A Apple vai subir os preços na Índia para manter a conotação de “luxo”

15 Comentários

A Apple é uma das marcas que imediatamente associamos a um segmento específico de preços. Aliás, poucas outras empresas mobile possuem uma conotação tão adstrita com o mercado premium como a tecnológica de Cupertino e os seus iPhones. Contudo, o preço destes smartphones iOS voltará a subir no mercado indiano.

Entre as razões citadas encontra-se o reforço da perceção da Apple como empresa e marca de luxo.

Apple iPhone XS Max iPhones

Por conseguinte, importa atentar nas razões que levarão a tal alteração. Assim, em primeiro lugar importa frisar que a Índia é o 2.º maior mercado mundial de smartphones, ao nível de volume de vendas. Além disso, é também um dos poucos mercados mundiais que (ainda) não apresenta sinais de saturação ou abrandamento.

A importância deste mercado nos desígnios da Apple e do seu iPhone

Afirmando-se a Apple como empresa de luxo, após ter sido ultrapassada pela Huawei, ao nível de volume de vendas em 2018, a marca procura assim novas formas de aumentar a sua quota de mercado. Entretanto, vemos também um mercado mais ávido do que nunca por dispositivos caros. Até a Xiaomi já se apercebeu deste facto.

Conforme esta contextualização, começamos a entender as razões subjacentes a esta decisão. Assim, tal como aponta o EconomicTimes, a medida acaba por estar imbuída de lógica. Ainda que uma das maiores parceiras de construção da Apple esteja a criar uma nova linha e montagem nesse país, o preço de venda vai aumentar.

Apple iPhone XS Max smartphones iOS iPhones

Mais concretamente, a Wistron, fabricante que recebeu autorização para construir uma linha de montagem na Índia. Algo que permitirá à empresa contornar a forte carga fiscal para empresas que não criem postos de trabalho naquele país e que se limitem a importar produtos. Algo que poderá baixar o preço dos iPhones.

Os smartphones iOS são um produto de luxo

Portanto, se a Apple contornará a carga fiscal imposta aos produtos importados, ao passar a produzir no próprio país vários componentes, porque é que o preço vai aumentar? Bem, em vez de tornar os smartphones iOS mais acessíveis ao público, a Apple vai fazer exatamente o contrário.

De acordo com três executivos de alto nível na Apple, a gigante tecnológica vai implementar uma nova estratégia na Índia com o intuito de vincar claramente o seu propósito premium e conotação com o segmento de luxo. Por outras palavras, os iPhones serão, mais do que nunca, um sonho de consumo e objeto de cobiça.

Apple iPhones smartphones iOS iPhone

O fator explicitado foi a exclusividade e luxo associado a um iPhone. Por outras palavras, um modo de vida associado à utilização, fruição e posse de um dos vários smartphones iOS. Uma tendência que não passou despercebida aos executivos da Apple, refletindo a realidade do mercado indiano.

Assim, o iPhone é e continuará a ser um objeto de luxo. Uma comodidade seleta e apenas ao alcance de alguns que, ao ter um destes dispositivos iOS, pertencem a uma posição mais confortável e privilegiada da sociedade daquele populoso país.

Em suma, o iPhone será mais caro e a Apple sabe que isso o tornará ainda mais apetecível.

Análise: Apple iPhone XS Max – A confirmação do sucesso

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Bem.. se pensarmos na percentagem de “ricos” na Índia face ao total da população, vai na volta até têm ali um bom mercado…. agora não esperem que os Indianos sejam para sempre “tapadinhos”….

  2. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Este artigo só vem provar o que há muito se sabe, muitas pessoas procuram produtos caros (principalmente Apple) pelo simples facto de terem algo com conotacao de luxo (o que no dia a dia vale 0 (Zero)).

    E dada a risória quota de Mercado (1 % a 2% dependendo da fonte) é uma medida um pouco arriscada.

    1. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      Escreve-se irrisória.

      Parece arriscado naquele mercado…Mas numa população de mais de mil milhões de pessoas…com certeza existirão muitos ricos 🙂

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      É mesmo isso.
      É um pouco como os “clássicos”. Valorizam com o tempo.
      Vamos aumentar os preços porque .. porque …. ah, porque somos de luxo.
      Na realidade é como muitas marcas de luxo. Fabricado na china, sem mais valor acrescentado e depois, mete aí um tag de 5000€ por uma bolsa de senhora.

    3. Avatar de Joao
      Joao

      Tens noção de que 1% na India é mais que toda a população portuguesa certo? Independentemente disso quem compra apple procura qualidade e suporte algo que a concorrência não tem, o luxo é uma falsa questão quando se fala de smartphones. Abraco

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        O artigo fala em preço e luxo não fala em fazer um dispositivo com mais qualidade ou funcionalidade, fala em preço somente pelo luxo. Sim Apple tem qualidade mas não é a única com qualidade.

      2. Avatar de Luis
        Luis

        Luxo é fabricar smartphones com trabalho escravo e com materiais de baixa qualidade como alumínio e vidro.
        O que adianta dá 5 anos de suporte se a maioria das pessoas trocam de smartphone a cada 2-3 anos e se não trocar, o smartphone ficará mais lento ao se aproximar dos 5 anos a fim de forçar o utilizador a comprar um novo iPhone.

        1. Avatar de Ze
          Ze

          Se dura 5 anos é porque ninguém precisa. Se não durar 5 anos não vale nada. Vai-se lá entender as pessoas.

          1. Avatar de Luis
            Luis

            O problema é que não dura exatamente 5 anos, pois fica lento, então ele dura mais não dura, entende? Acaba trazendo problemas pro usuários ao se aproximar dos 5 anos.
            A própria Apple já disse que realmente deixa os smartphones lentos de forma proposital.
            Quero ver alguém dar suporte OFICIAL de 5 anos ou mais sem deixar lento. Aí eu pago pra ver!

    4. Avatar de Ze
      Ze

      O Toni da Adega dava um grande CFO!!

  3. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Se ao menos fossem ler o artigo original…

    Abc

  4. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    É de luxo porque é caro. Ridículo.
    Mas mais ridículo é comprar produtos Apple para mostrar que se é rico.
    Ricos pobres que vivem de aparências também elas ridículas.

  5. Avatar de Nelson Cabral
    Nelson Cabral

    Fui o único a ler “lixo” em vez de “luxo”? lol

  6. Avatar de Não Interessa
    Não Interessa

    Então em vez de produzirem um produto melhor e com features novas que o distinga de tudo o resto e cobrar mais por isso e realmente ter o status quo, não. Simplesmente aumentar preços pk sim e aumentar os lucros à pala dos burros.
    Parece-me bem (not)

  7. Avatar de Flavius
    Flavius

    Pronto queres ver que o mercado da China tá em declínio, porque os fãs Apple já deram um rim e agora não conseguem dar o segundo rim .
    O que se faz ? Outro mercado Índia….