NOS é o primeiro operador em Portugal a disponibilizar o eSIM

31 Comentários

Sabia que o seu cartão SIM (subscriber identity module) que é em plástico e que se encontra dentro do seu smartphone pode agora ser em software? O conceito de eSIM não é novo. A GSMA começou a explorar as possibilidades de cartões SIM baseados em software em 2010 e, este conceito, chega agora a Portugal, em primeira mão pela operadora NOS.

NOS é o primeiro operador em Portugal a disponibilizar o eSIM

A operadora NOS acaba de anunciar que vai passar a disponibilizar o eSIM em Portugal. Segundo a operadora, todos os clientes NOS podem já usar esta tecnologia de forma gratuita, bastando ter um equipamento com suporte desta tecnologia. Este vai permitir ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

Pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, permitindo:

  • Ter um número pessoal e outro profissional
  • Adicionar um tarifário de dados
  • Ter um número temporário

Quais os smartphones que suportam eSIM?

Atualmente estão disponíveis 3 modelos com tecnologia eSIM na oferta de equipamentos da NOS: iPhone XR, XS e XS Max. A NOS refere também que “procura novas ofertas de equipamentos com eSIM junto dos fabricantes de smartphones e outros wearables, para potenciar a inovação no mercado Português”

Onde ativar o eSim?

Está previsto nas seguintes lojas NOS do Continente, Madeira e Açores:

  • NOS Braga Parque
  • NOS CC NorteShopping
  • NOS Avenida da Boavista
  • NOS Fórum Coimbra
  • NOS CC Colombo
  • NOS Avenida da República
  • NOS Fórum Algarve
  • NOS CC MadeiraShopping (Madeira)
  • NOS CC La Vie Funchal (Madeira)
  • NOS CC Parque Atlântico (Açores – São Miguel)

Em breve o serviço será disponibilizado em todas as Lojas da NOS.

A chegada do SIM embutido pode beneficiar várias categorias de dispositivos como Internet Of Things, dispositivos de saúde, etc. Em breve, mais dispositivos irão necessitar de ligação de dados diretos, e também porque a modernidade exigirá que o utilizador não tenha de estar a mudar de cartão SIM sempre que quiser trocar de operadora, simplesmente porque não faz sentido.

eSIM – NOS

Leia também…

Prepare-se, o eSIM vai fazer parte da sua vida. Sabe o que é?

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Pinto
    Tiago Pinto

    só falta o apple watch 4G! quandoooo

  2. Avatar de André
    André

    Ter um cartão da NOS ou não ter vai dar ao mesmo. A rede é má. Ponto.

  3. Avatar de Diogo
    Diogo

    Operadoras portuguesas são boas mas é no eCHULOS

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Tambem concordo que sejam peritos nessa tecnologia…

      1. Avatar de pic
        pic

        então porque ainda usam? deixem de usar

  4. Avatar de Tim
    Tim

    Queremos apple watch 4G pela vodafone, jaaaaaaaaaaaa

    1. Avatar de John
      John

      não, não queremos 🙂

    2. Avatar de Roque
      Roque

      não, não queremos

  5. Avatar de Joao
    Joao

    Quando mudei de cartão fisico para eSIM aconteceu algo muito estranho e grave: Para aém das minhas chamadas recebia também todas as chamdas de uma outra pessoa com quem não tenho nada a ver. Eu proprio fiz a experiencia de ligr para esse número e a chamada e SMS’s iam para o meu telemovel. Não fazia ideia de quem era essa pessoa nem tinhamos nenhuma relação e foi uma dor de cabeça conseguir resolver esse assunto com a operadora. No final não ficou claro se foi uma falha do lado da operadora ou da propria tecnologia.

    1. Avatar de MS
      MS

      O comentário é realizado dia 16, e na noticia e site da NOS refere que apenas vão estar disponíveis dia 18 de Abril nas lojas para a troca.

      Acho que devias aprender como mentir melhor até porque vens injustamente dizer mal !

      1. Avatar de Joao
        Joao

        E porque haveria eu de inventar uma história destas? O que ganharia com isso?
        Vou-te contar uma coisa…o mundo não é só Portugal…consegues chegar lá sozinho ou ainda não?

        1. Avatar de MARCELO
          MARCELO

          Mas não é pra trocar de cartão fisico para o esim, esse sistema e para adicionar mais um cartão e ficares com 2 cartão. se for ficar com um cartão só,
          não faz sentido usar esse sistema.

  6. Avatar de J. Correia
    J. Correia

    A pior rede nacional, se investissem decentemente na rede em vez de andar a mandar areia para aos olhos dos clientes…
    Rede fixa a mais arcaica das 3 operadoras e têm a lata de falar de pacotes “fibra”.
    Rede móvel da treta já não era boa agora andam a meter os fornecedores que as outras tiraram…
    Já para não falar dos routers da tanga…
    A maioria dos clientes tem qualidade de serviços deprimentes…

    1. Avatar de Mariana
      Mariana

      Mesmo! Toda a razão, a loira operadora em Portugal só estou á espera que acabe a fidelização. NET péssima, sinal péssimo NOS nunca mais!

    2. Avatar de Jacinto
      Jacinto

      Andam a meter os fornecedores que as outras tiraram ? Quais ? Nokia?

      1. Avatar de J. Correia
        J. Correia

        Por exemplo consta que sim…
        A NOS é boa, em criatividade, apps e marketing.
        Acho que tem boas ideias, problema mesmo depois são os serviços.

  7. Avatar de João Santos
    João Santos

    Acho que é inovação. Estão sempre a criticar mas também tem alguma coisa de inovação

  8. Avatar de cra2sh
    cra2sh

    VoLTE nada…

    1. Avatar de pic
      pic

      se nem 4g a nos é boa, querias volte? ahah

      1. Avatar de Celso Costa
        Celso Costa

        Andas enganado pic eu tenho 4g+ da nos com velocidade acima de 150 megas de download. Em tempos era a pior mas agora com a modernização da rede olha que anda a ficar uma rede excelente e aleluia

        1. Avatar de J. Correia
          J. Correia

          Parabéns, alguém que tenha sorte.
          Agora tenho 1 traço dentro de casa e 4 megas !
          Há um ano atrás chegava aos 16 dentro de casa agora nunca passo dos 6 !
          No meu trabalho em 7 pessoas com NOS, 5 estão com a rede pior, desses 5 dois já mudaram de operadora e parece que ficaram bem melhor.

  9. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    Vá pessoal, vamos lá pro fórum Vodafone lixar lhes a cabeça.

    1. Avatar de João Santos
      João Santos

      Sim. Já que a Vodafone é melhor de todas vão lá chamar-lhes imconpetentes.

  10. Avatar de nuunno
    nuunno

    Será possível com um equipamento com eSIM poder usar o mesmo número que o utilizando noutro dispositivo, por exemplo, poder sair de casa com o smartwatch, deixando o smartphone em casa, e poder atender às chamadas no smartwatch usando o mesmo número?

    1. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      Com o Apple Watch é possível. Com os outros não sei.

  11. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Alguém sabe porque é que é necessário ir a uma loja física para obter um cartão virtual?
    Um país tão evoluído numas coisas e tão burocrático noutras.

    1. Avatar de Courela
      Courela

      Facto! Eu trabalho para uma empresa inglesa que tem um SO de eSims e fornece os dados iniciais para os iPhones, podendo um novo utilizador escolher um perfil da operadora que quiser (das que disponibilizam, vá) assim que liga o telemóvel. Ter de ir a uma loja física não tem grande sentido.

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Em Espanha também é necessário ir a uma loja física. Também não vejo muito sentido mas provavelmente tem a ver com a tecnologia em si e a Apple que com o Portugal…

  12. Avatar de Pfernandes
    Pfernandes

    A nos a sempre a inovar, num dia um apagão no outro o esim… Será que será mais um flop?

  13. Avatar de Chico Papalvo
    Chico Papalvo

    A NOS é aquela operadora…vale-lhes bem a pena ser a primeira em território nacional. Vai acontecer como a fibra que diziam ter, o excelente sinal gsm por todo o país e as infraestruturas presas por arames que lhes arrendaram. Operadora fraca, fraquinha, ezero.

  14. Avatar de BASF
    BASF

    Será válido para os WTF ????