Investigador da NASA mostra velocidade da luz em vídeos

30 Comentários

A luz é a coisa mais rápida do universo! No vácuo (espaço onde não existe matéria), a velocidade da luz é de 299 792 458 metros por segundo, ou seja, aproximadamente 300 000 quilómetros por segundo.

A velocidade da luz é considerada um limite universal para a Física moderna. Mas quão rápida é a velocidade da luz comparada com o grande tamanho do universo? O Investigador da NASA James O’Donoghue mostra-nos em vídeo!


O Investigador da NASA James O’Donoghue disponibilizou recentemente um conjunto de três vídeos que mostram afinal o quão rápida é velocidade da luz comparativamente a algumas distâncias.

Num dos vídeos, o investigador compara, a velocidade da luz com a distância da Terra à Lua. Existe também um vídeo que relaciona a velocidade da luz, com a distância da Terra ao planeta Marte.

Velocidade da luz em volta da Terra

O comprimento da linha do equador é cerca de 40 000 km. Se o nosso mundo não tivesse atmosfera (o ar refrata e diminui um pouco a luz), um fotão deslizando ao longo da sua superfície e à velocidade da luz poderia fazer a linha do equador quase 7,5 vezes por segundo.

Da Terra à Lua

A Lua é o único satélite natural da Terra, situando-se a uma distância de cerca de 384 405 km do nosso planeta. E se viajássemos à velocidade da luz, para lá chegar?

Contas feitas, uma viagem da Terra à Lua (ida e volta), à velocidade da luz, levaria cerca de 2,51 segundos.

Da Terra ao planeta Marte

A terceira animação do investigador James O’Donoghue relaciona a distância da Terra ao planeta Marte numa viagem feita à velocidade da luz. O mais rápido que uma ligação poderia acontecer entre a Terra e Marte é quando os planetas estão no ponto mais próximo um do outro, algo que acontece uma vez a cada dois anos. Em média, a melhor distância do cenário é de cerca de 54,3 milhões de quilómetros.

Contas feitas, numa viagem de ida e volta, à velocidade da luz, seriam precisos 6 minutos e quatro segundos.

No entanto, em média, Marte está a cerca de 158 milhões de milhas da Terra – então uma comunicação bidirecional, à velocidade da luz, levaria em média cerca de 28 minutos e 12 segundos.

A velocidade da luz é incrivelmente rápida. No entanto, a velocidade da luz pode ser avaliada como lenta se, por exemplo, tivermos como desafio a comunicação entre o planeta Terra e outros planetas, especialmente quaisquer mundos além do nosso sistema solar.

Via

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mml
    Mml

    A serio que disseste isso?

  2. Avatar de fghj
    fghj

    iPhone user detected

  3. Avatar de censo
    censo

    Tens razão. Tá tudo errado. Então desde quando é que a terra é redonda ?? …

    1. Avatar de Jaine
      Jaine

      E quem disse que a terra é redonda ?

      1. Avatar de M
        M

        E como cai a agua no outro lado do oceano, em cascata?

  4. Avatar de Fak
    Fak

    tu não viste a luz em video lol.
    aquilo foi uma representação grafica da distancia da luz entre corpos…
    mas se quiseres ver como a luz interage com as coisas, vê esta gif: https://pplware.sitedev.pt/wp-content/uploads/2018/10/pplware_camara_biliao_frames01.gif
    isso é a luz de um raio laser ao bater num objeto.
    parte reflete noutra direção, a outra parte atravessa o objeto, vês isto em camera lenta, pois à velocidade normal nem vias o raio laser de tão rapido que é, é literalmente impossivel ver coisas tão rapidas, a nossa visão vê o que é refletido contra os olhos, ou seja, se reparares, se tu estivesses a presenciar o laser dessa GIF, apenas verias o laser se este, quando reflete fosse ao encontro dos teus olhos e verias o laser por frações de segundo, se não for, para ti, apesar de ele lá ter passado, é totalmente invisivel.
    se a luz não refletir contra os teus olhos é como se fosses cego, não consegues ver, mas ao mesmo tempo também não vez as reflexões da luz por causa da velocidade a que viaja, caso contrario para tudo o que olhasses verias como linhas de luz a serem refletidas contra tudo o que conseguires ver, como o olho não consegue seguir tamanha velocidade, foca-se no que consegue perceber, que é as paredes, computadores, etc que vês. se conseguisses ver os feixes de luz tudo no mundo para ti seria amarelo, branco e vermelho, pois estaria coberto de luz a ser refletida e não conseguirias ver o que está por trás dessa luz. no entanto, se não houve-se essa luz, serias cego, literalmente, não conseguias ver nada.

    é uma materia bastante interessante.

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Mete mais tabaco nisso que andas a fumar …

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Então porquê? Ele está errado?

  5. Avatar de Nildo
    Nildo

    Porque foi filmado em câmera super lenta com meu OnePlus 7.

  6. Avatar de Rafael
    Rafael

    Já ouviu falar em câmera lenta?

    1. Avatar de censo
      censo

      De camara lenta também não tem nada. Não percebeste que tudo não passa de uma representação para que se tenha uma percepção de quão rápida é a luz ?

  7. Avatar de tucuxi
    tucuxi

    Vendo o vídeo do tempo que a luz leva para chegar em Marte, fico aqui pesando. Tudo que vemos, quando olhando para céu é passado e talvés nem estejam mais lá. Então dependendo do ponto de vista, talvez não existamos mais…
    Então aproveite o agora. 🙂

    1. Avatar de Mml
      Mml

      A serio que disseste isso?

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Muitas das estrelas que vemos, supostamente, já não existem.

        1. Avatar de Mml
          Mml

          Primeiro, tudo o que estao aqui a falar sao só parvoices….

          Segundo, filosoficamente falando, se a luz demora a chegar e ainda nao nos viram, a afirmacao, “talvez nao existamos mais” esta errada, porque, supostamente ainda nem nos viram para podermos ter existido, o correto seria “quem nos ve de outro lado do universo, talvez ainda nem existamos”

          Terceiro, isto foi uma simulacao , uma representacao feita em video, nada mais….

          Para os leigos entenderem, mas…. nao entenderam

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Algo está muito confuso na tua cabeça. Entendi perfeitamente a simulação e penso que o tucuxi também.
            Onde é que isso vai contra o que se está a discutir?
            Já agora, filosoficamente falando, do outro lado do universo nem sabem que existimos nem saberão até que venham até nós ou nós até lá, pois mesmo que se propague a luz do planeta o mesmo jamais acontecerá com a nossa “existência”.

      2. Avatar de tucuxi
        tucuxi

        Você é rezo….

    2. Avatar de Sergio Silverio
      Sergio Silverio

      Top resposta. Parabéns.

  8. Avatar de Miguel Silva
    Miguel Silva

    E os gravitōes tbm andam à velocidade da luz?

  9. Avatar de Airton
    Airton

    Bom é a primeira vez que eu faço um comentário. Sempre observo leio e tendo da melhor forma aceitar no que realmente não conhecemos apenas fazemos interpretações do que hoje é oferecida por toda tecnologia avançada. Mas eu acredito em uma coisa . Quem fez tudo isso acontecer fez muito bem feito . Feito assim em perfeição e todos nós sempre olhamos aos céus e tentamos imaginar o quão imenso ele é. E a quanto nos viajamos no espaço por gravidade de nossa galáxia. Pensem qual a velocidade que somos arrastados pela nossa via lacres. E tirem conclusões pq viajamos também a quase velocidade da luz e não percebemos
    Apenas sabemos que sua rotação e de tantos mil km por hora e sua rotação por tantos outros milhares nada comparado a velocidade da luz mas cruzamos o universo nessa velocidade. Penso assim tantas ideias tantas ideologias tanta tecnologia mas esquecemos de um Ser único que criou ditou regras a imensidão da criação. Ele fez tudo e olha por tudo acreditem. Se ao verem meu comentário não sou contra a nenhuma opinião contrária. Simplesmente disse o que é o que deve ser acreditado. E amor em todos nossos corações paz humanidade respeito. Desculpe por talvez ser impróprio ao assunto.

    1. Avatar de Miguel Porto
      Miguel Porto

      Corajosa a sua intervenção religiosa num texto em tudo profano.
      A ciência e a religião andam sempre à luta sobre quem diz a verdade mas no fim a religião acaba por aceitar o que a ciência consegue “explicar”. O que não é explicável é divino e o que é explicado é científico. No fim, é a mesma coisa, vista de lados diferentes.

      1. Avatar de Flaviana Rodrigues Queiroz
        Flaviana Rodrigues Queiroz

        Fala sério essa agência espacial , não dá pra agretida nela não

      2. Avatar de Sergio Silverio
        Sergio Silverio

        Exactamente concordo a 100%.

  10. Avatar de MISAEL DE OLIVEIRA SILVA
    MISAEL DE OLIVEIRA SILVA

    Uma simulação em escala reduzida

  11. Avatar de Thiago
    Thiago

    Não gente… A igreja tinha a sua importância antes da ciência conseguir explicar tudo o que a igreja não conseguiu… As instituições religiosas nada mais eram do que uma casa de ciência antiga e arcaica, que ficaram obsoletas com o tempo.

  12. Avatar de André Cardoso
    André Cardoso

    É uma representação interessante, mas não é a primeira.
    Esta de uma viagem pelo sistema solar já tem uns quatro anos e está muito fixe, embora um bocado looonga:
    https://www.youtube.com/watch?v=1AAU_btBN7s
    E esta que mete coisas que existem e muitas outras do reino na ficção científica também está muito fixe:
    https://www.youtube.com/watch?v=F-jwrpXPBp0