União Europeia fecha todo o espaço aéreo aos Boeing 737

44 Comentários

A União Europeia encerrou todo o seu espaço aéreo a todos os aviões do modelo Boeing 737 MAX 8. Esta decisão surge depois de países como França, Alemanha e Reino Unido já o terem feito. Tudo isto, na sequência do último acidente na Etiópia, que vitimou 157 pessoas.


A queda do Boeing 737 MAX 8

A decisão de encerramento do Espaço Aéreo Europeu ao Boeing 737 MAX 8 partiu da Agência Europeia da Aviação. Esta decisão surge depois do último acidente que envolveu esta aeronave e que vitimou 157 pessoas. O acidente ocorreu no passado fim de semana na Etiópia, poucos minutos depois do avião ter levantado voo.

O mundo deixou de confiar na Boeing e no seu 737?

Além da União Europeia, como um todo, Alemanha, Reino Unido e França já tinham avançado com esta medida. Mas o mundo parece estar a responder da mesma forma. China, o México, Brasil, Argentina, Malásia, Singapura e Coreia do Sul, fazem parte da lista de outros países que deixaram de confiar na Boing.

Também a versão MAX 9 foi proibida de voar em céus europeus pela Agência Europeia da Aviação. Esta é uma proibição que entra em vigor hoje, a partir das 19h (de Lisboa).

No entanto, os Estados Unidos parecem estar a ser mais cautelosos quanto às proibições, não avançando, para já, com nenhuma medida radical. Num comunicado enviado pela FAA, pode ler-se que “esta investigação ainda agora começou e até ao momento não temos nenhum dado que nos permita qualquer conclusão ou que nos encaminhe para qualquer tipo de decisão”.

A situação está, com certeza, a obrigar ao cancelamento de inúmeros voos por todo o mundo, com passageiros retidos nos aeroportos até à substituição das aeronaves.

A posição da Boeing

A Boeing também já se pronunciou garantindo que a sua prioridade neste momento é garantir a segurança dos passageiros. Entendendo a decisão das entidades reguladoras de cancelamento de voos até toda a investigação estar concluída.

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago
    Tiago

    Compreendo esta decisão pois com vidas não se brinca, mas acho que estes dois aviões que caíram foi coincidência serem do mesmo modelo. Mas vamos lá ver o que diz o relatório da queda deste Boeing mais recente.

    1. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      Meu caro, por uma questão de deformação profissional, não acredito em coincidências. Não é coincidência ambas as aeronaves terem caído da mesma maneira, e pouco tempo depois da descolagem. Segundo ouvi de quem sabe bem mais do que eu, trata-se de um problema estrutural, comum a todas as aeronaves daquele tipo.Resumindo: a tecnologia é muito importante, mas, tal como os medicamentos, não deve ser tomada em excesso. De acordo com o que ouvi, se o piloto elevar o nariz do avião acima de determinado ângulo, o aparelho, automaticamente, e para equilibrar o êxcessivo ângulo de subida, “afocinha”, sem que o piloto possa contrariar essa manobra.

      1. Avatar de André
        André

        E nesse caso, para equilibrar o excessivo ângulo de “afocinhamento” não “ desafocinha”?

        1. Avatar de Frank Sinatra
          Frank Sinatra

          O Pedro, mais abaixo, respondeu à tua dúvida.

      2. Avatar de unknown
        unknown

        Isso do “afocinha” que está a falar não é o anti stall. Aviões devem ter isso desde os anos 90 lol e claro que afocinha sem que o piloto possa contrariar caso continuasse no mesmo ângulo o avião ia começar a afundar com o nariz para cima. É mais um sistema para prevenir erros humanos e assumindo que está a funcionar correctamente não vejo qual é o problema

        1. Avatar de Não Interessa
          Não Interessa

          Não vês o problema quando morreram 157 pessoas? Really?

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Ele referiu-se SEMPRE à forma como o avião “afocinhou”. Vocês percebem Português?

          2. Avatar de unknown
            unknown

            Mas o que estou a tentar dizer é que nao podes culpar essas mortes neste sistema que auto “afocinha”. Isto não é nada de novo já existe à anos os airbus também têm, agora pode é estar a funcionar mal no 737

    2. Avatar de Luis
      Luis

      O interessante é que vendo os acidentes aereos, a maioria dos aviões que caíram são de empresas brasileiras

  2. Avatar de Vitor
    Vitor

    Nos USA não tomaram essa decisão (suspender os voos desse modelo de avião) porque é um modelo da Boeing… caso o mesmo problema fosse com um modelo da Airbus o Trump fecharia o espaço aereo não a um modelo,mas a todos os aviões da marca!

    1. Avatar de Frank Sinatra
      Frank Sinatra

      Perfeitamente de acordo.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Não tenha a menor dúvida!!!!

    3. Avatar de Badanas
      Badanas

      USA…é só interesses…todos menos o do seu povo…

  3. Avatar de pedro
    pedro

    já se sabe que o embate no solo foi num angulo a que se chama vulgarmente “a pique”, o que quer dizer que foi uma queda totalmente descontrolada o que está implicito falhas graves dos sistemas. Ora se os dados de input forem errados para o sistema automático de estabilização da aeronave, sistema este que é novo e altamente sofisticado neste modelo, perde-se o controlo da aeronave, e mais grave os pilotos não têm a autonomia de corrigir manualmente a situação. Esta foi a informação que um amigo que percebe muito mais disto que eu, me passou. Assim sendo, acho muito bem a proibição do 737-MAX voar no espaço europeu até sair o primeiro relatório preliminar!!! primeiro está a vida ….

  4. Avatar de Ribeiro
    Ribeiro

    Política ao mais alto nível, uma boa oportunidade para a Airbus. Mais uma guerra entre Europa e união europeia.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Queria dizer entre UE e EUA!

      1. Avatar de Ribeiro
        Ribeiro

        Isso… Entre UE e EUA

    2. Avatar de SERGIO ROBERTO
      SERGIO ROBERTO

      De acordo, A380 já era, então….

      1. Avatar de SERGIO ROBERTO
        SERGIO ROBERTO

        Infelizmente, A380 será que deixará de ser produzido …

    3. Avatar de José Fonseca
      José Fonseca

      Até podia ser, mas não, tudo aponta para que não seja. É uma falha que provocou dois acidentes com centenas de vítimas num espaço muito curto de tempo. Isso é teoria da conspiração. Basta ler as explicações já postadas aqui nos comentários.

      1. Avatar de José Fonseca
        José Fonseca

        Esqueça este comentário. Erro primário, não li o que estava por aí abaixo. Peço desculpa.

  5. Avatar de Miguelito
    Miguelito

    Não se pode tirar conclusões precipitadas
    , Se. Não estou enganado o acidente em outubro na Lion Air teve erro humano envolvido foi descoberto que o problema que causou a queda havia sido reportado antes do acidente, é realmente estranho. Ter sido o mesmo modelo que caiu, mas enquanto o relatório não sair, não podemos sair por aí dizendo que aconteceu a mesma coisa, até a investigação ser concluída.

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Exatamente. O caso Lyon, 3 dias antes do acidente a aeronave já apresentava mensagens de erro. A manutenção ao invés de chegar é fazer todos os testes necessários, simplesmente dava um reset nas mensagens de erro e liberava o avião para voo.

  6. Avatar de F11
    F11

    Como piloto de uma companhia aérea portuguesa não tenho por norma comentar acidentes por respeito por a minha profissão e pelos meus colegas. Só gostaria de dar os parabéns ao pplware pois esta e possivelmente a única notícia sobre o que se passou que está sem erros no seu conteúdo, e hoje em dia isso é muito difícil senão impossível na comunicação social.
    Nota: Eu quando não sei e não tenho informações de algo não me meto a especular.

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      As informações corretas até agora são: o modelo tem pouco mais de 20 meses de idade; o modelo tem novidades eletrônicas e software para poupar combustível e quando o piloto usa um ângulo de subida demasiado abrupto, o software “corrige” de modo a poupar combustível (e pensa -se que aí estará o problema); alterações bruscas na velocidade vertical o que pode significar muita coisa mas também reforça o ponto anterior; a “atualização” dos pilotos foi maioritariamente com um curso online e simulador;

      Em suma: o bloqueio não é só político mas principalmente porque as curvas de altitude reforçam a hipótese (logo ainda não há certezas) de que o sistema eletrônico (ou IA) tem erros de conceção e pilota o avião contra a vontade do piloto, basicamente como eu querer acelerar ou travar o carro para evitar um acidente mas o carro não deixar porque “ele é que sabe”e no final produz o acidente.

      Certezas só com as caixas negras mas o habitual é os resultados só transparecerem para as companhias e pilotos e o resto do povo ficar sem ideia nenhuma. O que me parece escandaloso é nunca ninguém ter dado fé destes problemas nos testes do avião.

      Porquê? Porque muitos testes hoje em dia são feitos em simuladores ou programas de computador para reduzir custos e no final o custo passa a ser de vidas humanas.

      1. Avatar de F11
        F11

        Mateus, tem razão em praticamente todo o comentário. Não comentando o acidente em si, como referi, comento apenas o sistema. O “problema” que a Boeing enfrentou com a criação do MAX foi o facto do 737 original ter sido estreado em 1967 e nessa altura foi projectado para motores low bipass (se virmos as fotos dos primeiros B737 vemos aqueles motores muito compridos e com um diâmetro muito pequeno) e hoje em dia estão a ser usados motor de high bipass que são muito maiores e mais pesados e por conseguinte tiveram de ser puxados mais para a frente da asa devido à altura relativamente baixa entre a asa e o chão e mudar o posicionamento dos motores criaram mudanças no centro de gravidade do avião, a Boeing por sua vez em vez de redesenhar as asas do avião (teria que fazer uma grande mudança no corpo do avião) resolveu colocar um sistema que automaticamente corrigiria um possível stall e o que se fala dentro da indústria é um erro grave de software nesse sistema ou nos sensores que dão a indicação ao sistema. A EASA já proibiu o modelo MAX 8 e 9 de voar nos céus europeus permitindo apenas voos de posição. Qualquer comentário a mais do que foi escrito por mim ou por si é pura especulação.
        Só uma nota, o 737 é um avião excelente e ouvir a nossa comunicação social a denegrir um modelo com mais de 50 anos e uma empresa que faz máquinas fantásticas é muito triste. Nunca pilotei nenhum Boeing mas colegas meus que já pilotaram Boeing e Airbus chegam muitas vezes a preferir os Boeing.

        1. Avatar de F11
          F11

          Só um aparte, o sistema não é ativado para poupar combustível, esse é a único erro do seu comentário.

          1. Avatar de Mateus Pinto
            Mateus Pinto

            F11 tem razão, acabei de receber informação sobre o facto e de facto o sistema MCAS é para controlar a estabilidade, ângulo de ataque etc e não tem papel fundamental na poupança de combustível.

        2. Avatar de Rui
          Rui

          O problema que refere, da comunicação social, deriva de 2 factores:
          – A grave crise que afecta o sector e que leva a optarem muitas das vezes por estagiários;
          – Outro facto, qual é a especialidade de um jornalista? Apenas na lingua portuguesa, tudo o resto, que por acaso são os assuntos sobre o que vai escrever, o jornalista ignora por completo!
          O último acidente com o heli do INEM, sabe a marca que quase toda a comunicação social chamou ao heli, não sabe? Augusta!!!!!! Bastava irem ao site do fabricante e viam que o nome é Agustawestland!!!!
          E quando os jornalistas começam a falar de economia e trocam milhares por milhões…….!?

          1. Avatar de F11
            F11

            Concordo a 100% consigo. Há com cada barbaridade e difamação nos nossos meios de comunicação, não só na aviação mas em tudo, eu falo da aviação porque é um assunto que conheço de dentro, do que não sei não falo.

        3. Avatar de Airbus A320
          Airbus A320

          O problema é exactamente esse !
          O 737 é um projecto já muito martelado, a Boeing para colmatar o problema com nos novos motores e as alterações no centro gravidade, que fazem o avião subir o nariz e eventualmente entra em Stall, implementou um sistema Anti Stall para corrigir essa alteração (Normalmente faz parte do Auto Pilot nesse caso é independente, o que ajuda a confusão por parte dos pilotos).
          Basicamente morreram pessoas porque a Boeing afim de poupar custos continua a martelar e a remendar um projecto da década de 70 ! Os pilotos podiam ter evitado os 2 acidentes ? Parece que sim e de uma forma bem simples, mas por ma formação ou outro motivo não estavam a par do remendo da Boeing !

  7. Avatar de Elisio
    Elisio

    E a recente guerra do ocidente á tec da huawei…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Mas só agora é que percebeu que há uma guerra comercial em curso pelo mundo inteiro?
      O que acha que se passou com a VW? Porque começou nos EUA? As outras marcas tb não mentem?
      E a resposta europeia à multa milionária à Apple?
      E a resposta americana com outra multa milionária ao Deutsche Bank, que quase o levou à falência!?
      Até a multa à nossa Semapa (produz o papel Navigator).
      O comum dos mortais é que não percebe o que se passa no mundo, quem tem 1 olho aberto já percebeu a guerra comercial em curso à anos atrás!!!!! E esperemos que a guerra fique apenas pelo comércio, o que seria uma novidade!!!!!!!!

  8. Avatar de Jheison
    Jheison

    Excesso de pezo 2679 toneladas pra 2 v8 5.0 única coisa agora é a caixa preta misericórdia

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      “PESO” (em português do Brasil também) e o resto da frase não se percebe…

      1. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        Em física fala-se em massa, pois o peso varia com a altitude…

        1. Avatar de jorge santos
          jorge santos

          E no espaço não há peso sequer. Mas a massa mantém-se 🙂 .

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Eu não consigo entender o conteúdo da mensagem. Não tem nexo.

  9. Avatar de Marcos Aurélio
    Marcos Aurélio

    Acreditamos no bom senso e Responsabilidade das Autoridades envolvidas. Em todo caso vidas humanas devem ser poupadas em face da discussão técnica e acadêmica. Muitas vezes a vivência Acadêmica e Técnica estão distantes da vida social e comercial dos milhares de passageiros que utilizam o Avião como meio de transporte. Então é recomendável acender uma luz Amarela em relação a parte tecnológica dessa importante e reconhecida Aeronave Comercial, s.m.j. !!!

  10. Avatar de paulo
    paulo

    ja existe um relatorio preliminar e tudo aponta para a responsabilidade da Boeing em não ter dado a devida informação a cerca do novo sistema MCAS.
    este sr é piloto e fala com base em factos e dados que obteve.
    https://www.youtube.com/watch?v=1sZfeFJ9n0I&feature=youtu.be

  11. Avatar de paulo
    paulo

    ja existe um relatorio preliminar e tudo aponta para a responsabilidade da Boeing em não ter dado a devida informação a cerca do novo sistema MCAS.
    este sr é piloto e fala com base em factos e dados que obteve.
    https://www.youtube.com/watch?v=1sZfeFJ9n0I&feature=youtu.be

  12. Avatar de Boing Falecendo
    Boing Falecendo

    Os países da aliança de construção da Airbus baniram o avião ainda este estava em chamas e rapidamente pressionaram a UE a fazê-lo pois a desculpa era optima para dar a machadada na empresa americana! Ao contrário seria exactamente o mesmo! É um enorme tiro na Boing que estava a alcançar o monopólio lá nos anos 80/90 e só tem perdido muito mercado para a Airbus, muito pela fiabilidade, moderno design e consumo dos Airbus. Na europa as novas encomendas da Boing são bem raras e os que andam aí é grande parte já velhinhos (muitas pressurizações que é assim que se mede a idade do avião) em companhias low cost ou cargueiros. A Boing continua lider de mercado porque tem vendido estes remendos de modelo a empresas africanas e árabes a uma margem bem duvidosa!