Apple justifica a remoção de várias aplicações concorrentes da App Store

10 Comentários

A tecnológica de Cupertino removeu da sua App Store várias aplicações que permitiam aos pais saber e controlar o tempo que os seus filhos passavam no dispositivo móvel iOS. Fê-lo ao longo dos últimos meses e de acordo com a nossa peça anterior isto viria a atrair várias atenções indesejadas, e críticas pertinentes.

A Apple não quis, aparentemente, que aplicações de terceiros concorressem com uma função nativa do iOS 12.

Apple iPhone iOS 12 aplicação App Store

Entretanto, as queixas de vários programadores foram-se acumulando. Todas elas, fruto da ação da Apple, afetando diretamente os proveitos que estas podiam render aos seus criadores. Aliás, isto motivou até mesmo uma ação jurídica por parte da Kaspersky face à tecnológica de Cupertino devido a essa exata atitude.

A Apple justifica agora a remoção destas aplicações

Todas elas competiam com o seu “Tempo de Ecrã”, a função introduzida com o iOS 12. A saber, esta funcionalidade permite aos pais controlar o tempo que os seus filhos passam a olhar para o iPhone, por exemplo. Ao mesmo tempo, permite ao utilizador saber quanto e como usa o seu dispositivo móvel iOS.

Assim, com os dedos apontados à Apple perante a remoção reiterada de várias aplicações similares, o caso começou a atrair más opiniões. Nesse sentido, foram várias as fontes a sugerir que a empresa removeu essas aplicações simplesmente pelo fato de concorrem com o “Tempo de Ecrã”, nativo do seu sistema iOS 12.

Apple acusada de retirar da App Store apps que competem com o seu Tempo de Ecrã

Entretanto, a Apple já respondeu. Pela mão de Phil Schiller, a explicação prende-se com as preocupações em torno da privacidade do utilizador. O executivo referiu, por exemplo, que algumas das aplicações abusavam do protocolo de gestão do dispositivo móvel (MDM), fazendo-o com o intuito de recolha dos dados do utilizador.

O registo e o controlo do tempo de utilização do dispositivo iOS

Referindo-se ainda a várias aplicações que requeriam demasiados dados para apresentar os pais os dados de utilização dos dispositivos iOS, a Apple preferiu acautelar-se. De acordo com Schiller, esta conduta não podia subsistir na App Store. Desta forma, justificando-se as remoções de várias aplicações do mesmo género.

Aproveitou ainda para dizer que a Apple não rejeitará aplicações que usem métodos menos invadidos, ou controladores. Ainda assim, nas entrelinhas, lê-se a intenção da Apple em não querer serviços efetivamente concorrentes ao seu Tempo de Ecrã.

Note-se que apesar de ser possível criar soluções similares, sem recorrer ao protocolo MDM, o resultado final seria extremamente limitado. Assim sendo, uma aplicação sem acesso a esse protocolo de acesso a vários dados, não seria minimamente útil, ou atraente para o utilizador.

Há boas exceções na App Store

Já, por outro lado, Schiller cita uma boa exceção. A aplicação chama-se Moment – Balance Screen Time e recebeu o aval do executivo da Apple. Uma ótima opção, na App Store, para os pais que queriam saber, de forma simples e eficaz, como é maioritariamente utilizado o dispositivo iOS dos seus filhos, a título de exemplo.

Em síntese, a remoção das várias aplicações ter-se-á prendido com a privacidade do utilizador. Ao mesmo tempo, certo é que a empresa dispensa serviços concorrentes ao que já tem no seu iOS 12. Agora, o utilizador terá ainda mais motivos para utilizar o “Tempo de Ecrã”, em vez de outras soluções.

Entretanto, a Apple já deu a saber que os programadores tiveram 30 dias para encontrar um método alternativo ao MDM.

Costuma tirar proveito desta função nativa do iOS 12?

Como usar e configurar o Tempo de ecrã no seu iPhone ou iPad

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cortano
    Cortano

    “que algumas das aplicações abusavam do protocolo de gestão do dispositivo móvel (MDM)”

    Algumas a usavam e então a solução é tirar todas.
    Que desculpa esfarrapada!

    A Apple tem uma app nativa que é uma bosta, mas pelos vistos não deixa outros fazerem melhor.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Errata:
      “algumas a usavam…” Ler “algumas abusavam”
      (bosta de dicionário Apple também)

    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      “Algumas a usavam e então a solução é tirar todas.
      Que desculpa esfarrapada!”

      Nao foram retirada todas.
      apenas as que estavam a usar indevidamente de MDM e a quem foi dado 30 dias para corrigir a situação e não o fizeram.

      Se o Rui tivesse feito o trabalho de casa em vez de olhar para tweets do Tony Fadell :

      https://www.apple.com/newsroom/2019/04/the-facts-about-parental-control-apps/

      Abc

      1. Avatar de Rui Bacelar

        A publicação do comunicado da Apple foi feita após a redação do artigo. O mesmo já se encontra atualizado (obrigado pela dica).

      2. Avatar de Cortano
        Cortano

        Então, retiro o que disse – apenas comentei o que estava no artigo.

  2. Avatar de José Carlos da Silva
    José Carlos da Silva

    Certo. Mas no Android não podemos ter o Chrome como predefinição senão cai o Carmo e a Trindade.

  3. Avatar de zedoido
    zedoido

    ora bem: “O executivo referiu, por exemplo, que algumas das aplicações abusavam do protocolo de gestão do dispositivo móvel (MDM), fazendo-o com o intuito de recolha dos dados do utilizador.”

    Sera que na visao desse executivo, essas aplicaçoes abusam e a aplicaçao da Apple usando quem sabe o mesmo protocolo, não abusa e consequentemente não realiza a recolha de dados?

    Venha a explicaçao de quem souber.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      MDM não é um protocolo.
      Todos os dev que estavam a usar abusivamente do MDM foram dados 30 dias para corrigir a situação e bastantes fizerem. Os que foram retirados não corrigiram.
      A aplicação da Apple não usa MDM porque não precisa dele para nada.

      Abc

  4. Avatar de Paulo Timóteo
    Paulo Timóteo

    A privacidade e um dos factores chave que levam os utilizadores a escolher a marca de Cupertino. Se os editores das apps foram avisados para mudar e não o fizeram não vejo onde está o stress… A Apple tem um forte compromisso para com os utilizadores e acho bem que faca tudo para manter a parte deles.

  5. Avatar de Halnaweb
    Halnaweb

    Faz sentido. O sistema operativo é da Apple. É natural que tenha as suas defesas sem dar cavaco. Eu fazia o mesmo ou pior. Não fico minimamente incomodado com isto independentemente se há alguém que faz algo aparentemente melhor a funcionar dentro do iOS, mesmo que continuem a pagar a anuidade e a recolher a comissão por cada venda efectuada.