Dados das nossas chamadas continuam a ser guardados por um ano

11 Comentários

A Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral,  recomendou ao Governo a alteração da lei de conservação de dados de serviços de comunicações eletrónicas.

Segundo Lúcia Amaral, a legislação em vigor viola a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.


A Provedora de Justiça endereçou uma recomendação à Ministra da Justiça no sentido de alterar a Lei n.º 32/2008, de 17 de julho, relativa à conservação de dados gerados ou tratados no contexto da oferta de serviços de comunicações eletrónicas publicamente disponíveis ou dope redes públicas de comunicações.

A lei que está em vigor em Portugal, ao permanecer sem alterações, continua a impor aos fornecedores de serviços de comunicações eletrónicas que conservem pelo prazo de um ano “todos os dados das comunicações eletrónicas de todos os cidadãos”.

A referida lei transpôs para a ordem jurídica nacional uma diretiva europeia (Diretiva 2006/24/CE) declarada inválida em 2014 pelo Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE).

No entendimento do TJUE, reafirmado dois anos depois, ao determinar a obrigação de conservação dos dados – de tráfego, de localização e outros dados conexos relativamente às telecomunicações eletrónicas dos cidadãos, à exceção do seu conteúdo – a diretiva violava os direitos fundamentais consagrados na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, na medida em que, quando considerados no seu todo, estes dados são suscetíveis de permitir tirar conclusões muito precisas sobre a vida privada das pessoas.

Esta recomendação surgiu na sequência de uma queixa apresentada por uma associação de defesa dos direitos digitais.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PGomes
    PGomes

    Voltamos ao tempo da ditadura e da PIDE.
    Que se lixe o direito e a constituição. Que se lixe o direito à privacidade. Que se lixe o direito à presunção de inocência.

  2. Avatar de Buckethead
    Buckethead

    Simples, passem a usar Signal, Wickr e acabam-se as intromissões. Só não usa quem não quer, é tudo gratuito e permite tb fazer chamadas…

    1. Avatar de gonsa
      gonsa

      +1 Signal é o melhor

    2. Avatar de Mota
      Mota

      +1
      Signal, Wickr, Telegram

      Apenas precisam pesquisar e livram-se destes problemas e o melhor de tudo.. é grátis.

    3. Avatar de Sousa
      Sousa

      Signal obviamente…

    4. Avatar de J. Gabriel Azevedo
      J. Gabriel Azevedo

      O signal funciona sem internet??

  3. Avatar de Buckethead
    Buckethead

    Signal, Wickr, Threema, PGP… há muitas maneiras de escapar a esta vigilância.

    1. Avatar de Mota
      Mota

      O problema do threema é ser pago.. mas é realmente porreiro

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Threema é o único que não exige ter acesso a número de telefone e e-mail, e podem utilizá-lo através de uma VPN na boa, logo quem sabem o vosso IP em especial se a VPN estiver configurada na rede à qual estão ligados.

      Podem comprar directamente na empresa (Android) ou via stores com aqueles cupões que vendem em algumas lojas e que podem ser comprados a dinheiro, logo também não fica rasto digital fácil de seguir, em especial se não existir vídeo-vigilância na loja nem nos arredores e for muito utilizada.

  4. Avatar de bola
    bola

    Signal é a melhor alternativa, mesmo e com a API deles é 5* desenvolvermos integrações 🙂

  5. Avatar de Vieira
    Vieira

    Solução do tuga: usar outras aplicações em vez de controlar os seus dados e exigir o seu direito à privacidade… é por isso que o governo nos come de sono.. *sigh*