Foi há 35 anos que Steve Jobs apresentou o Mac ao Mundo!

20 Comentários

Há computadores que marcam eras, gerações e até a vida de empresas, mesmo das maiores. A Apple tem um desses computadores, o Mac!

Este computador icónico comemora hoje, dia 24 de Janeiro, o seu trigésimo quinto aniversário!



Foi neste dia, há 35 anos, em 1984, que Steve Jobs, na altura com 27 anos, apresentava ao mundo o primeiro Mac, a sua visão para o computador pessoal, fruto da sua inovação e do seu génio.

Desde esse dia várias foram as transformações que o Mac sofreu, tornando-se o símbolo que é hoje, sempre acompanhando as inovações tecnológicas e muitas vezes ditando o que a industria acabaria por seguir e tomar como padrão.

Foram 35 anos de crescimento e de surgimento de muitas versões do Mac, sempre centrado não apenas na utilidade mas numa beleza associada à forma.

A sua ideia base era a disponibilização de um computador pessoal, de preço acessível e que pudesse ser comprado por todos, democratizando o acesso a este novo tipo de computador e de filosofia.

Na verdade o Mac, que era para ser vendido por 1000 dólares e 64kbs de RAM, acabou por sair por mais caro, 2500 dólares, e com 128kbs de RAM. Associado ao Mac veio a interface gráfica e todas as novidades que a Apple foi apresentando.

Hoje, 35 anos depois do seu lançamento, já pouco vemos do Mac original nos equipamentos disponibilizados pela Apple. Mas, a sua filosofia e as suas ideias base estão presentes e sempre vivas.

Não se limita a ser uma simples ferramenta de trabalho. É toda uma filosofia e uma forma de ser e estar que nos envolve. As mesmas linhas de simplicidade e usabilidade continuam presentes e sempre úteis.

São trinta e cinco anos de crescimento e de melhorias, para se tornar um objecto de culto para muitos e de desejo para muitos mais.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mksz
    Mksz

    meu sonho desde 2009 era ter um imac mas nunca pude, acabei indo pra um pc windows.
    Os preços dos computadores apple no Brasil não são lá dos melhores, mas um dia eu realizo meu sonho de ter um mac, possivelmente um macbook pro.

  2. Avatar de Falcão Azul
    Falcão Azul

    Steve Jobs-o mito !! Tenho muito respeito por esse falecido senhor.E isto apesar de nunca sequer ter tido nem um dispositivo da Apple.Mas respeito-o muito.Foi um homem muito à frente no seu tempo.Fez muita falta à empresa,muita falta mesmo.

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Nao foi um produto da Apple entao foi um produto de que empresa?

  3. Avatar de helder
    helder

    A 24 de Janeiro de 1982, nasceu alguem mais especial.
    EU.

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      … menos, mto menos, haja respeito!!!

      1. Avatar de ASilva
        ASilva

        Haja respeito porquê? O helder não disse nada de ofensivo, aliás eu até digo mais um ano antes nascia alguém ainda mais especial….. EU 😀 hahha h

        1. Avatar de MACnista
          MACnista

          … claro que sim , são TODOS especiais, por isso és conhecido a potes (sem ofensa) por teres feito algo de útil ou até mesmo inútil!!!

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        +1
        Blasfémia, isto é uma grande ofensa a algo sagrado e divino

  4. Avatar de Nuno Filipe PInto
    Nuno Filipe PInto

    O mac “até” foi revolucionário, mas não foi o único. A 23 de julho de 1985 foi lançada uma alternativa (à data bem + poderosa), contudo a firma que a lançou foi acumulando sucessivos erros de marketing/comercialização e foi à falência em 1994.
    Agora que está concorrência que eu refiro “à data” era mais poderosa do que o mac, aí isso era. Até corria o System(qualquer coisa, não me lembro da versão exata) do mac em emulador (isto em final anos 80, principios dos anos 90).
    isto não é saudosismo, é a constatação de factos (por muitos desconhecidos).
    DISCLAIMER: Eu não sou anti-apple. Tenho iMac e outros equipamentos da apple (mas nem tudo é bom. O magic keyboard2 é uma grande m_e_r_d_*)

    Quem não souber o nome da alternativa que eu estou a referir vá a procura de referências ao “Friend” na net…

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      mto bem! e eu a pensar q era o unico q conhecia o CBM. Passei pelo A500, A1200 e A4000. Muito á frente do tempo, até mesmo nos dias de hoje: conceitos como multitask e multi-CPU já estavam em pratica nessas maquinas, desde os anos 80, e os PCs de hoje, com o poder de processamento actual, ainda têm dificuldade em fazer o multi-task q um 68000 de 7.14Mhz fazia!
      Saudades!

    2. Avatar de Chapeleiro
      Chapeleiro

      Nuno, pode partilhar o porquê de teres problemas com o teclado? Uso teclado de outra marca, acho o magic keyboard demasiado caro

  5. Avatar de Cortano
    Cortano

    “A sua ideia base era a disponibilização de um computador pessoal, de preço acessível e que pudesse ser comprado por todos,”

    A ideia era boa, mas falhou por completo!

  6. Avatar de Samuel
    Samuel

    Mais uma noticia com o tema Apple!! Será que a Apple vos paga por tanta “publicidade”??

    1. Avatar de Godlike
    2. Avatar de Louro
      Louro

      Ui que está a incomodar o menino… É melhor o pplware separar o website…

      pplware (censured) sem noticas apple
      ppware (uncensured) com noticias apple.

      valha-nos Deus

    3. Avatar de Vítor M.

      Há de tudo, mas há pessoas com os “olhos em bico” que só conseguem ver notícias Apple e isso parece… incomodar(?!), estranho, tecnologia está para servir as pessoas. Contudo, e já que falas nisso, gostava que a Apple nos pagasse, tenho planos para gastar esse dinheiro. 😉

      Bom fim de semana.

  7. Avatar de mlopes
    mlopes

    usei-o pela primeira vez em 1986 na fe-unl. aquilo é que era uma máquina 🙂

  8. Avatar de V3rm3
    V3rm3

    Seria interessante referirem que a ideia original não foi de Steve Jobs mas sim desenvolvida pela PARC Xerox.

    1. Avatar de V3rm3
      V3rm3

      “Em 1979 chegou aos ouvidos de Jobs que a Xerox havia desenvolvido uma máquina absurdamente inovadora (Alto). Steve fez algumas ligações e marcou de passar lá e dar uma olhada. É claro, os pesquisadores da Xerox não queriam isso, mas a antiquada diretoria da empresa não viu problema. Afinal, Jobs disse a eles que daria algumas ações da Apple em troca.

      Foi assim que a maçã copiou toda a idéia do Alto, para mais tarde lançar o revolucionário Macintosh e seu software com interface gráfica chamado Mac OS.”

      1. Avatar de Louro
        Louro

        Tiraste isso de um site de teorias da conspiracao brasileiro?

        Parece…