Portugal: Telemóveis nas prisões? Em breve poderá ser possível

35 Comentários

Nos últimos anos temos tido o conhecimento de certos acontecimentos que se realizam dentro dos estabelecimentos prisionais portugueses. A “culpa” é dos telemóveis e redes sociais que são usados indevidamente pelos próprios presidiários.

A ministra da Justiça revelou recentemente que estão a ser estudadas novas regras para as comunicações telefónicas nas cadeias portuguesas.

Portugal: Telemóveis nas prisões? Em breve poderá ser possível


Se até agora os telemóveis eram proibidos nas prisões portuguesas, tal cenário pode vir a mudar. De acordo com declarações da Ministra da Justiça, estão neste momento a ser estudadas novas regras para as comunicações telefónicas nas cadeias portuguesas.

No entanto, segundo o que foi referido, os números de telemóveis terão números pré-definidos. e existirão também  cabines de números fixos. A ministra da Justiça considera que tais medidas são uma forma de combater os problemas que têm sido conhecidos nos últimos tempos.

Portugal: Telemóveis nas prisões? Em breve poderá ser possível

São cada vez mais os telemóveis que são “apanhados” aos reclusos nas prisões. Mesmo presos e sem acesso direto ao mercado, o número de telemóveis apreendidos nas prisões duplicou em seis anos.

Em 2017, tal como noticiamos aqui, eram maios de 5  os telemóveis apreendidos nas prisões por dia em Portugal. Entre 2014 e 2016 foram apreendidos 3850 telemóveis nas prisões. Até há presos que usam o telemóvel para chantagear mulheres. Recentemente foram também apanhados 79 telemóveis na prisão de Paços de Ferreira e houve inclusive um recluso que foi apanhado com 7 telemóveis no ânus.

Concorda com estas novas regras?

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago
    Tiago

    Mas isto ja nao e possível? ;P

  2. Avatar de Correia
    Correia

    Acho que deviam ter tanta coisa lá dentro que eliminaria a necessidade de virem cá para fora fazer porcaria. Já agora para facilitar deveria haver perpétua, a julgar pela quantidade de mitras que querem voltar para prisão e reincidem em crimes. Pelos vistos para muitos aquilo é uma festa…

  3. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    “7 telemóveis no ânus.”?!

    Vamos começar a dar também armas aos assassinos, já que eles as arranjam de qualquer das maneiras…

  4. Avatar de miguel
    miguel

    Existe tecnologia que permite que se acabe com esta pouca vergonha nas prisões portuguesas!

    Se quiserem nenhuma rede de telemóvel funciona dentro de um perímetro pre estabelecido.

    1. Avatar de rand
      rand

      Mas isto sai mais barato e dá menos trabalho.

    2. Avatar de Miu
      Miu

      Se o interesse fosse acabar com o problema. Mas é sempre o contrário. Pulhiticos….corja genocida.

    3. Avatar de Ricardo Gonçalves
      Ricardo Gonçalves

      Exatamente, metiam um jammer e se quisessem falar com os familiares por exemplo , parava-se o jammer das 21 as 22 que é quando estão fechados na sua cela digo eu. Nada de andar com o telemóvel no pátio e onde quer que seja.

    4. Avatar de Jorge Franco
      Jorge Franco

      O uso de telemoveis na cadeia é igual a legalizar cannabis , é uma forma de controlo.
      é mais facil controlar os numeros conhecidos e ter acesso a todas as chamadas/sms realizadas.
      os burros ainda mandam sms a dizer vai matar o filho do armenio. e assim já se sabe 😉

  5. Avatar de Afonso henriques
    Afonso henriques

    Isso já há com fartura. Só falta mesmo hidromassagem e gajas à descrição. A quadrilha de esquerda deu cabo do Brasil e agora prepara-se para fazer o mesmo em Portugal. Triste destino o nosso.

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Mesmo, coitadinhos e ainda vamos ser nós honestos trabalhadores a pagar os telemóveis dos coitadinhos que estão presos

  6. Avatar de Mateus Pinto
    Mateus Pinto

    Já agora internet fibra, consola com flat rate para jogos e lagosta a pedido.

    No final anda a ladroagem a gozar quem trabalha e paga impostos: cá fora roubam, usufruem do rendimento mínimo e ainda sujam tudo, além de terem apartamento grátis para o seu tráfico de droga; lá dentro (se algum dia depois de 1 milhão de denúncias forem presos) gozam ao máximo, fazem negócios de drogas, tem direito a relações e quando saem ainda “limpam o sebo” a quem os denunciou. Parabéns a Portugal, sempre na vanguarda do que NÃO se deve de fazer.

  7. Avatar de Professor Chibamga
    Professor Chibamga

    Ja agora porque não fornecer tambem tv cabo com canais a 8k, colchoes com viscogel e aromoterapia, aos domingos podiam ir passear ao shopping, é que apesar de serem assasinos, ladroes, violadores , no fundo parasitas da sociedade, eles tambem são pessoas (que mataram, violaram, roubaram outras pessoas)

  8. Avatar de José
    José

    Discordo. É preciso mas é tirar de todos!!!

    Jammer

  9. Avatar de Hp
    Hp

    Portugal é governado por anormais só pode, por vezes tenho vergonha de ser Português e por viver num País de corruptos impunes.

  10. Avatar de Luis
    Luis

    É mais que sabido que os telemóveis e as drogas que entram nas prisões são “tolerados” numa certa medida por reduzirem a tensão na população prisional.
    Tirem-lhes as 2 coisas e tem revoltas todas as semanas.
    O outro facto é que a introdução dos mesmos dentro dos estabelecimentos prisionais constituem uma fonte de rendimentos adicional para muitos funcionários prisionais (talvez pelos baixos salários).
    Não é só cá que isso acontece.

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      Espera, o resto da sociedade tem que estar preocupado … com a tensão da população prisional ?! Lolol já agora umas massagens tailandesas para os “meninos” ficarem bem relaxados.

  11. Avatar de Mirando o mar...
    Mirando o mar…

    Porque não bloquear o sinal da rede móvel e só o disponibilizar durante uns 15 minutos por dia?

    Ahhh, esperem… Estamos em Portugal!

  12. Avatar de Jota
    Jota

    Está tudo maluco! Daqui a uns tempos não falta pessoal que queira ir para a prisão, tal são a excelentes condições de vida que eles já lá têm!

  13. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    O próximo passo deve ser implementar o que fazem (ou faziam, não sei se o Bolsonaro já mudou isso) no Brasil, em que quando alguém vai preso o Estado paga um subsídio à família. Qualquer dia o melhor é mudarem o nome de Estabelecimento Prisional para Estabelecimento Recreativo

  14. Avatar de pauloj
    pauloj

    Portugal esta entregue a bicharada e muito perto de bater no fundo.
    Estes tipos criminosos, gozam com o povo, sitema judicial e penal e a solucao apresentado pelos inuteis do sistema e recompensa-los.
    So peco uma coisa ao povo portugues POR FAVOR VOTEM no Costa, BE ou PCP, Por favor!

  15. Avatar de Ricardo Manuel Figueiredo de Brito
    Ricardo Manuel Figueiredo de Brito

    Livros tudo bem Internet não nunca jamais

  16. Avatar de Manuel
    Manuel

    Sinto-me revoltado e ao mesmo tempo triste de ser um gajo honesto. Trabalho que me farto, pago impostos que até doi para quê? Andamos a sustentar uma quantidade enorme de parasitas, desde as prisões ao parlamento. Começo a questionar-me que tipo de educação devo dar aos meus filhos!

  17. Avatar de DrFrank
    DrFrank

    O objectivo de estarem na prisão é serem privados das suas liberdades. Ora, permitir telemoveis seja em que contexto for, representa algo claramente contrário à privacão de liberdade.

    Cheira-me que isto não passa de uma medida para evitar que a gestão das prisões fique com má cara. Afinal se telemoveis são permitidos… já não há problema nenhum nem vergonha nenhuma em terem tantos reclusos com telemóveis a transmitir diretos para o facebook…

    1. Avatar de Kaiser
      Kaiser

      +1

      teto, roupa lavada, cama, comida e telemóveis.. fds assim vale a pensa estar preso! Pagamos nós os impostos com a nossa honestidade para esta gente não ser punida e ainda recompensada!
      É o país que temos.

  18. Avatar de Carlos Calvario
    Carlos Calvario

    Voces falam e escrevem porque nao sabem o que custa estar fechado 24 por 7.
    Os telemoveis aqui sao apenas um escape a rotina, e podem acreditar que salva a vida a muitos colegas meus.

    1. Avatar de eu
      eu

      “nao sabem o que custa estar fechado 24 por 7”
      Não façam porcaria cá fora !

      “salva a vida a muitos colegas meus”
      Forca e resolvia-se a questão e ainda saia mais barato.

      Ando a trabalhar para vos colocar comida na mesa e roupa lavada após terem feito porcaria.

    2. Avatar de Fulano
      Fulano

      A tua sorte é não ser eu a mandar, senão tinhas uma cela com a porta acimentada até cumprires a pena na totalidade.

    3. Avatar de Kaiser
      Kaiser

      “aqui” ?
      Vamos assumir que tu não estás preso.

      Vamos tbm assumir que não disseste uma estupidez destas. Mas afinal qual é a ideia de punir quem comete crimes se podem fazer tudo o que fazem cá fora?! Ando eu a pagar os meus impostos e a trablhar que nem um cão para gajos como vocês terem cama, roupa lavada e telemóveis?!
      Qual é a ideia de punir alguém então!?

  19. Avatar de jmaos@msk.com
    jmaos@msk.com

    Digno de um pais de corruptos

  20. Avatar de jmaos@msk.com
    jmaos@msk.com

    Aproveitem e mandem pra lá uns inocentes ao fim de semana pra serem assaltados

  21. Avatar de Fulano
    Fulano

    E que tal acimentar a porta da cela até cumprirem a pena na totalidade?
    Se estão de cana é para não ter luxos, e sim pagarem pelos crimes que cometeram.

  22. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Pensava que o objectivo de colocarem as pessoas na prisão era para proteger a sociedade daqueles que vão sobressaindo pelas piores razões.

    Se em muitos casos o impacto para a sociedade de alguém preso ter telemóvel é nenhum, em outros casos o preso ter acesso a comunicação com o exterior permite-lhe continuar a actividade que prejudica a sociedade.

    Deveriam existir dois tipos de prisão: 1) aquelas em que a pessoa pode comunicar com o exterior e 2) aquelas onde tal não é permitido, sendo os categorizados na segunda hipótese colocados na primeira hipótese após trabalho social/ psicológico e respectivas avaliações que permitam aferir que deixaram de constituir uma ameaça tão grande à sociedade que já possam comunicar com o exterior sem que tal constitua para a sociedade um perigo elevado de continuação ou criação de actividade criminosa.

  23. Avatar de ivan
    ivan

    Trabalhar em média 8 horas (tendo em conta que tem que se andar 12 anos a estudar, e mais 3/5 anos para tirar uma licenciatura mais um mestrado(opcional)) pagar impostos possuir despesas, apanhar o stress diario do trabalho. Quando podemos simplesmente estar presos ter tudo pago e a unica coisa que nao podemos fazer é sair de lá? Mas desde quando cometer crimes compensa? É que o que eu vejo simplesmente é que quem nao trabalha neste país tem de cada vez melhores condições de vida enquanto que quem estuda/trabalha apenas apanham dores de cabeça onde cada vez é mais facil desenvolver uma depressao ansiedade ou stress.
    Isto já não é considerado estar preso…não é ser punido por crimes cometidos…é apenas um “hotel” que não se paga mas há que pague por quem la esta…

  24. Avatar de jAr
    jAr

    Há diversos tipos de crimes pelos quais se por ir preso, e o estado também tem o dever de zelar pela segurança dos reclusos, não podem haver matanças lá dentro entre eles, por isso sim, a “tensão da população prisional” é um assunto. No entanto, não creio que os telemóveis sejam solução e também partilho da opinião que deviam bloquear o sinal. Já as drogas é outro assunto.

  25. Avatar de JC
    JC

    As nossas prisões a parecerem verdadeiros campos de férias!
    Trabalhar e pagar impostos para quê? Lá dentro têm tecto, comida, roupa lavada, assistência médica, tv, tudo pago. É melhor mandar prender os nossos idosos, sempre lá têm dentro aquilo que o Estado não lhes dá cá fora!