Apple terá pago 6 mil milhões de dólares à Qualcomm para resolver processos em tribunal

4 Comentários

As muitas questões jurídicas que colocavam frente a frente a Apple e a Qualcomm ficaram resolvidas esta semana, com um acordo surpresa, que poucos esperavam.

Mesmo com todos os problemas sanados, ficou a dúvida sobre o valor que a Apple teria pago para resolver o problema e assim ter acesso à tecnologia da Qualcomm. Este valor não foi declarado, mas existem estimativas que apontam para um valor muito elevado.

Apple Qualcomm tribunal processos pagar

As duas empresas americanas conseguiram chegar a um acordo no início da passada semana. Desta forma, a Apple ficou autorizada a usar as patentes da Qualcomm por um período de 6 anos, com possibilidade de ser alargado por mais dois.

Quanto pagou a Apple à Qualcomm para tratar dos problemas

Resolvida a questão, ficou a dúvida sobre o valor que a Apple terá pago para conseguir resolver esta questão. Nenhuma das empresas revelou o valor, mas os especialistas estão a avançar uma quantia elevada para este acordo.

O valor a que a CNBC teve acesso, resultado de uma nota interna do analista Timothy Arcuri da UBS, aponta para que o valor esteja entre os 5 e o 6 mil milhões de dólares.

Apple Qualcomm tribunal processos pagar

Resta ainda saber da questão dos royalties que a Apple e os seus fornecedores retiveram à Qualcomm durante os processos. OS mais recentes valores apontam para que ronde os 7,5 mil milhões de dólares. Este valor deverá também ser devolvido à empresa criadora dos SoCs e modems do iPhone.

O valor por iPhone vai também ser alterado

Para além do valor que a Apple terá de pagar já à Qualcomm, sabe-se que o valor unitário por cada iPhone deverá também ser alterado. Era até agora de 7,5 dólares e deverá passar para um valor que será de 8 ou 9 dólares.

Este foi o acordo possível, para garantir à Apple o acesso à tecnologia 5G. Caso não o tivesse feito, a empresa teria de se basear na Intel que está muito atrasada nesta tecnologia e até já avisou que não a abraçará. Estando numa posição fragilizada, acabou por aceitar este acordo.

A Apple e a Qualcomm conseguiram chegar finalmente a um acordo

Comentários

4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fixo
    Fixo

    A Intel andou sempre uns passos atrás com o iPhone.
    Quando Steve Jobs lhe propõe o fabrico dos processadores para os primeiros iPhones não se mostrou interessada (ao preço que a Apple lhe queria pagar).

    Quem pegou, então, no negócio foi a Samsung, que muita coisa há de ter aprendido para desenvolver os seus próprios processadores opara smartphone. A Intel ficou de fora. Ainda fabricou processadores, subsidiados, para os Microsoft Lumia. altamente subsidiados pela Microsoft, mas depois acabou-se.

    Agora era uma oportunidade para entrar no negócios dos modem 5G. Quando a Apple anunciou o negócio com a Qualcomm, a Intel comunicou imediatamente – aliviada – que tinha deixado o desenvolvimento dos modem 5G.

    Agora a questão, claramente é, além da Apple querer pagar o menos possível – nos processadores, passou a desenvolver ela os SoC (com pagamento de patentes, naturalmente) e encomendando apenas o fabrico à TSMC. E com os modem a mesma coisa – dentro de 2 a 3 anos a Apple desenvolve os seus. Assim também não era um grande negócio para a Intel, que tem que ir buscar dinheiro onde tenha vantagens competitivas.

  2. Avatar de Fulano
    Fulano

    O valor até pode ter sido superior visto que a Apple tinha de ter este acordo ou sujeitar-se a pagar muito mais e ainda ver a venda dos equipamentos proibido. Talvez até tenha seja melhor para ambas as empresas (not a apple fan boy) pois assim podem de uma vez por todas continuar a desenvolver hardware.

  3. Avatar de Euzinho
    Euzinho

    “terá pagado” e não “terá pago”.
    O particípio passado do verbo pagar aceita duas formas: pago (quando o verbo auxiliar é ser ou estar) e pagado (quando o verbo auxiliar é ter ou haver)

    1. Avatar de Fixo
      Fixo

      “Há tempos a esta parte, há verbos em que se está a pôr de lado a forma regular e a empregar-se a forma irregular. Um deles é pagar:

      3. – Eu já tinha pago a conta.
      4. – A conta está paga. ”

      Eu já tinha pagado a conta. A conta está pagada … não soa grande coisa.

      https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/pago–pagado/1010