Rússia quer lançar satélites para o espaço para criar anúncios luminosos

39 Comentários

Há ideias que, só pela sua originalidade, merecem a nossa melhor atenção. Já imaginou olhar para o céu e conseguir visualizar uma publicidade/anúncio de uma empresa/produto?

A ideia pertence à StartRockets que pretende converter o céu noturno numa enorme montra para anúncios.


A Rússia continua a ser uma forte potência no segmento espacial. De acordo com os últimos rumores, a empresa russa StartRockets quer lançar o projeto com base em satélites Cubesat capazes de criar anúncios luminosos no espaço. Uma loucura? Sim, mas é possível.

Qual a vantagem de ter anúncios luminosos no espaço?

De acordo com as informações, a StartRocket possui já um protótipo do satélite Cubesat que faz parte de uma rede de satélites luminosos capazes de apresentar anúncios publicitários no espaço. Se a órbita for suficientemente baixa e o seu brilho for suficientemente alto, poderão criar mensagens que podem ser vistas da terra, durante a noite.

Como principal vantagem, este tipo de anúncios poderá ter uma audiência (potencial) de 7 mil milhões de pessoas no planeta.

https://www.youtube.com/watch?v=5s_SwISJWPo

A “projeção em órbita” a 400-500 km de altitude, permite entregar 3-4 mensagens / imagens por dia, tendo uma área visível de 50 km2, usando o Sol como fonte de luz.

As primeiras experiências com esta “tecnologia” deverão acontecer em janeiro de 2021, com um número mínimo de satélites. Este projeto começou a ser desenvolvido em maio de 2018.

Via

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro R.
    Pedro R.

    Que ideia mais horrível! Espero que haja suficiente bom senso para que isso nunca seja autorizado!

    1. Avatar de David
      David

      Concordo plenamente!

    2. Avatar de Ricardo Chivas
      Ricardo Chivas

      São um 2 em 1: lixo espacial e poluição visual!

  2. Avatar de UmNomeQualquer
    UmNomeQualquer

    Como se já não chegasse a poluição luminosa já existente, vamos inventar algo para tramar ainda mais isto tudo. Muito porreiro em termos tecnológicos, no entanto, em termos ambientais e visuais será um desastre, just saying…

  3. Avatar de Danilo
    Danilo

    Espero que seja autorizado, só pra contrariar os que não querem.

    Evolução já!

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      “Evolução”? Então sair de noite para ver as estrelas ou mesmo um passeio romântico e levar com publicidade do Mcdonalds ou anúncios de carros deve ser muito bom… Lolol

      1. Avatar de José
        José

        +1. Isto não é evolução! Evoluir é estudar, formar-se e usar de bom senso! Isto é um atentado à inteligência e e ao mais elementar bom senso, pois destrói nada dá de melhor nem inova em relação à nossa qualidade vida. Além disso é uma agressão estúpida e escusada ao mundo natural, mais uma!

      2. Avatar de Danilo
        Danilo

        Sim, você deve ser daqueles que falam mal do Windows 10 e preferem o Windows 7.
        Quem vive do passado é museu.
        As estrelas estão sempre no céu, e só agora que vão lançar propagandas você percebe a existência delas?
        Que tal mudar de planeta e deixa a humanidade evoluir? Vá pra Marte e monte sua sociedade alternativa lá.

        1. Avatar de Mig
          Mig

          Cê viu? O que uma coisa tem a ver com a outra? Que confusão vai aí dentro.. “As estrelas… só agora percebe a existência delas”. Pessoas estúpidas que se dizem evoluídas nunca perceberam existência de estrelas. Pessoas estúpidas têm um conceito de qualidade de vida desturcido da realidade. Infelizmente é assim neste mundo ‘evoluído’!

    2. Avatar de Mig
      Mig

      Deves ser muito evoluído deves!

      1. Avatar de Danilo
        Danilo

        Mais que os tugas.

  4. Avatar de Lucas
    Lucas

    Agora estou me sentido realmente no futuro.
    Quem disse que o espaço é a ultima fronteira?

  5. Avatar de Falcão Azul
    Falcão Azul

    Que estupidez !! Mais “lixo” luminoso a poluir-nos os céus.Enfim…

  6. Avatar de Lucio
    Lucio

    Pra mim pouco me importa

  7. Avatar de MAD
    MAD

    Ou seja nós um dia para vermos as estrelas temos de ser ricos e temos de pagar ao elon musk para viajar no space x para passarmos a camada de publicidade (lixo espacial) e apreciar as estrelas. Pode não parecer mas esta publicidade no céu provoca imensos problemas na observação espacial em que se precisa do mínimo luz possível. E outra coisa a fiscalidade quem é que vai ganhar dinheiro com isto e onde vai ser tributado porque a publicidade será mundial, por exemplo será visto em Portugal mas o estado Português não verá um tostão para os seus cofres o mesmo acontecerá no resto do mundo parece-me que irá gerar imensa discórdia entre vários países .

    1. Avatar de JJ_
      JJ_

      Se o satélite publicitário estiver bem configurado, ele pode muito bem acompanhar a orbita da terra para poder estar sempre sobre mesma região do planeta.
      Qualquer das formas, tirando a Rússia, EUA, Austrália e talvez Brasil, não vejo muitos mais países que consigam usar este tipo de situação sem afectar países terceiros.

      1. Avatar de José Lerias
        José Lerias

        Satélites geoestacionários têm de estar sobre a linha do equador e a 36.000 km de distância da terra. Chatisse da física.

        1. Avatar de José
          José

          O que é quer quer José? Esta gente quando usa a “coisa que pensa” fica cheias de dores! É o mundo cheio da estupidez humana que temos.

        2. Avatar de JJ_
          JJ_

          @José Lerias… Obrigado pela observação. Não tinha essa noção, pois também nunca tinha analisado esse detalhe. Obrigado.

          @José… Infelizmente temos o mundo cheio de estupidez. Mas, felizmente alguns preferem usar a “coisa que pensa” para comunicar e esclarecer pontos e ideias, e quando aplicável admitir que uma observação feita pode estar incorrecta. Já outros usam essa “coisa”, simplesmente para distribuir critica pouco ou nada construtiva, talvez porque essa “coisa” que tem não é capaz de fazer aquilo para que serve… “pensar”.

  8. Avatar de DdD
    DdD

    vai ter sucesso em países de 3o mundo tipo Brasil.

    eu uso Adblock

  9. Avatar de Tuga
    Tuga

    “… merecem a nossa melhor atenção.”?? Pedro Pinto
    Já imaginou olhar para o céu e NÃO conseguir visualizar uma ESTRELA, CONSTELAÇÃO, PLANETA…
    Que estupidez!!

    1. Avatar de José
      José

      Nem mais! É uma atentando e pode prejudicar mais ainda o mundo natural, como a orientação das aves, os ciclos naturais da flora etc etc. Isto não serve para nada a não ser poluir. Caso uma ideias destas vá para a frente, de imediato deixo de comprar o quer que seja anunciado por esta via! Já estou farto de publicidade, ao ponto de nem sequer ligar alguma atenção a toda e qualquer uma que passe pois mente manipula e julga que impõe (imporá certamente aos espíritos mais fracos, a mim não), é que sequer nem perco tempo com isso. comigo a publicidade efeitos contrários àquilo que se pretende obter com ela.

      1. Avatar de Sierra
        Sierra

        O que os russos estão a fazer é mais um atentado à Natureza!
        Coitados dos animais, eles é que sofrem…

    2. Avatar de Danilo
      Danilo

      Mas já é assim, nunca ouviu falar de poluição luminosa? Qual a graça ver pontos de luz no céu?

  10. Avatar de PGomes
    PGomes

    Mais poluição luminosa, mais lixo no espaço. Orbigado, mas não obrigado.

  11. Avatar de Sergio
    Sergio

    Vai chegar ao ponto de termos que pagar para puder ver o céu estrelado -.-‘

  12. Avatar de Pedro R.
    Pedro R.

    As agências espaciais e os observatórios astronómicos nunca o permitirão. Alguns governos, incluindo o russo, gastam percentagens demasiado grandes dos seus orçamentos nesse tipo de investimentos para perderem tudo nas mãos de comerciantes e publicitários. Já agora, será bom lembrar que evolução e progresso não são sinónimos e, grande parte das vezes, nem sequer caminham juntos. Existe evolução negativa, algo que contraria o progresso. Exemplos são aos milhares, mas dou só o da gasolina com chumbo. Grande invenção até se perceber o mal que fez. Progresso é, isso sim, a criação da Agência Espacial Portuguesa e da base espacial nos Açores.

    1. Avatar de José
      José

      Nem mais. Espero sinceramente que façam o que o Pedro refere. Isto deve merecer a oposição de todo mundo civilizado.

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      A base espacial dos Açores? Aquela que parece que vai ser construida pelos russos, usada pela Nasa, explorada pela China e paga pelos contribuintes portugueses? Bela evolução.

      1. Avatar de Pedro R.
        Pedro R.

        E habitada por marcianos…

    3. Avatar de Tiburtino Lacerda
      Tiburtino Lacerda

      Concordo totalmente Pedro.No caso da gasolina com chumbo, dói mais ainda, saber que existia composto químico, ferrotetraetila, por exemplo, que faria o mesmo efeito do chumbotetraetila, sem ser venenoso, apenas seria um pouco mais dispendioso.

  13. Avatar de Sierra
    Sierra

    Agora já não posso fazer a coisa mais simples e pacífica do mundo:
    Apreciar as estrelas