Novamente problemas! Facebook recolheu inadvertidamente 1,5 milhões e-mails

9 Comentários

A saga dos problemas de segurança do Facebook não pára. São novos casos que surgem quase todas as semanas, fruto de problemas com a plataforma e acesso indevido a dados.

Um novo caso foi agora revelado e dá conta de que a rede social teve acesso e recolheu de forma indevida contactos de e-mail de 1,5 milhões de utilizadores.

Facebook e-mails contactos dados utilizadores

Este caso está relacionado com um anterior, onde foi relatado que o Facebook estava a pedir o acesso ao email dos novos utilizadores da rede social. Na altura, e segundo a rede social, o problema ficou sanado e este acesso serviria apenas para confirmar o registo.

O Facebook recolheu dados de 1,5 milhões de utilizadores

Mas, e segundo agora se sabe, houve uma utilização indevido deste acesso. Para além da confirmação, houve ainda a recolha de dados dessas contas de email. Os valores apresentados revelam que foram retirados 1,5 milhões de contactos de e-mail.

Adeus privacidade! Facebook pediu password do e-mail a novos utilizadores

Esta recolha foi feita de forma indevida, mas segundo o Facebook não foi intencional. A rede social não o pretendia fazer, no entanto os seus automatismos avançaram com o processo, retirando os dados. O Facebook garante que não teve acesso ao conteúdo dos emails.

A utilização indevida dada a estes e-mails

Uma vez recolhidos estes dados dos e-mails, estes serviram divulgar a rede social e tentar angariar mais utilizadores. Foram também usados em campanha de marketing, para envio de publicidade e outros.

Facebook e-mails contactos dados utilizadores

OS contactos dos utilizadores estão a ser removidos

Assim que esta informação foi tornada pública, o Facebook admitiu que o tinha feito de forma indevida e não intencional. Garantiu também que os dados recolhidos de forma incorrecta estão já a ser eliminados.

Este é apenas mais um caso em que o Facebook faz uso indevido do acesso aos dados dos utilizadores. Revela que a rede social não tem as medidas certas de segurança e proteção implementadas. Mais uma vez são os utilizadores a pagarem o preço final, com os seus dados revelados.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André
    André

    Engraçado, um software que se escreve a si próprio, para tirar informações das contas…
    Mais areia para os olhos da população… ah e só agora é que vão apagar a informação, porque até á data dava jeito ela lá estar…

  2. Avatar de Danilo
    Danilo

    Sinceramente, as pessoas são burras? Como é que esse site ainda está de pé com tanta denuncia, tanta coisa errada acontecendo, como é que tem pessoas que usam isso? Seriam alienadas? Viciadas? Sem noção? Ou tudo ao mesmo tempo.
    Me admira muito esse serviço não ter batido as botas com tanta polêmica… Vender os dados dos usuários parece ser o menor dos problemas pelo visto
    Hunf.

    1. Avatar de Felipe Cardoso
      Felipe Cardoso

      +1

  3. Avatar de Fixo
    Fixo

    É fazer um post a desdizer o outro post: “Finanças quer que contas Revolut e N26 sejam declaradas no IRS”

    Está em todos os jornais:
    “Quem tem conta Revolut não precisa de a declarar ao fisco. “

  4. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    É claro que foi sem intenção, foi pois… Ainda há pessoas que acreditam nesta propaganda…

  5. Avatar de MarioM
    MarioM

    O Desporto favorito desta tiros nos pés.
    Ainda por cima são progressistas qualquer coisa não está a funcionar bem, mas insistem.

  6. Avatar de Blue Beast
    Blue Beast

    Caramba,agora não há semana que passe em que o Facebook não faça asneirada da grossa.Sempre com problemas de segurança uns atrás dos outros,já ando saturado com isto. 😐

  7. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Já me começa a enervar esta falta de sensibilidade do facebook para com as pessoas… tenham dois dedos de testa…

    1. Avatar de Daniel Paiva
      Daniel Paiva

      também a mim, já mandei há o “facebook” dar uma volta a 1 ano… a vontade é mandar o instagram também de momento estão lá as pessoas com quem comunico!
      não percebo como nenhuma rede fora do facebook não ganha poder e aumento de popularidade