WSJ: Apple Music ultrapassou o Spotify em assinantes pagos nos EUA

26 Comentários

A pressão de há alguns dias, feita pelo Spotify à Apple, poderia revelar que algo estaria a mudar no mercado da música por streaming. De facto, a empresa queixou-se de “desrespeito” por parte da empresa de Cupertino à concorrência dentro do ecossistema Apple. Contudo, a Apple respondeu refutando qualquer acusação, mostrando mesmo que o OK para app da empresa sueca no Apple Watch era um sinal de abertura. Haveria algo mais a incomodar a empresa de Daniel Ek.

Segundo o Wall Street Journal, a Apple Music ultrapassou o número de assinantes pagos do Spotify nos Estados Unidos. Que ventos de mudança serão estes?

Apple Music terá agora mais subscritores pagos que o Spotify nos Estados Unidos


Apple Musica versus Spotify, quem ganhará?

Sabemos que a empresa de Tim Cook está a apostar cada vez mais em serviços. Conforme tónica na última keynote, vimos uma aposta forte na música e principalmente na TV. Por outro lado, o Spotify tem recebido alguma resistência de suporte no que toca à disponibilidade dos produtos Apple. Inegavelmente em nome do crescimento da Apple Music.

Por isso, a guerra de números está cada vez mais acesa. Uns são os maiores no que toca a utilizadores totais, com cerca de 200 milhões de utilizadores ativos, o outro reclama a si o maior número de utilizadores a pagar, que serão cerca de 28 milhões.

 

Mas a Apple não tinha já passado o Spotify em 2018?

Na verdade, no passado mês de julho, foi veiculado que a Apple Music teria passado o Spotify. Nessa altura, ambos os serviços teriam cerca de 20 milhões, embora a Apple estivesse ligeiramente à frente. Agora o WSJ está a corroborar esse relatório. De acordo com o jornal, a Apple Music tem vindo a somar assinantes “mais rápido” do que o Spotify. O crescimento estará a ser numa taxa mensal de 2,6 a 3%, em comparação com 1,5 a 2% para o Spotify.

No entanto, e segundo o mesmo relatório, mesmo fora dos Estados Unidos, a Apple está a crescer mais:

A Apple Music está a crescer mais rapidamente em todo o mundo – a uma taxa de 2,4% a 2,8%, comparada com os 2% a 2,3% do Spotify – e a diferença está a começar a fechar-se noutros mercados fora dos EUA, segundo informações reveladas por pessoas a par dos números.

Os números dados hoje a conhecer referem-se apenas a assinantes pagantes. Estão assim excluídos qualquer utilizador na versão gratuita de três meses da Apple Music ou na versão gratuita do Spotify. Se os números incluíssem os níveis gratuitos, o Spotify tem muito mais utilizadores no geral nos Estados Unidos.

 

Movimentam-se os trunfos num mercado cada vez mais online

A luta de bastidores também faz pender o ponteiro. Embora já em 2018 o WSJ previsse que a Apple Music ultrapassasse o seu concorrente direto, as tais movimentações levaram a que o Spotify nos EUA, estabelecesse parcerias com o serviço Hulu e com o Showtime. Como resultado, o Spotify permaneceu na liderança durante mais algum tempo. A Apple Music oferece descontos para famílias e estudantes, mas ainda não fez parceria com outra empresa de streaming de vídeo para oferecer um pacote como o Spotify.

Não é segredo que a Apple tem focado muito a sua ação no negócio de serviços, nos últimos anos. A alta rentabilidade das assinaturas mensais são uma fantástica fonte de rendimento. Serviços como a Apple Music, iCloud, Apple News +, Apple Arcade e Apple TV +, são as mais recentes apostas. Alguns por 6,99 €/mês mensais dão acesso a uma panóplia de conteúdos com alta qualidade.

Em resumo, o futuro será dos serviços, visto que os dispositivos estão cada vez mais duradouros e acessíveis. A Apple cria as plataformas, quer de hardware, quer de software e prepara-as para receber a nova filosofia de mercado de consumo.

Spotify apelida a Apple de monopolista e faz queixa à Comissão Europeia. Apple responde

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mateus Pinto
    Mateus Pinto

    EUA =! mundo

    Estatísticas dos EUA, terra natal da Apple, não interessam para espelhar o panorama global, assim como Samsung na Coreia do Sul, marcas chinesas na China, etc.

    Em especial na Europa, um mercado bastante diferente e muito mais competitivo que o dos EUA, o panorama pode ser muitíssimo diferente. O cliente europeu tem outras necessidades menos supérfluas, somos muito exigentes com qualidade/preço. O que diz o WSJ é tão válido na Europa como uma batata numa pizza

    1. Avatar de Vítor M.

      Pode ser, mas não acho que seja como dizes, aliás, a experiência diz-nos que mercados como o americano e chinês são hoje altos indicadores de cenários a acontecer na Europa.

      O panorama americano é berço das grandes marcas, das grandes editoras de música e dos grandes contratos. Basta ver qual é o maior mercado do Spotify.

      1. Avatar de Mateus Pinto
        Mateus Pinto

        Ninguém duvida que os EUA, Reino Unido, Japão etc são o berço de grandes marcas.

        Mas dizer que o mercado chinês ou dos EUA espelham o europeu é um erro massivo. Talvez os europeus capitalistas copiem e aceitem a cultura capitalista dos EUA, mas felizmente o resto dos europeus ainda não.

        1. Avatar de Vítor M.

          Estás a ver ao contrário, o europeu é que espelha muita coisa do mercado americano e chinês e cada vez mais 😉

          Cultura capitalista? Mas a Alemanha não é Europa? E o RU? E a França? 😀 Olha repara bem 😉

          Bom fim de semana.

          1. Avatar de Mateus Pinto
            Mateus Pinto

            O mais capitalista da Europa é o RU, seguido dos Suiços e italianos. A alemanha, frança, holanda e espanha apostam na família, marcas próprias, linux, serviços sociais etc.. Basta viveres nesses países como eu vivi para saber do que falo. A “nata” portuguesa, russa, RU e itália é que só estão bem se usarem Apple, BMW, marcas caras de roupa e relógios. Por sorte no resto da europa não é assim. Na alemanha ou holanda, ter um bmw é como ter um renault ou peugeot.

          2. Avatar de Vítor M.

            Por isso mesmo é que o mercado americano é muito mais aberto, porque além de consumir o que é seu, ainda espalha por todo o mundo as tendências. Enquanto certos países, como referes, são “individualistas” 😉

          3. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            @Mateus Pinto
            Acjo que estás a fazer confusão entre capitalismo e consumismo.

          4. Avatar de Daniel
            Daniel

            Essa do mercado americano ser mais aberto… o mercado americano é mais apetecivel por ter menos regulação, por as grandes empresas conseguirem por Estados contra Estados (como o exemplo do novo HQ da Amazon nos US que pôs estados a “lutar” entre si a quem dava mais benefícios e isenções fiscais à Amazon). Por outro lado na UE o foco é os direitos do cidadão e a equidade comunitária, daí teres a CE em luta contra a Apple e a Irlanda por ajudas estatais ilegais.

            Mercados “abertos” desses, à lá faroeste, não obrigado. É o equivalente a vender a mãe para ter algo. É a mesma ideologia que permite que o principal motivo de falência pessoal nos US seja problemas de saúde…. Obrigado mas dispenso essa “abertura”, já entrei no século XXI há quase 2 décadas.

          5. Avatar de Vítor M.

            Não estás a misturar alhos com bugalhos? Acho que estás. Primeiros colocas em causa o mercado americano ser aberto, depois é tão aberto que parece um faroeste… depois falas em mercado menos regulado e com misturas com desregulado e acabas por ir juntar benefícios fiscais que a Irlanda oferecei à Apple com equidade comunitárias (a CE) que tem debaixo do seu véu a Holanda com “exceções” tributárias a empresas. Esquece… tu não estás a ver as coisas em condições. Misturaste tudo.

          6. Avatar de Daniel
            Daniel

            Acho que não preciso justificar nem explicar nada, o meu comentário foi explícito.

      2. Avatar de Pedro Pinto
        Pedro Pinto

        Concordo com o Mateus. Outro exemplo é o da Xbox. Nos EUA é grande, no resto do mundo a PS4 esmaga !

  2. Avatar de Carlos1
    Carlos1

    Espero que a Apple seja bem apertada na Europa, não vale tudo, assim espero.

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      +1 Os americanos, chineses, russos acham que mandam no mundo, ainda bem que a CE mantém o pulso de alguns maneira. Detesto capitalistas ou esquerdistas que aceitam os dados ou culturas extremistas destes países como algo perfeito para a cultura europeia.

      A Europa e América do Sul ainda são zonas com forte cultura familiar, multicultural e social. Aceitar a cultura americana ou “pseudo”- esquerdista é sucumbir a estas culturas populistas que acham que todos temos que ser iguais, ter o mesmo, ouvir o mesmo e ganhar para estourar em produtos induzidos.

  3. Avatar de Fulano
    Fulano

    Apple music nem sequer tem em quantidades suficientes os tipos de musica que ouço, enquanto no Spotify tenho uma oferta muito superior.
    E numeros globais? Que tal mostrarem, em vez de seguir uma qualquer avaliação de um jornal tendencioso?

    1. Avatar de Vítor M.

      Se leres (que é um bom exercício) não fala em números globais, fala nos Estados Unidos. Até porque refere no texto a globalidade mas incluindo o pago e o freemium.

      Bom fim de semana.

      1. Avatar de Fulano
        Fulano

        A Apple tem 56 milhões de utilizadores no total, sendo que destes, perto de 27 milhões são nos EUA, o que diz muito acerca da percentagem a nivel global….

        1. Avatar de Vítor M.

          Queres ver que sabes mais que os players que forneceram os dados desta informação? Tu queres ver… 😀

  4. Avatar de Fulano
    Fulano

    Em termos globais: Spotify – 109 milhões de users premium, Apple Music – 56 milhões.
    De notar que esta avaliação é referente apenas ao mês de Fevereiro.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      @fulano pode divulgar a fonte desses números?

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Até pode ser. Mas e então, qual a relevância para esta notícia?

    3. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Ja agora referias a nota não ?

      Spotify numbers include trials , Apple only subscribed

      1. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Podias dizer onde foste buscar essa informação?

  5. Avatar de Warp1
    Warp1

    O Apple Music está a ter grande aceitação no Android. Nem todos os que usam Android são anti-Apple. Sensatamente, escolhem o que mais lhes convém.