O Arch Linux também já pode ser instalado e usado no Windows 10

31 Comentários

A Microsoft mudou as regras do jogo quando trouxe para o Windows 10 o Linux. Inicialmente pensava-se que seria apenas uma consola, mas rapidamente se percebeu que seria muito mais.

A evolução veio com a chegada de novas distribuições, algumas delas criadas de propósito para o WSL. Desta vez, mais um gigante do Linux chegou ao Windows 10. Falamos do Arch Linux, que pode já ser usado.

Arch Linux Windows 10 Microsoft WSL

Depois de muitos anos a lutar contra o Linux, a Microsoft fez uma mudança radical na sua posição. Abraçou o Linux e este é hoje uma presença garantida no Windows 10. Para além de ter já muitas distribuições presentes, a empresa trabalha já num kernel próprio para o WSL, conforme mostrámos.

O Arch Linux já chegou ao Windows 10

Mas neste campo a Microsoft depende também das muitas distribuições que tem presentes. Se tudo começou com o Ubuntu, depressa vimos chegar muitas outras, de peso e muito importantes. Agora, chegou mais uma importante distribuição. Falamos do Arch Linux, que é a escolha de muitos.

Arch Linux Windows 10 Microsoft WSL

Esta é uma das distribuições mais limpas e com menos apps desnecessárias, o que a faz ser usada por muitos, que depois a preparam ao seu gosto e com as suas aplicações favorita. O Arch Linux está já na loja da Microsoft e pode ser instalada.

Esta distribuição já pode ser obtida na loja da Microsoft

Basta por isso aceder a esta loja de apps para o Windows 10 e colocar esta distribuição no sistema. Tal como as demais, pode ser instalada ao lado das muitas que já existem disponíveis e que podem ser instaladas.

Microsoft abraçou de vez o Linux no Windows 10 e vai ter um kernel personalizado

O WSL está mais rico com esta novidade

Naturalmente que a Microsoft quer muito mais e por isso tem até o Windows Terminal, um terminal a ser preparado que vai agrupar todas as janelas de consola presentes no Windows 10. Falamos do DOS, da PowerShell e até da Bash do Linux.

Este é apenas mais um passo que é dado no sentido de massificar o Linux no Windows 10. A oferta de distribuições é já muito rica e dificilmente não encontram a preferida e que usam já em dual boot no PC.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de tUfFaS
    tUfFaS

    Finalmente uma de jeito.

  2. Avatar de zedoido
    zedoido

    Ora começam a chegar distribuições de Linux como manda o figurino, agora só falta o Gentoo para o ramalhete ficar quase completo.

  3. Avatar de Danilo
    Danilo

    Microsoft só está fazendo isso para que mais desenvolvedores não migrem para plataforma do pinguim e prefira viver no Windows 10 usando docker e conteiners.
    Basicamente um forma de usar o Linux para destruir o Linux.

    1. Avatar de José Pedro
      José Pedro

      Ou então para lentamente começarem a migrar para uma arquitectura que parece mais escalável, em vez de insistir em código que acaba por ser reescrito vezes sem conta à porta fechada.

      Não sabemos 🙂

      1. Avatar de So7t
        So7t

        Essa é estratégia!!

      2. Avatar de Danilo
        Danilo

        Crendeuspai!!

    2. Avatar de Moisés Ricardo Pereira
      Moisés Ricardo Pereira

      Infelizmente essa pode ser a dura verdade.

    3. Avatar de cqueiroz
      cqueiroz

      Viva, o tema é interessante, mas…”Basicamente um forma de usar o Linux para destruir o Linux. “, pela Microsoft?
      Fiz uma rápida pesquisa, e existem: Distribuições GNU/Linux e Distribuições Linux, e entendi o conceito de ambas e…depois existe o tal de Linux!

      1. Como Distribuições de GNU/Linux e para exemplo temos: Trisquel GNU/Linux e Parabola GNU/Linux
      2. Como Distribuições Linux e para exemplo temos: Debian Linux, Arch Linux, Ubuntu Linux
      3. E por fim temos o Linux.

      A ser verdade essa atitude da Microsoft, ela vai acabar com qual primeiro?

      1. Avatar de Danilo
        Danilo

        Não existe GNU/Linux, isso é coisa de xiita. É Linux e ponto final.

        1. Avatar de cqueiroz
          cqueiroz

          Danilo, dizes tu, dizes mal e ainda por cima metes o Islão na conversa.

          Sim eu uso uma Distribuição Linux, porque para além de utilizar as ferramentas GNU, utilizo TAMBÉM software PROPRIETÁRIO em simultâneo, para todas as minhas necessidades de trabalho e lazer.

          No meu entendimento, quando se fala ou escreve Linux, estamos perante o Kernel e não outra coisa qualquer que não o… Kernel.

          Estou-me completamente BORRIFANDO, para os movimentos, GNU versus
          anti GNU / Free Software Foundation e seus derivados.

          MILHÕES usam produtos Microsoft…ÓPTIMO
          MILHÕES usam produtos APPLE…ÓPTIMO
          ALGUNS usam Distribuições de Linux…ÓPTIMO

          E por ultimo, pouco me importa quem é CONTRA ou a FAVOR das Distribuições de Linux, eu SOU LIVRE e USO o que EU QUERO.

          1. Avatar de Danilo
            Danilo

            Entendo os motivos, procure pelo artigo chamado “Linux ou GNU/Linux, um debate que não parece ter fim”.

            Muito interessante.

    4. Avatar de Douglas Miranda Dullius
      Douglas Miranda Dullius

      Não, é pra facilitar a vida de quem usa Windows e Linux ao mesmo tempo, não precisa mais reiniciar o para usar o Linux pois os dois rodam simultaneamente, claro que para funcionar corretamente precisa de um hardware mais potente, um processador melhor e muita ram sem falar no espaço que pô recusa no HD, dúvido um hardware básico rodar Windows 10 e Linux simultaneamente sem travar um ou os dois.

      1. Avatar de Danilo
        Danilo

        Provavelmente no futuro eles vão remover o kernel NT e trocar pelo kernel Linux. Por enquanto o uso é basicamente com um docker.
        O problema é que, fazendo um sistema híbrido ou mesmo trocando todo kernel para o kernel Linux isso fará com que as pessoas fiquem presas ao sistema da Microsoft, pois pra que fazer dualboot, pra que usar Linux se o Windows “tem acesso ao Linux”? Os devs vão pelo caminho mais simples.
        A Microsoft está usando o Linux contra ele mesmo.
        Lembrem-se do: Adaptar, estender e extinguir. Ela está apenas “estendendo” antes de extinguir ou sufocar o Linux!

    5. Avatar de José Renato de Souza
      José Renato de Souza

      Chora!

  4. Avatar de Kennedy
    Kennedy

    Junte-se ao inimigo se não puder vence-lo, e então o destrua de dentro para fora, usando ele, contra ele mesmo!
    Que tática de guerra da Microsoft heim, andaram lendo uns livros de guerra japonesa heim kkkkk

  5. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Aparentemente não é oficial, nem suportado pelos devs da arch-linux…

  6. Avatar de Jackson Santana
    Jackson Santana

    Interessante. E se Microsoft não quiser perder espaço pata IOT?
    Estaria ela querendo espaço nos embarcados?

  7. Avatar de Paulo
    Paulo

    Não troco minha distro Linux por windows. Desde que migrei pra Linux, comecei a entender melhor e me interessar mais no funcionamento de sistemas e programas. Sem contar que, por vezes, Linux se mostra superior em questão de segurança, rapidez e , ouso dizer, simplicidade. Pra não falar no poder que ele nos entrega. Eu controlo muitas coisas que no windows eu apenas achava que controlava ou achava que não tinha como controlar. Não preciso ficar desfragmentando disco, não me preocupo muito com vírus e afins e pra quase todos os programas que mais usamos no Windows existe um similar pro Linux. Estou muito satisfeito.

    1. Avatar de ademirt
      ademirt

      Segurança no linux também depende de configurar ou habilitá-la.

      Tem distros que apesar de conter um firewall , precisa ser configurado ou habilitado.

      Praticamente todas distros vem por default o openssl , e este se não estiver configurado pode ser uma porta para algum invasor.

      No Ubuntu, por default já corre o Apparmor, que ajuda alguma coisa.

      1. Avatar de Lucia
        Lucia

        O que o appartmor tem a ver com openssl? E como faz pra desativar esse openssl?

        1. Avatar de Fernando
          Fernando

          Zerinhos, ignora. Se usares uma distribuição baseada em Ubuntu escreve no terminal sudo ufw enable para habilitares a firewall.

        2. Avatar de ademirt
          ademirt

          Lucia, abre o browser (qualquer um da sua escolha)

          e pesquise!

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    Sem falar que é tudo TOTALMENTE GRÁTIS

  9. Avatar de Samuel Castro
    Samuel Castro

    Eu nunca mudei para Linux por depender da Adobe, vontade não me faltava. Como sou leigo me ajudem a entender… Esse tal de Arch seria uma versão do Windows que poderei executar normalmente os softwares como Adobe ou è um sistema a parte e se eu instalar no lugar do Windows terei problemas? No caso esse Arch teria que dar boot na hora de iniciar o PC ou ele é um software que terei que executar dentro do Windows? Me ajuda!

  10. Avatar de zedoido
    zedoido

    Andam muito preocupados com a Microsoft e com o que ela faz ou pode vir a fazer num futuro mais ou menos próximo para as Distribuições de Linux e para o Linux Kernel.

    Cresçam para a VIDA!

    O Linux Kernel e as Distribuiçoes de Linux, seguem o seu caminho, queira ou nao queira a Microsoft.

  11. Avatar de Sandro
    Sandro

    Uso o Debian a anos, trabalho com suporte a redes e o windows faz nenhuma falta, algum tempo tenho utilizado também para desenvolvimento, tenho todas ferramentas necessárias, estabilidade, segurança e uma grabde comunidade de utilizadores que está sempre resolvendo qualquer tipo de problema.

    1. Avatar de Lucky Silva
      Lucky Silva

      “NÃO faz nenhuma falta”

      Assim se escreve em português

      1. Avatar de Thiago
        Thiago

        Faz nenhuma falta…..ou……não faz falta, isso sim está correto……”Não faz nenhuma” é redundância….o tal do pleonasmo….rs

        1. Avatar de Dr. Fudêncio
          Dr. Fudêncio

          O tal do Pleonasmo é um gajo ph0d1d0 msm. Conheço-o. Tá sempre metido em sarilhos 😉

  12. Avatar de Luís Ferreira
    Luís Ferreira

    Isto é só nogentoo. Vamos esperar pela resposta da equipa oficial do Arch sobre este assunto. Sendo isto não oficial, incluindo repositorios como archlinuxcn, viola, de alguma forma, os direitos do nome e deturpa muito a filosofia da distribuição oficial.

    Deixem-me só citar Morten Linderud, membro da equipa: “This is an unofficial image and does weird things like adding the archlinuxcn repository and the archlinuxcn-keyring package.

    It’s worth noting that the app store should do some validation on the image, but (as far as i know) the Arch team has not been contacted about this. The app store also demands free usage of any trademark published, so this is a tad problematic.”

    I use Arch, btw…

  13. Avatar de Joel
    Joel

    Não está na Store