CIA diz que as agências chinesas forneceram fundos à Huawei

29 Comentários

O clima de desconfiança entre os Estados Unidos da América e a Huawei já não é novidade, porém, temos agora um novo desenvolvimento nesta narrativa. Com efeito, a CIA avisou, já no início do ano, que a fabricante de smartphones foi financiada pela Comissão Central de Segurança Nacional do Partido Comunista da China.

O relato foi, entretanto, divulgado pela publicação britânica, The Times, dando-nos conta dos detalhes.

Huawei smartphones China, CIA



Assim, de acordo com a peça, uma fonte anónima no Reino Unido afirma que os detalhes foram partilhados “apenas com os agentes de mais alta patente“. Ainda de acordo com a mesma fonte, a CIA atribuiu-lhe uma certeza “forte mas não férrea às afirmações”. Os motivos do alegado financiamento não são referidos.

A CIA estará convencida do financiamento à Huawei

Com efeito, a agência norte-americana de segurança, que tem investigado a Huawei, está convencida deste envolvimento. Em causa está o financiamento da fabricante de smartphones pela CCSN do Partido Comunista da China. A peça do Times cita ainda “um terceiro ramo dos órgãos de informação estatal na China”.

Entretanto, a Huawei nega perentoriamente qualquer ligação, ou favorecimento, pelo governo da China. Nesse sentido, a fabricante de smartphones afirma que iria “rejeitar categoricamente” qualquer pedido de informações por parte das entidades governamentais. Ao mesmo tempo, diz que “se recusa a comentar aquilo que são alegações sem substância”.

CIA smartphones Huawei P30 Pro smartphone Android iFixit

Os receios norte-americanos nasceram com Ren Zhengfei, o fundador da Huawei e antigo militar no exército chinês. A partir daí, as agências de segurança nacional norte-americanas tomaram uma postura de desconfiança perante esta, e outras, fabricantes chinesas de smartphones e dispositivos móveis.

Os receios da CIA perante a fabricante de smartphones

Apontando o dedo à possível utilização da infraestrutura de redes para possíveis recolhas de dados, nos EUA a empresa está completamente barrada. Assim sendo, o terceiro maior mercado global de smartphones voltou-lhe as costas. Aliás, não há indícios de que este clima de desconfiança, ou retorno da abertura, se materialize.

Estas preocupações com a rede global de redes, especialmente preparadas para o 5G, fazem-se sentir de ambos os lados do Atlântico. No nosso caso, a Huawei é de vital importância na prossecução e implementação da infraestrutura necessária para este novo padrão.

Já nos Estados Unidos da América, as preocupações, acusações e desconfiança são diárias. Desde que os seus equipamentos foram banidos de todo o território norte-americano. Até mesmo das várias bases militares espalhadas pelo mundo. Até mesmo a entidade federal das comunicações (FCC) fomentou este boicote.

As tensões entre a China e os EUA

Ainda assim, os fundamentos das agências norte-americanas de segurança formam sempre dúbios, na melhor das hipóteses. Já, por outro lado, as fabricantes de smartphones como a Huawei, ZTE, entre outras, afirmam que tudo isto não passa de uma guerra política. Maioritariamente baseada em rumores convenientes.

Huawei admite que China obriga empresas a trabalhar com o Governo

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    É bem provável, visto que não China não existe a noção de propriedade ou empresa privada como existem em países capitalistas. Qualquer empresa responde perante o Estado chinês, e esses por sua vez metem o nariz em tudo. Uma coisa é certo, se na Europa apoiássemos empresas como a Ericsson ou as Nokia no 5G, estaríamos a desenvolver com know-how europeu, criando riqueza na Europa.

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      Na Europa e EUA (E em muitos outros países) as empresas vencem se forem boas, acabam se forem más. A Ericsson e Nokia não souberam ser competitivas e perderam.

      O problema aqui é que a Europa deixa entrar produtos chineses que roubam ideias, patentes, exploração de trabalhadores etc como se fosse possível competir com isso; no entanto as empresas europeias ou americanas “que se desenrasquem”.

      Agradece às empresas alemãs, holandesas e francesas que assim o permitem para poder exportar as suas máquinas e carros.

      1. Avatar de fc
        fc

        Talvez não seja muito falado porque não tem o impacto de uma “luta contra os chineses que nos querem espiar” mas a Ericsson está neste momento à frente na comercialização do 5G com mais acordos com operadores que qualquer outra empresa.

    2. Avatar de anon
      anon

      Uma coisa é certa. Na China se uma empresa não colabora com estado, não existe.

  2. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    Se o ocidente nao abrirem os olhos a China vai os comer a todos, e a Europa que se cuide também, pois até vao abrir a boca, preferem chinocas, um dia se vao dar de conta, mas talvez ja seja tarde.

  3. Avatar de poiou
    poiou

    Isto quer dizer que nenhuma empresa portuguesa pode participar em concursos internacionais?
    è que não deve haver nenhuma empresa em Portugal que não tenha recebido fundos europeus.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Queres comparar como as coisas são na Europa e na China? Olha só para começar compras uma casa na China, a casa é tua, mas o terreno não. O Estado aluga-te o terreno por umas décadas, e se te quiser tira-to, e ou abandonas a casa ou arranjas forma de a levar para outro lugar. Queres usar a Play Store da Google? Não podes. Facebook? Também não.

      1. Avatar de DrFrank
        DrFrank

        O mesmo se passa na Finlândia… Constróis ou compras uma casa e alugas o terreno por umas décadas… qual é o problema?

  4. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Microsft não recebe fundos da CIA,FBI ?

    1. Avatar de BlackFerdyPT
      BlackFerdyPT

      A Microsoft recebe fundos do governo estadunidense – primariamente, através do estado de Washington, onde está sediada.

      Mas, melhor que isso, a Microsoft desenvolve o seu sistema operativo Windows com a ajuda da NSA estadunidense (https://www.computerworld.com/article/2521809/nsa-helped-with-windows-7-development.html) – não sendo de estranhar que este SO seja há muito suspeito de ter uma “porta dos fundos” para tal agência de espionagem electrónica (https://www.heise.de/tp/features/How-NSA-access-was-built-into-Windows-3444341.html).

      Sistema operativo esse, que é usado em tudo o que são hospitais e outros serviços públicos essenciais, em Portugal e em toda a Europa.

    2. Avatar de Vitor
      Vitor

      Acredito que sim…e a Apple,Google,Intel e outras também devem receber de certeza! É o habitual…os USA gostam de “espiar” sózinhos e odeiam a “concorrência”!! Perguntem à Merkel,à Rainha Isabel,ao Presidente de França,etc!

  5. Avatar de cimini
    cimini

    A china é um país comunista, Politicamente, a China ainda é dirigida por um partido leninista obcecado pelo controle.

    O Partido Comunista Chinês é o único partido político que governa desde 1949; outros partidos existem sob uma “frente unida”, mas não são independentes dos comunistas.

  6. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    A Google e a Intel recebem subsídios do governo estadunidense.

    E, ambas estas companhias fabricam produtos com perigos *comprovados* de segurança.

    Vamos boicotar o sistema operativo Android, com as suas infindáveis supostas “falhas” de segurança, presente na maior parte dos smartphones?

    Vamos boicotar a Intel, que há quase uma década que produz microprocessadores que podem ser remotamente acedidos e bloqueados, através da rede dos telemóveis?

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Pôr mais que odeiam os EUA, ainda são uma democracia. Já China só para os mais distraídos acham que tb são uma democracia….

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E onde tens liberdade, e direitos humanos, coisa que na China nem falar, quanto mais ter.

    2. Avatar de mlopes
      mlopes

      claro que a china não é, mas isso de os eua serem uma democracia tem muito que se lhe diga

  8. Avatar de greego
    greego

    Do outro lado do Atlântico só vêm disparates…Já poucos convencem

  9. Avatar de Daniel
    Daniel

    esta gente esquece-se tão rápido… ainda ontem o Snowden estava a mostrar que os EUA fazem.
    Poetas hipócritas.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Vais sempre ser espiado por alguém, a questão aqui é: preferes ser controlado pelos comunistas chineses ou pelos capitalistas norte-americanos? Escolhe o menor dos males.

      1. Avatar de Alfie
        Alfie

        Não há mal menor.
        São ambos terríveis!

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        Chineses comunas ? Qual parte ? Eles estão cada vez mais próximos do modelo capitalista que do comuna meu caro.

  10. Avatar de Silvino
    Silvino

    Se a Huawei não tivesse passado a frente a Apple não é chateavam
    Com isso tudo quer dizer que nenhuma empresa americana recebeu apoios do governo
    Vão mas é Catar pulga

  11. Avatar de antonio cambeta
    antonio cambeta

    goztaria de responder ja que vibo china fez 55 anos, os que criticam nada sabem sobre a china, a china hoje e uma potencia universial e seu povo vive muito bem

  12. Avatar de Alfie
    Alfie

    Mas, se bem me lembro, não foram a CIA, a NSA, o MI5 e outras agências ocidentais que garantiram, de certeza sabida, que o Saddam Hussein tinha armas de destruição maciça e de guerra química?
    E depois foi o que se viu…

  13. Avatar de Alberto Jesus
    Alberto Jesus

    Infelizmente estamos a comprar equipamentos que nos podem espiar sem que saibamos disso.
    Desde 2008 que os processadores Intel incorporam a tecnologia Intel Management engine (ME) e a AMD tem um recurso semelhante incorporado em seus chips de desktop e laptop desde 2013.
    O ME é um alvo atraente para hackers, já que tem acesso de nível superior a todos os dispositivos e ignora completamente o sistema operativo (funciona sempre que a placa-mãe está recebendo energia, mesmo com o computador desligado). A Intel não divulgou muita informação sobre o Intel Management Engine, o que levou a especulações de que pode incluir um backdoor (especula-se que esta tecnologia foi um pedido da NSA à Intel).

  14. Avatar de Gastão Botelho
    Gastão Botelho

    Pois…
    E eu ainda sou do tempo em que o Iraque tinha armas de destruição maciça com 100% de certeza.
    Enquanto os EUA não conseguirem desenvolver devidamente a técnologia 5G vamos ter de “comer” com estas notícias.

  15. Avatar de Boa memória
    Boa memória

    Microsoft, Apple e Google nos OSs, Facebook/whatapp, twiter,instagram no Social; Amazon, Ebay nas Compras ; Netflix e Google/youtube nos conteudos…tudo ao serviço do FBI e CIA…. Realmente os chineses são uns malandros.

  16. Avatar de Rui
    Rui

    A CIA não financia golpes de estado, grupos terroristas… É outras coisas pouco democráticas? Hmmm curioso… Gostam de deitar fogo na soitras casas…

    1. Avatar de BlackFerdyPT
      BlackFerdyPT

      Isso tudo e ainda ajuda o seu governo a bombardear e invadir países inteiros.

      A China não tem por hábito bombardear (i.e. destruir e sabotar) países que não alinhem com a mesma. Enquanto os EUA são notoriamente conhecidos por fazê-lo – inclusivamente na Europa, como ocorreu na ex-Jugoslávia.

      Logo, quem é o país mais perigoso de entre os dois?