SpaceX: Elon Musk mostra os primeiros satélites da Internet prontos para lançamento

27 Comentários

E se em todo o mundo, em qualquer lugar, tivéssemos acesso à Internet com boa qualidade e bom preço? Na verdade, estamos a falar em algo concreto que irá em breve para o Espaço para “vender” Internet por satélite. Pelo menos é assim que a SpaceX pensa e Elon Musk mostra.

A SpaceX irá lançar os seus satélites de Internet já no próximo dia 14 ou 15 de maio.

Imagem satélites Starlink da SpaceX prontos, diz como mostra Elon Musk


Frota de satélites Starlink está pronta

Além de tudo o que Musk tem feito ao nível terrestre, também o tem pensado ao nível espacial. Assim, como já foi avançado há algum tempo, os satélites Starlink da SpaceX irão ser lançados em órbita para abrir um “mundo novo”.

Elon Musk publicou uma foto (abaixo) dos primeiros 60 satélites de produção empacotados na área de carga de um foguete Falcon 9 antes do seu lançamento agendado para esta semana. Tal como podemos ver, o invólucro está cheio de dispositivos que mais parecem “lâminas”.

Segundo Musk, estes satélites têm uma forma achatada e não terão um invólucro dispensador como já em tempos foi veiculado. Além disso, o responsável da SpaceX referiu também que o dia não está ainda definido, mas conta que no dia 14 ou 15 de maio, ocorra o lançamento.

 

Poderá não correr bem, alerta Elon Musk!

O responsável pelo projeto também alertou que “muito provavelmente vai correr mal” nesta primeira implantação. Desse modo, os seguintes lançamentos semelhantes permitirão obter uma cobertura “menor” de banda larga e o dobro para “moderada”.

O objetivo final da SpaceX é colocar quase 12.000 satélites Starlink em órbita baixa da Terra. Isto deverá acontecer até 2027, fornecendo acesso à Internet de alta velocidade a áreas do planeta onde a banda larga é rara, irregular ou inexistente. Este primeiro lançamento é apenas uma pequena parte de um longo processo, de acordo com o planeado.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    “colocar quase 11.000 satélites Starlink em órbita baixa da Terra. Isto deverá acontecer até meados de 2020” , isso dá uma média jeitosa de satélites lançados por mês: 183 lançamentos por mês! Previsão que eu acho muito, mas muito dificil de concretizar .

    1. Avatar de João M.
      João M.

      Um foguetão pode mandar mais do que um mas, mesmo assim, muito por mês… mas depois temos os imprevistos para “justificar” o atraso.

      Quanto à internet por satélite, estou um bocado céptico em relação ao conceito.. poderá ser util para Emergencias (como telefones satélite) mas para o dia-a-dia, não vejo grande utilidade. Acho que para comunicações inter-continentais, os cabos ainda funcionam bem.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Nao conheço os detalhes, mas parece-me que o objetivo desta iniciativa não é concorrer com os operadores em áreas urbanas, mas sim nas zonas “rurais” ou paises mais atrasados tecnologicamente. Estive recentemente em Cabo Verde e basicamente onde tive tinha 2G e as vezes 3G com preços de roaming escandalosos. Outra use-case para este projeto será os barcos em alto mar ou mesmo os avioes. Poderá ser uma solução bastante interessante para algumas situações mas teremos de ver o custo para o consumidor.

      2. Avatar de Wilhiam
        Wilhiam

        Talvez o arco e flecha seja melhor, meu amigo

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      São as previsões otimistas de Elon Musk

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Eh eh 🙂

    3. Avatar de Antonio Gomes
      Antonio Gomes

      Se um lançamento como diz na noticia que leva 60 satélites em carga útil, 11.000 satélites dá 183 lançamentos, em 18 meses ,o que falta para o final de 2020, serão 10 a 11 lançamentos em 18 meses.

    4. Avatar de Nuno
      Nuno

      O 2020 é em Elon time em tempo real la para 2022/2023, admiro o que ele faz e já fez quando toda a gente dizia impossivel aterra e reutilizar um foguetão de 60 metros ele aterra reutiliza e ainda aterra numa plataforma a 900km da costa que é para nao terem a mania que são espertos mas a mandar data ele é mais optimista que optimista nao o podem deixar mandar datas para o ar

      1. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Posso perguntar quem é que disse que era impossível aterrar um foguete de 60m verticalmente?

        Portanto o trabalho de Philip Bono a desenhar sistemas do género não conta. O projecto russo Zarya não conta. O McDonnell Douglas DC-X, o primeiro foguete VTVL a ser testado com sucesso, não conta. O Blue Origin New Shepard, que foi o primeiro foguete VTVL a conseguir chegar ao espaço e depois novamente a aterrar, também não conta. Parece-me a mim que afinal as pessoas, pelo menos as dentro desta área, não pensavam que era impossível.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Bom nao és da área pois nao? é que deste exemplos que nao se enquadram muito bem o projeto zarya confesso que desconheço o único zarya que conheço é o modulo da ISS um dos primeiros de facto o Douglas DC-X foi um prototipo de 12 metros nem sequer orbital era, o New Shepard é do tamanho de uma landing leg do falcon 9 e mais uma vez nem orbital é, é suborbital nunca chegou a velocidades orbitais(isto em português nem soa bem ahah)
          Tal como disseste muita gente acreditava e tentou colocar em pratica mas como se ve nem perto mas houve muita gente quando a spacex tentou este paradigma de aterra um foguetão de 60 metros e reutiliza-lo que achavam impossivel nomeadamente muita gente do programa apolo se pesquisares um bocadinho na net vais ver que muita gente foi contra este conceito

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            A minha área é astronomia, não é propriamente a área, mas próximo.

            Logo a seguir a teres perguntado se era desta área como forma de desacreditar o que disse, dizes que não sabes o que é o projeto Zarya. Ao menos fazias uma pequena pesquisa no Google.

            Eu por acaso disse que o Douglas DC-X, não era um protótipo, ou orbital? Claro que não, disse sim que o Douglas DC-X representou um marco nos foguetes VTVL, tendo sido o primeiro a ser testado com sucesso. O Douglas DC-X era um protótipo de construção para um foguetão maior e, claro, orbital.

            Não interessa o tamanho do New Shepard. Foi ou não o primeiro foguetão VTVL a atingir o espaço.

            Se faz o favor mostra-me textos de pessoal técnico ligado à engenharia aeroespacial que dizem que era impossível um foguete VTVL como o do Space X. Parece-me mais a mim que lês o que os media dizem e engoles como sendo a opinião dos especialistas. Se achassem que era impossível, porque razão existiu e continua a existir múltiplos projetos de foguetes VTVL?

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            Nao estou em casa e nao me estava a aptecer pesquisar no telemóvel mas mais uma vez falas mas nem dizes o que é afinal ahah
            Simplesmente o Douglas DC-X nao conta sequer para aqui foi um protótipo de 12 metros nao tem nada aver com o falcon 9 que leva satélites para orbita aterra e é reutilizado se nao tambem contamo o foguetão de 20cm que eu aterrei quando era puto simplesmente nao tem nada a ver. O New Shepard se queres contar com esse conta pronto nem vou discutir esse nao tem nada ver mas pronto.

            https://www.space.com/14936-spacex-ceo-elon-musk-60-minutes-interview.html

            https://www.quora.com/Why-were-Neil-Armstrong-Eugene-Cernan-and-Neil-DeGrasse-Tyson-all-opposed-to-SpaceX

            https://www.youtube.com/watch?v=CyGqMZQAMio

          3. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Se não estavas em casa para ir ao telemóvel ao menos não tinhas lançado a acusação que não sabia do que estava a falar para evitares fazer figura de urso.

            Ou duas uma tens falta de compreensão, ou simplesmente não queres compreender. Estás a tentar insinuar que eu afirmei que o DC-X era equiparado ao Falcon 9. Essa insinuação partiu de ti, e de ti apenas, pois em parte alguma afirmei tal. Tu disseste e eu cito “quando toda a gente dizia impossivel aterra e reutilizar um foguetão de 60 metros”. O meu ponto é que ninguém, pelo menos que trabalhe na área, disse tal barbaridade. O DC-X era um protótipo que foi criado como uma prova de conceito para demonstrar que VTVL era viável, tendo conseguido esse ponto ao efetuar múltiplos voos com sucesso. O objetivo era, à medida que o programa ia avançando, construir um foguete sub-orbital, seguido de um foguete um orbital. Nunca chegaram a tal, pois no seu voo final, uma das pernas sofreu uma falha hidráulica que resultou no foguete ter virado ao aterrar e a sua posterior destruição no fogo. Se perguntasses a qualquer pessoa envolvida no projeto certamente que todas elas te diriam que o VTVL era viável.

            Podias-me dizer onde é que nos links tu vês alguém a dizer que o VTVL era impossível. Existe uma diferença entre VTVL é impossível e uma critica à SpaceX, nomeadamente no que toca a voos comerciais. Portanto, o desafio continua sem resposta. Tenta outra vez. Se na próxima resposta tornares a usar uma tática de ofuscação, tal como acabaste de fazer, a conversa fica por aqui e concluo que não tens resposta ao desafio que lancei.

  2. Avatar de Manuel
    Manuel

    Um dia destes cai-nos tudo em cima da cabeça!

    1. Avatar de eu
      eu

      Ou então, cai-te inveja.

    2. Avatar de Alfie
      Alfie

      Por Toutatis espero que o céu não nos caia em cima da cabeça (era o medo de Abraracourcix o chefe da aldeia gaulesa)… Mas tudo indica que Toutatis não. vai deixar

  3. Avatar de Bill
    Bill

    Se não caiu até hj existem mais 7 mil satilites sem contar os detritos!

  4. Avatar de eu
    eu

    Só vejo críticas negativas.
    Este Sr. tem impulsionado o avançado, principalmente no que diz respeito à eletrização do carro.
    Se não fosse este Sr., falar em carro electrico era ficção.
    Voçês vão mas é plantar batatas, já que não dizem nada de jeito.

    1. Avatar de Não Interessa
      Não Interessa

      Sugeria a aquisição de um dicionário, mas concordo com o que disse (acho eu)

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Achas isso porque não conheces a história do carro elétrico, nem do Musk.

      A sugestão das batatas não ajuda ninguém. Vai informar-te primeiro que isso é que faz diferença.

    3. Avatar de f242
      f242

      Who Killed the Electric Car? Who Killed the Electric Car? is a 2006 documentary film that explores the creation, limited commercialization, and subsequent destruction of the battery electric vehicle in the United States, specifically the General Motors EV1 of the mid-1990s.

    4. Avatar de João M.
      João M.

      Carro electrico já são realidade desde que a máquina anda sobre carris. O tema sempre foram as baterias e custo envolvido. Unica coisa que o Musk fez foi fazer “barulho” à volta do tema. Antes dele inventar os Teslas já carros eletricos existiam – apenas eram falados menos. O Musk criou o conceito de eletricos desportivos ou o badalado camião eletrico conduzido por AI, mas, lá está, marketing. O GRANDE conceito de transporte que ele tinha para dar era, a meu ver, o hyperloop, mas ainda não tem dado grandes frutos. O que acho é que o Musk tem um grande pode rde Marketing e de juntar uma legião de fãs atrás de “proof of concepts”. Mas quem é que não fica fã de um gajo que vende lança-chamas?

      Quanto a plantar batatas… dá dinheiro e, no fim do dia, o que se quer é batatas na mesa para comer… resto é extra

  5. Avatar de f242
    f242

    It’s true that 2G, 3G and 4G radiation were already a problem — and so many top doctors now say that EMFs are linked with insomnia, fatigue, depression, anxiety and brain fog.

    But there are 5 specific reasons that 5G will be worse:

    1) 5G is installed ON TOP of 2G, 3G and 4G. This means that the amount of “EMF pollution” we’re all being exposed to will increase dramatically.

    2) Instead of just a few cell antennas every square mile, 5G requires the installation of one antenna every 3 to 12 homes, and at every single block.

    The problem? The closer you live to an antenna, generally the more EMF-related symptoms you’re likely to experience.

    3) 5G is being rolled out before a single biological safety study has been conducted, which is why the city of Brussels, Belgium has decided to halt its installation.

    This is like selling a new drug to the entire population without doing a single study proving its safety first!

    Environment minister Céline Fremault said it bluntly: “The people of Brussels are not guinea pigs whose health I can sell at a profit. We cannot leave anything to doubt.”

  6. Avatar de Luiz Leonel Schott
    Luiz Leonel Schott

    Mais lixo espacial…Ambição desmedida…