WhatsApp barrou a conta do Podemos a 5 dias das eleições em Espanha

13 Comentários

O partido político Podemos, de esquerda a extrema-esquerda, viu a sua conta de WhatsApp a ser bloqueada a 5 dias das eleições em Espanha. O serviço de mensagens instantâneas acusa o partido de Pablo Iglesias de “violar as regras” desta rede social, cujo principal grupo já teria mais de 60 mil utilizadores.

O WhatsApp afirma que o envio de mensagens em massa, ou programas de terceiros para automatizar mensagens é expressamente proibido. Entretanto, o partido espanhol já manifestou o seu desagrado.

WhatsApp redes sociais Podemos Espanha


“Utilizamos o mesmo serviço e as mesmas ferramentas no WhatsApp que os outros partidos”, respondeu o Podemos. Ainda assim, mantém-se o bloqueio, pela rede social, ao principal canal digital utilizado pelo partido político para comunicar com uma percentagem significativa dos seus principais eleitores.

O Podemos viu a sua conta de WhatsApp a ser bloqueada

Em declarações ao jornal ElDiarioa rede social e plataforma de mensagens acusa o partido político de fomentar o envio em massa de menagens. Mais concretamente, o WhatsApp deu a saber que:

Os nossos termos são explícitos e não permitem o envio de mensagens em massa. O mesmo se aplica ao uso de programas (software) de terceiros para automatizar o envio de mensagens.

Com efeito, esta foi a justificação avançada por uma porta-voz do WhatsApp à fonte supracitada. Entretanto, o partido político já manifestou o seu repúdio perante a decisão. A réplica foi avançada por Juan Manual Del Olmo, o secretário de comunicação do Podemos.

https://twitter.com/juanmalpr/status/1120604102382297090

Del Olmo vai mais longe e afirma:

Temos o consentimento expresso de cada um dos utilizadores a quem mandamos informação. Além disso, utilizamos o mesmo serviço, bem como a mesma ferramenta de mediação com o WhatsApp. A mesma que é utilizada pelos demais partidos políticos, frisou o secretário de comunicações.

O bloqueio foi aplicado pela rede social na segunda-feira (22)

Ainda de acordo com a fonte espanhola, o grupo de comunicação já tinha mais de 60 mil utilizadores inscritos, todos eles deparando-se agora com uma interrupção na comunicação e mensagens emanadas do partido político. Contudo, a pedra de toque parece ter sido a tempestividade da decisão, a 5 dias das eleições em Espanha.

Podemos rede social WhatsApp Espanha

O secretário de comunicações do Podemos reitera que o seu partido não violou os termos e condições do WhatsApp. Através do seu Twitter, avança ainda que “Em todos os momentos, a nossa equipa de gestão cumpriu os trâmites previstos nos termos e condições de uso da aplicação WhatsApp. Dessa forma solicitando de forma específico, e através dos meios adequados, a verificação das contas do Podemos.

A medida foi, entretanto, confirmada pela empresa norte-americana, sem precisar grandes detalhes para além dos supracitados. Assim sendo, o Podemos terá violado as regras e condições do serviço de mensagens instantâneas, tal como o avança também a imprensa em Espanha.

https://twitter.com/juanmalpr/status/1120653941015044096

O Podemos apela agora, nas entrelinhas, a que seja aplicada a mesma sanção aos demais partidos que pratiquem os mesmos envios em massa. Nesse sentido, através da mesma rede social, del Olmo ilustra o seu ponto de vista com uma das mensagens que terá sido posta a circular pelo PSOE.

Utilizamos o mesmo serviço e as mesmas ferramentas que os outros partidos, ripostou o Podemos.

Aguardamos agora pelo desfecho de toda a situação. Entretanto, o PSOE de Pedro Sanchez lidera as sondagens para as próximas legislativas em Espanha.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    ….e foi o líder deste partido que comprou um apartamento de 600 mil euros em Madrid sem pedir empréstimos….claro é de famílias ricas e poderosas….

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Mesmo que isso fosse verdade, e não é, o que tem a ver com o artigo?

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Aqui por exemplo:
        https://tvi24.iol.pt/internacional/espanha/mansao-de-luxo-faz-abanar-alicerces-da-esquerda-espanhola

        O curioso da história é que meses antes criticou o ministro da economia de Espanha por ter comprado uma casa de 600.000€ e passado algum tempo faz o mesmo. Contudo, como ele ressalva, a casa dele é para a família e não para especulação…
        Diria que no melhor pano cai a nódoa, só que de melhor pano nada tem.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Outro Robles… e curiosamente o Podemos é o congénere do BE em Espanha

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        mas o robles comprou ao preço de rebuçados…. só faltou pagarem-lhe para ele ficar com o imóvel.

    3. Avatar de anon
      anon

      Vou ainda mais longe, devia ser crime defender políticas de esquerda e ter muito capital.

  2. Avatar de miguel
    miguel

    Já começa a censura…

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Bem, por um lado até prestam um serviço ao povo, ninguém merece ter que ler as idiotices que essa gente defende

    1. Avatar de Alfie
      Alfie

      E tu porque obrigas os outros a ler as tuas? Não o merecemos.

  4. Avatar de Z/OS
    Z/OS

    “Podemos” o tal partido que apareceu do nada… minto! O tal partido que ma sua génese foi financiado pelo Hugo Chavez. Este tipo de artolas são os que querem que todos sejam iguais. mas uns mais iguais que os outros, vejam o congénere português, o BE. Tenham medo, tenham muito medo deste tipo de gente.

    1. Avatar de mlopes
      mlopes

      sim, até porque os outros partidos têm feito um trabalho maravilhoso e exemplar! :/

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Pois… nao vejo grandes diferenças entre a esquerda e a direita, eles partilham todos a mesma ideologia da corrupção e afins..