Experimente já novo Edge que é baseado no poderoso Chromium

43 Comentários

Depois de tantos insucessos com os seus browsers, a Microsoft decidiu finalmente fazer uso de tecnologias que já têm dado provas de sucesso. Como sabemos, o novo Edge que será baseado no Chromium e as vantagens e funcionalidades  serão mais que muitas.

Uma versão do Edge baseado no poderoso Chromium já está disponível. Instalem já e experimentem todas as funcionalidades que estão disponíveis.

Experimente já novo Edge que é baseado no poderoso Chromium


Estará para muito em breve o lançamento do novo browser da Microsoft para o Windows 10. Este será baseado no Chromium e terá tudo o que a Google tem dado ao seu browser, o Chrome. Este será adaptado para estar integrado nos serviços da Microsoft.

Experimente já novo Edge que é baseado no poderoso Chromium

Bing é o motor de busca por omissão

O Bing é o principal motor de busca do browser, como seria de esperar para um browser criado pela Microsoft. 

Experimente já novo Edge que é baseado no poderoso Chromium

Extensões no Edge

Como também já tínhamos revelado, as extensões serão instaladas via loja de aplicações da Microsoft e basicamente serão as mesmas que existem para o Chrome. Atualmente estão já disponíveis na loja de aplicações da Microsoft milhares de extensões. Será também possível instalar extensões via Chrome Web Store

Experimente já novo Edge que é baseado no poderoso Chromium

Sincronização e Perfis

Tal como já é comum em todos os browsers, o Edge permitirá ter vários perfis e assim sincronizar a informação entre vários dispositivos. Relativamente a informações que pode sincronizar, o novo Edge permite-lhe sincronizar passwords, endereços, informações relativas aos serviços de pagamentos, etc.

Experimente já novo Edge que é baseado no poderoso Chromium

Ferramentas para programadores

A popular ferramenta para programadores também está disponível no novo Edge. Com esta ferramenta é possível saber determinadas informações, como, por exemplo, a performance de um site, tempo de carregamento de uma página, alterações ao nível do CSS e HTML, etc.

Experimente já novo Edge que é baseado no poderoso Chromium

Personalização

Relativamente à personalização do browser, por agora ainda não existem muitas opções. No entanto, é já possível escolher o look dos separadores, personalizar a página inicial como apresentado na primeira imagem deste artigo, etc.

Experimente já novo Edge que é baseado no poderoso Chromium

Do que o Pplware já testou, parece que finalmente a Microsoft está no bom caminho. O browser está super-rápido, como referido tem suporte para extensões do Chrome e parece-nos que a Microsoft está também a apostar na elegância. Se estão curiosos em experimentar esta versão, façam já download no link seguinte e deem-nos o vosso feedback.

Obter Edge

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Mariano
    Carlos Mariano

    “Todas as funcionalidades” (Está cheio de limitações…..)
    “Estará para muito em breve o lançamento do novo browser da Microsoft para o Windows 10” Falso, a Beta será disponibilizada lá para o verão, logo nunca pode estar para ser lançado em breve…..

    1. Avatar de Pedro Pinto

      – Todas as funcionalidades disponíveis até agora.
      – Breve é um conceito relativo (ao tempo). Se for final do ano…pode ser breve.

      1. Avatar de Carlos Mariano
        Carlos Mariano

        Semântica……

      2. Avatar de Mateus Pinto
        Mateus Pinto

        Pedro, ele tem razão. Simplesmente aceitem.

      3. Avatar de TuFfAs
        TuFfAs

        Tens sempre de ter razão, dassS. Humildade não é o teu forte…

        1. Avatar de Lelga
          Lelga

          Ele tem razao ao que toca a defeniçao “breve” depende do ponto de vista de cada um, pra mim um ano pode ser breve pra ti nem por isso (depende da urgencia).

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Peguem no “poderoso Chromium” e arranjem um quarto!

  3. Avatar de eu
    eu

    O próximo passo é vir com o Google como motor de pesquisa padrão.
    Mais algum tempo e chegam lá.

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      Acerta 1000x menos no que queremos encontrar…

  4. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Após instalar não está nada mau, até ver pareceu rápido dos quatro testes realizados. Vai começar a ser o Preferencial, o Edge anterior não deixava fazer certas operações este já permite, basta ver por onde é que eles se basearam.

  5. Avatar de JS
    JS

    Aquela versão anteriormente lançada instalei e gostei mas passado alguns dias tirei e antes disso vi que a respectiva instalação ocupava 500 e tal MB no disco é muito espaço ocupado para isso á melhores opções
    Obrigado

  6. Avatar de Ze
    Ze

    Eu uso o Edge e quando isto for lançado vou largar e passar para outro browser.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Eu também uso o Edge “original” cp,mo browser pré-defenido…mas estou com a versão Beta deste “novo” Edge e posso dizer que,para já,estou agradávelmente surpreendido! Ainda não tem todas as funcionalidades (é uam versão Beta) mas está a funcionar sem bugs e com uma boa velçocidade e estabilidade…vale a pena testar!

      1. Avatar de Blue Beast
        Blue Beast

        “Vitor”,com a versão Beta não está a trabalhar pois ela não está disponível neste momento para ninguém e só será lançada mais tarde,provavelmente aquando da nova actualização de Abril/Maio do Windows 10.Neste momento só tem acesso a ela quem trabalha internamente.O que nós temos disponíveis são as versões de Desenvolvimento (Developer),e a Alfa(Canary).Está feita a correcção. 🙂

        1. Avatar de Vitor
          Vitor

          Blue Beat…tem razão! Estou com a versão DEV…peço desculpa pelo erro! Hábito de baixar os “Betas”…mas está a funcionar muito bem! Embora ainda incompleta,claro…

  7. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    Incentivar o uso do Edge neste momento é criminoso. Todos usam o motor blink!

    Chrome – Blink
    Chromium – Blink
    Safari – Webkit (pai do blink)
    Brave – Blink
    Vivaldi – Blink

    Sobra um unico guerreiro a combanter a monocultura web:

    Firefox – Gecko.

    É nossa responsabilidade, do pessoal que até gosta de informática, de usar e promover o firefox acima a qualquer outro. Há zero razoes para não o fazer-

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Chromium…existe algum browser com esse nome? Ou essa é a “base” de todos os que nomeou…inclusive do Firefox?

      1. Avatar de Eu Mesmo
        Eu Mesmo

        Existe!

        No Ubuntu, por exemplo, usas o Chromium e não o Chrome 😉

      2. Avatar de João
        João

        O Chromium é a base de todos aqueles browsers que o Carlos referiu (esqueceu-se do Opera e do Falkon 😉

        Todos eles tem origem no KHTML ao qual foi feito um fork para criar o WebKit que por sua vez foi feito um fork para criar o Blink (que também já tem um fork que é o QtWebEngine). Mas no fundo, no fundo e para simplificar as coisas pode-se dizer que é tudo Chromium (Google)

        O único que NÃO tem como base o Chromium é mesmo o Firefox.

    2. Avatar de so2isec
      so2isec

      de vez em quando aparece um comentário de jeito…

    3. Avatar de Alex
      Alex

      Também era, do teu ponto de vista, o pessoal que até gosta de informática usar e promover o Edge “original”, sabe aquele que usa como motor o EDGEHTML, mas viu-se no que deu. Agora quem não quer utilizar o Firefox não tem mais nenhuma opção sem ser utilizar Chromium.

    4. Avatar de Eu Mesmo
      Eu Mesmo

      Em relação aos outros não sei, mas o Chrome é originalmente baseado no Chromium se não me engano

    5. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      Eu pergunto qual é o problema do Blink e a grande diferença entre ele e o Gecko? São ambos open source, qualquer um é melhor que o EDGEHTML ou MSHTML que era closed source.

      1. Avatar de Alex
        Alex

        O problema do Blink é o facto de a maior parte dos browsers utilizar o Blink, basicamente a Google tem o monopólio dos browsers.

        1. Avatar de Filipe Coelho
          Filipe Coelho

          Continuo sem porque é que isso é mau. Quantos mais browsers usarem o mesmo motor, menos incompatibilidades há, e o blink é o motor mais avançado atualmente. Se por algum motivo a Google quiser tirar proveito do seu motor Open Source estar na maior parte dos browsers e começar a fazer coisas manhosas, irá aparecer outro fork para continuar com a mesma ideologia. Se o motor fosse proprietário, poderia ser problematico, agora não sendo menos mal.

          1. Avatar de João
            João

            Ja todos sabemos onde foi parar o monopólio do Internet Explorer. A Microsoft comandava a evolução e a direção da internet.

            Foi a muito custo que se equilibrou um pouco esse monopólio, mas apenas para o dar de novo a Google…

            “Ah mas o IE era closed source e com este podemos sempre fazer um fork”… Pois… Mas e ja houve algum fork que tenha tido sucesso?

            Nem a microsoft com os seus bolsos fundos conseguiu fazer frente ao Chrome…

            Mas vamos a exemplos mais praticos de onde podera estar o problema de ser tudo Chromium-based:

            . a google faz os seus sites funcionarem mal noutros browsers
            . Faz uso de uma serie de “truques” de forma a que o seu browser pareca mais rapido do que realmente é (a custa do consumo de dados desnecessarios e do uso abusivo de recursos do computador)
            . Tendo o monopolio eles podem implementar tecnologias no chrome que favoreçam os seus negocios, se a concorrencia nao seguir os seus passos sera vista como atrasada
            . Actualmente e a google q controla o desenvolvimento do projecto. Sao eles que aceitam ou rejeitam funcoes.
            . O chrome faz dinheiro com os dados pessoais do utilizador
            . E ja agora: o Chrome NAO É OPENSOURCE (so o chromium e que e)

            E muitas outras coisas

    6. Avatar de Daniel
      Daniel

      As pessoas neste website tem preconceito deveras com Firefox.
      Uso-o e não tenho a que reclamar. Funciona perfeitamente.
      O problema é que geral está presa ao Google e Google faz de tudo pra deixar seus serviços mais lentos em browsers não-blink como Firefox, pra forçar as pessoas a usarem o Chrome.
      Esse monopólio do blink está preocupante. Tudo parece derivar do Chromium.
      Do Firefox pouco se fala e muito se critica, sem sequer conhecer.
      Não me dou a luxo de ler tanta bobagem sobre o mesmo.

  8. Avatar de Júlio Samorinha
    Júlio Samorinha

    Tentei instalar, mas dá-me esta mensagem: “Can’t install on this device because it doesn’t meet the minimum hardware requirements for Microsoft Edge Dev.

    1. Avatar de MegaDrive
      MegaDrive

      Não funciona em tostadeiras claramente…

    2. Avatar de João
      João

      Provavelmente o Windows é 32Bit…
      Se não me falha a memória o Edge é só para 64Bit (alguém sabe ao certo?)

  9. Avatar de PeFerreira98
    PeFerreira98

    Aquele espaço em branco encima das tabs e aquele espaço em branco debaixo do (min,max,close)… Horrivel.

    1. Avatar de Alex
      Alex

      estou a comentar com o DEV Edge e aquele espaço em branco comigo não existe

      1. Avatar de PeFerreira98
        PeFerreira98

        Ja instalei o edge dev e está exactamente como nas imagens. Se reparares, o edge normal usa a barra de cima na sua totalidade (botões e tabs ocupam a totalidade do espaço) neste e em todos os browsers com base chromium , existe sempre aquela minuscula diferenca estetica horrivel. Aliás, abre o normal e o dev e mete lado a lado. Verificas que a barra de tabs + search ocupam um tamanho ligeiramente maior na versão dev. Isso a meu ver é muito mau.
        Só espero mesmo que transfiram a carta trunfo do edge. As sessions.

  10. Avatar de GM
    GM

    Na minha opinião, que não sou da área da informática, apenas é uma ferramenta para a minha actividade, aplica-se na integra os provérbios portugueses à Microsoft: “a galinha da minha vizinha é bem melhor que a minha”, ou “fazer filhos em mulher alheia”! Já o fez com a área mobile (uso e continuarei a usar o meu L950XL), abdicando do SO em vez de investir e o promover junto dos programadores, agora é com o MS EDGE. Possivelmente não faltará muito para abandonar o MS OFFICE e o WINDOWS, adoptando outros da concorrência com a imagem MS.

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Não desrespeitando a sua opinião, utilizei W10M e melhor sistema operativo que aquele é complicado, incompleto mas adorava o SO, infelizmente a falta de interesse dos desenvolvedores no sistema acabou por o levar aonde ele está, a Microsoft bem que tentou cativar os desenvolvedores mas não os pode obrigar. A situação com o Microsoft Edge é exatamente a mesma, um grande browser com vista no futuro mas a falta de interesse dos desenvolvedores levou a que a Microsoft para não ficar sem browser o adaptasse para as entranhas da concorrência. o que a Microsoft tenta fazer é não morrer no mercado, infelizmente coisas incríveis são abandonadas.

  11. Avatar de AndreNS
    AndreNS

    Por mim já matavam de vez era o Java…

    1. Avatar de eu
      eu

      Eu diria mais matar todas as linguagens de programação e voltar aos cartões perfurados.

    2. Avatar de João
      João

      +1
      (embora as versões 11 e 12 do Java estejam bastante melhores…)

    3. Avatar de Daniel
      Daniel

      O plugin já morreu pelo menos.
      Flash está a morrer…
      Shockwave player idem…

  12. Avatar de aster
    aster

    Este ….dev, ocupa pouquinho….700 e picos Mb

  13. Avatar de Hugo Pardal
    Hugo Pardal

    Instalem o Cryptotab
    https://get.cryptobrowser.site/5693393
    É sempre a bombar