SystemRescueCD 6.0 – O Linux que pode ‘salvar’ o Windows

16 Comentários

Não há dúvidas que o Windows é o melhor sistema operativo da atualidade… mas isso não quer dizer que seja perfeito. Apesar do elevado grau de estabilidade e suporte, o sistema pode falhar no arranque impossibilitando assim o acesso à informação (tais situações esporádicas também acontecem com o próprio Linux).

Nesses momentos nada melhor que ter o SystemRescueCD à mão! Vamos saber quais as novidades da versão 6.0.


O SystemRescueCd é uma distro de GNU/Linux (baseada agora no Arch Linux), que pode correr através de um CD/DVD ou de um dispositivo USB, permitindo a reparação do sistema e recuperação de dados depois de o sistema ter “emperrado”. 

Esta ferramenta dota o utilizador de privilégios para executar tarefas de administrador no nosso computador, tais como criar e editar partições no disco, reparar o sistema, reparar o boot, etc.

Novidades do SystemRescueCd 6.0.0

  • A distribuição é agora baseada no Arch Linux (antes tinha como base o Gentoo)
  • Suporte total para arquiteturas a 64 bits (deixa de haver suporte para sistemas a 32 bits)
  • Interface gráfica baseada no xorg-1.20.3 e xfce-4.12
  • kernel Linux-4.19.19 (LTS)
  • Atualização das ferramentas de sistema: e2fsprogs-1.44.5, xfsprogs-4.19.0, btrfs-progs-4.19.1
  • Atualização das ferramentas para discos: gparted-0.33.0, lvm2-2.02.183

É bastante fácil de usar o SystemRescueCD, bastando para isso colocar num CD ou PenUSB (usando, por exemplo, o LiliUSB) e escolher uma das opções de arranque disponibilizadas.

O kernel suporta a maior parte das partições de ficheiros (Ext2, Ext3 e Ext4, ReiserFS, XFS, JFS, VFAT, NTFS, ISO9660 e btrfs), assim como sistemas de ficheiros de rede (samba e nfs).

O SystemRescueCD é sem dúvida uma ferramenta fantástica para usar quando o sistema “emperra” e queremos, por exemplo resgatar todos os dados do disco. É simples de executar, rápido e traz consigo ferramentas fantásticas. Experimentem!

SystemRescueCD

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eu Mesmo
    Eu Mesmo

    “Não há dúvidas que o Windows é o melhor sistema operativo da atualidade… mas isso não quer dizer que seja perfeito.”
    LOL? Cuidado com estas generalizações, o melhor para uma pessoa pode não ser o melhor para outra…

    Em relação ao artigo, a par do Hirens é um salva-vidas, e mais leve que o Hirens na versão PE.

    1. Avatar de Pedro Simoes
      Pedro Simoes

      Usando o xp do Hirens, crasha em muitas máquinas, principalmente com hardware novo. Gandal’f o substituiu!

  2. Avatar de Mário Pinto
    Mário Pinto

    “Não há dúvidas que o Windows é o melhor sistema operativo da atualidade… mas isso não quer dizer que seja perfeito.”
    Em 2019 começar um artigo assim…
    a) É para provocar leitores anti-windows
    b) É para provocar leitores pró-apple
    c) É para provocar leitores pró-linux
    d) É para provocar leitores pró-*nix (que não se sentem incluídos pelas alíneas b) e c))
    e) É para provocar leitores agnósticos dos sistemas operativos
    f) É para provocar leitores subscritores do politicamente correto
    g) É para provocar comentários neste artigo
    h) É para provocar tráfego neste artigo
    i) Objetivo conseguido (círculo fechado por este meu comentário)
    j) O conteúdo interessantíssimo ficou para segundo plano por todo o ruído que surgirá doravante

    1. Avatar de Vítor M.

      Provocar, provocar, provocar, provocar, provocar, provocar…. Calma Mário, hoje o dia está a correr mal? Calma, não é para provocar, bem pelo contrário, é para espevitar a atenção e levar conhecimento às pessoas que estão de bem com a vida. Há pessoas que gostam de ficar no patamar dos tacanhos e outras que gostam de saber mais, de ir ao encontro das alternativas, mesmo que seja só para conhecer e não para usar no imediato. Tem calma e absorve. 😉

      Cumprimentos e… uma boa semana.

    2. Avatar de PAULO SILVA
      PAULO SILVA

      Ele poderia estar a se referir apenas ao mundo «windows» = o melhor windows de sempre…
      Sem nunca querer provocar ninguém.
      Eu uso os Win, Mac OSX e Linux Suse, Fedora, e não fiquei provocado por nada, mas há quem tenha problemas com tudo ou nada….

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    “Não há dúvidas que o Windows é o melhor sistema operativo da atualidade”. Acho que não foi a frase mais adequada. Talvez uma assim “Não há dúvidas que o Windows é o sistema que suprime as necessidades da maioria dos utilizadores”. Amo Linux e Windows, uso Windows no dia a dia e Linux para tarefas específicas. Mas, tendo em conta que é informativo, deve ser objetivo. De qualquer modo, continuem o bom trabalho Pplware. Abraços

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Acho apenas que o Windows é o sistema “operativo” mais usado. Apenas isso. Dependendo da dependência de certos programas usa-se um sistema ou outros. Enquanto o windows tiver esse sistema de actualizações horrível de “reboots” não me digam que isso é bom.

      1. Avatar de Pedro Varela
        Pedro Varela

        Por acaso nem é o sistema de atualizações que mais me aborrece. No entanto, reconheço que quem tem HDD é muito doloroso. Eu estou com um SSD M.2, por isso em segundos as atualizações são feitas

  4. Avatar de Pedro Ribeiro
    Pedro Ribeiro

    Não há dúvida de quê mesmo?!!!
    É por isso que tem um MAC?

  5. Avatar de Nuno Soares Dias
    Nuno Soares Dias

    “Não há dúvidas que o Windows é o melhor sistema operativo da atualidade” Para quê? Para brincar? Para perder tempo? Até nisso tenho dúvidas que seja o melhor.
    Só as grandes empresas mundiais, a Nasa e outras grandes corporações não conseguiram perceber isso.
    Aliás, o Windows é tão bom que a Microsoft é o maior financiador da Linux Foundation e está a desenvolver os seus novos sistemas baseados no kernel do Linux.
    Haja paciência para tanta desinformação.

  6. Avatar de Godlike
    Godlike

    É só infelizes e mesquinhos a reclamar de tudo e todos.
    Que geração deprimente.
    Saiam lá de casa um pouco e apanhem um pouco de sol vá.

  7. Avatar de Pedro Miguel Pina Contente
    Pedro Miguel Pina Contente

    É o melhor Windows. Daí a ser o melhor sistema operativo, vai a uma grande diferença. O que é melhor para uns pode não ser para outros. Se calhar a frase deveria ser “O Windows é, PARA NÓS, o melhor SO da actualidade”.

    De qualquer forma é uma péssima maneira de começar um artigo com categoria “Linux”.

    Um abraço.

  8. Avatar de antonio jose bernardo
    antonio jose bernardo

    não há dúvidas que… dizer disparates atrai sempre as atenções. o actual windows é um SO de brincadeira

    1. Avatar de JVC
      JVC

      Para brincar aos utilizadores comuns chega. Linux é para funções específicas que pouca gente utiliza. Não temos de ser todos nerds da programação.

  9. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    ERD Commander