Ainda usa o Windows XP? Então é hora de instalar a nova atualização da Microsoft

61 Comentários

Pode não parecer muito lógico, mas muito utilizadores ainda não abandonaram o Windows XP. As razões são muitas e dificilmente vão abandonar este sistema operativo.

Tal como se esperava, esta parece ser uma decisão que poderá trazer problemas sérios. Isso vê-se agora, com novos problemas de segurança. A Microsoft está a par desta falha e até já tem uma nova atualização de segurança para este sistema operativo.

Windows XP Microsoft atualização WannaCry segurança

Quando terminou de forma definitiva o suporte para o Windows XP, a Microsoft fez saber que não iria lançar qualquer atualização de segurança adicional. As razões são óbvias, uma vez que não quer estar a manter um sistema operativo morto e que não deve ser usado.

Felizmente a empresa não manteve esta decisão e quando o WannaCry foi descoberto, rapidamente surgiu uma atualização excepcional. Resolveu o problema e mais uma vez ficou claro que essa seria uma situação única e pontual.

Um novo problema traz uma nova atualização do Windows XP

Agora, e à luz de um novo problema de segurança similar, a Microsoft voltou a criar uma atualização de segurança pontual. Está a pedir aos utilizadores que a instalem, com a máxima urgência, para não ficarem expostos a este novo problema de segurança muito grave.

Windows XP Microsoft atualização WannaCry segurança

Segundo o que é descrito pela Microsoft, esta falha funciona de forma similar ao WannaCry e propaga-se sem a necessidade de qualquer intervenção do utilizador.

Falha de segurança igual ao WannaCry e muito grave

Basta uma ligação via Remote Desktop para que a máquina fique infetada, conseguindo ser executado código remoto aleatório. Depois, é só uma questão de tempo para que comece a propagar este malware. Poderá fazê-lo de forma escalada e rápida.

Apesar da gravidade do problema, a Microsoft referiu também que ainda não tem conhecimento da exploração da falha. Mas, e dado que passa a ser conhecida, deverá ser apenas uma questão de tempo até que seja descoberta e explorada.

Windows XP Microsoft atualização WannaCry segurança

Curiosamente, esta falha parece estar apenas focada nos sistemas mais antigos. A Microsoft refere que é encontrada apenas no Windows XP e Windows 7. Também as versões servidor, como o Windows Server 2003, Windows Server 2008 R2 e Windows Server 2008 estão afetadas. Claro que estes sistemas mais recentes têm também uma atualização.

A Microsoft voltou a abrir uma excepção para este problema

No caso dos sistemas já não suportados, como o Windows XP e o Windows Server 2003, a Microsoft abriu uma excepção. Criou as atualizações apenas para corrigir este problema e não se focou em outros já conhecidos, mas com importância menor.

Depois de toda a confusão que o WannaCry trouxe, é novamente uma falha muito grave a obrigar a Microsoft a criar uma atualização para o Windows XP. Mesmo já muito longe do Windows 7, esta versão continua a ser muito usada, o que deixa milhões de PCs vulneráveis.

Microsoft lançou mais uma atualização de segurança Windows XP

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diogo Rodrigues
    Diogo Rodrigues

    Eu Ainda uso o Windows XP deves em quando mas não está ligado à internet é um Dell Dimesion 2400, 256MB RAM, Celeron 2.40GHz, 40GB.

    1. Avatar de Junior
      Junior

      Usa Linux

      1. Avatar de eu
        eu

        Porquê, o Linux só serve para museus ?

        1. Avatar de Nelson Cabral
          Nelson Cabral

          Não serve só para máquina antigas (nome mais bonito e nada arrogante), mas dá-lhes uma nova vida.

          1. Avatar de Everton
            Everton

            Isso é mito, se não tiver algo razoável nem linux roda bem amigo… fala m não

        2. Avatar de Lucia
          Lucia

          Serve pra tudo. Agora tenta instalar um Windows 10 num Celeron com 256 MB de RAM e 40 GB de ROM.

          Vai lá, tente 🙂

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Indique uma distribuição Linux que se consiga instalar num computador com o hardware referido (em particular, com memória RAM: 256 MB).

          2. Avatar de Lucia
            Lucia

            Tinycore.
            Precisa de no mínimo 46 MB de RAM pra rodar.

        3. Avatar de Furtz
          Furtz

          eeeee ignorância!

          sabe de nadaaaa

        4. Avatar de Daniel
          Daniel

          Esse cara é hater do Linux ‘-‘
          Não era de se esperar comentário desse nível.
          Quer provocar flamewar.

          1. Avatar de Nelson Cabral
            Nelson Cabral

            Ainda por cima tem atitude de fanboy da Apple

          2. Avatar de Danilo
            Danilo

            Ele era a mesma pessoa que tava defendendo com unhas e dentes o Windows 10 e depois mudou de lado falando do macOS.

      2. Avatar de adoldo noites
        adoldo noites

        e depois fica com um pisa papéis! linux só serve pra servidores, em pc’s até o win98 faz mais!

        1. Avatar de Lucia
          Lucia

          Isto era no passado!!
          Hoje serve pra tudo. Inclusive, para sua tristeza, DESKTOP.
          Até mesmo o BSD que é apenas “citado” para SERVIDORES, também pode ser usado como DESKTOP. Vide GhostBSD 🙂

  2. Avatar de gus
    gus

    lá tiveram que chamar os engenheiros do team XP…
    Quando surgiu o XP, recordo-me perfeitamente do gozo que me dava utilizá-lo… fabuloso SO.

  3. Avatar de Carlos Freitas
    Carlos Freitas

    Eu também optei por usar o Windows xp apesar de o meu pc ter sido designado para Windows Vista aquele sistema que só sabe roubar memoria, eu optei por colocar definitivamente o Windows XP Professional SP3, com algumas modificações, o meu Windows XP esta instalado num SSD por isso não tenho problemas de velocidade.

    A Minha Máquina é um Toshiba L30 10Y designado para Windows Vista Home Basic X86
    As Especificações deste são :

    2GB RAM (MÁXIMO)
    Intel Celeron m440 1.86GB Single Core
    Gráfica ATI RADEON XPRESS 200M com 256 MB dedicados
    SSD 120 GB PATRIOT BURST

    Penso que este pc tem a volta de 12 anos e a alcunha dele é “A MÁQUINA DE GUERRA”, digo isto porque este já teve vários sistemas operativos digamos que este era a minha máquina de testes, mas finalmente encontrei o Windows XP que vai ficar definitivamente instalado na minha máquina e sem dúvida que o Windows Xp e o Windows 10 são ambos os melhores sistemas operativos.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O Windows XP vai-te estragar o SSD todo, por não estar preparado. Não suporta TRIM.

      1. Avatar de Carlos Bonaparte
        Carlos Bonaparte

        Uso Windows XP num SSD de 120gb particionado para ter numa partição o XP, noutra o 7 para alguma emergência… e não vi perda de performance em mais de 2 anos e meio de uso, e atenção, estou a falar num PC que às vezes fica ligado 24 horas por dia, 5, 6, 7 dias seguidos. Mas pela minha utilização, anda à volta de 13714 horas diárias.

        1. Avatar de Vitor
          Vitor

          13714 horas diárias??!! Certamente vives fora ds galáxia onde se posiciona o planeta Terra…

          1. Avatar de Carlos Bonaparte
            Carlos Bonaparte

            Hey… só agora reparei na gafe… bom, isto é simples. Eu queria dizer 13/14 horas diárias. Só que ao invés de uma barra, saiu um 7. XD

        2. Avatar de Jose Carlos
          Jose Carlos

          como instalou o xp nessa maquina ?
          usou o que ?

          1. Avatar de Carlos Bonaparte
            Carlos Bonaparte

            Então, simples: usei um PC, um SSD, particionei-o para ter 60gb no XP e 60GB no 7, porque na altura não tinha solução para rodar discos com mais de 3tb no XP, agora já tenho, um instalador, e a ajuda de um técnico porque sou cego, e sem Windows, não há leitor de ecrã. Mas, fora isso, mais nada.

      2. Avatar de Carlos Freitas
        Carlos Freitas

        já vou ver o que é esse TRIM nunca nem vi esse nome senão agora

      3. Avatar de AJ
        AJ

        Lol
        Estava precisamente a pensar nisso…

    2. Avatar de Carlos Freitas
      Carlos Freitas

      correção onde diz intel Celeron m440 1.86gb não é 1.96gb mas sim 1.86GHZ

  4. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Com gente agarrada ao passado, com uma enorme dificuldade à mudança, e por isso com um grande adversidade à inovação, ainda existe sistemas obsoletos.

    Melhor hardware requer sempre melhor software mais eficiente, mais fiável e mais seguro!

    1. Avatar de Carlos Freitas
      Carlos Freitas

      Dou-lhe toda a razão para ter um sistema bom temos de ter um computador que suporte esse sistema, mas tenho um Acer Aspire Es1-512 com 4GB DE RAM, INTEL HD GRAPHICS 500 e um SSD de 240GB da Toshiba e o Windows 10 home o mais simples roda perfeitamente bem mas acredito que aguentaria o Windows 10 pro pena que não consigo instalar o Pro pq ele só aceita o Home.

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Cada um usa o que quer. E o que mais lhe agrada… Ninguém é obrigado a actualizar só porque sim, ou porque parece bem…
      E ninguém tem nada a ver com a forma com que outros trabalham…
      Se está obsoleto, mas funciona para o que se pretende, para quê mudar? “Em equipa que ganha, não se mexe”

      1. Avatar de jota
        jota

        muito show lorde… uso xp em 2021 e vamos que vamos!! jesus no comando!!

    3. Avatar de Danilo
      Danilo

      Tá na hora de vc mudar essa cara, está obsoleta.

    4. Avatar de Juliano
      Juliano

      A questão não é se é obsoleto ou não mas sim pelas atualizações sempre constantes que nos obrigam a trocar todos os hardwares (scanners, impressoras, celulares, etc). Quem atualiza para última versão sempre corre o risco de perder o programa que sempre usou. Sem falar que as novas versões vem com a cara do Android, totalmente enxutas e sem recursos. Existe uma cadeia grande envolvida nas atualizações que te obriga a comprar tudo de novo. O velho e maldito “looby”.

  5. Avatar de Casuístico
    Casuístico

    Windows XP segue ainda em uso. Ainda bem que a MS lançou essa atualização de segurança. Saudações.

    1. Avatar de Furtz
      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Pode ser arcaico como fala mas até hoje sem sombra de dúvida foi um dos melhores ou o melhor sistema operacional da Microsoft não estou desprezando os demais sistemas apenas mostrando o quanto esse sistema marcou no campo tecnológico

  6. Avatar de Carlos Bonaparte
    Carlos Bonaparte

    Porque será que eu não acredito nisto? Porque será que eu acredito que é uma forma de implementar sim, falhas de segurança para que as pessoas mudem de sistema operativo, exatamente para que as pessoas abandonem o Windows XP? O Windows 7 não é tão duradouro como o Windows XP, exatamente porque no meio da casa de betão, a Microsoft começou a implamtar blocos de madeira com a desculpa de ser betão reforçado. Eu sei que o que está aqui descrito faz todo o sentido. Mas duvido muito, do que diz a Microsoft. Em 2017, creio, instalei a atualização que é aí referenciada, e felizmente não tive nenhum problema. Agora, só pegando num outro sistema XP, ou então numa máquina virtual, e testando. De outra forma não confio.

  7. Avatar de Arthur Gomes
    Arthur Gomes

    Melhor opção para quem ainda está no Windows XP ou o 7 é migrar para o Linux Mint. Melhor experiência para usuários do Windows: intuitivo, prático, rápido, completo, com tudo que esses usuários precisarão.

    1. Avatar de Carlos Freitas
      Carlos Freitas

      Mas para migrar para o Linux mint é preciso um hdd pq já tentei instalar no ssd não deu, se tenho um disco rápido não vou por um lento para instalar Linux so por causa que o xp esta descontinuado

  8. Avatar de Francisco Santos
    Francisco Santos

    Eu tenho periféricos a funcionar (HP LaserJet 1010 e HP Scanjet 4300c) , não vou gastar dinheiro quando tudo trabalha. o PC (HP dc5800) está na rede, é só ligar quando necessário.

  9. Avatar de Antonio Vasco
    Antonio Vasco

    Alguém sabe como correr programas em dBase 5 sem ser no XP? E sem ser no 7 ou outro Windows com virtual XP, pois não funciona igual

    1. Avatar de Beatriz Gosta
      Beatriz Gosta

      o que acontece quando virtualizado?

      1. Avatar de Antonio Vasco
        Antonio Vasco

        A configuração de periféricos, tais como POS e respectivas impressoras, são mais dificeis e desconfiguram-se com facilidade. A velocidade de computacao é afetada.

  10. Avatar de Joao
    Joao

    Windows XP is the best!!!

  11. Avatar de Kan
    Kan

    numa carniça de pc velho é preferido colocar qq coisa do LInuXO, para ter mais segurança, agora se nao usam transaçoes bancarias nem nada de mais, pode ser xp, eu mesmo tenho em um 939 um xp sp3 rodando com 4 gb de memoria e ele é servidor de espaço para mim.

    quase 10 anos e ainda funcional.

  12. Avatar de José Renaldo Cruz
    José Renaldo Cruz

    Eu uso o windows xp porque trabalho com microcontroladores e a porta serial me é muito útil.

  13. Avatar de José Monte
    José Monte

    Aqui na empresa ainda há alguns – Windows XP Embeded – instalados.

  14. Avatar de Luís Costa
    Luís Costa

    Gostei mais da parte que dá para o Windows Server 2003, sim porque infelizmente, por motivos também financeiros, muitas empresas usam ainda essa versão de Servidor. Agora já com Windows XP, posso estar a ver mal, mas é raro o que usa esse Sistema Operativo, mas é sempre de valor a Microsoft lançar essas atualizações.

  15. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    Sabiam que existe navegador novo e atual para Windows XP: é o Mypal, baseado no Pale Moon. A extensão Downthemall funciona no Mypal. Desse modo, temos um navegador atual e um gerenciador de download. Um detalhe: para usar o Windows XP é necessário um bom firewall, como Outpost PRO ou alguma versão do Zonealarm para Windows XP.

    1. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Por acaso não sabia, estás-me dar uma ideia para o fim-de-semana ahahah

  16. Avatar de Fernando Dantas
    Fernando Dantas

    E o Vista?

  17. Avatar de Rui Jose
    Rui Jose

    Não é um comentário! Tenho 2 questões que gostava de vos colocar pois vi pelas vossas respostas às questões colocadas muito profissionalismo . Tenho um Toshiba Tecra A8 que não sei se o CPU é de 32 ou 64 Bits. Nele está instalado o Windows 7 Professional mas é muito lento. Este PC foi desenhado para Windows XP. Que fazer? Manter ou instalar o XP? como posso ver se o CPU é de 32 bits ou 64?
    Muito obrigado. Cumprimentos.

    1. Avatar de Francisco Santos
      Francisco Santos

      Rui, no explorador clica com o botão direito do rato em “Computador” e depois na opção “Propriedades”
      ou no endereço “Painel de Controlo\Sistema e Segurança\Sistema”
      Aparece o processador e depois o amigo google diz-te 😉

    2. Avatar de Francisco Santos
      Francisco Santos

      Rui, já há discos SSD baratos. Faz um clone do disco para um SSD e experimenta, ganha nova vida

  18. Avatar de Francisco Santos
    Francisco Santos

    Rui, no explorador clica com o botão direito do rato em “Computador” e depois na opção “Propriedades”
    ou no endereço “Painel de Controlo\Sistema e Segurança\Sistema”
    Aparece o processador e depois o amigo google diz-te 😉

    1. Avatar de Rui Jose
      Rui Jose

      Obrigado Francisco Santos.
      A informação que me dá o sistema é a seguinte:
      Processador: Intel Core CPU T5500 @1,66 GHz
      Memória Instalada (Ram): 3 Gb
      Tipo de Sistema: Sistema Operativo de 64 Bits
      Qual a diferença entre o Sistema Operativo que é de 64 Bits e o CPU que não sei se é de 64 Bits ou 32.
      Desculpe a ignorância. Queria avançar para a sua sugestão mas gostava de saber se é a mesma coisa. SO e CPU.
      Um abraço.

  19. Avatar de Rui Jose
    Rui Jose

    Obrigado Francisco Santos.
    A informação que me dá o sistema é a seguinte:
    Processador: Intel Core CPU T5500 @1,66 GHz
    Memória Instalada (Ram): 3 Gb
    Tipo de Sistema: Sistema Operativo de 64 Bits
    Qual a diferença entre o Sistema Operativo que é de 64 Bits e o CPU que não sei se é de 64 Bits ou 32.
    Desculpe a ignorância. Queria avançar para a sua sugestão mas gostava de saber se é a mesma coisa. SO e CPU.
    Um abraço.

    1. Avatar de Antonio Vasco
      Antonio Vasco

      Está resposta vai um pouco tarde, mas só agora vi a questão. Pela minha experiência, coloca vá o XP 32bits. Fica maravilha com SSD. Arranque em 30s, é mais rápido que um 10 a surfar, e dá para fazer tudo. Pelo menos para mim resulta, desde 2010. Tenho um 7300, é um pouco melhor, mas a diferença não é grande. Tenho 2 portateis, um Samsung I7 com Win 7 e outro Toshiba Z30 c I5 e Win 10, e trabalho sempre com o XP, os outros dão me cabo da paciência

  20. Avatar de Francisco Santos
    Francisco Santos

    O CPU e o Sistema Operativo são 64 Bits, óptimo 😉
    Agora só sabendo o que tem em mente é que se pode ajudar, como disse anteriormente colocar um disco SSD dá uma ajuda mas …. não há milagres 😉
    Um exemplo https://youtu.be/wpiWmCm71wM

  21. Avatar de Rocha & Lima
    Rocha & Lima

    Hoje chegou aqui na Assistência uma relíquia, um notebook Presario 1500 com as seguintes configurações: Pentium 4, 40gb de hd, 512 ddr, leitor de cd e disquete

    Pedido do cliente: Formatar e instalar o windows xp e baixar todos os emuladores de jogos possíveis. rsrsrsrs

    Parece que voltei aos meus 16 anos…..rsrsrs

  22. Avatar de Wellington
    Wellington

    De Boa, pra mim o melhor sistema operacional já lançado pelo microsoft foi ne continua sendo o Windows Xp, eu me surpreendia quando ele ainda funcionava sem bugs. Um futuro brilhante para a empresa seria fazer um relançamento de um novo xp praticamente idêntico ao antigo, só que claro com melhorias e adaptações de sistema recente mais sem pesar os sistema. Existem sim opções bacanas atualmente, mais muito pesadas e que não vale a pena fazer um upgrade de hardware ou comprar um novo, até por que nem todos tem condições para isso. Pra mim esse windows 10 que é mais recente lançamento é um lixo, além de feio, é super pesado, uma merda…