Vem aí o fim do iTunes? Apple pode em breve separá-lo em vários componentes

4 Comentários

O iTunes sempre foi uma das peças fundamentais da Apple e de todo o seu ecossistema. Depois de ter passado por momentos menos positivos no passado, prepara-se para em breve sofrer uma alteração completa.

Não existe ainda confirmação, mas em breve o iTunes pode desaparecer. A Apple poderá separá-lo em vários componentes e assim criar apps dedicadas para cada uma das suas funções.

iTunes fim Apple componentes apps

A Apple tem a ser preparada uma fusão entre os seus muitos sistemas operativos. Isto não significa que vá apenas existir um SO, mas sim que vai existir uma plataforma transversal para desenvolvimento. O Projeto Marzipan será em breve uma realidade.

Antevendo um pouco esta realidade, a Apple tem estado já a transferir para o macOS as apps do iOS. Assim, consegue ter uma oferta transversal e uma experiência única de utilização. Vemos isso já nas apps Notas, Casa, Bolsa, Dictaphone e Notícias.

Está a chegar o fim do iTunes?

O próximo passo neste sentido parece ir ser dado no iTunes. O conhecido programador Steve Troughton-Smith avançou esta possibilidade e dá-a como sendo certa e definitiva. O iTunes irá em breve ser separado em vários componentes, cada um com uma função.

https://twitter.com/stroughtonsmith/status/1114274902964613121

A Apple terá novas apps para o substituir

Do que este programador teve acesso, em breve vão surgir para macOS as apps Música, Podcasts e talvez Livros. Estas devem chegar com a nova app TV. Estes serão os próximos passos do Projeto Marzipan. Espera-se que surjam no WWDC deste ano.

Com a chegada destas diferentes apps, o iiTunes deixará de fazer sentido, uma vez que são redundantes. Isso levará ao seu desaparecimento. No entanto, algumas funcionalidades vão ficar órfãs e necessitam de suporte. Falamos de todas as associadas ao restauro do iPhone ou ao iPad.

É ainda cedo para saber se este rumor é real e se a Apple vai mesmo avançar com o fim do iTunes. No entanto, e dada a sua idade, este software precisa de se adaptar às novas realidades. Esta mudança pode bem ser necessária e esperada.

Comentários

4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rui
    rui

    Nem deveria de ter existido!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      ahahahahahah

  2. Avatar de Daniel
    Daniel

    Peca por tardia esta decisão…

  3. Avatar de alberto
    alberto

    Mais serviços mais facturação