Novo site do Serviço Nacional de Saúde 24 já permite avaliar sintomas

12 Comentários

São vários os serviços Institucionais que passaram a disponibilizar funcionalidades online. Um dos mais recentes é o novo site do SNS 24 que, além de apresentar agora uma imagem renovada, ganhou também um avaliador de sintomas.

Saiba como pode usar esta nova funcionalidade.


O que é o SNS 24?

O SNS 24 é um serviço telefónico (808 24 24 24) e digital do Serviço Nacional de Saúde. Foi criado para o ajudar nas suas dúvidas com a sua saúde. Oferece também um conjunto de serviços que permite resolver assuntos sem a necessidade de se deslocar para o seu centro de saúde ou hospital. O SNS 24 oferece serviços clínicos e não clínicos.

Os serviços clínicos são todos prestados por profissionais de saúde – os serviços não clínicos por administrativos.

Avaliador de Sintomas

O Avaliador de Sintomas é uma nova funcionalidade que permite ao cidadão avaliar os seus sintomas e obter informações e conselhos adequados ao seu problema de saúde não emergente.

É importante saber que “Avaliar Sintomas”:

  • Não é uma ferramenta de diagnóstico clínico.
  • Não é uma consulta médica.
  • Não substitui os cuidados de saúde de um profissional.

Neste momento já é possível avaliar sintomas da Síndrome Gripal. Esta nova funcionalidade tem como base um conjunto de perguntas e respostas, para detetar de forma rápida os sintomas das doenças e o tipo de atendimento necessário.

O objetivo deste novo site é facilitar a triagem e reduzir os telefonemas que são feitos para a Linha SNS 24. Só em 2018, a Linha SNS 24 recebeu mais de 3 mil chamadas por dia.

O site irá ganhar novas funcionalidades nos próximos tempos. Além do avaliador de sintomas, existem várias funcionalidades disponíveis, como é o caso da possibilidade de aceder ao seu registo de saúde eletrónico, marcar consultas, consultar receitas eletrónicas, aceder ao boletim de vacinas, etc.

SNS24

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de fc
    fc

    Hipocondríacos deste mundo festejam.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      hahahahahaahahahahahahahahah!!! Mto bom!!!! fc

  2. Avatar de Marco
    Marco

    Falta melhorar o site de marcação de consultas que é lento, dá constantes mensagens de erro e tem um design que parece algo saído dos anos 90. A a app para smartphones que é mais recente para além de vários bugs nem sequer possui a funcionalidade que seria mais importante e básica que é a de ver que medicamentos já foram levantados. Pergunto-me a quem é entregue a responsabilidade de desenvolver e manter estes sistemas, porque claramente não primam pela competência.

    1. Avatar de Devsys
      Devsys

      Marco, poderia melhorar tanto, tendo em conta a dimensão do país, daria para fazer muito mais com toda a informação médica gerada ao ano. Mas infelizmente do que conheci do serviço nacional de saúde, em termos de tratamento de informação, é uma vergonha, até dá arrepios o amadorismo.
      Quer um exemplo da coisa mais básica? Um médico num centro de saúde, se quiser ter acesso aos dados de toda a sua lista de pacientes (ou de todo o centro de saúde) no sentido de até poder estudar a população local, é impossível.
      Se o quiser, o técnico informático que está responsável por aquele centro de saúde vai dizer que não dá, que não é possível. E isto é ainda mais ridículo quando todos os dados estão guardados numa base de dados. Portanto, já está a ver, para qualquer estudo da população local já é um pincel fazer seja o que for, agora imagine a nível nacional.
      Para ter ideia, o médico se precisar mesmo, tem de ir imprimir todas as fichas dos seus pacientes, levar para casa e á mão andar a compilar dados.
      Ao que chega a incompetência no serviço nacional de saúde, isto em relação á parte administrativa claro, porque em termos de prestação de serviço, ou seja, os profissionais se saúde, para mim, estamos até muito bem em relação a tantos países até na Europa.

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Será possível efectuar vídeo-consultas pela aplicação?
    Talvez até usar os dados dos diversos aparelhos que medem pulsação e por aí em diante para ter informação mais especializada que possa ajudar no diagnóstico, pelo menos de quem os utilizar ou tiver.
    Acho que já vi anúncios (de seguradoras?) a falar desta funcionalidade (vídeo-conferência), mas neste caso adicionar-se-ia ainda os dados dos aparelhos de medição diverso. Para ter apenas uma ideia se é algo imediatamente preocupante ou não e qual a melhor maneira de agir.

    1. Avatar de Devsys
      Devsys

      Sabes que os filmes e séries que vês são ficção não sabes?!

    2. Avatar de Devsys
      Devsys

      Sabes que os filmes e séries que vês são ficção não sabes?!

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        O que é que impede tecnologicamente tal?
        A MGEN já faz videoconferências por médicos à pessoa segurada ( https://www.mgen.pt/CG_2018.pdf página 4, capítulo I, artigo 1, alínea d).
        O estado poderia acrescentar a tal funcionalidade de partilhar os dados de aparelhos de medição de saúde como monitores de pulsação, balanças e outros às fontes de informação a poderem ser utilizadas pelo médico caso a pessoa a ser consultada tivesse tais aparelhos e quisesse partilhar de forma voluntária e explícita tal. Para ajudar a fazer um diagnóstico mais preciso.

  4. Avatar de Carlos Rodrigues
    Carlos Rodrigues

    Muita afluência às urgências do hospital – vá antes ao Centro de Saúde
    Muita gente no Centro de Saúse – telefone para o 808 24 24 24
    Muita afluência ao 808 24 24 24 – use o site SNS24
    A seguir…
    Muita afluência ao site – vamos aonde????
    Claro. Ao cemitério.

    1. Avatar de Caramelo voador
      Caramelo voador

      A pensar assim, mais vale dar um tiro nos cornos e acabar com o sofrimento… Assim dá lugar a outra pessoa que queira usar um dos serviços que mencionou… Gente ignorante….

  5. Avatar de AL
    AL

    A ligar para Saúde 24 há 1hr30!!!!

  6. Avatar de Soraia
    Soraia

    Pedem para não nos deslocarmos ao hospital, por duas vezes que tentei ligar para a saúde 24 e não atendem mais de 40 dias a espera.