Chegou o novo Firefox 65 “Quantum”! impossível não instalar

21 Comentários

Apesar de não ser o browser mais popular do mundo, o Firefox continua a ser um dos que mais evolui, oferecendo as melhores funcionalidades aos utilizadores. Ao longo dos últimos anos as novidades têm sido muitas e há também claras melhorias ao nível da otimização.

Recentemente a Mozilla lançou o Firefox 65 “Quantum” que traz algumas novidades. Vamos conhecê-las!


O Firefox 65 “Quantum” chegou e com ele várias novidades. Esta versão está já disponível para GNU/Linux, macOS, Windows e os principais destaques vão para o suporte do formato de imagens WebP, a capacidade dos utilizadores alterarem o idioma da interface gráfica e o suporte para handoff no macOS, o que permite aos utilizadores continuarem as suas sessões de navegação em dispositivos com iOS.

Além disso, com esta nova versão do browser da Mozilla passa a ser possível no Linux alternar entre separadores, rolando na barra de separadores. No Windows passa a existir suporte para o codec de vídeo AV1.

Melhor segurança para Windows, Linux e macOS

Segundo a Mozilla, com o Firefox 65 “Quantum” a segurança foi melhorada a diferentes níveis. Com a novo Inspector do Flexbox, para programadores Web, passa a ser possível detetar e destacar containers Flexbox entre outros elementos.

Firefox 65

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lucas
    Lucas

    Negócio é usar Chrome, o zé povão

    1. Avatar de jumani
      jumani

      Usas o que gostas , os outros usam o que gostam …

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Não deixa de ser um browser que está cada vez pior. Consome mais ram que o chrome (com as mesmas extensões instaladas), consome mais cpu sem necessidade, continua com paragens de milisegundos em players com html5 (há anos que assim é, mesmo hoje eu tendo um pc muito melhor que antigamente, e só tenho esse problema com o firefox. Com o palemoon, por exemplo, já não acontece).

        1. Avatar de Bruh
          Bruh

          O firefox consome mais cpu? Sim, aí não há discussão. Agora mais ram? Aí vou ter de discordar. O chrome, na minha experiência consome muito mais memória que o firefox. Tanto é, que já o desinstalei do meu pc. O meu portátil com 4gb de ram fica sem responder durante vários minutos se tenho o chrome aberto enquanto estou com um jogo mais pesadito aberto. Com o firefox, na mesma situação, o jogo ou o browser podem deixar de responder, mas o pc continua a trabalhar dando me a possibilidade de forçar um dos dois a fechar para resolver a situação.

        2. Avatar de Spoky
          Spoky

          Andas a contar 1 processo lol, conta todos os processos do chrome e faz o cálculo.

          A Mozilla usa muito menos RAM. E claro tudo depende da versão que utilizas x32 ou x64, e se usares uma versão antiga (não actualizada).

          Uso o Firefox a vários meses e desde que foi introduzido o Quantum não senti qualquer lag nem exagerado consumo de RAM.

          Mas isto sou eu, também queixar-se com computadores com menos ou igual que 2GB de RAM e um processador fraquinho, desatualizados é normal que sintam mais lentidão, mas isso já é culpa vossa e não do browser.

          1. Avatar de Spoky
            Spoky

            PS: Há gente que pensa e exige que um browser ou um jogo ex: PUBG corra num PC de 4GB, um intel core i3 com os gráficos no ultra lool, depois no feedback dizem que o jogo esta mal actualizado.

            Quem diz PUBG diz browsers, os browsers consumem RAM e CPU, ter um PC velho e todo quinado, e ainda querer que faça um bom uso, é complicado.

          2. Avatar de Mateus Pinto
            Mateus Pinto

            Eu tenho um Surface go de 4 GB RAM e desenrasca -se bem com o Firefox mas o EDGE é bem mais célere a entrar e fluído mas páginas. O que não se compreende é como o Firefox ou Chrome sem extras nos PC por vezes gaguejam e em smartphone muitíssimo mais fracos “voam” mesmo em modo “desktop”. E eu tenho desde um LG dual core e 1 GB RAM até um desktop i7 6700 com 16 GB RAM…

        3. Avatar de Afonso
          Afonso

          Se voce usa pale moon, voce precisa de ajuda.

  2. Avatar de António Marques
    António Marques

    Não dá… Instala a versão que eu já tenho… 64.0.2

    1. Avatar de jumani
      jumani

      O mesmo aqui, nem mesmo depois de desinstalar e voltar a instalar apareceu a versão que o texto fala…

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      Demora algumas horas, as vezes só chega no dia seguinte é perfeitamente normal. Se queres assim tanto já ter a nova versão faz manualmente: https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/

  3. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Sempre foi a minha primeira opção já antes de ser Firefox, a Mozilla era a escolha.

  4. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Optei pelas ESR…

  5. Avatar de Miguel Andrade
    Miguel Andrade

    Waterfox. Baseado no ESR. Enquanto durar é o melhor que anda por ai. Eu ainda tenho a extensão googlebar lite a funcionar e sem alternativa para browser nenhum que eu saiba.

  6. Avatar de carlitos
    carlitos

    EDGE foi muito bom.
    Comecei a usar o EDGE depois do April 18 update.
    Interface como eu queria. Mas não sei o que aconteceu, começou a ficar lento e passei de novo para o FIREFOX.

  7. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    Actualizou e agora não abre site nenhum. Em todos diz que é uma ligação insegura.

    1. Avatar de Bruh
      Bruh

      Aconteceu-me o mesmo. A culpa é do antivirus. Se tiveres o avast faz o seguinte.

      Vais a Menu- Settings – protection – core shields – web shields, e tiras o visto da opção “enable https scaning”. E voilá problema resolvido. Não me perguntas é porque começou a bloqueear o firefox…

      1. Avatar de Carlos Santos
        Carlos Santos

        obrigado,
        Vou experimentar e depois dou feedback

        1. Avatar de Carlos Santos
          Carlos Santos

          Funcionou na perfeição

  8. Avatar de Bruh
    Bruh

    Instalei e o avast decidiu começar a bloquear a ligação do firefox a qualquer site e todos os sites davam uma mensagem de erro. Tive que ir aos settings do avast e desligar o scan a ligações https para poder ter o firefox usável outra vez. Fica a dica no caso de acontecer a mais alguém.

    O mais estranho, é que acho que as mensagens de erro só começaram a aparecer depois de ter andado a experimentar o “content blocking” que vem com o firefox. Se calhar ativou alguma coisa que o avast não gostou muito e decidiu dar-me dores de cabeça.