Fotógrafo usou o smartphone e gravou Saturno a ‘tocar’ na Lua. As fotos são impressionantes

36 Comentários

No passado dia 29 de março, Saturno e a Lua alinharam-se perfeitamente, parecendo tocar-se no céu noturno. Esse evento relativamente comum é chamado de conjunção e nem sempre é fácil estarmos atentos a esta conjugação cósmica. Contudo, Grant Petersen, um astrofotógrafo, conseguiu capturar a conjunção recorrendo ao smartphone montado num telescópio.

O resultado destas captações mostram o fantástico universo de astros que a Terra tem na sua vizinhança.

Fotos da Lua e Saturno captadas com um smartphone montado num telescópio


Smartphone e telescópio esperam Lua e Saturno “tocar-se”

Petersen é um astrofotógrafo amador que tem como ferramentas um Samsung Galaxy S8 e um telescópio Skywatcher Dobson clássico de 8 polegadas. Mora em Joanesburgo, África do Sul e é um apaixonado pelos astros. Assim, como muitas outras imagens, este alinhamento perfeito foi captado e partilhado na sua conta do Twitter.

Isto foi muito espetacular. Estou a sorrir de orelha a orelha, nada me vai tirar desta astronomia.

Na verdade, a imagem é uma combinação de várias fotos, e mostra Saturno pouco antes de sair atrás da Lua, antes do amanhecer.

 

O momento estava a ser aguardado

Os eventos são normalmente previstos e referenciados em vários serviços dedicados. Assim, Petersen recorre a uma variedade de aplicações e diários sobre astronomia. A conjunção Saturno-Lua chamou-o à atenção em janeiro e, desde então, planeou a forma de como captar e fotografar o evento.

Quando um evento como este acontece e tudo acontece de acordo com o planeado, e [nós] podemos evitar problemas como clima, falha de equipamento ou erro humano, parece uma grande conquista”.

Referiu o astrónomo amador.

Nesse dia, Petersen levantou-se às 4 da manhã, cerca de duas horas antes da conjunção, para organizar e testar o seu equipamento. A configuração incluía um Dobson de 8 polegadas (um telescópio relativamente barato, mas grande e poderoso), um smartphone Galaxy S8, um adaptador para o agrupar a uma lente e uma ocular.

Enquanto Saturno se aproximava da lua, Petersen registou o momento a 60 frames por segundo. Após a conjunção, ele processou as imagens usando uma técnica chamada de empilhamento (stacking), que conjuga várias imagens de qualidade inferior numa imagem mais nítida e clara. Desta forma, o astrónomo amador partilhou as suas melhores fotos na rede social.

Eu senti-me como uma criança no Natal. Recebi um comentário que dizia que lembrava a primeira foto da Terra das missões Apollo.

Referiu o astrofotógrafo.

A par destas imagens, Petersen também tirou uma foto, que podemos em baixo, onde nos mostra o quão pequeno Saturno. De facto estamos a olhar para um astro que está a cerca de 1430 milhões de km da Terra. O planeta parece ser apenas uma fração do diâmetro da Lua, que em si é pequena: sobre a largura da ponta do dedo indicador quando mantida no comprimento do braço contra o céu noturno.

Uma foto da ocultação de Saturno e da Lua. Direitos de autor de Grant Petersen

 

E qual será o próximo grande evento?

A riqueza dos acontecimentos vão permitem agendar os muitos momentos em que o Universo nos brinda com mais imagens destas. Assim, Petersen diz estar ansioso para o próximo grande evento que espera fotografar. Vem aí o trânsito de Mercúrio através do Sol já no dia 11 de novembro.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Alguém acredita que essas imagens são reais?

    lol

    1. Avatar de Ricardo Monteiro
      Ricardo Monteiro

      No mundo da crítica astronómica sempre existiram 3 facões de pessoas: os céticos, os dogmáticos e os idiotas. Esta terceira apareceu com os terraplanistas.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        E os que como tu comentam algo que não tem nada a ver, tal é a bolha onde vives.

    2. Avatar de Luís Silva
    3. Avatar de José
      José

      No artigo esclarecem que “a imagem é uma combinação de várias fotos”.

    4. Avatar de Jimmy
      Jimmy

      Acredita no que quiseres.
      A oportunidade é que fez a foto espectacular.
      claro que a imagem foi melhorada num processo que está descrito no texto.

      Já o mesmo não posso dizer do texto escrito ” A par destas imagens, Petersen também tirou uma foto, que podemos em baixo, onde nos mostra o quão pequeno Saturno. De facto estamos a olhar para um astro que está a cerca de 1430 milhões de km da Terra. O planeta parece ser apenas uma fração do diâmetro da Lua, que em si é pequena: sobre a largura da ponta do dedo indicador quando mantida no comprimento do braço contra o céu noturno.”

      Muito mau em gramática sintaxe e semântica.

    5. Avatar de Pedro Pereira
      Pedro Pereira

      Que telemóvel tens? Com o meu fracote essa foto não seria possível, mas de facto há alguns sistemas que são acima da média, mesmo para quem paga muito por telemóveis.

      1. Avatar de Jimmy
        Jimmy

        Pedro, a foto foi tirada na lente do telescópio. Caso contrário, nem com a melhor máquina fotográfica do mercado seria possível apanhar Saturno

        1. Avatar de André
          André

          Nem a lua com boa definição, quanto mais Saturno

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            Da uma olhada na Nikon P900 e Nikon P1000

      2. Avatar de Miguel Pereira
        Miguel Pereira

        Que tal leres a noticia atentamente?

    6. Avatar de censo
      censo

      É claro que não são reais. Estas fotos são do 2º trailer do Star Wars que estreia em Dezembro. Aliás, se reparares bem, atrás de Saturno vê-se claramente a Millenium Falcon…

    7. Avatar de feseca
      feseca

      são tão reais, como real é a idiotice congénita de que algumas pessoas padecem!!

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Diz o roto ao nu. Ele não acredita porque não e tu acreditas porque sim.

        1. Avatar de feseca
          feseca

          não, meu caro. eu acredito nas evidências reproduzíveis e testemunhadas por várias pessoas independentes um das outras. nunca fui de crença fácil fosse no que fosse ou em quem fosse. ao contrário de muito sujeito sem predicado que por aí anda…

    8. Avatar de Rogerio
      Rogerio

      Pedro, não percebeste a coisa… Entre o objecto (saturno/lua) e o S8 encontrava-se um telescópio, neste caso um Dobson (por acaso marca muito reputada nesta área)… Compra um Dobson daqueles e observa… Vais ficar maravilhado…

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Pequena correcção, este telescópio é da marca Skywatcher! Dobson é apenas o tipo de telescópio, não uma marca!
        https://pt.wikipedia.org/wiki/Telescópio_dobsoniano

    9. Avatar de Antonio Santos
      Antonio Santos

      Mais um que pensa, que a terra e plana, queres ver?!… Que nao ha satellites estacao espacial, etc.
      Enfim!…

    10. Avatar de Renato Barbosa
      Renato Barbosa

      tal como tu e outros verdadeiros idiotas em vez de reclamar e duvidar basta ver.

      Eu mesmo tenho um telescópio igual ao da foto e já vi isso e outras coisas ainda melhores.

      Ao contrário de Pseudo-ciencias a astronomia é bem real.

  2. Avatar de António Medeiros Correia
    António Medeiros Correia

    A inveja é lixada!!!
    Sorte dele que teve acessso aos meios, que tornaram possivel concretizar este sonho.

    1. Avatar de André
      André

      O Hubble que se ponha a pau…

  3. Avatar de Joao
    Joao

    Sim Pedro as fotos são reais e para ser sincero até tem pouca qualidade devido ao sensor da câmera não ser indicado para isto. Eu tenho o mesmo telescópio e dá para ver isso e muito mais. Claro que se vê mais do que com uma lente normal. O telescópio tem um focal lenght de 1200mm mais a ocular de 7mm aumenta a magníficacao. No fim tens a barlow x2 que tal como indica multiplica tudo isso por 2. Portanto sim é possível e a qualidade nem é muita mas o importante aqui é o momento. Outra coisa é o facto de serem várias fotos. Na astrofotografia tiram se várias fotos e depois faz se um processo chamado stacking. Isto é basicamente alinhar as fotos e coloca las umas em cima das outras para aumentar o detalhe. Não são adicionadas cores ou artefactos durelante esse processo.

  4. Avatar de Luis santos
    Luis santos

    Se postarem mais umas vezes acabo por acreditar

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Ninguém quer saber se acreditas ou não.

      1. Avatar de joao
        joao

        Tanta agressividade, és o maior atras do teclado depois cá fora baixas a bolinha

        1. Avatar de Kabindas
          Kabindas

          Ui temos herois …

  5. Avatar de Simão
    Simão

    Estou admirado por o telelé não ser um xiaomi!

    1. Avatar de iFernando
      iFernando

      se fosse um Xiaomi conseguirias ver os animais a passear em Saturno

  6. Avatar de abdu
    abdu

    parece-me mais um trabalho de photoshop

    1. Avatar de feseca
      feseca

      claro, o próprio facto da lua aparecer redonda é uma montagem do photoshop.
      toda a gente e mais alguém sabe que a lua é plana…

  7. Avatar de Z/OS
    Z/OS

    Eu nem precisei de ler o artigo para saber que as imagens não são reais. Poderão ser uma combinação de várias imagens. Quem entende minimamente de astronomia sabe o que se passa com os aneis de saturno.

    1. Avatar de Eddy Parera
      Eddy Parera

      Mas isso é o que está escrito no artigo… São várias fotos em “stacking” onde essas várias imagens com pouca qualidade criam uma nova imagem mais detalhada e nítida…

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Claro que são reais, mas sim tem de ser uma combinação de várias fotos por uma razão muito simples, o movimento da terra! Este telescópio não tem um suporte robótico (para seguir o objecto enquanto a terra se move), logo é impossível tirar apenas uma foto! tem de ser várias e depois trabalhar em computador. Eu tenho tido esse problema com o meu Orion que também tem suporte dobsoniano.
      Mas já agora, o que se passa com os anéis de Saturno? podes explicar? Não acreditas que são bolas de gelo?

    3. Avatar de Mart
      Mart

      Então que se passa????? Não me venhas com respostas lunáticas…