós em Portugal temos -20bilhoes, temos balança negativa.

        1. Avatar de Cereais a
          Cereais a

          O Trump é esta a fazer isto a China pois os EUA importam da China 477B e só exportam 133B perdem mais de 300bilhoes só para a China.

          1. Avatar de José Duarte
            José Duarte

            O que é isso de bilhões????

      2. Avatar de Cereais a
        Cereais a

        Vê se arranjas melhor argumento senão mais vale ficares calado.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Ora, nem mais.

    2. Avatar de Tiago Marques
      Tiago Marques

      Quem é que inventa e quem é que copia?? Caso não saibas a Europa está a ficar muitíssimo para trás em termos tecnológicos, a China investe bastante no desenvolvimento, não é como aqui, que o dinheiro é desviado para fins pessoais em vez de ir para a investigação, ou não lês as notícias e vês os escândalos das universidades? O mais importante para qualquer nação é a investigação, sem ela fica tudo estagnado, ou achas que as doenças se curam sozinhas? Achas que os softwares se criam sozinhos? Que os computadores ficam mais potentes com treino no ginásio? Não! É com a investigação, com o investimento na educação, não é a aplaudir lunáticos como o Trump! Que só quer guerra, os estados unidos são um cancro, uma nação conflituosa, só é preciso exército e armas de destruição massiça quem não tem cérebro para resolver as coisas de forma civilizada, os conflitos resolvem se de maneira simples, tudo devia de ser feito às claras e ganha quem é melhor no que faz e pronto

  9. Avatar de Polo
    Polo

    Se a China ameaçasse banir a Apple é que era

    1. Avatar de Filipe F
      Filipe F

      Não se notava, a quota de mercado da Apple ou Samsung na China é muito pouca. A china consome muito o que é seu, tendo o seu top como Huawei, OPPO, Vivo, e não as Samsung ou Apple

      1. Avatar de RPG
        RPG

        ahahahahah é por isso que já vem sendo prática comum da Apple criar modelos próprios só para a China (os IPhone Red).

        Só alguém muito fora da realidade diria que não se notaria o impacto se, quer a Apple, Sansung ou qualquer outra marca presente na China fossem banidas de lá.. Sabes que a classe média na china neste momento é superior a toda a população do EUA ?!

  10. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Empresa isenta? Isso não existe na China. O governo chinês pode e mete o dedo em tudo, não existe separação real entre privado e público na China. A Huawei foi criada por um membro do exército chinês. Parece que a Huawei anda espiar comunicações em África, onde implementa redes com facilidade devido à influência da China naqueles governos corruptos que por lá imperam. Se os EUA espiam? Claro que sim. Mas a preocupação deles é com os outros, cada um puxa a brasa à sua sardinha, como se costuma dizer.

  11. Avatar de Malic X
    Malic X

    A hauwei já disse publicamente que envia dados para o governo chinês. Então acham que o Trump iria permitir isso na terra dele?
    Cada iluminado.

    1. Avatar de Samuel
      Samuel

      Onde é que foste buscar essa informação? A Huawei nunca disse que enviava informação.

      1. Avatar de MalicX
        MalicX

        É público. Uma audiência qualquer europeia ou americana não sei bem. Google e encontras

        1. Avatar de Francisco m
          Francisco m

          Com menos teclas procuravas e fazias paste do link, já procurei e não vi nada.

  12. Avatar de Fulano
    Fulano

    As vendas da Apple devem andar mesmo muito em baixo. À que forçar a venda de equipamentos em nome da “segurança nacional” … que o diga a NSA que continua as suas boas práticas de espionar a vida de todos os cidadãos dos EUA.
    A verdade é que a Huawei superou os EUA em tecnologia e isso é que doí.

    1. Avatar de Fixo
      Fixo

      Está-se a falar de equipamentos de redes de comunicações, de que a Huawei é o maior fabricante mundial.
      (e a Apple não fábrica).

      Mania de só se pensar em telemóveis 😉

  13. Avatar de Rui
    Rui

    É proteccionismo… Tb tem imposto taxas alfandegárias à China…
    Mas o que pode provocar é o atraso da implementação da rede 5g nos EUA… Não sei em que estado estão empresas americanas em relação a essa tecnologia…
    Intel desistiu dos chips… Qualcoom até está na vanguarda… Veremos…

    1. Avatar de BlackFerdyPT
      BlackFerdyPT

      Claro que é proteccionismo.

      (Quando a própria Huawei está disposta a assinar até acordos de não espionagem com os EUA, como garantia… E, acham que a Huawei iria querer arriscar perder tão grande mercado?)

      Mas, um proteccionismo encoberto, de modo a não revelar a situação frágil dos EUA. Pois, tivessem os EUA produtos melhores (e não apenas tão baratos, o que podia ser resolvido com subsídios estatais) não precisavam de se preocupar seriamente com a concorrência.

      São os grandes dragões asiáticos a começar a triunfar, perante um Ocidente que está em decadência e que não consegue fazer frente aos mesmos, é o que é… Foram séculos a tentar manter a China em baixo e impedir que esta desenvolvesse todo o seu potencial, que já começaram a ir por água abaixo. E, chegou a hora de ser o Oriente a dominar.

      1. Avatar de BlackFerdyPT
        BlackFerdyPT

        E, a propósito de empresas chinesas…

        Experimentei ontem, pela primeira vez, um smartphone da Xiaomi – e fiquei rendido à qualidade do mesmo.

        Se já suspeitava eu de “trollagem” ocidental, em comentários nesta publicação feitos também sobre esta marca, confirmei a mesma.

        Que continue então a comprar iPhones, que vêm com defeitos, quem quiser. Por mim, enquanto ainda tivermos o direito de comprar marcas chinesas de qualidade, não vou desperdiçar o meu dinheiro.

  14. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    No lugar do Trump, iria mais longe, todos os equipamentos, da rede militar e civil, de comunicações fixas e móveis teriam de ser projectados, desenvolvidos e fabricados por empresas dos EUA e nos EUA, e apenas poderia envolver pessoas com credenciais de segurança que conferissem o mínimo de confiança relativamente ao facto dessa pessoa só querer beneficiar os EUA.

    Disto isto, os EUA é o mesmo país onde é proibido proteger as comunicações das redes móveis com encriptação… para a polícia e todos os demais poderem ouvir ainda mais facilmente todos quantos quiserem ouvir! Como é que eles “protegem” as comunicações? Proíbem o fabrico/ distribuição/ posse de equipamento que permita a intercepção… eh eh eh

    Se fosse governante dizia com todas as palavras “Não quero saber se ficaremos para trás na implementação do 5G. Para ser rápidos a instalar uma porcaria mais vale nem a permitir! Quero que quando for instalado seja realmente uma rede segura para pessoas e equipamentos. E depois de ser confirmado de forma independente que o 5G é realmente seguro a todos os níveis, então quero ver implementado em todo o país, mas desta vez que só seja permitida a utilização/ comercialização depois de garantirem uma cobertura de exterior de 100% do território em terra e ilhas, verificado primeiro por empresas terceiras independentes e organizações de consumidores, e posteriormente por uma unidade governamental e só então autorizada a sua colocação à disposição do governo, empresas, organizações e pessoas individuais… para ver se desta vez a tecnologia é segura e que todos podem beneficiar da mesma.”

  15. Avatar de Apofasis
    Apofasis

    Olha a hipocrisia no seu melhor. Muito que estão a favor da medida tomada pelo Trump, são normalmente pessoas que já têm o produto já feito na mão e não sabem ou não querem saber aonde foram fabricados. Vamos por partes. Já vi pessoas aqui a defender que devemos nos preocupar só com empresas europeias, e pergunto aonde vocês acham que essas empresas têm maiorias das suas fábricas? Pois, Ásia né,.. e maioria deles na China. Em relação aos Estados Unidos, sabemos muito bem que quem está por detrás disso não é só o presidente, pois… As grandes companhias de telecomunicações viram uma oportunidade de vender os seus produtos que são mais caros e de menor qualidade comprovado para se impor. É vocês acham que os Estados Unidos estão preocupados com a Europa…

  16. Avatar de Hugo
    Hugo

    É acabar com essa chinocada!!

  17. Avatar de Fixo
    Fixo

    O boicote à Huawei é duplo.
    É:
    – à compra de produtos da Huawei (está na ordem do Trump)
    – e à venda de componentes produzidas por empresas dos EUA à Huawei e a 70 empresas a ela ligadas (está numa ordem do Departamento/Ministério do Comércio, pouco tempo depois e produz efeitos em poucos dias).

    P.S Está enganado quem acha que isto beneficia a Apple porque a protege da concorrência dos telefones da Huawei nos EUA (efeito positivo). A retaliação dos compradores chineses vai fazer cair a compra de produtos de marcas americanas como o iPhone (efeito negativo muito maior). Além disso, isto acontece no meio de uma guerra comercial, iniciada pelos EUA, com a China, que ainda não se sabe quando e como termina e que também pode afetar a União Europeia.

  18. Avatar de Alvega
    Alvega

    Ganda tópico, e melhores respostas, vou deixar a minha opinião.
    Isto tem tudo para acabar MAL, pois a china tem mais de 50% dos títulos de tesouro dos EUA, se a coisa “Escalar”, e um Chines com poder se lembra de colocar os títulos no mercado de uma vez…lá se vai a Economia prós anjinhos, claro que todos perdem, mas uns quantos perdem muito mais que outros. A globalização tem muito de bom, mas igualmente prós.
    Eventualmente, os Europeus podem conseguir algumas vantagens, duvido, Ericsson, Nokia, e outras marcas, atualmente sem grande expressão de vendas, podem beneficiar.
    Mas o risco a meu ver é o precedente, se a coisa resulta para o Trump, vai repetir a gracinha com outros, tantas e quantas vezes lhe aprouver, e isso de bom tem pouco.