Portugal: Produção eólica bate novo recorde ao serem produzidos 102,8 GWh

13 Comentários

Ainda não foi há muito tempo que informamos aqui que a produção eólica diária bateu recorde histórico, no dia 23 de janeiro. De acordo com o Sistema Elétrico Nacional,  foi atingido um máximo histórico de produção eólica diária com 101,9 GWh.

No passado dia 1 de fevereiro foi novamente batido o recorde de produção, ao serem produzidos 102,8 GWh.


O sistema elétrico nacional registou um novo record de produção eólica diária. De acordo com informação divulgada pela REN, a 1 de fevereiro foram produzidos 102,8 GWh, que ultrapassam o anterior valor máximo de 101,9 GWh, registado apenas nove dias antes. Destaque ainda para a potência máxima de 4.594 MW, que representa também um valor histórico.

Na data referida, 63% da eletricidade em Portugal foi produzida a partir de fontes eólicas, e “à hora de ponta eólica”, a produção eólica correspondeu a 90% do consumo nacional. Do total da produção de 180 gigawatts hora (GWh), foi exportada cerca de 3,7% (6,7 MWh).

Estes valores foram destacados pela associação internacional WindEurope, que no seu site referiu Portugal como o país europeu com maior incorporação de eólica na produção no dia 1 de fevereiro.

A APREN congratula-se com este feito, na medida em que demonstra a capacidade dos nossos recursos endógenos e técnicos para uma produção de energia mais sustentável, enquadrada nos objetivos recentemente divulgados no Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC) 2030.

Via AREN

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelito
    Nelito

    E a fatura lá vem com o gráfico todo bonito, mas continuamos a pagar o belo do kVa a peso de ouro…….

    1. Avatar de Ricardo Chivas
      Ricardo Chivas

      Agradeça ao “eng.” Sócrates

      1. Avatar de Jajao
        Jajao

        Nao sou defensor de nenhum politico mas ja mete nojo esse tipo de comentarios. Culpados disso foram todos os politicos e nao só.

    2. Avatar de cenas
      cenas

      O preço é do mercado ibérico. Quem faz os preços é quem procura comprar.

  2. Avatar de Fruta para dormir II
    Fruta para dormir II

    Parece a minha factura ao final do mês… Já bateu mais um recorde!!!

    1. Avatar de nuno
      nuno

      querias que baixasse era? entao o governo faz um investimento enorme nestas enegias renovaveis eles é que fcam com a poupança tu dete algum dinheiro para o investimento foi? o meu vizinho tambem investio em paineis solares mas quem fica com a poupança é ele nao sou que vergonha

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Fomos todos nós…e o custo devia no mínimo manter-se, não aumentar.

  3. Avatar de nuno
    nuno

    Logica das pessoas o governo faz um investimento enorme em energias renovaveis logo que esse investimento começar a dar frutos as faturas das pessoas tem de baixar ate parece que foram as pessoas que fizeram o investimento querem baixar a vossa fatura façam tambem voces o investimento em paineis solare nao sao os outros por voces, se o vosso vizinho meter paineis solares a fatura dele é que baixa nao é a vossa

    1. Avatar de Leonel
      Leonel

      E o governo fez o investimento com o dinheiro de quem ? (pensa)

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Só não esquecer que o estado somos nós.

  4. Avatar de Luis
    Luis

    Apesar de todo o investimento que fiz em eletrodomésticos eficientes, lampadas LED e etc. a fatura da luz tenha sempre dificuldade em diminuir.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      x2
      Por vezes até mais caros que os equipamentos normais, mas resultados positivos não são assim tantos.
      Aquelas 100000 horas nas lâmpadas só funcionam até o condensador estoirar.

  5. Avatar de strik
    strik

    Deve ser bom para alguém para edp e martinfer