Tribunal confirma novas taxas na rádio pela Internet

13 Comentários

O recurso apresentado pelas emissoras que difundem via web não foi favorável e o aumento nas taxas a pagar mantém-se, já com efeitos visíveis na próxima semana.


Foi em Março que o tribunal decretou que as taxas a pagar na música digital iria sofrer um aumento, com subidas graduais até 2010. Em causa estão aumentos que vão atingir os 20 por cento.

As emissoras que difundem via web reclamaram, desde as grandes empresas, como a Yahoo, até às de pequena dimensão, alegando que os elevados valores iriam forçar muitas emissoras a encerrar.

Essa posição foi manifestada pelo porta-voz da organização criada para o efeito, denominada «SaveTheNet», ao indicar a existência de 30 mil estações na web, sublinhando que a maioria enfrentará problemas.

Fonte: Sol

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de iL caPo
    iL caPo

    Mais uma maminha para as editoras. Que queridos que eles são.
    Esta lei não é só para os EUA? Eles que mudem as sedes para o Canadá ou México.

  2. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    Que decisão tão infeliz ….. e lá se vai mais uma das coisas boas que a net tem 🙁

  3. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Que mamões!

  4. Avatar de Miguel Machado
    Miguel Machado

    São noticias como estas, que ainda dão mais vontade para nunca mais comprar um cd…Acho que os downloads “ilegais” ou a passagem de musica sem os devidos direitos, sejam muito prejudiciais aos artistas, já que o seu trabalho e divulgado de uma maneira nunca vista…Já para as editoras…

    Já era tempo a industria se adaptar as novas tecnologias e meter na cabeça que a “mama” de outros tempos acabou…

    Tenho pena que rádios com tanta qualidade venham possam desaparecer…

  5. Avatar de André Esgaio

    Bem, o nosso estado português esta cada vez mais a retirar as maravilhas da internet e a por a vida ainda mais difícil, já que um prazer e uma maravilha.

    RaPtOr

    http://www.infortechunited.pt

  6. Avatar de B80

    Realmente, desta maneira não sei onde isto irá parar. Qaulquer será impossivel fazer algo com a cultura (sim porque considero musica e filmes, cultura) sem ter de se pagar. As editoras esquecem-se que muitas das vezes os seus discos são promovidos por estas rádio e é graças a este meio de difusão que depois vendem as músicas e cd’s que vendem.

    Dá mesmo vontade de fazer um boicote à editoras, mas algo do género, não comnprar nada relacionado com música e as rádios deviam pura e simplesmente durante 24horas (pelo menos) não passar música ( ou então passar musica livre de direitos e de royalties) que era para doer à editoras.

    E isto está a chegar de facto a um extremo que é irreal, como a noticia de as editoras mandarem tirar avideos do youtube, de um professor que ensinava a tocar guitarra com uma música que por acaso tinha copyrights. Assim qualquer dia ninguém apresnde nada. Só mesmo pagando.

    Peço desculpa pelo longo testamento mas esta irracionalidade por parte das editoras e detentoras principais dos diretitos de autos, começa-me a afectar os nervos cada vez mais.

  7. Avatar de Joao Paulo
    Joao Paulo

    Deviam fazer como o Prince.

    Ao que parece Prince ofereceu cerca de 3 milhões de cópias do seu novo trabalho “Planet Earth” com um jornal de grande tiragem em Inglaterra!!!

    O mais curioso é que o novo trabalho só vai ser editado nos EUA a 24 de Julho.

    Claro que as editoras ficaram com os cabelos em pé:-P

    http://business.guardian.co.uk/story/0,,2114557,00.html

  8. Avatar de Deep In House Podcast

    Mais uma vez a ditadura da RIAA…

  9. Avatar de Agapito

    Há PME americanas que vão ver aumentos nos pagamentos na ordem dos 1500%, dado que o pagamento passa a ser feito por ouvinte (agora imaginem uma rádio normal tipo Renascença a pagar royalties assim…), e estavam a começar a ganhar audiência. Um mercado emergente de potencial venda de álbuns online, de publicidade a eventos, de transmissão de música e cultura internacional que se perde por causa de uma mão-cheia de gestores que não querem voltar para a escola e recalcular o seu negócio.

    Isto é o que acontece a quem se senta sobre os louros durante muito tempo.
    A lebre acabou de acordar….e decobriu que a tartaruga usa foguetes…!

  10. Avatar de UKN
    UKN

    Esses chulos deviam era pagar (em alguns casos é sabido que pagam x para passar y musica z vezes por n tempo) às editoras para passar as músicas pois estão a promover as mesmas potenciando as vendas. Se as radios deixassem uns dias de passar musica fresca, queria ver o impacto que não teria nos lobbys das editoras …

  11. Avatar de peopleware

    Um destes dias abrimos a boca… tunga 2 euros imposto sobre consumo de oxigénio.

    eu até estou admirado não terem ido avante com a ideia de taxar as mensagens de correio electrónico!!!

  12. Avatar de Sniffer
    Sniffer

    Pois eu não sei como farei se tiver de viver sem minha RadioIO Acoustic, que toca o tempo todo aqui… Como fazer para trabalhar, ler e-mail ou não fazer nada sem a RadioIO?
    Mundo cruel!!!
    Certo está Il Capo: eles que mudem para o Canadá.

  13. Avatar de Diogo
    Diogo

    Realmente, esta noticia deixa-me mesmo triste. Eu oiço radio pela internet praticamente diariamente e sem radios as editoras não iam a lado nenhum. Não é por haver radios que não se compram cds/dvds de musica… isso é obvio. As pessoas que gostam das musicas compram os cds e dvds para levar sempre consigo e ouvir quando quiserem.

    Cada dia que passa parece que nos querem impingir certas coisas sem termos possibilidade de escolha… ca em portugal toda a gente houve hipop tuga, a maioria n tem a minima coerencia para apreciar outros generos de musica. Isto acontece o mesmo com a TV… só passa é telenovelas brasileiras e programas da Julia e do Gocha. Sinceramente, onde é que vamos parar… o ppl q esta por tras das editoras é mt ignorante.