Fotografia: o absoluto domíno do Huawei P30 Pro na DxOMark

35 Comentários

Apresentados em Paris, os novos Huawei P30 e Huawei P30 Pro representam a visão de futuro para esta empresa. Os smartphones são, novamente, os melhores do mercado para a fotografia. Não apenas para a “tirar”, mas também preservar os melhores momentos para a posteridade, e o que diz a DxOMark?

Com 112 pontos na avaliação global da câmara principal, o Huawei P30 Pro é o líder absoluto no que à fotografia diz respeito. Assim sendo, temos agora três smartphones desta marca a ocupar os lugares cimeiros.

Huawei P30 Pro DxOMark smartphone


Antes de mais nada, a DxOMark é o ranking ou listagem das melhores pontuações após os testes efetuados pela empresa DxO. Assim, submetem as câmaras fotografias de smartphones (e todo o tipo de câmaras digitais) a testes protocolados. Aliás, poderá consultar aqui o seu mais recente protocolo de teste.

Qual a relevância da DxOMark?

Em seguida, com base no desempenho na série de testes, cada smartphone recebe uma pontuação. Nesse sentido, poderá consultar aqui o método de atribuição de pontos a cada um dos vários quesitos avaliados. Por fim, esta entidade também passou a testar e, em seguida, avaliar, as câmaras fotográficas frontais – de selfie.

Agora, perante a divulgação dos resultados e pontuações atribuídas da DxOMark, importa perceber o quê e o porquê deste cenário. O que é que faz dos Huawei P30 os melhores smartphones para fotografia? Aliás, todo o Top 3 é ocupado por dispositivos desta marca, estando o Samsung Galaxy S10+ em quarto lugar.

Huawei P30 Pro DxoMark fotografia

O Huawei P30 Pro conta com três câmaras na sua traseira – quatro se incluirmos a câmara ToF – e é capaz de várias proezas. Em primeiro lugar, temos um sensor de 40 MP que, na prática, produz uma imagem com 10 MP de resolução. A sua lente é o equivalente a 27 mm, ao passo que a sua abertura focal é de f/1,6 e OIS.

A grande inovação é o zoom ótico de 5x (híbrido de 10x)

Verdade seja dita, a grande novidade é mesmo a capacidade de aproximação deste smartphone para a fotografia. Assim sendo, temos zoom ótico de 5x (fator de aproximação), zoom digital de 5x, ou um zoom híbrido de 10x. Está presente no segundo sensor, com 8 MP de resolução e o equivalente focal a 125 mm.

Por fim, temos um terceiro sensor de 20 MP de resolução, bem como uma abertura focal de f/2,2, sendo esta a câmara super grande angular. Na prática, com uma lente equivalente a 16 mm. Note-se ainda que o sensor ToF é utilizado, sobretudo para medir distâncias, na Realidade Aumentada e no mecanismo de focagem.

Huawei P30 Pro DxOMark

Assim sendo, são estes três sensores os responsáveis pela fotografia. Aliás, são eles que dão os 119 pontos, a pontuação mais elevada de sempre na DxoMark para fotografia com smartphone. Por conseguinte, o Huawei P30 Pro é um novo recordista neste mundo da fotografia. Mas, como se compara ao seu antecessor direto?

O que muda na fotografia entre o P20 Pro e o Huawei P30 Pro?

De acordo com a DxoMark, as melhorias encontram-se no bokeh, o efeito artístico de desfoque do fundo. Além disso, também nas novas capacidades de zoom ótico do smartphone. Em síntese, se sente que o seu P20 Pro podia melhorar em algum destes dois pontos – bokeh e zoom – então deverá trocar para o Huawei P30 Pro.

A DxOMark salienta ainda que o smartphone se sai impecavelmente em qualquer tipo de cenário. Em qualquer tipo de fotografia e condições de luz. Aliás, durante a sua apresentação nem de outra coisa se falou em Paris. Seja nos ajustes automáticos da exposição, equilíbrio de cor e na focagem rápida e automática.

Huawei P30 Pro DxoMark fotografia

O equilíbrio dinâmico de cores não é tão extenso como no Mate 20, mas continua a ser bom, aqui de acordo com a mesma fonte. Além disso, até mesmo em cenários com pouco ou nenhuma luz, o Huawei P30 Pro consegue criar boas fotografias, algo onde os demais falham por norma.

É o melhor smartphone para fotografia em 2019

Mais ainda, é também um dos melhores smartphones para selfies. Aqui com 89 pontos, o Huawei P30 Pro está em quarto lugar. Prima, neste ponto, pela boa exposição, intervalo dinâmico de cores e fiel representação das mesmas. Assim, vemos que a sua prestação nos autoretratos também é boa, ainda que não excelente.

Além disso, temos ainda uma sólida prestação na gravação de vídeo. Aí, a DxOMark salienta a focagem automática e rápida. Contudo, aponta o dedo ao sacrifício das texturas, ou até mesmo ao ruído digital presente na gravação final. Ainda assim, o smartphone não deixará ninguém mal servido neste ponto.

Huawei P30 Pro DxOMark

Acima podemos ver um quadro, um resumo dos pontos fortes e pontos fracos, de acordo com a DxOMark. Um balanço geral daquilo que é ótimo, e daquilo que deverá ser reforçado e revisto em próximas iterações. Em suma, é o melhor smartphone da atualidade para a fotografia, mas há sempre espaço para melhoria.

Seja para fotografia ou para vídeo, pode contar com o Huawei P30 Pro

Estes resultados refletem a dedicação da empresa para com este objetivo. Criar um belíssimo smartphone para fotografia, e desde que encetaram esta parceria com a Leica os resultados têm surgido. Anos após ano os seus dispositivos móveis crescem em reputação, tanto em Portugal como na Europa e no mundo.

Além disso, a marca quase não tocou noutros pontos do Huawei P30 Pro, e mesmo da versão base. Referindo a sua bateria, tamanho e dimensões físicas, bem como o design. Contudo, evitam maçar o público com muitos detalhes técnicos, optando por uma grande aula de fotografia.

https://youtu.be/NfxwablloIw

 

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Beatriz Gosta
    Beatriz Gosta

    Novos padrões de qualidade. Elevar a barra. Gosto, ganhamos todos com isso.

  2. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Se não fosse tão grande até era capaz de comprar um.

  3. Avatar de Junior Mauricio
    Junior Mauricio

    Mesmo bom não compro sem 5G, algo que deveria trazer pois está a ser implementado

    1. Avatar de Nildo
      Nildo

      Verdade, afinal temos cobertura total 5G em Portugal não é atoa né?
      Aff…

    2. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      Gastar mais de 2000 dólares num telemóvel 5G que só vai estar disponível no fim de 2020? Boa malha…

  4. Avatar de LoOl..
    LoOl..

    Correção, zoom de 10X óptico e não hibrido.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      5x zoom otico. Está no site oficial

    2. Avatar de Rui Bacelar

      Não meu caro. 5X zoom ótico com o novo sistema, 10 x zoom híbrido, e até 50x em zoom digital.

  5. Avatar de Ebs
    Ebs

    Ainda assim não bate o MI 9 no video….. Pelo dobro do preço. Dá que pensar….

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Com todo o respeito mas quem compra huawei, samsung ou Apple não pondera sequer Xiaomi por ser demasiado fraco em comparação aos outros 3. Não comparem o topos de gama com xiaomis ou outras marcas brancas.

      1. Avatar de Vsousa
        Vsousa

        Demasiado fraco? Cada vez menos se nota a diferença, a Xiaomi esta a atingir niveis de qualidade muito próximos das marcas de topo, inclusive na camara onde sempre deixou muito a desejar, o MI9 neste ranking vai logo atras do S10+, e á frente do Iphone XS Max. É claro que em alguns aspectos fica ligeiramente atrás, mas já não é caso para dizer que é demasiado fraco, neste momento perde em alguns aspectos e até supera a concorrência noutros. Já tive a opurtunidade de brincar com um S10+, e não dá para dizer que é muito melhor que um xiaomi, ganha na qualidade de som, mas perde (opinião pessoal) no software, muito “bagunçado”, e achei o telemovel muito pouco ergonómico, estes ecras esticados não dão pra mim. Pra não falar do buraco no ecrã, que até faz doer os olhos. Não gosto do notch mas o buraco… Se tiver uma opção para disfarçar o buraco com uma barra preta menos mal. Mas ao ver que o Xiaomi custa metade, não há discussão possivel, O Samsung s10+ não é 2x melhor, aliás é muito pouco melhor.

      2. Avatar de Ebs
        Ebs

        Apenas partilho a minha experiência enquanto utilizador iPhone e Xiaomi há vários anos. Prefiro o segundo.
        E quem diz isso agora da Xiaomi dizia isso há 3 anos da Huawei….é só uma questão de tempo

        1. Avatar de Marco
          Marco

          Na minha humilde opinião de quem ja testou xiaomi mi8 e note 5 o maior problema chama se MIUI. A mesma camera com app google tira fotos muito melhores do que com a camera da xiaomi por ex. Varios problemas e bugs atormentam a experiencia de uso do xiaomi user que na Apple ou Samsung tem uma experiência bem mais refinada. São para diferentes tipos de pessoas, como disse, um utilizador Apple ou Samsung jamais pensara num Xiaomi a menos que não tenha possibilidades económicas para tal.

          1. Avatar de Ebs
            Ebs

            Ok. Eu não testei, eu sou utilizador diário dos dois sistemas por motivos profissionais. Há vários anos. E pagar para ser prisioneiro de uma marca é uma coisa que me aborrece muito. Mas também reconheço que a MIUI pode melhorar.
            Mas dizer que um utilizador dessas 3 marcas não mudará para Xiaomi é obtuso. Esta tem crescido as custas de quem? Da Nokia ?? Da Alcatel? 🙂

            Ainda não conheço o MI9

          2. Avatar de Vsousa
            Vsousa

            A Camera do Google tira claramente melhores fotos, eu uso no meu e conheço muita gente que usa tambem. Mas não é só nos Xiaomi, até nos Samsung o pessoal usa e gosta. A MIUI é discutivel, eu prefiro MIUI ao ONE ui da Samsung, não concordo quando dizes que se tem uma experiência mais refinada com Samsung ou Iphone, mas isso são opiniões, e como tal não discuto. Eu gosto da MIUI, mistura de IOS com Android, que junta boa parte dos dois sistemas. Eu tenho possibilidades económicas para comprar um s10+ ou um Iphone, mas não vejo necessidade de gastar o dobro para ter só mais um bocadinho. A nivel de custo-beneficio a Xiaomi parte a loiça toda.

  6. Avatar de Marco
    Marco

    O iphone xs continua a ser a melhor camera para video de longe. Huawei não resolveu o problema do audio de fraca qualidade, comum nas marcas chinesas e principalemente o smart hdr que faz uma enorme diferenca.

    1. Avatar de Ebs
      Ebs

      Isso não é o que as reviews ou o dxo afirma. É uma opinião pessoal , certo ?
      ( Ainda assim válida, é claro !)

      1. Avatar de Marco
        Marco

        O dxomark vale 0 para mim, quem quer uma review isenta que veja no YouTube as diferencas entre as cameras que vai entender. Cada fabricante tem um pos processamento que vai agradar a diferentes tipos de pessoas .

        1. Avatar de Ebs
          Ebs

          Ok. É uma opinião pessoal .
          A minha é diferente.

          1. Avatar de Marco
            Marco

            Eu sou fotógrafo profissional logo a minha opinião valerá bem mais que a sua como mero utilizador, perdoe a expressão, ignorante.

        2. Avatar de sicrano
          sicrano

          uma review “isenta” no youtube?!
          Para profissional de fotografia (que hoje vale aquilo que vale com tanta ajuda que há, qualquer trambalaza é fotografo “profissional” banal, opinadeiro,…) usas umas fontes alegadamente muito Fake News.

          1. Avatar de Joao Pinto
            Joao Pinto

            Com todo o respeito mas se o meu caro amigo não tem capacidade para redigir algo relevante abstenha-se de partilhar as suas frustrações e deixe de ser , perdoe a expressão, ignorante.

          2. Avatar de Belfodyl_da_Net
            Belfodyl_da_Net

            O Marco diz se fotógrafo profissionalmente e que por isso é superior na opinião. Grande cromo. Daqueles repetidos que só aborrecem.

        3. Avatar de AqueleGajo
          AqueleGajo

          O dxomark nas reviews a telemoveis é altamente suspeito porque já por várias vezes fazem reviews de telemoveis acabadinhos de sair e outros que ja estão no mercado há mais tempo ainda aguardam pela review.

        4. Avatar de Miguel Costa
          Miguel Costa

          ROTFLLLLLLLLL fotógrafo profissional nunca usará a PORCARIA de um telemóvel para fazer vídeos ou fotos. Se sabe a diferença, saberia que qualquer câmara, pelo mesmo preço do seu Iphone, tem 600000 milhões de opções que permitem imagens até 500 milhões de vezes melhores, quer seja para trabalhar em vídeo quer seja para fotografia. Tipos mentirosos são apanhados com facilidade.

    2. Avatar de Ebs
      Ebs

      Uma pessoa por não exercer uma profissão é automaticamente leiga ou ignorante….
      Esses comentários elitistas revestidos de alguma esquizofrenia de mãos dadas com o sentimento estatutário da posse de um equipamento dito premium deliciam-me.
      Olhe, já tirei a fotografia toda !!
      Ps: não perca mais tempo comigo pois sou um mero utilizador que a única coisa que sabe é que pouco ou nada sabe. Felicidades.

    3. Avatar de João pequeno
      João pequeno

      Marco devias abrir a tua própria empresa de rankings d cams d smartphones. Is especialistas da dxomark escolheram o vídeo do mi9 como o melhor mas claramente deves perceber mais do assunto. Quanto ao poder de processamento do mi9 e do S10 basta ver o ranking AnTuTu. Ou então há um vídeo no YouTube a comparar a velocidade a abrir apps e browser etc no S10 e mi9 e se não viste aconselho. Só uma coisa. Contra factos não há argumentos. Eu até compreendo que a Samsung tenha bom marketing, a Huawei tb e a Apple nos filmes é mestre em fazer publicidade subtil. Acontece que as as pessoas menos sugestionáveis e por conseguinte com QI mais elevado não caiem nessas esparrelas. O valor de um equipamento deve ser sempre visto com olhar crítico. E nesse aspecto a Xiaomi e aais honesta com o cliente. Os clientes Xiaomi nunca comprariam Apple ou sams pq simplesmente são demasiado astutos para dar valores exagerados por equipamentos sobrevalorados. Forte abraço amigo

  7. Avatar de RIP Apple
    RIP Apple

    Lol….

    iPhone em vídeo melhor que o mi 9 ??

    Deves ser fotógrafo de aquários …só pode !

    1. Avatar de Rui Bacelar

      Numa nota não relacionada, já me dediquei a esse exato hobby!

    2. Avatar de Joao Pinto
      Joao Pinto

      Ele tem razão amigo, é so ver e deixar o hate de parte.
      https://www.youtube.com/watch?v=IrrRFX745-Y&t=1s

    3. Avatar de mico
      mico

      Pelo menos com o iphone deve ter dificuldade de filmar no escuro. Com o radiomi isso não se coloca. Os objetos até devem brilhar sem flash.
      E quando os radiomi trouxerem 5G, vêm com luvas de proteção e chapéu de aluminio para o utilizador

  8. Avatar de sakura
    sakura

    apple e samsung vão demora anos para fazer um sensor RYYB……. e é uma ideia simples o verde são duas cores ywiupiiiiiii.
    Cada vez + gosto da tek made in China.

  9. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    Rui, um erro na noticia.. A Samsung não está em 4º Lugar com o S10+… Está em 2º.
    A DXOMark ja explicou que as pontuações iguais estão ordenadas alfabeticamente e que em momento algum a ordem apresentada significa que para a mesma pontuação o dispositivo acima é melhor que o que está abaixo. Portanto a Samsung tem a 2ª melhor camera do mercado a par do mate 20 pro e p20 pro, e não o 4º lugar.

    Claro que para um bom analista se for analisar os detalhes percebe que até tem melhor que o Mate 20 pro, dado que estge ganhou foi no zoom otico face ao zoom otico do s10+ de resto perde nas restantes avaliações.

    Portanto fica a nota, neste e em quaisquer resultados iguais, irão verificar que está sempre ordenado alfabéficamente. Dai que ao contrário de voces, quando saiu a noticia da dxomark sobre o s10+ todos os sites diziam ser a melhor camera e voces referenciaram ficar em 3º.

  10. Avatar de Pjviana
    Pjviana

    Até que ponto que ponto vale a pena comprar um smartphone topo de gama por 1000€ que vale o mesmo que 5 smartphone de gama média?
    Para mim nunca na vida.

  11. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    1000€? ! Esqueçam lá o ser grande, para eu dar isso por um smartphone ele tinha de ser perfeito!