Como instalar o VirtualBox 6 no Debian ou Ubuntu

18 Comentários

Uma das tecnologias que tem marcado os últimos anos da computação é a virtualização. Esta tecnologia permite-nos ter vários sistemas operativos a correr (simultaneamente) na mesma máquina. 

Uma das plataformas em destaque ao nível da virtualização é o VirtualBox. Hoje vamos aprender a instalar o VirtualBox 6 no Debian ou Ubuntu.


O  VirtualBox é uma das ferramentas gratuitas que permite aos utilizadores todo o potencial da virtualização onde podemos construir um sistema com todas as características técnicas, mas de uma forma virtual não permanente.

Principais novidades do VirtualBox 6

  • Suporte para sistemas com o Linux kernel 4.20
  • Melhorias ao nível da interface gráfica (especialmente ao nível do HiDPI)
  • Traz suporte implementado para exportar uma máquina virtual para a infraestrutura Oracle Cloud
  • Novo gestor de ficheiros que simplifica a cópia de ficheiros entre máquina nativa e máquina virtual
  • Melhorias ao nível do suporte de áudio e vídeo
  • Melhor emulação da interface serial
  • Melhorias no suporte a remote desktop connections
  • Suporte para opções do DHCP no VirtualBox Manager
  • Entre outras novidades – ver aqui.

Como instalar o VirtualBox 6 no Debian ou Ubuntu

Para instalar o VirtualBox 6 no Debian ou Ubuntu é necessário adicionar o respetivo repositório no ficheiro /etc/apt/sources.list. Para isso: basta abrir o ficheiro e colocar:

deb https://download.virtualbox.org/virtualbox/debian <distro> contrib

Para saber o que colocar em <distro> podem executar os seguintes comandos:

# lsb_release -a         [No Debian]
$ cat /etc/lsb-release   [No Ubuntu]

Depois de saber o codename da distro, basta adicionar a linha com essa informação ao ficheiro /etc/apt/sources.list

deb https://download.virtualbox.org/virtualbox/debian bionic contrib

Em seguida vamos adicionar as chaves necessárias para o repositório:

wget -q https://www.virtualbox.org/download/oracle_vbox_2016.asc -O- | sudo apt-key add -
$ wget -q https://www.virtualbox.org/download/oracle_vbox.asc -O- | sudo apt-key add -

Por fim procedemos à atualizaçao do sistema usando os comandos:

sudo apt-get update
sudo apt -y upgrade

E a seguir executar o seguinte comando para proceder à instalação da última versão do VirtualBox.

sudo apt-get install virtualbox-6.0

Se todos os passos tiverem sido executado com sucesso e não tiver problemas com dependências, o VirtualBox deverá ser instalado sem problemas.

Se é fã do VirtualBox e usa Linux experimente esta versão, pois, as novidades que apresenta valem bem a pena. Esta é uma ferramenta gratuita para virtualização de sistemas e muito completa. Esta nova versão está também disponível para Windows, e macOS.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Jacob
    Bruno Jacob

    Penso que poderiam também explicar como instalar em Manjaro / Arch porque é muito diferente….

    1. Avatar de zedoido
      zedoido

      Se sabes que é diferente, porque não les a wiki do manjaro?

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Basta abrir o Pamac ou Octopi, digitar virtualbox, instalar a versão equivalente ao seu kernel e pronto.
      Pra saber o kernel, basta ir no terminal e digitar: mhwd-kernel -li ou uname -r

    3. Avatar de ademirt
      ademirt

      sudo pacman -S virtualbox

      pronto.

  2. Avatar de cristina caganeira
    cristina caganeira

    para que utilizar virtual box quando se pode trabalhar como VMare e ir de cavalo para burro

    1. Avatar de zedoido
      zedoido

      tens razao…porque tambem utilizar um SO dentro de outro SO!?

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Por que é pago e limitado.
      Virtualbox é grátis.

  3. Avatar de Luis
    Luis

    Excelente dica pra quem vive preso ao passado no Debian.

    1. Avatar de Pain
      Pain

      Uso Debian e Fedora. Um pouco contraditório? Talvez. Gosto de ter as novidades de tudo (Fedora), mas para o dia-a-dia não posso abrir mão da estabilidade e polidez do Debian.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Você não precisa viver ao passado pra ter estabilidade. Isso é um mito inventando pelos linuxers que acham que usando distros com pacotes de 10 anos atrás estão salvos de qualquer quebra.

        1. Avatar de ademirt
          ademirt

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
          kkkk
          foi o comentário mais “nosense”

          1. Avatar de Luis
            Luis

            Na verdade, é a realidade. Acho tosco pessoas usarem pacotes tão antigos pra manter uma estabilidade que na realidade não existe. O usuário faz m###a em qualquer distro.

          2. Avatar de ademirt
            ademirt

            Por que empresas que possuem servidores executando por exemplo várias bases de dados precisam de estabilidade ???

            Por que elas confiam nos “linuxers” ???

          3. Avatar de Luis
            Luis

            Quem está a falar de servidores? Estou a falar de desktops.
            A propósito, já vi usuário leigo, famosos “mouse clickers” que conseguem destruir um Debian, que dirá um Arch?
            Linux é pra quem sabe usar e não para bebés Winblows que quebram o próprio sistema da M$ que dirá os outros?
            Servidor é diferente de desktop. Há outras preocupações e se a pessoa preza tanto por estabilidade que faça um backup ou use snapshots do sistema. Já vi empresas usarem distros famosas por serem “instáveis”, aka open SUSE Tumbleweed e Arch Linux em servidores, mas aí já é outra história.

          4. Avatar de ademirt
            ademirt

            Usuários inexperientes + acesso root + repositórios não oficiais , sim é provável a quebra.

            E ainda o “click user” segue os mais diversos tutoriais escritos nos blogs.

            Conclusão: Realmente não há sistema estável.

            Há máquinas rodando Debian por mais de um ano sem serem reiniciadas, se foram reiniciadas foi por falta de energia ou atualização de hardware.

            Lógico, porque ele utiliza pacotes de 10 anos atrás, certo?
            Errado.

            Estes pacotes são testados, não entram no “stable” por que é antigo.

        2. Avatar de Pain
          Pain

          Entendo o seu ponto de vista. Realmente, de certa forma você tem razão sobre a estabilidade. Mas também falei da polidez. Gosto do Debian por diversos motivos. O arranque das aplicações é suficientemente rápido e eu tenho certeza que posso encontrar a maior parte das coisas que preciso nos repositórios oficiais, ganhando tempo. A bem dizer da verdade, não considero essencial ter a última versão de tudo para usar bem o sistema. O Debian faz o que preciso, com uma velocidade e estabilidade agradáveis.

  4. Avatar de crisck
    crisck

    Dá mensagem que o comando ‘deb’ não foi encontrato. Utilizo ubuntu

  5. Avatar de crisck
    crisck

    Adicionei manualmente no arquivo sources.list e depois de tudo deu que “virtualbox-6.0” não foi encontrado