Apple Music cada vez mais afastado do Spotify

35 Comentários

Lançado em 2015, o Apple Music é o serviço de streaming (transmissão) de música da gigante de Cupertino, sendo já uma das suas fontes de receita em maior crescimento. Ainda assim, o rival Spotify tem reforçado a sua liderança.

Verdade seja dita, quando a Apple apresentou este serviço, notamos desde logo um imenso potencial. Seria de esperar que grande parte dos utilizadores de iPhone e utilizadores do ecossistema iOS e mesmo macOS optassem pela solução da própria empresa.

Apple Music cada vez mais afastado do Spotify


Perante o enorme poder de marketing e influência de mercado da Apple, seria de esperar que a ultrapassagem do Spotify fosse um dado adquirido. Agora, perante os novos factos apresentados pela Statista, verifica-se a situação inversa.

Spotify cresce e distancia-se do Apple Music

Não só o Spotify continua a crescer, no número de assinantes mensais, bem como o seu ritmo de crescimento supera largamente o da Apple. Por outras palavras, os utilizadores estão mais dispostos a pagar pelo serviço premium do Spotify do que pelo da rival, Apple.

O Spotify é o líder indiscutível na tabela de assinantes mensais. Com cerca de 96 milhões de subscritores em dezembro de 2018, a empresa sueca alarga a sua margem de liderança face à sua maior rival, o serviço equivalente da tecnológica de Cupertino.

Mais ainda, de acordo com o relato da Fortune, esta tendência deverá manter-se durante grande parte de 2019. Seria de esperar que todo o poderio económico da Apple ajudasse a empresa a superar os pioneiros no serviço de streaming de música. Infelizmente (para a Apple), tal não se avista no horizonte.

Alarga-se a vantagem do Spotify perante o Apple Music

A disparidade entre o número de subscritores é já de 50 milhões e a tendência é clara. O ritmo de crescimento da empresa sueca tem superado o da sua rival mais próxima, não sendo previsível uma inversão do status quo num futuro próximo.

Adicionalmente, o número de utilizadores pagos em ambas as plataformas ou serviços de streaming também tem crescido. Algo que não deixa de trazer cada vez mais lucros para a empresa de Tim Cook, ainda que não lhe consiga obter a liderança neste mercado.

Fazendo um ponto de situação, no início de 2018 a diferença de subscritores era de 20 milhões. No final desse mesmo ano a diferença já era de 50 milhões, de acordo com os dados fornecidos pelas empresas.

Assim, o Spotify começa o ano de 2019 com um total de 207 milhões de utilizadores ativos. Destes, cerca de 96 milhões são assinantes mensais dos seus serviços de streaming. O Apple Music apresenta “mais de 50 milhões” de assinantes, tal como a empresa declarou no seu mais recente relatório fiscal.

Qual é o seu serviço de música favorito?

Entretanto, o Spotify fez saber, através de uma publicação no seu blog oficial, que vai continuar a aumentar a sua oferta de serviços. A ênfase será agora colocada na disponibilização de podcasts e novos formatos de áudio, sendo este um dos objetivos de Daniel Ek, o CEO da empresa.

Já a título de curiosidade, a Apple disponibiliza três pacotes pagos para o seu serviço (após o 1.º mês gratuito). Os seus valores começam nos 3,49 € por mês, até aos 10,99 € por mês no pacote familiar. Por sua vez, o Spotify apresenta dois tipos de assinatura, o Free (gratuito) e o Premium (pago). Por sua vez, este último tem um custo mensal de 6,99 €, oferecendo também o 1.º mês de utilização.

Por fim, os serviços da Spotify são extremamente populares na Europa. É aqui, no velho continente, onde se situam mais de 40% dos seus assinantes mensais.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís Zeferino
    Luís Zeferino

    O Spotify também tem um pacote familiar para 5 contas distintas, no mesmo endereço por €10.99

  2. Avatar de Bruno Fernandes
    Bruno Fernandes

    O Spotify tem mais que dois tipos de assinatura premium: Premium for Students (€3,49/m), Premium (€6,99/m) e Premium for Family (€14,99/m).

    1. Avatar de Rui Bacelar
      Rui Bacelar

      Obrigado pela dica 😉

    2. Avatar de João
      João

      Excelente a conta para estudantes. Já enviei os documentos, uma vez que estou numa pós-graduação.

  3. Avatar de Gabriel Allon
    Gabriel Allon

    A meu ver, os users premium do Spotify muitas vezes são users que eram “free” e se cansaram dos anuncios ou outro motivo. A Apple não tem essa base de users free, sim, eles dão um mês de oferta, mas não é com um mês que se cria uma “fanbase”.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Estes?!? Diz-me então a estes.. Porque achas que o Spotify tem melhor qualidade que o Apple Music? Quem és tu para insultar seja quem for. Isso das definições é básico. Vai para um estudio aprender com quem sabe e depois falamos, pois não ensino de graça.

  4. Avatar de pois
    pois

    Perfeitamente normal, o Spotify está noutro nível.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Ai sim? Porque curiosamente estão ambos no mesmo nível.

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Ao nível de som prefiro o Apple Music, mas o interface teve mais peso para estar no meu telemóvel.

      1. Avatar de Rúben
        Rúben

        Ao nível de som? Nisso a qualidade máxima no Spotify é bastante superior basta pesquisar

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          Há muita pesquisa que é lixo, há que ter conhecimento. ACC é diferente de MP3… basta pesquisar

          1. Avatar de Renato
            Renato

            O Spotify não é em MP3…

          2. Avatar de Tiago
            Tiago

            E o codec do spotify é pior que mp3.

          3. Avatar de Rúben
            Rúben

            Nem vale a pena, já se sabe como estes são?? Vai ver videos de gente que sabe pá, tu não percebes merd… Não há a mínima dúvida ou incerteza, o Spotify tem muito mais qualidade, tens é de ativa-la nas definições

          4. Avatar de Tiago
            Tiago

            Estes?!? Diz-me então a estes.. Porque achas que o Spotify tem melhor qualidade que o Apple Music? Quem és tu para insultar seja quem for. Isso das definições é básico. Vai para um estudio aprender com quem sabe e depois falamos, pois não ensino de graça.

  5. Avatar de topkek
    topkek

    Não vou dizer que é melhor ou pior, mas pessoalmente não irei abandonar o Apple Music no iOS e macOS para usar o Spotify.

  6. Avatar de AAA
    AAA

    No Apple Music paga quem tem iOS. No Spotify paga quem tem iOS ou Android. Era de admirar era se a Apple Music tivesse mais utilizadores.

    1. Avatar de Nuno Ferreira
      Nuno Ferreira

      Errado. O apple music tb está disponivel para android

  7. Avatar de Rúben
    Rúben

    O Spotify tem uma muito maior compatibilidade entre dispositivos
    Smart TVs, rokuu, e muitos mais
    Sendo tbm mais completo e de certa forma o primeiro grande serviço

  8. Avatar de McGoms
    McGoms

    A Vodafone PT devia ver esta noticia, quando decidiu tirar a parceria do Spotify aos Yorns e por a Apple Music.
    Alguém que lhes mande esta notícia, sff..

    1. Avatar de Rui Bacelar
      Rui Bacelar

      Está também ao seu alcance com uma simples partilha =)

    2. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      Foi a gota de água que me fez deixar de ser cliente deles. Tinha o tarifário mais alto da Yorn, mudei para contrato com a NOS e acabo por ter mais net, mais chamadas a pagar menos

  9. Avatar de andre
    andre

    “(…) quando a Apple apresentou este serviço, notamos desde logo um imenso potencial.” Não sei onde, o layout/funcionalidades são confusos e não são user friendly e a qualidade de som é pior. Basta pesquisar um pouco! Eu pago para ter o spotify premium e não me arrependo.

    1. Avatar de Rui Bacelar
      Rui Bacelar

      Referia-me aí ao poderio da Apple e possibilidade de ultrapassar o Spotify em pouco tempo.

    2. Avatar de Pedro Cavaleiro
      Pedro Cavaleiro

      Já usei Spotify e agora uso Apple Music, sim de facto a UI não é user friendly mas discordo contigo na qualidade de musica, já meti lado a lado com o Spotify Premium e não notei diferença em varios sistemas de som testados

  10. Avatar de VetK2O3
    VetK2O3

    Tidal desde o primeiro dia. Qualidade absoluta. 19 euros 5 licenças.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      nem todas as músicas têm a qualidade que o Tidal diz ter. É tecnologicamente impossível. E se ouvires em auscultadores Bluetooth não vale gastar dinheiro no tidal

  11. Avatar de Edson
    Edson

    Eu nem um nem outro. Prefiro o Deezer

  12. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    Nem uso Spotify nem Apple Music, quando quiser ouvir musica compro os CDs, como so ouço musica classica e como nao existe nada de novo nesse tipo de musica, estou completamente nas tintas para esses tipos de serviços, que pouco ou nada valem para meu entender.

    1. Avatar de Jdj
      Jdj

      Então o teu comentário de nada vale para o tópico em questão. Parabéns

    2. Avatar de André Meireles
      André Meireles

      Dizer que não existe nada de novo na música clássica é uma barbaridade completa que só um hipster se lembraria de dizer! E estes serviços têm carradas de música clássica, não só mais antiga como também coisas atuais, talvez não fosse mau que experimentasse 😉

      1. Avatar de Rui Bacelar
        Rui Bacelar

        A “nova” música clássica passou a ser apelidada por música erudita. Poderá o Jorge estar a referir-se aos compositores até à primeira metade do sec. XX?
        Mas sim, existe imensa produção contemporânea de música erudita.

    3. Avatar de Tiago
      Tiago

      Ainda é a plataforma que garante qualidade de som

  13. Avatar de bs
    bs

    Tenho o Apple music porque tenho iphone e está incluído no tarifário yorn x. A UI do apple music acho bastante simples e fácil de usar e nunca tive problema algum com a app como alguns se queixam, talvez por usarem num dispositivo android.

  14. Avatar de Flavius
    Flavius

    Espera aí que vou já pagar um Serviço para ouvir música, deixo de trabalhar e em casa deixo de ouvir a família…
    Enquanto houver forma de ter música free…nem penso